As nossas provas

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

As nossas provas

Mensagempor titus » quinta ago 21, 2014 13:45

Boas pessoal

Como já indicado pelo Bruno no tópico "o que ando a beber", tanto eu como o Jduraes temos feito provas a várias cervejas e colocado a análise no RateBeer. Importa referir que, se calhar como todos aqui no fórum, já provamos imensas cervejas mas só desde Março passado é que as temos colocado no RB.
Servem principalmente para nossa referência e treino de sentidos, para avaliação das nossas próprias produções. Temos por base as linhas orientadoras do BJCP (para já na edição de 2008), com pontuações sempre consensuais e de acordo com o estilo, sempre que possível.

Como forma de partilhar as provas com os amigos do Fórum do CDM, decidi abrir este tópico onde consta o nosso TOP 10 actual (actualizado sempre que surjam modificações), e uma resenha das provas semanais, se for o caso.
Outra razão para a criação do tópico é que contamos com a partilha das opiniões de todos e eventuais discussões sobre esta ou aquela cerveja, pois é isso que importa como enriquecimento de conhecimentos. :wink:

O link para todas as nossas provas até ao presente:

http://www.ratebeer.com/user/307779/ratings/

O nosso TOP 10 (act. 16/02/2015) - Novas entradas: Mikkeller Texas Ranger para a 5.ª posição; Mikkeller All Others Pale, Deus Brut des Flandres para a 8.ª posição; BrewDog Punk IPA (5.6%); Mikkeller Imperial India Pale Ale Amarillo; Chimay Dorée / Spéciale du Potaupré para a 9.ª posição.

1.º - 4.5/5
Ayinger Celebrator Doppelbock

2.º - 4.3/5
Chouffe Houblon Dobbelen IPA Tripel
Kulmbacher Eisbock

3.º - 4.2/5
Struise Pannepot
Schneider Aventinus Weizen-Eisbock
Blanche de Namur

4.º - 4.1/5
Evil Twin Molotov Cocktail
Guinness Special Export (Belgian version)
Mean Sardine Amura
Great Lakes Brewing Pumpkin Ale

5.º - 4/5
Mikkeller Imperial India Pale Ale Citra
Mikkeller Texas Ranger
Chimay Triple / Blanche (White) / Cinq Cents
Schneider Weisse Tap 5 Meine Hopfen-Weisse
Blue Mountain Dark Hollow Chocolate & Coffee Aged

6.º - 3.9/5
Rooie Dop Utrecht Strong Ale
Du Bocq Saison 1858
Schneider Weisse Kristall

7.º - 3.8/5
Amager The Sinner Series Sloth
Passarola IPA
Passarola DOS
Spaten Münchner Hell / München / Premium

8.º - 3.7/5
Chimay Bleue (Blue) / Grande Reserve
Weihenstephaner Korbinian
Mikkeller All Others Pale
Deus Brut des Flandres
Urthel Hop-it
Anchor Liberty Ale
Guinness Draught
Mean Sardine Zagaia
Domus Sevilla

9.º - 3.6/5
Les Trois Mousquetaires S.S. American Pale Ale
BrewDog Punk IPA (5.6%)
Mikkeller Imperial India Pale Ale Amarillo
Samuel Smiths Imperial Stout
Weihenstephaner Vitus
Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
Chimay Dorée / Spéciale du Potaupré
Schneider Weisse Weizen Hell
Blue Mountain Evan Altmighty
Bourgogne des Flandres Biere Brune

10.º - 3.5/5
Tripel Karmeliet
N’Ice Chouffe
Flying Monkeys Netherworld Cascadian Dark Ale
Summer Wine Maelstrom
Jack’s Abby Smoke & Dagger
Hoegaarden
St. Sylvestre 3 Monts
Cerveja Letra D Red Ale
Grolsch Premium Lager / Pilsner
Cerveja Super Bock

Um abraço a todos.

PS: o nosso TOP 10 foi alterado com todas as cervejas com a mesma pontuação de cada posição, o que nos parece mais justo. :wink:
Última edição por titus em segunda fev 16, 2015 15:25, editado 17 vezes no total.

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Re: As nossas provas

Mensagempor barbas » sexta ago 22, 2014 21:35

Excelente ideia essa do Top 10. :):)

Aliás parece-me tão boa que vou criar um tópico para que toda a gente possa partilhar o seu Top 10. Acho que ficamos todos a ganhar com as experiências dos outros membros do fórum.

Quanto ao vosso Top 10, estão lá duas cervejas que eu nutro um grande carinho (Kulmbacher e Guinness), duas desconhecidas (as americanas), uma meia surpresa (a Mean Sardine, para mim também a melhor cerveja nacional do momento) e algo que eu nunca esperaria ver num Top 10, uma Kristallweizen :D É o estilo que mais confusão me faz... Se há a versão "mit hefe" porquê filtrá-la???? Concordo, no entanto, que, no estilo, é um dos mais competentes exemplos e se vocês as estão a avaliar pelo BJCP poderá até ser justo estar nesse patamar.

Abraço

Fernando

Imagem
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sábado ago 23, 2014 1:22

Fernando, a criação do tópico dos Top 10 da malta é uma excelente ideia. Sempre se fica a conhecer gostos e preferências. ;)

Quanto à Kristall, são de facto um bocado paradoxais mas de certo foram criadas para agradar a troianos (porque os gregos ficam-se com as mit-heffe.. Eheheh).
Agora não me recordo qual das Schneider já provamos sem ser filtrada, mas essa apareceu na posição 10 da lista. E digo-te que comparativamente com a Kristall da Erdinger, a diferença é abismal... Nota-se que estão a fazer produtos (leia-se Erdinger e Franziskaner tb), para tentar conseguir maior penetração de mercado, seja a preços mais competitivos como em termos de gostos, e isso nota-se no produto final.

Para finalizar, as cervejas da Mean Sardine são de momento as melhores crafts tugas. Se bem que ainda nos falta provar os produtos da Praxis (se alguém souber onde encomendar a gama, avise ;) )

Abraço

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da semana - 25 a 29 Agosto 2014

Mensagempor titus » sexta ago 29, 2014 20:05

Provas da Semana - 25 a 29 Ago 2014

Chad Beer 15 Minutes of Flame - 3 / 5
De Molen Amarillo - 3.2 / 5
HaandBryggeriet Berry Blend - 3.1 / 5
Struise Pannepot - 4.2 / 5

Esta semana o nosso TOP 10 foi alterado. Acho que a razão é obvia... :wink:

Abraço e bom fim-de-semana!

barbas
BeerMaster

Re: Provas da semana - 25 a 29 Agosto 2014

Mensagempor barbas » sexta ago 29, 2014 21:26

titus Escreveu:Esta semana o nosso TOP 10 foi alterado. Acho que a razão é obvia... :wink:

Não deixa de ser curioso que a culpada pela alteração faz parte dos 3 Top 10s publicados :D

Abraço

Fernando

Imagem
beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça set 02, 2014 16:57

Grande titus,

Já tive oportunidade de dar uma olhadela pelas vossas críticas cervejeiras (sim, críticas - são muito mais do que simples ratings). Parabéns: óptimo trabalho!
Mas tenho uma dúvida: estando vocês a guiarem-se pelo BJCP, quer isso dizer que, dentro de cada estilo, há sempre uma cerveja que pode chegar à nota máxima? Ou seja, pode uma pale lager ou um malt liquor ter a classificação de 5.0/5.0? Ou, até, no limite, há sempre uma cerveja dentro de um estilo, que, por ser o ex-libris desse estilo, tem 5.0/5.0?
Eu não consigo ser tão democrata!... Para mim, uma cerveja a saber a (por exemplo) canela (que é coisa de que não gosto muito) mesmo que seja um grande ex-libris de um eventual estilo "cinnamon beer" :roll: teria sempre 0.0... :lol:

Já agora, um pormenor que mostra bem o vosso grande profissionalismo: "18-22ago", "25-29ago"... Só bebem cerveja à semana?!? :lol: O fds é para descansar o palato? :wink:

Abraço,
Joao

beertruck
BeerMaster

Re: Provas da semana - 25 a 29 Agosto 2014

Mensagempor beertruck » terça set 02, 2014 17:00

barbas Escreveu:
titus Escreveu:Esta semana o nosso TOP 10 foi alterado. Acho que a razão é obvia... :wink:

Não deixa de ser curioso que a culpada pela alteração faz parte dos 3 Top 10s publicados :D

Abraço

Fernando

E, mesmo ainda não estando feito (hoje à noite dou uma olhadela na minha folha excel :roll: ), vai ainda fazer parte de pelo menos mais um Top10!... :wink:

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça set 02, 2014 17:06

barbas Escreveu: (a Mean Sardine, para mim também a melhor cerveja nacional do momento)

Embora não conheça muitas cervejas artesanais portuguesas, a Mean Sardine Amura (a única Mean Sardine que provei até hoje) também está claramente entre as minhas preferidas.

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » quarta set 03, 2014 14:37

beertruck Escreveu:(...)
Mas tenho uma dúvida: estando vocês a guiarem-se pelo BJCP, quer isso dizer que, dentro de cada estilo, há sempre uma cerveja que pode chegar à nota máxima? Ou seja, pode uma pale lager ou um malt liquor ter a classificação de 5.0/5.0? Ou, até, no limite, há sempre uma cerveja dentro de um estilo, que, por ser o ex-libris desse estilo, tem 5.0/5.0?
Eu não consigo ser tão democrata!... Para mim, uma cerveja a saber a (por exemplo) canela (que é coisa de que não gosto muito) mesmo que seja um grande ex-libris de um eventual estilo "cinnamon beer" :roll: teria sempre 0.0... :lol:

Já agora, um pormenor que mostra bem o vosso grande profissionalismo: "18-22ago", "25-29ago"... Só bebem cerveja à semana?!? :lol: O fds é para descansar o palato? :wink:

Abraço,
Joao

Boas João,

Antes de mais, agradecemos as palavras. :) Quer dizer que estamos a fazer a coisa bem! eheheheh :wink:

Em relação às nossas provas baseadas no BJCP, foi exactamente por isso que nos baseamos nesse documento. Para ser o mais imparcial possível, independentemente do estilo e para fugir o máximo possível de "gostos pessoais". Achamos que só dessa forma é que o produto é correctamente "avaliado"...
O exemplo que referiste das pale e premium lagers é um deles... No BJCP são estilos que basicamente abrangem todas as "piss" beers que conhecemos. :mrgreen: A verdade é que se a prova for feita dentro desses parâmetros (muito baixos para as pales), haverá sempre uma ou outra que se sobressai. A nossa surpresa é o caso da Super Bock que, como bem sabemos, é basicamente feita com adjuntos. Seja como fôr, é um bom exemplo daquele estilo e é esse tipo de classificação que pretendemos obter.
Quanto à classificação máxima (5 em 5), o RB determina essa pontuação com base nas sub-pontuações. Como acho que é muito difícil darmos pontuação maxima em todas as categorias, muito dificilmente sairá um produto com 5 em 5... Digo eu! eheheheh.

A verdade é que o RB basicamente só agrega opiniões pessoais (o que de certa forma até são importantes como opinião da população em geral e aceitação), mas tecnicamente achamos que não representam verdadeiramente o produto e, no nosso caso, é isso que pretendemos como comparação com as nossas próprias produções...

E é verdade, basicamente só fazemos provas à semana! :D São os dias em que nos encontramos, ficando o weekend para descansar... Ehehehhe.

Um abraço,
Tito

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta set 05, 2014 16:22

titus Escreveu: Se bem que ainda nos falta provar os produtos da Praxis (se alguém souber onde encomendar a gama, avise ;) )

Abraço

CHCHCHCH um passarinho disse-me :oops: Sabor Artesanal

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sexta set 05, 2014 19:44

nogueiraf Escreveu:
CHCHCHCH um passarinho disse-me :oops: Sabor Artesanal

Ehehehe, já vieste tarde. Hoje chegaram-nos às mãos a gama deles, encomendada na loja online da cervejeira... Fica pra próxima!

Julgo que não deve ser fácil arranjar stock de toda esta malta, porque a variedade não é muita no site do Sabor Artesanal por isso elogio desde já o esforço! Mas a ideia é óptima, agregar todas as nossas marcas na mesma loja era ouro sobre azul... :wink:

Abraço

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 01 a 05 Set 2014

Mensagempor titus » sexta set 05, 2014 19:56

Jack’s Abby Smoke & Dagger - 3.5 / 5
Summer Wine Maelstrom - 3.5 / 5
The Kernel Pale Ale Polaris Apollo Columbus - 3 / 5
Rooie Dop Utrecht Strong Ale - 3.9 / 5
Guinness Draught - 3.7 / 5

O ponto alto da semana foi a Rooie Dop Utrecht Strong Ale. Um manjar dos deuses em termos de panóplia de sabores e aromas. :D
Resultado: alteração de novo do TOP 10. :)

Abraço

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda set 08, 2014 9:37

titus Escreveu:Julgo que não deve ser fácil arranjar stock de toda esta malta, porque a variedade não é muita no site do Sabor Artesanal por isso elogio desde já o esforço! Mas a ideia é óptima, agregar todas as nossas marcas na mesma loja era ouro sobre azul... :wink:

Abraço

Abrindo um parêntesis: infelizmente grande parte da dificuldade está em obter respostas dos produtores/marcas que após contacto inicial dizem que sim estão muito interessados, mas depois quando se quer saber o que têm e os preços não respondem... estranho não acham?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Mensagempor Luis Eleuterio » segunda set 08, 2014 10:45

nogueiraf Escreveu:
titus Escreveu:Julgo que não deve ser fácil arranjar stock de toda esta malta, porque a variedade não é muita no site do Sabor Artesanal por isso elogio desde já o esforço! Mas a ideia é óptima, agregar todas as nossas marcas na mesma loja era ouro sobre azul... :wink:

Abraço

Abrindo um parêntesis: infelizmente grande parte da dificuldade está em obter respostas dos produtores/marcas que após contacto inicial dizem que sim estão muito interessados, mas depois quando se quer saber o que têm e os preços não respondem... estranho não acham?

Bastante estranho... ou talvez não... principalmente se tiverem loja on-line...

beertruck
BeerMaster

Re: Provas da Semana - 01 a 05 Set 2014

Mensagempor beertruck » terça set 09, 2014 17:38

titus Escreveu:Provas da Semana - 01 a 05 Set 2014

Jack’s Abby Smoke & Dagger - 3.5 / 5
Summer Wine Maelstrom - 3.5 / 5
The Kernel Pale Ale Polaris Apollo Columbus - 3 / 5
Rooie Dop Utrecht Strong Ale - 3.9 / 5
Guinness Draught - 3.7 / 5

O ponto alto da semana foi a Rooie Dop Utrecht Strong Ale. Um manjar dos deuses em termos de panóplia de sabores e aromas. :D
Resultado: alteração de novo do TOP 10. :)

Abraço

Também gosto muito. Das coisas mais diferentes (e melhores) que bebi nos últimos tempos.
Algures entre uma cerveja belga e uma americana... :roll:
Mas mais do que uma "simples" belgian ipa... :~~
É mais tipo tripel/quadrupel meets dipa!!! :D
((Drool))

barbas
BeerMaster

Re: Provas da Semana - 01 a 05 Set 2014

Mensagempor barbas » terça set 09, 2014 17:47

beertruck Escreveu:É mais tipo tripel/quadrupel meets dipa!!! :D ((Drool))

Vais ter de fazer-me um desenho na 5ª feira para me explicares isso :D

Abraço

Fernando

Imagem
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 08 a 12 Set 2014

Mensagempor titus » sexta set 12, 2014 20:56

Tsingtao Premium - 2 / 5
Praxis Weiss - 1.7 / 5
Sagres Bohemia - 2.6 / 5
Samuel Smiths Imperial Stout - 3.6 / 5

Ponto alto da semana a Imperial Stout da Samuel Smith's. Parece café com chocolate. Muito interessante. :)

Acho que importa elaborar um pouco mais sobre a fraca classificação da Praxis Weiss. Partindo do pressuposto que o numero do lote "LW0313" significa que este foi elaborado em Março de 2013, a garrafa foi-nos vendida como ainda dentro do prazo de validade ou de prateleira (ou seja, muito mais do que um ano pois foi provada em Setembro de 2014).
O rótulo diz que não é filtrada nem pasteurizada, pelo que pergunto qual é o mestre cervejeiro consciente que dá mais de um ano de validade a uma craft? Ainda para mais a uma Weizen que deve ser consumida no máximo dentro de 6 meses? Resultado: mal abrimos a garrafa tive de correr para o WC para acabar de abrir no lavatório com carbonatação excessiva do que parecia ser contaminação láctica... Acho que é preciso ser realista e não ser mais papista que o Papa.
E a verdade é que temos tido muito azar com as garrafas das crafts tugas... Faz-nos lembrar hà uns anos com as garrafas das crafts espanholas. Espero bem que a coisa componha!

Abraço e good weekend!

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sexta set 12, 2014 21:30

É estranho.
A cerveja de trigo da Vadia foi a cerveja que mais gostei deles e é a cerveja de trigo nacional que mais gostei!

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sábado set 13, 2014 11:09

Também achamos muito estranho porque já tínhamos provado os produtos da Vadia nos inícios e até eram bons... Naqueles casos e uma vez que a contaminação estendia-se a todos os estilos de cerveja que provamos, só podia ser derivado de uma infecção ao nível da brewhouse (uma delas tinha um sabor tipo a detergente da loiça).
Mas a verdade é que a de barril não tem este problema e desconfiamos que seja do conceito "cerveja fresca" que, parece-me obvio, não se dá muito bem com distribuição em garrafa, acabando por haver propagação de alguma estirpe bacteriana, que resultou em garrafas com contaminação acética. Obviamente que isto será amplificado pelo tempo que decorre desde o engarrafamento e o consumo. Sei que eles têm carrinhas de distribuição refrigeradas mas o que acontece depois da entrega em termos de acondicionamento devido do produto é uma incógnita.

No caso desta Praxis Weiss e uma vez que julgamos que o lote já tinha ano e meio na garrafa, terá acontecido o mesmo...

Isto levanta um bocado a questão do porquê não se usar filtração microporosa e/ou pasteurização (seja pelo método tradicional, seja em túnel), nestes casos de distribuição engarrafada. Ser um produto artesanal não nos parece ser desculpa, pois quem beneficia é o produto em si e a sua imagem junto do consumidor final.

Abraço

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » sábado set 13, 2014 20:02

Ainda há duas semanas estive na cervejaria Praxis a beber a weiss à pressão e não me deparei com esses problemas.

Titus, nos casos em que provam cervejas engarrafadas com problemas de contaminação, conforme os que descreveste, não seria justo e correcto fazerem mais tarde uma actualização da review, desta vez com o produto garantidamente sem esse tipo de problemas?

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sábado set 13, 2014 20:53

HugoG Escreveu:Ainda há duas semanas estive na cervejaria Praxis a beber a weiss à pressão e não me deparei com esses problemas.

Titus, nos casos em que provam cervejas engarrafadas com problemas de contaminação, conforme os que descreveste, não seria justo e correcto fazerem mais tarde uma actualização da review, desta vez com o produto garantidamente sem esse tipo de problemas?

Lá está Hugo, então é exactamente a mesma coisa da Vadia... O produto não aguenta em garrafa e isso pode ser corrigido com as técnicas adequadas e que são de prática e conhecimento geral na indústria.

Obviamente que estes produtos serão novamente provados e a "review" actualizada, isso nem podia ser de outra forma. :wink: Agora não prometo que será no curto prazo, porque as garrafas têm custo associado... :wink:

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 15 a 19 Set 2014

Mensagempor titus » sexta set 19, 2014 20:44

Provas da Semana - 15 a 19 Set 2014

Hitachino Nest Japanese Classic Ale - 2.8 / 5
Augustiner Edelstoff - 2.8 / 5
La Socarrada Cervesa Artesanal Premium - 2.9 / 5
Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen - 3.6 / 5
Duvel - 3.3 / 5
Grimbergen Cuvée Ambrée / Double (Dubbel) - 2.9 / 5
Pinta Viva la Wita! - 2.9 / 5
Cerveja Super Bock Abadia - 1.4 / 5
Kirin Ichiban Premium Press - 2.8 / 5
Gordon Finest Scotch / Douglas Scotch Ale. - 2.9 / 5

Highlight da semana: Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen

Uma deliciosa especialidade de Bamberg para quem quer um "twist" nos aromas e sabores. :wink:

Abraço e bom fim de semana!

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 22 a 26 Set 2014

Mensagempor titus » sexta set 26, 2014 20:35

Provas da Semana - 22 a 26 Set 2014

Schneider Aventinus Weizen-Eisbock - 4.2/5
Anchor Liberty Ale - 3.7/5
Ayinger Celebrator Doppelbock - 4.5/5
Strongbow Red Berries & Apple - 2/5
Altenmünster Brauer Bier Urig Würzig - 2.4/5
Gulden Draak 9000 Quadruple - 3/5
Praxis Dunkel - 0.8/5
Praxis Pilsener - 1.1/5
Praxis Ambar - 0.9/5

Esta semana nova entrada para o nosso TOP 10, directamente para o n.º 1: Ayinger Celebrator Doppelbock

Pela negativa e como já esperávamos, todas as garrafas da Praxis (lotes eventualmente de 2013, ridiculamente com 2 anos de validade) estavam impróprias para consumo com aromas e sabores que denotavam envelhecimento impróprio e oxidação. Entramos em contacto com a cervejeira que nos vendeu as garrafas directamente, a expressar o nosso desgosto e, até ao momento, sem qualquer resposta. Fica a dica: cuidado com a idade dos lotes que compram...

Abraço e bom fim de semana.

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 29 Set a 3 Out 2014

Mensagempor titus » sexta out 03, 2014 20:17

Provas da Semana - 29 Set a 3 Out 2014

Strongbow Elderflower - 2.1/5
Maredsous 8 Brune/Bruin - 0.8/5
Pauwel Kwak - 3.3/5
Früh Kölsch - 2.8/5
Cerveja Bolina Pilsner - 2.1/5
Cerveja Bolina Weiss - 2.7/5

Como curiosidade da semana, não é só nas "crafts" que aparecem garrafas com problemas... Desta vez foi numa que até tinha marcado no rótulo 8% alc! Temos uma sorte... eheheh. :wink:

Bom fim-de-semana!

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Provas da Semana - 6 a 10 Out 2014

Mensagempor titus » sexta out 10, 2014 19:27

Provas da Semana - 6 a 10 Out 2014

Cerveja Bolina Blonde Ale - 3.3 / 5
Cerveja Super Bock Stout - 3 / 5
Strongbow Gold - 2.2 / 5
Cerveja Bolina Stout - 2.7 / 5
Köstritzer Schwarzbier - 3.3 / 5
Schneider Weisse Tap 5 Meine Hopfen-Weisse - 4 / 5
Weihenstephaner Vitus - 3.6 / 5

Uma nota extremamente positiva para a Tap 5 da Schneider. Altamente recomendada!

Bom fim-de-semana!

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sábado out 18, 2014 19:23

Foi uma boa semana! ;)

Só me está a fazer confusão a nota superior da SB Stout face a Guinness... Se não fosse muito incomodo, podiam explicar melhor este facto? É que na minha concepção a SB nunca poderia ser melhor que a Guinness........

Forte abraço!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sábado out 18, 2014 19:48

Com certeza! :D

A SB Stout é um caso de má rotulagem (quase de certeza propositado), pois o produto é uma schwarzbier e não uma stout (seja ela qual variante for).
As schwarzbier têm como base uma lager à qual é adicionado malte torrado (e corante no caso da Unicer).

A Guiness "Original", e reforço a palavra "Original" pois não é a variante "Draught", é uma dry stout (pelo menos está assim classificada no RB).

Ora, tendo em conta que são produtos de estilos diferentes, a SB Stout como schwarzbier não se sai mal. Se bem que temos ideia que hà uns tempos atras sabia estupidamente a caramelo. Tal não foi o caso nesta prova. Tinha perfil limpo de lager com umas notas a torrados.

Quanto à Guiness "Original", achamos que tinha notas torradas demais pois sobressaia um aroma muito forte a algo tipo plástico ou borracha queimada, alem de adstringência típica de maltes muito torrados. Foi essa a razão da pontuação mais baixa. A Guiness Export e Draught são bem superiores, na nossa opinião.

Abraço.

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » segunda out 20, 2014 12:40

Eh pah, muito obrigado pelo tempo desperdiçado!

Ok, compreendi. SB Stout...ish! Também tinha essa ideia... Já agora, formalmente, não se devia avalia-la na categoria na qual ela é colocada - Stout?

Quanto à Guinness, não provo a Original já há muito tempo... Para mim é em Pint ou Draught!

Mais uma vez, obrigado por partilharem as vossas provas!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes