O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Re: O que ando a beber...

Mensagempor RTS157 » terça jun 11, 2013 13:33

seriuskiller Escreveu:No fim de semana passado tive oportunidade de provar a cerveja artesanal do Minho, aquela da confraria que vai fazer parceria com a universidade. Posso dizer que é muito fraquinha. Muito aguada, parece água com sabor (muito ligeiro) e um bocado de gás. Tive oportunidade de provar as diversas receitas, nada de especial. Penso que o objectivo é fazer uma cerveja barata e não de qualidade elevada. O melhor que eles tinham era a sidra e essa não era má. Quanto à cerveja, muito fraquinho, mais vale uma cerveja comercial, melhor e mais barata.

Comentário corajoso e verdadeiro. Andamos sempre com o argumento da qualidade da cerveja artesanal e depois temos estes exemplares. Também experimentei umas cervejas destes investigadores o ano passado, na Figueira da Foz, e fiquei perplexo com a qualidade e mais ainda com o discurso dos representantes. Como se tivessem inventado a pólvora!

Aliás, confesso a minha desilusão com uma grande maioria dos produtos artesanais que tenho vindo a beber. Excepção feita às da Vadia e algumas da Sovina, o facto é que a qualidade não compensa o valor a pagar. Acho que deve existir a coragem para se dizer bem e mal, consoante o valor real do produto. O consumidor menos conhecedor não merece ser espoliado da maneira que o é, pagando valores exorbitantes por cervejas mediocres. Estranho, aliás, o silêncio do nosso administrador relativamente a esta questão, sabendo-se que é uma das pessoas com mais voz nesta matéria em termos nacionais. Imagino que seja por falta de tempo ou outra questão que desconhecemos, mas creio ser importante irmos deixando as nossas opiniões sejam elas, repito, boas ou más. Sim, porque convém louvar o que é bom!

Cumprimentos.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jun 11, 2013 20:20

Caro RTS,

Já falei sobre o assunto algures aqui no fórum. Mas posso voltar ao tema sem problemas. Não imaginava que a minha opinião fosse assim tão importante, mas o meu ego agradece...

Não faço avaliação escrita das cervejas artesanais portuguesas porque acho que não se pode matar o patinho feio antes dele crescer e chegar a cisne. E atente-se que muitas micros portuguesas já passaram há muito a fase do patinho. Em Espanha, há uns cinco anos atrás, quase todas as micros eram más. Verdadeiramente más. Produto de ralo de lava-loiça. Se formos hoje a ver, muitas dessas micros cresceram e nuestros hermanos estão a fazer produtos magníficos. Penso que o mesmo se passará em Portugal.

Estar numa fase destas a dizer que aquilo é bom ou aquilo é mau só serve para desincentivar e eventualmente influenciar negativamente quem acabou de entrar neste mundo. Sim, há produtos bastante maus, há produtos excessivamente caros, há a loucura de pessoas que fazem um workshop e no mês a seguir já estão a engarrafar, pôr um rótulo e a vender como grande cerveja artesanal. Acho que é sintomático da crise. As crises fazem aparecer empreendendores. Empreendedores, não necessariamente cervejeiros. Mas sinceramente não me cabe a mim acabar com esses sonhos. Quem sou eu!? O mercado acabará por separar o trigo do joio.

Dito isto, faço e já fiz avaliação de algumas artesanais portuguesas, nomeadamente a pedido dos próprios produtores. É normal trocarmos impressões, considerar melhorias, apostar num determinado perfil. Mas não creio ter qualquer dever de dizer que isto é bom ou mau. Cada um de nós deve criar a sua opinião e se quiser publicá-la é para isso que o fórum e a internet servem. Nada obsta a que de futuro não escreva a prova de uma cerveja artesanal portuguesa. Se ela atingir uma dimensão significativa e assim me apetecer com certeza que o farei. Para já tenho este princípio e irei mantê-lo.

Um abraço,

andregoncalves
Beer Hunter
Registado: terça jun 26, 2012 16:21

Mensagempor andregoncalves » sexta jun 14, 2013 11:17

bmxutos Escreveu:Caro RTS,

Já falei sobre o assunto algures aqui no fórum. Mas posso voltar ao tema sem problemas. Não imaginava que a minha opinião fosse assim tão importante, mas o meu ego agradece...

Não faço avaliação escrita das cervejas artesanais portuguesas porque acho que não se pode matar o patinho feio antes dele crescer e chegar a cisne. E atente-se que muitas micros portuguesas já passaram há muito a fase do patinho. Em Espanha, há uns cinco anos atrás, quase todas as micros eram más. Verdadeiramente más. Produto de ralo de lava-loiça. Se formos hoje a ver, muitas dessas micros cresceram e nuestros hermanos estão a fazer produtos magníficos. Penso que o mesmo se passará em Portugal.

Estar numa fase destas a dizer que aquilo é bom ou aquilo é mau só serve para desincentivar e eventualmente influenciar negativamente quem acabou de entrar neste mundo. Sim, há produtos bastante maus, há produtos excessivamente caros, há a loucura de pessoas que fazem um workshop e no mês a seguir já estão a engarrafar, pôr um rótulo e a vender como grande cerveja artesanal. Acho que é sintomático da crise. As crises fazem aparecer empreendendores. Empreendedores, não necessariamente cervejeiros. Mas sinceramente não me cabe a mim acabar com esses sonhos. Quem sou eu!? O mercado acabará por separar o trigo do joio.

Dito isto, faço e já fiz avaliação de algumas artesanais portuguesas, nomeadamente a pedido dos próprios produtores. É normal trocarmos impressões, considerar melhorias, apostar num determinado perfil. Mas não creio ter qualquer dever de dizer que isto é bom ou mau. Cada um de nós deve criar a sua opinião e se quiser publicá-la é para isso que o fórum e a internet servem. Nada obsta a que de futuro não escreva a prova de uma cerveja artesanal portuguesa. Se ela atingir uma dimensão significativa e assim me apetecer com certeza que o farei. Para já tenho este princípio e irei mantê-lo.

Um abraço,

Bruno,

assino por baixo de ti

Abraço,
André

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » sábado jun 15, 2013 23:08

Rescaldo de uma produtiva visita à Estónia:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda jun 17, 2013 2:34

KaYs3r Escreveu:
seriuskiller Escreveu:Trappistes Rochefort 8

Cerveja de cor castanho escuro, muita espuma que agarra no copo. O aroma é a caramelo e frutos secos e maçã. O sabor é uma mistura de sabor a maçã estilo sidra, com caramelo torrado, o álcool tem alguma presença nesta cerveja. Apresenta muita carbonatação. Uma óptima cerveja.

A Trappistes Rochefort 10 é para mim a melhor cerveja que já provei até hoje :)

Tive oportunidade de experimentar a 10 e posso dizer que prefiro a 8. A 10 tem para mim um carácter muito acentuado a álcool o que não me permite disfrutar do resto. Prefiro uma cerveja mais equilibrada, em que até podes sentir o álcool mas tens de procurar por ele.

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » segunda jun 17, 2013 21:01

HugoG Escreveu:Imagem

Bela viagem :)
Essas brewdog valem alguma coisa?

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda jun 17, 2013 22:18

lupulado Escreveu:

Só provei a da foto e gostei bastante. É uma bela IPA, embora dentro desse género ainda precise de conhecer muitas outras. O aroma é fantástico, muito frutado, e é bastante lupulada. Calha bem com o teu nome ;)

Já agora, para quem conhece mais cervejas deles, qual a vossa preferida?

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda jun 17, 2013 22:26

Dessas que aí coloquei, também gostava de destacar a Aecht Schlenkerla Rauchbier Marzen, a minha primeira smoked beer e creio que uma das mais famosas no estilo. O aroma a carne fumada assustou-me um pouco porque pensei que pudesse ser enjoativa, mas revelou-se bem agradável. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Vic
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda fev 25, 2013 22:09

Mensagempor Vic » terça jun 18, 2013 20:11

HugoG Escreveu:Dessas que aí coloquei, também gostava de destacar a Aecht Schlenkerla Rauchbier Marzen, a minha primeira smoked beer e creio que uma das mais famosas no estilo. O aroma a carne fumada assustou-me um pouco porque pensei que pudesse ser enjoativa, mas revelou-se bem agradável. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

É mesmo uma excelente cerveja. Uma das poucas que gosto de beber bem fresca.

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » terça jun 18, 2013 23:57

Vic Escreveu:
HugoG Escreveu:Dessas que aí coloquei, também gostava de destacar a Aecht Schlenkerla Rauchbier Marzen, a minha primeira smoked beer e creio que uma das mais famosas no estilo. O aroma a carne fumada assustou-me um pouco porque pensei que pudesse ser enjoativa, mas revelou-se bem agradável. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Consegue-se encontrar por cá? Creio que nunca a vi...

Vic
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Vic » quarta jun 19, 2013 19:06

HugoG Escreveu:
Vic Escreveu:

Consegue-se encontrar por cá? Creio que nunca a vi...

Nunca cá vi à venda, Hugo. Mas já mandei vir directamente da cervejeira (12 ) e foram muito rápidos e com as cervejas muito bem embaladas e os portes até foram baratos. Acho que ficaram a mais ou menos 2 euros e pouco cada cerveja..

Abraço

davidrego
O que é uma cerveja?
Registado: quarta mai 29, 2013 11:47

Mensagempor davidrego » sexta jun 21, 2013 14:03

Aqui vai a minha 1ª tentativa de review de uma belga :)

Cerveja: Affligem Blond (6.8% vol)

Coloração dourada escura, um pouco turva
Espuma branca de persistência média
Carbonatação média
Aroma um pouco frutado, com alguma amargura no final

Há melhores dentro do estilo, mas não me importava nada de beber outra agora... (!!!C)

Imagem

Rotten
O que é uma cerveja?
Registado: segunda jun 24, 2013 16:08

Mensagempor Rotten » quarta jun 26, 2013 12:11

HugoG Escreveu:
lupulado Escreveu:

Só provei a da foto e gostei bastante. É uma bela IPA, embora dentro desse género ainda precise de conhecer muitas outras. O aroma é fantástico, muito frutado, e é bastante lupulada. Calha bem com o teu nome ;)

Já agora, para quem conhece mais cervejas deles, qual a vossa preferida?

A IPA da Brewdog é excelente, sem dúvida!
Eu sou um grande fã de IPA's e a Punk IPA é claramente da escola americana. Muito lupulada, muito mesma, com os citrinos a predominarem. O aroma é fantástico.

Foi das melhores IPA's que já bebi.

Quanto às várias cervejas da Brewdog, eu tive no ano passado no Pub deles em Londres onde têm uma grande variedade deles próprios e algumas outras cervejas de grande qualidade (foi lá que provei a Export Stout da Kernel, magnífica).

Provei algumas e destaco a Hardcore IPA (forte, mas com um aroma e corpo fantásticos) e a Alice Porter.

Algo que reparei recentemente foi isto:

http://www.brewdog.com/blog-article/117

A Brewdog supostamente está a ser distribuida em Portugal pela DCN Beers. No entanto, não sei se é pelo estigma das cervejas britânicas em Portugal "não se venderem" ou por qualquer outro motivo, mas nunca a vi à venda por cá.

O que é uma pena.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 26, 2013 13:45

Rotten Escreveu:Algo que reparei recentemente foi isto:

A Brewdog supostamente está a ser distribuida em Portugal pela DCN Beers. No entanto, não sei se é pelo estigma das cervejas britânicas em Portugal "não se venderem" ou por qualquer outro motivo, mas nunca a vi à venda por cá.

O que é uma pena.

Pois mas se fores ao site da DCN na secção de marcas não vês a Brewdog em lado nenhum.
Última edição por nogueiraf em quarta jun 26, 2013 23:36, editado 1 vez no total.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Rotten
O que é uma cerveja?
Registado: segunda jun 24, 2013 16:08

Mensagempor Rotten » quarta jun 26, 2013 15:19

nogueiraf Escreveu:[quote="Rotten"

O que é uma pena.

Pois mas se fores ao site da DCN na secção de marcas não vês a Brewdog em lado nenhum.[/quote]

A notícia também já é de 2009, mas mesmo nessa altura não me lembro de ter visto Brewdogs à venda.

Vic
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Vic » sexta jun 28, 2013 23:07

Rotten Escreveu:
nogueiraf Escreveu:[quote="Rotten"

O que é uma pena.

Pois mas se fores ao site da DCN na secção de marcas não vês a Brewdog em lado nenhum.

A notícia também já é de 2009, mas mesmo nessa altura não me lembro de ter visto Brewdogs à venda.[/quote]

Posso adiantar que algumas cervejas da Brewdog (poucas) estiveram à venda por essa altura (2009/2010) no El Corte Inglês.
Não sei o que se passa com a DCN - não tenho informação privilegiada - mas já reparei que o ECI vai rodando cervejas, tendo contudo, algumas que são, por assim dizer, cativas (as que vendem mais, claro). No caso da Brewdog, posso dizer que na altura, algumas das cervejas deles permaneceram nos escaparates, creio que, não pela falta de qualidade, mas sim porque os preços eram bem mais elevados que os das restantes cervejas. Acho que é o que agora sucede com as cervejas da Anchor: as que estão ao nível de preços das restantes - a Liberty Ale, a SteamBeer ou a Porter - estão lá à venda. A barley wine, Old Foghorn, desapareceu há bastante tempo.

Cheers

Vic

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda jul 01, 2013 15:56

Sagres Radler

O mesmo que um sumol, sem qualquer semelhança com cerveja.

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda jul 01, 2013 22:36

Imagem

Ao provar esta Lusa, recentemente lançada, lembrei-me do comentário mais acima do RTS acerca das novas cervejas artesanais portuguesas. Assumi o risco de pagar um preço caro apenas por pura curiosidade e sem alimentar grandes expectativas, mas mesmo assim esperava melhor. Apresenta-se com um suspeito "Premium Pils" o que desde logo me fez torcer o nariz, pois parece-me pouco coerente com uma cerveja artesanal... Achei-a um pouco doce demais, pedia um final mais amargo para equilibrar. Nada de especial.

Vic
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Vic » terça jul 02, 2013 20:21

Ao provar esta Lusa, recentemente lançada, lembrei-me do comentário mais acima do RTS acerca das novas cervejas artesanais portuguesas. Assumi o risco de pagar um preço caro apenas por pura curiosidade e sem alimentar grandes expectativas, mas mesmo assim esperava melhor. Apresenta-se com um suspeito "Premium Pils" o que desde logo me fez torcer o nariz, pois parece-me pouco coerente com uma cerveja artesanal... Achei-a um pouco doce demais, pedia um final mais amargo para equilibrar. Nada de especial.

Só essa referência de "Premium Pils" seria logo o suficiente para me afastar, porque geralmente é sinónimo de má cerveja. Além disso, realmente é muito estranho um cervejeiro artesanal lançar-se a fazer uma cerveja desse tipo. É para fazerem concorrência à Super Bock (que também "dizem" que tem montes de medalhas em concursos internacionais) ou à Sagres (idem)?
A minha opinião sobre as cervejas artesanais é muito simples: se querem fazer uma cerveja de qualidade superior e que se possa beber sem se ter pena do dinheiro, o caminho é para a frente e eu vou apoiar. Já provei algumas da Sovina e acho que têm um caminho a percorrer, mas dão indicações de que vai ser bom.
Agora, se é para fazerem cervejas desse tipo, ou do género daquelas que referem aí anteriormente provadas no Minho, mais vale a pena estarem quietos.
Porque aqui, trata-se de uma questão de princípios, de ética e de respeito por quem gosta de cerveja. Mal comparado, é como a música pimba: é claro que se pode fazer e enganar uma boa fatia da população portuguesa. Por mim, denunciarei isso sempre como um logro e não alinharei nunca em palmadinhas nas costas de quem não respeita os outros, como é o caso. Talvez se não fosse a falta de tais denúncias, não estaríamos agora a levar com Tonis Carreiras, Marantes e afins.

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » terça jul 02, 2013 23:41

Vic Escreveu:

Só essa referência de "Premium Pils" seria logo o suficiente para me afastar, porque geralmente é sinónimo de má cerveja. Além disso, realmente é muito estranho um cervejeiro artesanal lançar-se a fazer uma cerveja desse tipo. É para fazerem concorrência à Super Bock (que também "dizem" que tem montes de medalhas em concursos internacionais) ou à Sagres (idem)?
A minha opinião sobre as cervejas artesanais é muito simples: se querem fazer uma cerveja de qualidade superior e que se possa beber sem se ter pena do dinheiro, o caminho é para a frente e eu vou apoiar. Já provei algumas da Sovina e acho que têm um caminho a percorrer, mas dão indicações de que vai ser bom.
Agora, se é para fazerem cervejas desse tipo, ou do género daquelas que referem aí anteriormente provadas no Minho, mais vale a pena estarem quietos.
Porque aqui, trata-se de uma questão de princípios, de ética e de respeito por quem gosta de cerveja. Mal comparado, é como a música pimba: é claro que se pode fazer e enganar uma boa fatia da população portuguesa. Por mim, denunciarei isso sempre como um logro e não alinharei nunca em palmadinhas nas costas de quem não respeita os outros, como é o caso. Talvez se não fosse a falta de tais denúncias, não estaríamos agora a levar com Tonis Carreiras, Marantes e afins.

Se a tivesse provado sem ver o rótulo não imaginaria que se tratava de uma cerveja "artesanal". Se não é para ser um produto mais diferenciado, também escapa à minha compreensão o porquê de lançar-se esta cerveja a preços tão elevados.

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

O que ando a beber...

Mensagempor romaor » sexta jul 05, 2013 13:57

Samuel Smith's Organic Chocolate Stout

Uma alternativa bastante interessante para aqueles que não apreciam os sabores e aromas da cerveja "tradicional". Com um expressivo, mas equlibrado, aroma a chocolate, esta cerveja não fica indiferente, pela positiva, a não apreciadores. O sabor pareceu-me equilibrado, com algum amargor, não permitindo que o chocolate se destaque por si so. De corpo vincado acompanhado de espuma cremosa para um final muito satisfante. Classificaria no tipo de "não acabes já tá bem!?!" porque outra seria demais, mas repetiria concerteza.
Anexos
DSCN1421.jpg
SS Org Choc Stout
DSCN1421.jpg (76.09 KiB) Visto 15491 vezes

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta jul 17, 2013 23:23

Mc Chouffe

Uma Belgian Strong Ale, sabor a caramelo e a torrado, deliciosa. Aroma a caramelo. Muito parecida em sabor e aspecto com a minha Weizenbock.
Anexos
1.jpg
1.jpg (52.48 KiB) Visto 15417 vezes

joaopmgoncalves
Beer Hunter
Registado: quarta jul 10, 2013 18:33
Contacto:

Mensagempor joaopmgoncalves » domingo jul 21, 2013 19:57

Imagem

A ver a última etapa do Tour de France bem acompanhado. :)

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quinta ago 01, 2013 20:51

Feliz IPA Day :D

Eu estou a comemorar. E vocês?

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
sergiumx
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 06, 2013 19:12

Mensagempor sergiumx » quarta ago 07, 2013 15:00

Essa foi a minha de ontem .
Bem suave com baixo teor até a patroa gostou !! :wink:

Imagem

O que foi dito bêbado foi pensado sóbrio
sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » quinta ago 08, 2013 18:19

Hoje eu vou degustar uma Trappístes Rochefort 10 bastante elogiada em foruns de cerveja :):) :wink:

Imagem

:):) :):)

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » sexta ago 09, 2013 21:54

Sem palavras !!!! -)00 (App) (App) (App) (App) (App)

Imagem

Imagem

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » sábado ago 10, 2013 22:57

Seguindo as indicações dos amigos abri essa provei gostei, bem suave com pequeno amargor no final . :):)

Imagem

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 15, 2013 19:09

Fui passar uma semana de férias ás ilhas Cies, uma ilha localizada frente a Vigo. A ilha tem 3 bares com pouca coisa, mas pelo menos tem uma vasta variedade de cervejas, o que envergonharia a grande parte das cervejarias portuguesas. Aproveito para deixar uns comentários em algumas que bebi:

1-Warsteiner
Uma Pilsner normal, nada a sublinhar.

2-Judas
Uma boa cerveja, o seu sabor permanece na boca durante muito tempo. Algum sabor a banana, algum álcool e especiarias

3-Belzebuth
Sabor muito forte, muito álcool. Algum caramelo.
Anexos
IMAG0219.jpg
IMAG0219.jpg (63.88 KiB) Visto 15090 vezes
IMAG0215.jpg
IMAG0215.jpg (67.32 KiB) Visto 15090 vezes
IMAG0202.jpg
IMAG0202.jpg (71.12 KiB) Visto 15090 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 15, 2013 19:17

4-Verboden Vrucht
Uma Belgian Strong Ale. Sabor a malte e algum aroma que faz lembrar as cervejas de trigo.

5-Delirium Tremens
Uma Belgian Strong Pale Ale. Sabor frutado e a banana.

6-1906 Reserva Especial
Uma Oktoberfest. Cerveja barata em Espanha e de boa qualidade. Sabor a malte e com bastante lúpulo.
Anexos
IMAG0275.jpg
IMAG0275.jpg (58.71 KiB) Visto 15090 vezes
IMAG0274.jpg
IMAG0274.jpg (61.47 KiB) Visto 15090 vezes
IMAG0271.jpg
IMAG0271.jpg (64.52 KiB) Visto 15090 vezes

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 8 visitantes