Cerveja gelada? E sem espuma?

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Cerveja gelada? E sem espuma?

Mensagempor VicMaP » quinta jun 21, 2007 14:42

Constatei que no Brasil ainda há muitos adeptos da cerveja "estupidamente gelada" (leia-se aqui, por exemplo: http://oglobo.globo.com/blogs/cervejaso/ . Claro que compreendo que num país tão cheio de calor, valha o quanto mais frio melhor. Contudo, continuo a ter a opinião de que reduzir a cerveja a uma bebida que serve para matar a sede (e nem sequer está provado que uma qualquer bebida dessedente mais, mais quanto fria estiver) é retirar-lhe toda a dignidade.
Lastimável é que tal corrente de opinião também por cá faça escola.

Outra questão, e a essa até achei piada, é a de que por lá muitos "sugerem" que barman que sirva cerveja com um "colarinho" grande, estará a roubar o cliente. Cá por mim, cerveja que venha sem espuma, nem graça tem. É por isso que ao que tenho lido por aqui, tanto nos esforcemos por ter os nossos copos em condições ideais para que a cerveja que bebemos venha sempre com um colarinho exuberante.

Que acham destas duas questões? haverá por aí quem goste da cerveja estupidamente gelada?

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta jun 21, 2007 15:34

Caro Vic,

já escrevi sobre a questão da cerveja gelada algures. Mas entre escritas no fórum, site e algumas infedilidades que vou cometendo ao CdM ao escrever em outro sites, não sei bem onde estará esse texto. A questão é fácil: quanto mais gelada estiver uma cerveja, menos capacidade terão as nossas papilas gustativas de notar eventuais falhas ou sequer de apreciar sabores. A cerveja saber a água ou a limão passa a ser pouco perceptível para os nossos sentidos. É por isso que as macros apostam nas cervejas estupidamente geladas para encobrir a falta de sabor dos seus produtos. Mais uma estratégia de marketing! (hoje estou virado para este lado, o que querem... :mrgreen: ) Mas parece-me que essa ideia está enraizada um pouco por todo o lado, não apenas no Brasil e em Portugal.

Espuma. Relativamente à espuma, a questão já não é tão linear. Todos concordamos que a espuma para além do aspecto estético, protege a cerveja da agressão de elementos externos assim como protege o próprio líquido da "fuga" de gás e aromas. Todavia, há cervejas que produzem muita espuma e outras que quase não a têm. Isso pode depender de muitas coisa, desde os ingredientes utilizados na receita até ao copo que utilizamos. Mas é importante termos em conta que há estilos que, por definição, não são obrigados a produzir espuma. Por exemplo, em termos de aparência uma uma English Brown Ale deverá apresentar "low to moderate off-white to tan head. Retention may be poor due to low carbonation, adjunct use and low gravity". Portanto, quando se está a avliar uma cerveja, deve-se ter em consideração o estilo em que esta se insere. Não se pode penalizar uma Kristal Weizen por ser límpida; é assim que deve ser, apesar de ser uma weizen.

Finalmente, o pessoal do Brasil com quem mantenho contacto fala-me sempre que um bom chopp traz pelo menos um ou dois dedos de colarinho pelo que a ideia de que o pessoal pode suspeitar de que o barman o está a roubar só pode vir de pessoas que, apesar de beberem cerveja, pouco ou nada percebem do assunto. Mas como por cá também há pessoas que dizem que a SB ou a Sagres são as melhores cervejas do mundo... não me parece que haja grande diferença! É apenas falta de cultura cervejeira. Mas nós estamos cá para alterar isso mesmo! :wink:

Abraço.

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quinta jun 21, 2007 16:43

Imagem
Bière se buvant chaude. Couleur brune, pas de mousse, pas de pétillance. odeur d'agrumes et senteurs de vin chaud. goput sucé, légèrement citronné, petite acidité douce en bouche. Pas d'astringeance. Brassée par la brasserie de Bouillon.
Ora cá está o oposto da cerveja "estupidamente gelada" :D

Leco
O que é uma cerveja?
Registado: sábado abr 14, 2007 20:02

Mensagempor Leco » quinta ago 02, 2007 3:55

É verdade!
Eu vejo isso acontecer aqui no Brasil. Bar bom aqui é aquele que serve a cerveja com "véu de noiva" (aquela fina camada branca que se forma quando a cerveja está abaixo de zero grau). Quanto mais gelada melhor, muitas vezes a cerveja chega a congelar, e tem gente que bebe mesmo assim, com flocos de gelo! Outra coisa é a espuma, servir alguém e deixar formar muita espuma é ofensa, quase todos reclamam.

Esse fato tem explicações, em primeiro lugar o Brasil é imensamente grande e com certeza não é em qualquer lugar que essa prática predomina. Segundo, a maioria das pessoas não sabem nada sobre cerveja ou como apreciá-la, apenas imitam os outros e por ai a cultura do quanto-mais-gelado-melhor se espalha, fazendo com que os bares sirvam sempre o mais gelado possível. Terceiro: a graaaande maioria das cervejas consumidas aqui são pilsen, muito leves e muito refrescantes, então não é tão mal assim servi-las tão geladas, sem exagerar no entanto.

Quanto ao fato de sentir-se roubado é o seguinte: como já disse, aqui no Brasil não existe uma cultura cervejeira difundida, então, talvez por isso, muitos dos bares servem chopp em tulipas pequenas que algumas vezes não chegam nos 300ml. Então as pessoas realemente se sentem roubadas se o barman vier com uma tulipa com muita espuma. Tudo isso é lamentável, pois deveria ser servido em uma grande caneca de no mínimo 400ml, 100ml de espuma e 300ml de líquido, pelo valor que cobram.

Algumas pessoas como eu condenam essa prática e tentam convencer as pessoas a beberem de maneira adequada, mas isso já faz pater da cultura local e é muito difícil convencê-los.

Concordo que beber uma cerveja gelada ao extremo é uma burrice e sem espuma pior ainda.

Abraços

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta ago 02, 2007 10:55

Caro Leco,

a situação da cerveja "estupidamente gelada" é recorrente não só no Brasil, como em Portugal e infelizmente um pouco por todo o mundo. A capacidade das grandes empresas influenciarem hábitos e pensamentos, levou a que fosse sendo transmitida para o consumidor a ideia de que quanto mais frio melhor. Mas, como nós bem sabemos, tal não corresponde à verdade. Todavia, não nego que uma pilsen se deva beber fresca, agora não a temperaturas árticas!!! Há um bom teste que costumo fazer para desmistificar a história das cervejas geladas: pego numa cerveja com alguma qualidade e de um estilo com sabor e aroma fortes, por exemplo uma porter e ponho uma no congelador e deixo a outra a uma temperatura de, por exemplo, 12º. Depois da outra estar gelada, sirvo as duas e dou a beber à "cobaia", pedindo-lhe que tente descobrir os aromas e sabores numa e noutra cerveja. Os resultados são óbvios: a cerveja gelada pouca diferença tem de água (talvez quase só mesmo a cor), enquanto que a porter que ficou à temperatura de adega continua com excelente sabor a cereais torrados, malte ou café! É tão simples como isto! :)

Devo confessar que tenho grandes dúvidas que este conceito de cerveja gelada venha a diminuir nos próximos anos. Os produtos estão cada vez com menos qualidade e as grandes empresas importam-se quase exclusivamente com os lucros, cortando naquilo que pode dar boas características a uma cerveja: nas quantidade de cereais utilizados, substituição de cereais nobres por milho e arroz, etc, etc. Enfim, é o que vamos tendo. Valha-nos algumas microcervejerias e algumas pequenas empresas de grande qualidade. Abraço,

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » quinta ago 02, 2007 17:43

Eu conheço bastante mini-cervejarias no Brasil (prinicpalmene na SC, no sul), que servem a cerveja na temperatura ideal e com o "colarinho cremoso", como devia ser!

Na cervejaria "Caborê" da Paraty tambem fala sobre esse ponto importante:

http://www.cervejariacabore.com.br/curiosidades.htm

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 05, 2007 0:26

Obrigado pela dica Thomas. Desconhecia a Caborê. Em troca deixo o link para um chopp que amigos meus do Brasil me disseram ser muito bom:

http://www.choppijuhy.com.br/site.html

Penso que a distribuição se centra no Rio Grande do Sul mas como SC não fica muito longe, quem sabe não dás lá um salto!

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 0:55

Viva,

esta história da espuma é deliciosa. Sim a espuma é deliciosa.
A estrutura da espuma é constituída na sua maior parte por proteínas. Uma cerveja com uma boa espuma e persistente indica que houje um grande cuidado do cervejeiro em preservar as proteínas do malte para que estas pudessem formar no copo um textura suave e delicada. Os louros são dividido com quem serve a cerveja pelo esmero que teve em evitar que detergentes ou gorduras contaminassem o sistema de tiragem e / ou os copos por forma a garantir aqueles dois dedos de espuma quase sólida.
Para alé de proteínas encontramos na espuma alguns polifenóis do lúpulo. Já reperaram que a espuma é mais amarga que o resto da cerveja? Uma parte do lúpulo concentra-se na espuma!

Agora deixemos a teoria e passemos à prática. vou ao bar mais próximo e peço uma imperial. A pessoa que lá está irá esforçar-se ao máximo por tirar uma cerveja quase sem espuma, para que eu ache que foi bem tirada e que ele não me aldrabou no volume roubando-me 20 ou 30 mililitros de cerveja. Se eu tecer algum comentário sobre a falta de espuma irá dizer-me que eu estou errado e que esta cerveja está muito bem tirada. Basta dizer que no manual da UNICER sobre servir cerveja à pressão está escrito que uma imperial deve demorar 4-6 segundos a ser tirada!!! Experimentem ir à Alemanha e vejam se lá a cerveja é tirada neste tempo recorde. é tirada metade e depois outra metade demorando alguns minutos e garantindo uma boa camada de espuma :P Sim o copo não está cheio de líquido, mas o copo já foi desenhado tendo em conta isso, não me estão a roubar uns preciosos 20 mL de cerveja !

Enfim, temos por cá alguma falta de cultura cervejeira da parte de consumidores e profissionais do sector. Mas não é só por cá ....

Já agora, por que será que no caso do café expresso (bica ou cimbalino) todos o querem com espuma ?! estranho comportamento temos em relação à espuma :?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça ago 07, 2007 1:07

Mais um daqueles artigos que parecem só existir para me aborrecer. Aliás, o artigo não tem culpa nenhuma. A culpa, neste caso, é da Coors, que criou mais uma cerveja a previlegiar o conceito de estupidamente fresca. Felizmente, não temos de aturar essa zurrapa por cá... ((:::~~

http://www.brandweek.com/bw/news/recent ... 1003562729

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça ago 07, 2007 12:50

bmxutos Escreveu:Mais um daqueles artigos que parecem só existir para me aborrecer. Aliás, o artigo não tem culpa nenhuma. A culpa, neste caso, é da Coors, que criou mais uma cerveja a previlegiar o conceito de estupidamente fresca. Felizmente, não temos de aturar essa zurrapa por cá... ((:::~~

http://www.brandweek.com/bw/news/recent ... 1003562729

Eheheh, os americanos estão sempre um passo à frente na criação de novos "pequenos monstros". Pelo que li, aquilo deve ser do género daqueles galos "meteorológicos" que mudam de cor conforme o tempo :))

Abraço

Vic

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes