Cerveja Artesanal Marafada

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Xenidar
O que é uma cerveja?
Registado: domingo nov 30, 2014 12:41

Cerveja Artesanal Marafada

Mensagempor Xenidar » quarta ago 12, 2015 13:19

De férias no Algarve descobri a Cerveja Marafada oriunda de Algoz.

Comprei duas garrafinhas para apreciar no sossego do lar.

A primeira não me caiu lá muito bem, pois estava muito gaseificada (problemas na conservação ?) , mas a segunda, foi uma deliciosa IPA.

Saborosa, forte e amarga qb foi, provavelmente, a melhor IPA portuguesa que provei até agora, superando inclusive a Toira de Aguim.

Venham mais!

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Cerveja Artesanal Marafada

Mensagempor goaman » quarta ago 12, 2015 22:09

Boas!

Quais foram as outras IPAs Portuguesas que já provaste?

Xenidar
O que é uma cerveja?

Mensagempor Xenidar » sexta ago 14, 2015 1:08

goaman Escreveu:Boas!

Quais foram as outras IPAs Portuguesas que já provaste?

Viva,

Realmente não foram muitas. Que me lembre além das já citadas experimentei:

- A Urraca da oitava colina
- A IPA da Vila Guinata
- A Mean Sardine.
- A Sovina IPA
- A Cinco Chagas de Anadia
- A Letra IPA

A boa notícia é que ainda há muitas para provar!
A má notícia é que encontrar uma cerveja artesanal portuguesa à venda, fora do seu local de fabrico, continua a ser uma aventura.

Os restaurantes, particularmente, ainda não descobriram o filão das cervejas especiais e artesanais. São capazes de ter listas de vinho com dezenas de marcas...e depois só tem Sagres e/ou Super Bock. E alguns desses ainda se chamam "cervejarias"!

Será que não teriam clientes para uma pequena lista de cervejas artesanais/especiais ? Nem todos são apreciadores de vinho...

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta ago 14, 2015 10:06

Sim, certamente que já há um mercado para alguns restaurantes terem uma lista de cervejas importadas e artesanais portuguesas. O problema é que a mentalidade é tacanha, e enquanto o negócio clássico der dinheiro não vale a pena fazer grandes mudanças.

Por outro lado, a Sagres e SB têm um grande poder negocial. Para além de venderem cervejas, têm também águas, cafés, sumos, vinhos... E oferecem toldos, esplanadas, copos, chávenas, açúcar... Jogam então com isso para ter uma espécie de monopólio em cada um dos espaços.

Mais, a cerveja tem, em geral, um prazo de validade diferente do vinho. Uma garrafa de vinho pode estar parada uns três anos na prateleira de um restaurante, sem ser vendida, que isso não causa grande preocupação ao proprietário. Por outro lado, uma cerveja não tem habitualmente tanto tempo de vida.

São inúmeras as questões mas uma coisa é certa: há mais marcas de cerveja artesanal, há mais lojas e restaurantes a vendê-las, há mais festivais cervejeiros e há mais consumidores interessados. Estamos a crescer, eventualmente ainda não ao ritmo que todos gostaríamos.

Abraço,

Xenidar
O que é uma cerveja?

Mensagempor Xenidar » sexta ago 14, 2015 17:53

Oi Bruno,

É perfeitamente natural algum receio dos restaurantes e o aspeto que salientas é importante. Uma cerveja não pode ficar anos guardada e portanto é natural que exista alguma cautela.

Para além disso a cultura cervejeira em Portugal é ainda incipiente até porque somos tradicionalmente um país de vinhos. A maioria das pessoas até desconhece a existência de outros tipos de cerveja que não as das marcas tradicionais.

De qualquer forma com algum bom senso e um pequeno lote de cervejas especiais e artesanais ( que poderia ser ampliado ou não consoante os clientes interessados) tenho a certeza que a maioria dos restaurantes não teria prejuizo.

Poderia até em alguns casos atrair alguns apreciadores de cerveja. Dou o meu exemplo: Regularmente desloco-me a um pequeno restaurante nos arredores de Coimbra só para poder ter o prazer de comer um bacalhau ( especialidade da casa) acompanhado com uma Franziskaner. A comida ali é boa...mas não faria quase 20 kms para lá ir se não fosse pelo prazer de acompanhar a refeição com uma das minhas cervejas favoritas.

Um abraço

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » sexta ago 14, 2015 18:49

bmxutos Escreveu:Estamos a crescer, eventualmente ainda não ao ritmo que todos gostaríamos.

Isso é verdade! Se me lembro, em 2003, quando eu fiz a minha primeira cerveja artesanal aqui em casa em Braga, não existia mesmo nada, pelo menos aqui no norte do país.

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes