http://www.stpetersbrewery.co.uk/

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

http://www.stpetersbrewery.co.uk/

Mensagempor Rasec » domingo mai 27, 2007 18:52

Estando já a despontar algum desapontamento com o panorama cervejeiro de Dublin, quiçá, mesmo desilusão, pensando eu que a minha existência cervejeira se resumiria a muitas Smitwicks, algumas Guiness e algumas macro lagers que não deixam história para contar...

Quando de repente, "chegado que fora o momento", num supermercado que nada o fazia prever, encontro um pequeno tesouro a pedir para ser explorado!

Desenganem-se aqueles que pensam que descobri escondida, atrás da prateleira das frutas e legumas alguma polaca estonteante, não... o que eu que eu encontrei foi algo diferente... umas belas garrafas de um líquido que gostamos de chamar nectar dos deuses, ou cerveja...

Feitas as contas, lá optei por puxar de 10 dos meus adorados euros para comprar dois exemplares daquele pequeno tesouro. Depois de apreciados e fotografados, foram colocados no frigorífico para posterior apreciação, mas deixo-vos aqui uma primeira foto para criar alguma expectativa para a prova:

Imagem

Nota - o site merece uma visita, só espero que as cervejas não desiludam, principalmente porque ficaram lá mais umas quantas que quero experimentar no futuro.

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » domingo mai 27, 2007 20:18

Boas...

Já tive oportunidade de provar uma delas:
ptlsousa Escreveu:Imagem Imagem

Imagem Imagem

Chamam-lhe Ale! Pessoalmente, soube-me a Bitter (que apreciei bastante). Tem um travo muito fresco...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda mai 28, 2007 22:55

Comecei então por esta:

Imagem

À partida desiludiu-me um pouco, pouca espuma e sem nenhuma resistência, cor alaranjada a fugir para o âmbar clara... pouco apaixonante no aspecto!

Depois meti-lhe o nariz... et voilá! Frescura com fartura, lúpulo cítrico e fresco, algumas especiarias... pouco se distingue o malte, mas nota-se biscuito, e diacetilo, (como faz parte do standard não classifico como negativo, até acho que fica bem), já os óleos de lúpulo ! Notam-se bem e de forma descarada! :lol:

O corpo é médio, dá ideia de uns 12 a 13º Plato, álcool normal / elevado para uma Ale (4.5%), mas dirfarça bem.

Nota-se alguma adstringência, ligeiramente desagradável, que pode ser devido à garrafa ter apanhado alguma luz no seu caminho até ao meu copo (e todos sabemos como o óleo de lúpulo adora o sol) :cry: .

De resto é fresca, de carbonatação baixa, bebe-se bem, apesar de ter imensos óleos de lúpulo (essencialmente cítricos e picantes) não é muito amarga, é uma boa session Ale (a meio caminho entre uma bitter e uma English Ale). Não percebo a parte do Organic (marketing?) e o aspecto não convenceu...

Daria um 6.5 de 0 a 10. Não está mal, mas acho que fazia melhor! :mrgreen:

Resumo:

Vantagens: frescura, elevada drinkability, aroma
Desvantagens: aspecto, adstringência, pouco apaixonante

Voltava a comprar: sim, mas a 5€ dá que pensar...

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 28, 2007 23:40

Eu por vezes tenho alguns problemas com as cervejas vindas da terra de Sua Majestade. Parecem-me todas, ou quase todas, muito "mild". Especialmente se falarmos em ales ou bitters. Para além disso e, devo referir isto sem vergonha ou escrúpulos, tenho para mim que uma Ale não pode ter menos de 5% vol alc. Bem sei que tal não é uma exigência do estilo mas o que querem! Menos de 5% é uma Lager ou uma low alcohol, nunca uma Ale! 8)

Dita esta barbaridade, não me importava nada de experimentar uma destas Organic Ales, nem que fosse para ficar com a curiosa garrafa. Aliás, será que existe um copo a condizer? Tal não é apanágio de grande parte das cervejas inglesas que, ao contrário das belgas ou alemãs, não investem muito na publicidade através do copo...

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quarta mai 30, 2007 23:08

É realmente uma pena por cá quase não haver cervejas da Grã-Bretanha. Aparece a Guinness (não aprecio, pelo menos a que é cá distribuida), as Marstons, que não são más, mas que também não são um estouro (gosto das garrafas, que são bem bonitas), e apareceu a John Bull há pouuco no ECI, e de não gostei especialmente. Fuller's...nem vê-las.
Vamos ver se para a semana arranjo alguma coisa de especial pelas terras de nuestros hermanos

Abraço

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quinta mai 31, 2007 9:12

bmxutos Escreveu:Eu por vezes tenho alguns problemas com as cervejas vindas da terra de Sua Majestade. Parecem-me todas, ou quase todas, muito "mild". Especialmente se falarmos em ales ou bitters. Para além disso e, devo referir isto sem vergonha ou escrúpulos, tenho para mim que uma Ale não pode ter menos de 5% vol alc. Bem sei que tal não é uma exigência do estilo mas o que querem! Menos de 5% é uma Lager ou uma low alcohol, nunca uma Ale! 8)

Dita esta barbaridade, não me importava nada de experimentar uma destas Organic Ales, nem que fosse para ficar com a curiosa garrafa. Aliás, será que existe um copo a condizer? Tal não é apanágio de grande parte das cervejas inglesas que, ao contrário das belgas ou alemãs, não investem muito na publicidade através do copo...

Convém não misturar Ales belgas com 16ºPlato com ales inglesas de 11 ºP, as ales inglesas são quase sempre chamada Session Ales, muitas delas não têm mais de 2,5% / 3% de álcool, a fermentação pode ser parada para manter alguma doçura para contrabalançar o peso do lúpulo.

É curioso mas sempre tive uma idea diferente da tua, que as ales devem ter menos álcool que as lagers, até pq globalmente, as leveduras lagers aguentam com mais álcool...

Claro que mais uma vez... temos as super leveduras belgas!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mai 31, 2007 10:23

Rasec Escreveu: Convém não misturar Ales belgas com 16ºPlato com ales inglesas de 11 ºP, as ales inglesas são quase sempre chamada Session Ales, muitas delas não têm mais de 2,5% / 3% de álcool, a fermentação pode ser parada para manter alguma doçura para contrabalançar o peso do lúpulo.

É curioso mas sempre tive uma idea diferente da tua, que as ales devem ter menos álcool que as lagers, até pq globalmente, as leveduras lagers aguentam com mais álcool...

Claro que mais uma vez... temos as super leveduras belgas!

Hmm, percebo o que queres dizer mas mantenho a minha ideia que, como referi, é apenas uma opinião pessoal e que muitas vezes não se adequa à realidade, especialmente no que concerne às Session Ale inglesas, desde que comparadas com as Ales de origem belga. E como também já por várias vezes frisei, sou um adepto incondicional da Bélgica como país cervejeiro, portanto... Aliás, olhando para a estrutura, corpo e complexidade de uma ale, parece-me muito mais capaz de "aguentar" um teor mais elevado de álcool sem que por isso os restantes aromas e sabores sejam subjugados pelo etílico. Nas Lagers em que isso acontece estamos, habitualmente, em presença de Malt Liquors ou, por exemplo, European Strong Lagers que, como bem sabemos, são mais indicadas para headbanging e em que o álcool é o factor predominante. Daí a minha assunção de que uma Ale tem mais capacidade para suportar um teor superior de álcool sem que, por isso, o produto final seja afectado. Mas como referi, isto é apenas IMHO.

Abraço,

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes