Blanche de Bruxelles
Uma Witbier da Lefebvre, que pode ser adquirida sob 4 ou 5 nomes diferentes, conforme nos elucida o ratebeer: "Blanche de Quenast in Dia/Ed supermarkets, as Floreffe Wit for Floreffe Abbey, as Mediterranea for the Italian market, as Blanche de Francorchamps, as t Geheim van de Smit, as Manneken Pis, and as L’Alsacienne Blanche de l’Eté".
A Lefebvre tem uma vasta gama de produtos mas as Wits são uma raridade. E depois de ter experimentado esta Blanche acho que é melhor ficarem assim... No rótulo lá está ele, o Manneken Pis, a estátua mais famosa de Bruxelas e, provavelmente, aquela que causa maior desilusão nas pessoas. Pelo contra-rótulo ficamos a saber tratar-se de uma cerveja com 4,5% ABV, que deve ser servida entre 2 e 5ºC (2???!!!) e cujos ingredientes são: água, malte de cevada, trigo (40%), lúpulo, açúcar, coentros e casca de laranja. Só para que conste, no site da cervejeira já recomendam que a cerveja seja bebida entre 3 e 6ºC -
http://www.brasserielefebvre.be/produit ... cf2f704137
Vai-se a ver e deve ser bebida a 6/7ºC...
Uma pequena desilusão, esta Wit. Valha-nos a aparência: cor amarelo claro, bastante turva, espuma branca magnífica, cremosa e com elevada retenção. Carbonatação média.
Aroma a citrinos e levedura, pouco intenso. Sabor desinteressante, corpo aguado, final curto. No sabor citrinos e algumas especiarias, para além de uma ligeira acidez final pouco agradável. Uma decepção.
Aparência: 7/10
Aroma: 4/10
Sabor: 4/10
Palato: 4/10
Total: 4,75/10
