Questões sobre os barris de 5L

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
sergiocruz
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 01, 2007 12:07

Questões sobre os barris de 5L

Mensagempor sergiocruz » segunda out 29, 2012 16:19

Olá a todos!

Já vi à venda várias vezes em supermercados barris de 5L. Na verdade nunca me interessei muito porque pensei sempre que para usar seria necessário um "beer dispenser", que eu sabia ser um brinquedo relativamente caro.

Este fim-de-semana estive a informar-me melhor e vi que, por exemplo, a Heineken tem barris desses que não precisam de maquinaria extra. Basta arrefecer no frigorífico e servir. No entanto há outras marcas com barris de 5L que eu não consigo perceber se precisam de dispensador ou se, tal como o da Heineken, é arrefecer e servir. Por exemplo, este barril de 5L de Franziskaner: http://www.bier-wein.de/images/product_ ... es/7_0.jpg

Alguém tem experiência com isto que me saiba informar? Em particular estes de Franziskaner, que eu adoro!

Obrigado!

telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Re: Questões sobre os barris de 5L

Mensagempor telmott » segunda out 29, 2012 17:55

Boa questão, e já agora onde é que arranjas esses barris 5L de Franziskaner?

sergiocruz
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 01, 2007 12:07

Mensagempor sergiocruz » segunda out 29, 2012 18:13

Ainda não comprei nenhum, precisamente pela questão que coloquei acima. Em Portugal não sei, mas tenho-os visto à venda em hipermercados de Espanha (Carrefour e Alcampo).

Off-topic:
Já agora, a título de curiosidade, a mesma garrafa de Franziskaner custa aqui no Jumbo 2,59€, e em Espanha no Alcampo (que é a mesma cadeia, mas com nome à espanhola) 0,95€. Inacreditável!

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » segunda out 29, 2012 20:06

Já vi algumas ideias no youtube de como reaproveitar os barris, mas ainda não me dediquei a estudar bem isso.

Por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=WOlOnNxIiwE
http://www.youtube.com/watch?v=OTagMJWx ... re=related

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça abr 16, 2013 12:31

Vi uma maquina que não é muito cara a Biermaxx, no ebay até se pode arranjar muito barato. E pode-se usar os barris da bierking, bons para guardar a nossa cerveja feita em casa e que custam à volta de 7 euros. A Biermaxx permite regular a temperatura e a pressão do CO2, para não sair só espuma. Alguem usa um sistema destes?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça out 08, 2013 11:29

Tenho usado estes barris em algumas ocasiões e a cerveja tem saído bem. Uso a mesma cerveja que vai para as garrafas, com o mesmo priming. Se colocar rapidamente o tubo de extracção quase nem gasto CO2, pelo menos com 8g de açúcar por L.

nicko
Beer Hunter
Registado: domingo set 25, 2011 12:13

Mensagempor nicko » sexta out 11, 2013 5:38

Tenho uma biermax há muito tempo (é pena que avariou :? ), que embora não seja uma máquina de pressão de qualidade industrial, é uma solução muito prática.

Sim, embora n seja recomendável, podes fazer o primming igual às garrafas. Mas se o estilo exigir uma carbonatação mais forte, não convém utilizar a mesma concentração de açucares calculado para o engarrafamento, nos barris, com o risco daquilo rebentar!
E depois podes sempre regular tu o fluxo de co2 na máquina...
O que fazia, na altura do primming, era um calculo para os barris, enchia-os e só depois o calculo para as garrafas e enchia-as de seguida.
Havia um epoca que enchia tudo em barris e, no fim, quando visse que não conseguia encher um inteiro, enchia umas flip-top para acabar. Era um limpeza 8) , rapidíssimo!

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sexta out 11, 2013 10:44

nicko Escreveu:Sim, embora n seja recomendável, podes fazer o primming igual às garrafas. Mas se o estilo exigir uma carbonatação mais forte, não convém utilizar a mesma concentração de açucares calculado para o engarrafamento, nos barris, com o risco daquilo rebentar!

Existem umas borrachas para os mini.barris com uma válvula de escape, para evitar qe rebente...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes