O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 01, 2011 18:30

De Ryck Arend Tripel

Tripel da belga Brouwerij De Ryck, chamada Arend em homenagem a Gustaaf De Ryck, que em 1886 criou a Brouwerij de Gouden Arend (Águia Dourada).

Garrafa de 33cl, 8% ABV, ingredientes: água, malte de cevada, lúpulo, açúcar, milho, especiarias, levedura.

A Arend é uma boa Tripel. Cor âmbar claro, espuma branca, cremosa. Carbonatação adequada (não em excesso como acontece com algumas Tripel). Aroma doce com notas de levedura e ligeiro álcool. O sabor é frutado e com bom apoio do malte. Final seco apesar do malte e caramelo que acompanham a prova. Corpo médio. Cerveja muito equilibrada e bom exemplo de uma Tripel.

Aparência: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Palato: 7/10

Total: 7/10

Imagem

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » domingo out 02, 2011 13:23

bmxutos Escreveu:
HugoG Escreveu:Eu bem sei que tenho estado a beber cervejas óbvias para quem já anda nisto há algum tempo, mas tenho que partilhar convosco o meu entusiasmo de principiante com as trappistes. E é muito bom saber que das seis trappistes belgas, há pelo menos quatro tão ao nosso alcance. A Chimay Bleu é, talvez, a minha preferida, a Orval é a que tem o melhor aroma e a Rochefort 8 é paixão ao primeiro gole (embora já a tivesse provado há uns anos). E já tenho uma Westmalle Dubbel guardada à espera...

Só acho que este calor não é o mais convidativo para este tipo de cervejas e enquanto ele se mantém vou aproveitar para ir explorando outras opções. As weissbier, por exemplo, para além da Erdinger que já conheço bem. Alguém me sabe dizer se a Konig Ludwig Weiss se vende por cá? Provei-a este Verão em Espanha e achei-a muito boa mesmo, com aquele travozinho que quase faz lembrar banana.

Mais uns meses, por este andar, "atiro-me" às compras online.
:mrgreen:

Bom, estava a ler este teu post e imaginei que irias adorar a cerveja que estou a beber: Clown Shoes Clementine. É mais Wit do que Weiss mas muito refrescante e saborosa. À tua (!!!C)

Trapistas... que maravilha. Rochefort, Orval, Westvleteren... sei lá. Gosto mais de umas do que de outras mas são sempre grandes cervejas. Talvez coloque as La Trappe e Achel a um nível ligeiramente inferior. E ainda não bebi a Mont des Cats, diga-se.

Abraço,

Eheh, obrigado. Pelo menos um belo rótulo tem.

Quanto às Westvleteren é verdade que só se vendem na abadia de St Sixtus ou há lojas na Bélgica a vendê-las à "sucapa"?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 17:38

HugoG Escreveu:
Quanto às Westvleteren é verdade que só se vendem na abadia de St Sixtus ou há lojas na Bélgica a vendê-las à "sucapa"?

Consegues encontrá-la em lojas da especialidade e em algumas lojas online mas a preços proibitivos. Vê aqui:
http://shop.belgianshop.com/acatalog/We ... tAod8Sru1w

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 19:24

Coopers Vintage

Gostei bastante desta cerveja australiana, com aroma e sabor muito equilibrados, intensos, ainda assim numa cerveja fácil de beber.

Cor acobreada, espuma branca/creme, cremosa e de mediana retenção. Carbonatação média a elevada.

Aroma a malte, caramelo, frutos e álcool. Os 7,5% desta cerveja não são agressivos mas fazem-se notar. Sabor muito agradável, com malte, lúpulo ligeiro, ameixa, couro. O álcool pica ligeiramente na boca e garganta. Final prolongado, tendencialmente doce e frutado. Uma excelente Ale, rica, encorpada e que nos enche de prazer.

Sabor: 8/10

Total: 7,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 19:44

Bloemen Bier

Não sei bem o que dizer desta belga Bloemen Bier, elaborada na De Proefbrouwerij. Doce até mais não. Lúpulo? Nem vê-lo. Ou pelo menos saboreá-lo/cheirá-lo. Como dizem em língua inglesa: cloying. Muito.

A garrafa vem envolvida em papel, ao género das Liefmans, o qual contém a informação habitualmente existente no rótulo e contra-rótulo. De cor âmbar claro, espuma branca atraente, com boa formação e retenção, deixando ao longo da prova um bonito laço. Sabor e aroma sob o mesmo desígnio: malte e caramelo. Final doce.

As bases estavam lá, mas esqueceram-se do lúpulo. Pena.

Aroma: 5/10
Sabor: 3/10
Palato: 4/10

Total: 4,75/10

Imagem
Última edição por bmxutos em sábado out 08, 2011 15:17, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 20:11

Wychwood Black Wych

As Wychwood têm uma coisa muito positiva: a aparência. As garrafas são bonitas e os rótulos, de um modo geral, ainda mais. Infelizmente, o mesmo já não posso dizer das cervejas, as quais incluo numa secção onde também estão a maioria das Marstons e das Shpherd Neame. Outro must é o site da companhia. Aconselho mesmo uma visita: http://www.wychwood.co.uk Curiosamente, esta cerveja não aparece listada no site da empresa. Será que foi descontinuada?

Uma Stout leve e fácil de beber. Cerveja muito escura, negra, com reflexos castanhos quando colocada a contra-luz. Espuma com formação mediana mas boa retenção, com um laço mínimo. Carbonatação leve.

O aroma é dominado pelo malte torrado, ainda assim não muito intenso. No sabor também domina o malte torrado mas não queimado, como acontece em algumas Stouts ou Imperial Stouts. Na boca evolui depois para café e termina em ligeiro amargor. Corpo médio a leve. Diria que é mais uma Mild Stout, ofensiva para os indefectíveis das Stouts mais intensas mas muito agradável para uma iniciação às Stouts ou para acompanhar uns salgados e ver um jogo da Premier League.

Aroma: 6/10
Sabor: 6/10
Palato: 6/10

Total: 6,25/10

Imagem
Última edição por bmxutos em sábado jul 14, 2012 23:09, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 21:37

Gouden Carolus Hopsinjoor

Melhor do que eu a Het Anker descreve assim a sua cerveja:

"Gouden Carolus Hopsinjoor completes the taste pallet of our Carolus beers. “Hopsinjoor” derived from “Opsinjoor”, the typical character of Mechelen and also because of the use of 5 different kinds of hops. These hops are fractioned at a different time during the cooking process in order to conserve a maximum of aroma. Concerning the taste, the Ale has a gentle taste with a slightly bitter after taste.
Gouden Carolus Hopsinjoor was launched in 2008 on the Zythos Beer Festival and hit the mark: the visitors elected it as best beer, bringing Het Anker “The Consumer’s trophy Zythos Beer Festival 2008”.

Type of beer: Blonde
Colour: Blonde
Alcohol: 8% VOL
Hops: 5 kinds of hops
Wort extract: 18,5° Plato
Fermentation: High fermentation
Refermentation in the bottle
Lagering: 2 weeks
Packaging: 33 cl, 75 cl and 20 L
Tenability: 3 years"

Ou seja, estamos em presença de uma Belgian Strong Ale com maior carga de lúpulo. Será?

Cor amarelo, totalmente turva, elevada carbonatação que contribui para a enorme espuma branca, muito cremosa e com elevada retenção. Bonito laço belga.

Para iniciarmos a prova temos mesmo que deixar a espuma dissipar um pouco, tal a pujança da carbonatação. Mesmo servindo bem devagar a formação de espuma é significativa.

Parece uma típica Tripel mas com um pouco mais de lúpulo, que se sente essencialmente no amargor final, o qual acaba por ser desagradável, mal definido, metálico e pouco amigo do palato. Não é fácil perceber o que correu mal mas o certo é que não gostei nada. Aroma a citrinos, levedura e lúpulo. No sabor lúpulo, resina, frutos ácidos, algum álcool. Corpo médio.
Basicamente, prefiro uma Tripel ou uma IPA a esta Tripel IPA.

Aroma: 6/10
Palato: 5/10

Total: 6/10

Imagem
Última edição por bmxutos em sábado jul 14, 2012 23:12, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 21:43

Boa noite povo cervejeiro. Então, não se bebe nada? Por aqui vai uma Southern Tier Iniquity.

(!!!C)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 02, 2011 22:22

Revelation Cat Milk Mild

"Brewed for Alex Liberati @Broowerij De Molen" Quem? O Sr. por detrás da Revelation Cat e da Brasserie 4:20. Mild Ale com apenas 3,5% ABV mas muito sabor e aroma.

De cor castanho escuro, espuma beige muito volumosa, muito cremosa, com excelente retenção e que deixa um bonito laço no copo. É surpreendente a percepção de corpo que esta cerveja transmite com a baixa graduação alcoólica que tem. Muito bom.

No aroma notas torradas e chocolate. No sabor novamente cereais torrados, ligeiro alcaçuz e alguma noção da lactose lá para o final. Único senão: alguma carbonatação excessiva na boca. De resto, um magnífico exemplar do género e uma cerveja muito bem conseguida.

Aparência: 8/10

Total: 7,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 03, 2011 22:14

Estou a beber... uma Evil Twin Ashtray Heart. Uma Smoked Imperial Stout! Tenho as papilas gustativas aos saltos -)00

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 08, 2011 15:49

Evil Twin Ashtray Heart

Evil Twin produzida e engarrafada na holandesa De Molen. 8,9% ABV, apresentação pobre. Texto que consta do rótulo: "Amazingly rich, seductively dark and smoking good. Yes a real heartbreaker. We recommend only the truly skillful, heavyweight beer champions to battle this awfully addictive and overpowering smoked Stout. Be careful because this is the real deal with a minor Placebo effect. Makes invalids out of supermen".

Cerveja muito escura, preta, com forte carbontação inicial. Enorme espuma castanha com boa retenção. Aroma inicial pouco convidativo, estranho neste género de cerveja, algo similar a queijo. Mas rapidamente entram em acção as notas a café e torrado que minimizam esse, para mim, aspecto menos conseguido. O sabor é poderoso, complexo, com notas fumadas, café, tabaco, cinza, chocolate negro, ameixas secas e álcool. Esta enorme combinação conduz-nos a um final excelente, pronunciado, seco e torrado.

É uma cerveja com um corpo enorme, que nos enche em todos os sentidos. O álcool bate no final. Uma grande cerveja para as noites frias de Inverno. Uma pena as notas aromáticas iniciais.

Sabor: 8/10
Palato: 8/10

Total: 7,5/10

Imagem
Última edição por bmxutos em sábado jul 14, 2012 23:05, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 08, 2011 16:01

La Blanche de Bouillon

Wit belga elaborada pela Brasserie de Bouillon. Pouca informação a recolher do rótulo exceptuando a graduação alcoólica: 5,5%, ligeiramente superior à maioria das Wits.

Cerveja com uma efervescência brutal no início, que contribui para uma espuma alva e volumosa, cremosa e com alguma retenção, sem deixar laço. Cor amarelo, bastante turva, ligeiro resíduo final. Levedura e citrinos no aroma. Alguma doçura no sabor, com os habituais coentros e casca de laranja. Corpo leve e final curto. Uma Wit razoável mas que não nos faz querer voltar tão cedo.

Aroma: 5/10
Palato: 6/10

Total: 6/10

Imagem

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » sábado out 08, 2011 21:57

Busy week... O que não quer dizer necessariamente a seco. Apesar de algumas boas intenções (Adelardus Bruin, Stillwater Autumnal) a cerveja que fez a diferença foi a Mikkeller Big Worse.

Imagem

Um barley wine com 12% muito bem escondidos num turbilhão de sabores onde imperam os frutos secos, madeira e caramelo. Mais uma grande cerveja made in Denmark.

Favorita no estilo:
Cervejas em garrafas de 37,5 cl: Boon Oude Geuze Mariage Parfait

Abraço

Fernando

Imagem
Patricia
Beer Hunter
Registado: segunda out 10, 2011 17:11

Mensagempor Patricia » segunda out 10, 2011 21:23

As minhas últimas experiências foram:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As duas últimas foram sem dúvida as que mais gostei, também porque tenho preferência pelos sabores encontrados em cervejas de fermentação espontânea, a Goudenband não tenho a certeza se é uma dessas, mas acho que posso enquadra-la devido ao sabor envinagrado do qual gostei bastante, pena que o estômago já não gostou assim tanto :lol:

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça out 11, 2011 0:45

Patricia Escreveu:As duas últimas foram sem dúvida as que mais gostei, também porque tenho preferência pelos sabores encontrados em cervejas de fermentação espontânea, a Goudenband não tenho a certeza se é uma dessas, mas acho que posso enquadra-la devido ao sabor envinagrado do qual gostei bastante, pena que o estômago já não gostou assim tanto :lol:

Olá Patricia, bem-vinda.

A Goudenband, pese o tal "avinagrado" que falas, não é realmente uma cerveja de fermentação espontânea. É uma oud bruin que é infectada com lactobacillus, a bicharada que provoca esse sabor característico.

Um abraço

Fernando

Imagem
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta out 13, 2011 23:36

Há cervejas que me irritam e hoje foi dia de irritação com uma Baird Kurofune Porter.

Imagem

A cerveja era má? Não, antes pelo contrário, era um excelente Porter. E é isso que me irrita. Porque é que o Japão, país sem tradição cervejeira, faz boa cerveja? E a Islândia? E o Brasil? E a Espanha? E, mais importante do que tudo isso, porque é que nós não fazemos? Isso é que me irrita (((<<<<

Favorita no estilo:
Cervejas que me irritam profundamente por serem tão boas e serem fabricadas em países que tem tanta tradição cervejeira como Portugal: Baltika 6

Abraço

Fernando

Imagem
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo out 16, 2011 21:58

preto |ê|
adj.
1. Da cor do ébano. = NEGRO
2. [Brasil, Informal] Perigoso; arriscado.
adj. s. m.
3. Diz-se de ou indivíduo de pele negra. = NEGRO
s. m.
4. A cor negra.Ver imagem
5. [Física] Ausência de todas as cores (por oposição a branco que é a reunião de todas).
6. Indumentária dessa cor.
7. Grassroots/Stillwater/Mikkeller Gypsy Juice

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
Mrob
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta set 08, 2011 3:41

Mensagempor Mrob » domingo out 16, 2011 22:07

Erdinger Weissbier

Mt bom

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 17, 2011 19:13

Final de um dia difícil na companhia de uma BrewDog Zeitgeist!

À vossa!

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sábado out 22, 2011 22:28

A cada golo que dou olho para a garrafa para ter a certeza que não estou a beber uma Rochefort 10. E o resultado é sempre o mesmo:

Imagem

Abriu algum mosteiro na Dinamarca que eu não tenha dado conta?

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta out 28, 2011 19:06

Dark Horse Reserve Special Black Bier

Pujante! :D

Abraços,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 30, 2011 16:35

Algumas surpresas, outras nem por isso:

http://www.worldbeerawards.com/2011/

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo out 30, 2011 17:00

bmxutos Escreveu:Algumas surpresas, outras nem por isso:

Cada vez sou mais céptico em relação a concursos deste género. Kentucky Light a melhor Kölsch do mundo???

Só acredito em concursos em que sou jurado :D

Abraço

Fernando

Imagem
Patricia
Beer Hunter
Registado: segunda out 10, 2011 17:11

Mensagempor Patricia » domingo out 30, 2011 19:23

Hoje em Sesimbra pude provar estas:

Imagem

Imagem

Gostei muito das duas, mas a Moeder Overste surpreendeu-me, não estava a espera de uma tripel com tanto lúpulo.

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » domingo out 30, 2011 19:56

bmxutos Escreveu:Algumas surpresas, outras nem por isso:

http://www.worldbeerawards.com/2011/

Uma San Miguel como melhor pilsener? :shock: Nunca provei essa 1516, mas custa-me muito a acreditar. Mais ainda vendo que em 2009 a melhor Strong Lager foi a Cruzcampo Gran Reserva que provei este Verão, não a tendo achado deslumbrante. O lobby espanhol em força...

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo out 30, 2011 21:39

Estou a ver que tenho de dar um salto a Sesimbra um dia destes. Não me lembro de ver essas duas meninas à venda em Portugal.

Estiveste em melhor companhia que eu:

Imagem

A Pretty Things Jack d'Or é, segundo o fabricante, uma "saison americaine". WTF? Uma saison com lúpulo americano? O lúpulo realmente estava lá, mas a fraca carbonatação e um adocicado muito intenso deitaram tudo a perder.

Favorita no estilo:
Cervejas americanas de estilo belga: Unibroue La Fin du Monde

Abraço

Fernando

Imagem
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quarta nov 02, 2011 0:08

Estão a ver a Angelina Jolie? Toda a gente que conheço diz que é uma das mulheres mais bonitas e sexys do mundo, mas eu acho que há, em Hollywood e não só, mulheres muito mais interessantes.

Da mesma forma, se eu descrevesse uma cerveja como um barley wine feito com um malte fumado com turfa que é utililizado para fazer um dos melhores whiskies do mundo (Laphroig), leva biscoitos escoceses na composição, quantidades copiosas de Nelson Sauvin e estagia em barris de Malt Whisky, parecia um sonho, certo?

Mas o que é um facto é que existem cervejas muito mais interessantes que a BrewDog / Three Floyds Bitch Please.

Imagem

Favorita no estilo:
Collaboration brews: Mikkeller / Revelation Cat Cream Ale

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 07, 2011 21:11

Clown Shoes Hoppy Feet Black IPA

À vossa!

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » sexta nov 11, 2011 0:35

Imagem

Imagem

Imagem

Todas muito boas, mas a Samuel Adams foi uma bela surpresa. Óptima lager.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 13, 2011 19:46

Dark Horse Reserve Special Black Bier

Vinda do Michigan, esta poderosa cerveja parece-me bem mais do que uma Porter como vem caracterizada no ratebeer, ainda que não tão intensa como a Fore Smoked Stout.

Do rótulo não consta informaçãon relevante. Quanto à cerveja em si, apresentou cor preta e enorme espuma castanha, cremosa e com alguma retenção, deixando algum laço ao longo do copo. Aroma a malte torrado, queimado, café. Sabor com elevado amargor do cereal torrado, notas de chocolate negro. Ligeira acidez final. Corpo mais aguado do que a já mencionada Fore. Uma boa Stout, com um equilíbrio interessante entre tudo o que seja escuro/torrado.

Total: 7/10

Imagem
Última edição por bmxutos em domingo nov 13, 2011 21:50, editado 1 vez no total.

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes