O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
sergiumx
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 06, 2013 19:12

Re: O que ando a beber...

Mensagempor sergiumx » quarta out 30, 2013 10:43

Ontem foram estas :

Imagem

Imagem

O que foi dito bêbado foi pensado sóbrio
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 30, 2013 12:02

lupulado Escreveu:
brunosoliveia Escreveu:Para a propaganda que fazem e pelo preço é um pouco de desanimar com uma compra assim, mas há que dar o benefício da dúvida e ver se melhora...pode ter sido de ser a primeira batch e não terem tomado cuidado com o tempo quente.

Acho que se queremos ter opções de consumo de cerveja artesanal portuguesa no futuro, o assunto não pode ser abordado com essa leveza. Nem sei o preço da DUX, nem nunca provei, mas de certeza que para muito português há-de ser a primeira artesanal que provam. Se for uma coisa como a que está na fotografia aí em cima, de fugir, o novo consumidor fica (mal) vacinado e não vai querer tão cedo uma nova abordagem à cerveja artesanal.

Benefício da dúvida? Eu não daria se o caso for aberrante. Primeira batch, falta de cuidado? Deitem a cerveja fora. É demasiado perigoso para todos (consumidores, potenciais consumidores, players ou futuros players) ter uma coisa assim no mercado. E é um mercado tão verdinho...

Mais uma vez, não provei, só estou a julgar por uma fotografia, mas acho que não se deve levar isto como uma brincadeira, não estamos a falar de homebrewing.

E posto isto, vou ver se compro umas DUX para tirar o assunto a limpo :)

Muito interessante esta conversa! É um tema de discussão extremamente relevante para pessoas que, como nós, têmum interesse acrescido pela temática cerveja e que fugimos ao estereótipo de consumidor tradicional de Sagres e SB.

Essa imagem da DUX é verdadeiramente assustadora, ainda por cima tratando-se de uma Pilsner. O que pode ter acontecido? Sem conhecer a receita, tempos e processo produtivo torna-se muito complicado. Pode ser do tipo de levedura (há umas estirpes que são extremamente floculantes, enquanto outras colapsam mais devagar); sendo uma Pilsner, quanto tempo esteve no segundo fermentador (esteve?); Houve algum lagering ou pelo menos teve choque térmico frio? Questions, questions...

Mas no fundo concordo com o lupulado. Um consumidor de SB que numa noite esteja disposto a dar uns 3€ por uma cerveja diferente e saia isto, é capaz de pensar duas vezes antes de voltar a comprar, o que é uma pena para quem já produz com qualidade e cuidado. Na minha opinião, não se deve tirar um curso de produção de cerveja artesanal e pensar que estamos imediatamente prontos a colocar uma cerveja no mercado. Venha o kit, engarrafa, coloca o rótulo e segue. Não é bem assim. Cerveja artesanal é uma coisa, cerveja caseira é outra.

Atenção: digo isto sem conhecer a DUX. Não faço aqui, portanto, qualquer juízo de valor sobre essa cerveja.

Por falar em cerveja caseira, experimentei uma cerveja de trigo com morangos elaborada pelo nosso confrade romaor e que estava uma delícia. Fresca, excelente espuma, boa percepção dos morangos, apenas uma atenuação demasiado acentuada. Mas estava fantástica para uma segunda produção. Parabéns! Em breve coloco a foto que tirei à dita.

Abraços,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 30, 2013 14:18

E aí está a foto da cerveja do Rui. Não faz jus à mesma, acreditem.

Imagem

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta out 30, 2013 14:36

Acho que deveriamos fazer como os espanhois, um evento de degustação e a malta levar as suas obras de arte...

Porque isto de ver fotos e ler as descrições não dá com nada lol

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » quarta out 30, 2013 15:27

bmxutos Escreveu:
lupulado Escreveu:
brunosoliveia Escreveu:Para a propaganda que fazem e pelo preço é um pouco de desanimar com uma compra assim, mas há que dar o benefício da dúvida e ver se melhora...pode ter sido de ser a primeira batch e não terem tomado cuidado com o tempo quente.

Acho que se queremos ter opções de consumo de cerveja artesanal portuguesa no futuro, o assunto não pode ser abordado com essa leveza. Nem sei o preço da DUX, nem nunca provei, mas de certeza que para muito português há-de ser a primeira artesanal que provam. Se for uma coisa como a que está na fotografia aí em cima, de fugir, o novo consumidor fica (mal) vacinado e não vai querer tão cedo uma nova abordagem à cerveja artesanal.

Benefício da dúvida? Eu não daria se o caso for aberrante. Primeira batch, falta de cuidado? Deitem a cerveja fora. É demasiado perigoso para todos (consumidores, potenciais consumidores, players ou futuros players) ter uma coisa assim no mercado. E é um mercado tão verdinho...

Mais uma vez, não provei, só estou a julgar por uma fotografia, mas acho que não se deve levar isto como uma brincadeira, não estamos a falar de homebrewing.

E posto isto, vou ver se compro umas DUX para tirar o assunto a limpo :)

Muito interessante esta conversa! É um tema de discussão extremamente relevante para pessoas que, como nós, têmum interesse acrescido pela temática cerveja e que fugimos ao estereótipo de consumidor tradicional de Sagres e SB.

Essa imagem da DUX é verdadeiramente assustadora, ainda por cima tratando-se de uma Pilsner. O que pode ter acontecido? Sem conhecer a receita, tempos e processo produtivo torna-se muito complicado. Pode ser do tipo de levedura (há umas estirpes que são extremamente floculantes, enquanto outras colapsam mais devagar); sendo uma Pilsner, quanto tempo esteve no segundo fermentador (esteve?); Houve algum lagering ou pelo menos teve choque térmico frio? Questions, questions...

Mas no fundo concordo com o lupulado. Um consumidor de SB que numa noite esteja disposto a dar uns 3€ por uma cerveja diferente e saia isto, é capaz de pensar duas vezes antes de voltar a comprar, o que é uma pena para quem já produz com qualidade e cuidado. Na minha opinião, não se deve tirar um curso de produção de cerveja artesanal e pensar que estamos imediatamente prontos a colocar uma cerveja no mercado. Venha o kit, engarrafa, coloca o rótulo e segue. Não é bem assim. Cerveja artesanal é uma coisa, cerveja caseira é outra.

Atenção: digo isto sem conhecer a DUX. Não faço aqui, portanto, qualquer juízo de valor sobre essa cerveja.

Por falar em cerveja caseira, experimentei uma cerveja de trigo com morangos elaborada pelo nosso confrade romaor e que estava uma delícia. Fresca, excelente espuma, boa percepção dos morangos, apenas uma atenuação demasiado acentuada. Mas estava fantástica para uma segunda produção. Parabéns! Em breve coloco a foto que tirei à dita.

Abraços,

Isso que dizes no teu 3º parágrafo é bem verdade e até posso dizer que já o testemunhei, pois essa DUX da foto foi por mim levada e servida num jantar de amigos que são os tipícos consumidores de Sagres e SB (como era uma pilsner, pensei que não fugiria muito ao gosto deles) e que não ficaram com vontade nenhuma de a voltar a provar e, acredito, nem outras marcas artesanais.

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta out 30, 2013 15:52

Eu sei que perdemos todos com cervejas como esta da DUX, mas há que continuarmos a apostar e divulgar boas marcas e festivais como o de Caminha. Havia marcas menos boas como a da SB artesanal mas no geral as cervejas eram muito boas.

Tal como já disse antes, temos que nos juntar e começar a sair a rua, de momento já fazemos os encontros da malta e o concurso mas deveríamos avançar para momentos de degustação ou pequenos eventos com os inúmeros cervejeiros caseiros que há por aí...

Desta forma vamos conseguir dar mais visibilidade da cerveja caseira e mostrar que há bons projetos um pouco por todo o país à espera de serem bebidos.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 30, 2013 16:18

brunosoliveia Escreveu: Tal como já disse antes, temos que nos juntar e começar a sair a rua, de momento já fazemos os encontros da malta e o concurso mas deveríamos avançar para momentos de degustação ou pequenos eventos com os inúmeros cervejeiros caseiros que há por aí...

Desta forma vamos conseguir dar mais visibilidade da cerveja caseira e mostrar que há bons projetos um pouco por todo o país à espera de serem bebidos.

Concordo plenamente, Bruno.

Vamos lá fazer mais coisas. Por vezes somos/tornamo-nos algo preguiçosos. Quando falo com pessoal cervejeiro de Espanha ou do Brasil, dizem-me muitas vezes que vão participar num festival cervejeiro ou num encontro. Quando pergunto a que distância é, dizem 400, 500 ou 600 Kms. Bem sei que estamos em época de crise e não fica barato andar pelo país para baixo e para cima. Mas não é algo que se faça semanalmente ou mesmo mensalmente. Para além do concurso e dos encontros acho mesmo que se podem fazer mais coisas.

Abraço,

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » quarta out 30, 2013 20:24

bmxutos Escreveu:
brunosoliveia Escreveu: Tal como já disse antes, temos que nos juntar e começar a sair a rua, de momento já fazemos os encontros da malta e o concurso mas deveríamos avançar para momentos de degustação ou pequenos eventos com os inúmeros cervejeiros caseiros que há por aí...

Concordo plenamente, Bruno.

Vamos lá fazer mais coisas. Por vezes somos/tornamo-nos algo preguiçosos. Quando falo com pessoal cervejeiro de Espanha ou do Brasil, dizem-me muitas vezes que vão participar num festival cervejeiro ou num encontro. Quando pergunto a que distância é, dizem 400, 500 ou 600 Kms. Bem sei que estamos em época de crise e não fica barato andar pelo país para baixo e para cima. Mas não é algo que se faça semanalmente ou mesmo mensalmente. Para além do concurso e dos encontros acho mesmo que se podem fazer mais coisas.

Abraço,

Eu acho que basta um convívio bem regado com cerveja para surgirem grandes ideias para eventos :mrgreen:

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta out 30, 2013 23:32

Concordo

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta nov 01, 2013 10:55

Não querendo ser o desmancha prazeres isto é tudo muito bonito mas falando em eventos abertos de cerveja caseira ainda corríamos o risco de aparecer a ASAE e confiscar tudo como aconteceu com a Sarti. Numa altura que a cerveja caseira/artesanal começa a ter visibilidade e a crescer não convém é ter noticias nos telejornais com apreensão da ASAE trazendo logo uma conotação negativa, mas se conseguíssemos de alguma forma promover esses eventos de forma aberta sem problemas seria uma mais valia para todos

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sexta nov 01, 2013 16:12

nogueiraf Escreveu:Não querendo ser o desmancha prazeres isto é tudo muito bonito mas falando em eventos abertos de cerveja caseira ainda corríamos o risco de aparecer a ASAE e confiscar tudo como aconteceu com a Sarti. Numa altura que a cerveja caseira/artesanal começa a ter visibilidade e a crescer não convém é ter noticias nos telejornais com apreensão da ASAE trazendo logo uma conotação negativa, mas se conseguíssemos de alguma forma promover esses eventos de forma aberta sem problemas seria uma mais valia para todos

O que aconteceu com a Sarti?

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta nov 01, 2013 19:15

HAMR Escreveu:
nogueiraf Escreveu:Não querendo ser o desmancha prazeres isto é tudo muito bonito mas falando em eventos abertos de cerveja caseira ainda corríamos o risco de aparecer a ASAE e confiscar tudo como aconteceu com a Sarti. Numa altura que a cerveja caseira/artesanal começa a ter visibilidade e a crescer não convém é ter noticias nos telejornais com apreensão da ASAE trazendo logo uma conotação negativa, mas se conseguíssemos de alguma forma promover esses eventos de forma aberta sem problemas seria uma mais valia para todos

O que aconteceu com a Sarti?

Basicamente a ASAE apareceu antes do evento e lacrou os fermentadores visto não estarem legais!! Houve algumas marcas que não foram ao ArtBeerFest com o mesmo receio

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta nov 01, 2013 19:59

Eles por norma so fazem cerveja para o evento deles e quando há aquelas festinhas na zona.
Em caminha houve um rumor que a ASAE lhes tinha feito uma visita mas ainda não consegui tirar isso a limpo.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça nov 05, 2013 12:44

HugoG Escreveu:Provei ontem a pilsener da DuxBeer e nem sei bem o que dizer :~~ Pessoal mais conhecedor da produção de cerveja, o que pode explicar este aspecto?

Imagem

Vê a segunda foto deste site e diz o que te parece:

http://vejasp.abril.com.br/materia/mulh ... s-cervejas

ps2fan33
Bebedor de minis!
Registado: terça jul 30, 2013 15:52

Mensagempor ps2fan33 » terça nov 05, 2013 13:59

Este fim de semana foi a Paulaner Salvator
Anexos
Beer-Paulaner-Salvator-Doppelbock.jpg
Beer-Paulaner-Salvator-Doppelbock.jpg (33.53 KiB) Visto 13447 vezes

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » terça nov 05, 2013 22:19

seriuskiller Escreveu:
HugoG Escreveu:Provei ontem a pilsener da DuxBeer e nem sei bem o que dizer :~~ Pessoal mais conhecedor da produção de cerveja, o que pode explicar este aspecto?

Imagem

Vê a segunda foto deste site e diz o que te parece:

http://vejasp.abril.com.br/materia/mulh ... s-cervejas

Parece-me uma weiss com boa formação de espuma...

jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » sexta nov 08, 2013 22:47

Estranho, eu já vi algumas e nenhuma tem esse aspecto, nunca provei mas sei de pessoal que fala bem da cerveja. bem estou a ver que tenho de ir comprar uma para provar...

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » sábado nov 09, 2013 23:12

Mais uma... Hofbräu München Maibock
Anexos
imag1172.jpg
imag1172.jpg (22.75 KiB) Visto 13391 vezes

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » domingo nov 17, 2013 17:29

Imagem

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » domingo dez 01, 2013 15:16

Hoje abri uma Bacchus e achei que ela tem gosto de Itubaína ....Parece refrigerante !!!

Imagem

Imagem

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Mensagempor romaor » sábado dez 07, 2013 17:46

Fotos da minha produção Weizen

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

(!!!C)

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado dez 07, 2013 19:45

Mt bom, sera que chega alguma amostra ca acima? No dia 20 vai ser prova de cervejas e seria interessante haver participações do sul :)

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » segunda dez 09, 2013 11:01

Imagem

:):) :):) :):) :):) :):) :):) :):) :):) :):) (App) (App) (App) (App) (App)

Estupenda cerveja !!!!

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » quarta dez 18, 2013 19:29

Este Natal promete... (Love)

Imagem

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » quarta dez 18, 2013 22:25

HugoG Escreveu:Este Natal promete... (Love)

Imagem

Grande seleção!!! Onde as adquiriste? Não conhecia a leffe kerstbier...

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » quarta dez 18, 2013 22:35

Chegaram esta semana de Espanha, pelo site cervezus.
Anexos
DSC_0010.jpg
DSC_0010.jpg (20.78 KiB) Visto 13051 vezes

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » quarta dez 18, 2013 22:51

ps2fan33 Escreveu:

Imagem

As duas primeiras da esquerda trouxeram-me da Bélgica :wink: A Leffe está à venda no Corte Inglés.

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » quinta dez 19, 2013 12:38

HugoG Escreveu:
ps2fan33 Escreveu:

Imagem

As duas primeiras da esquerda trouxeram-me da Bélgica :wink: A Leffe está à venda no Corte Inglés.

Pois aqui na região centro é raro haver dessas coisas :-|

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quinta dez 19, 2013 13:34

Brevemente vai aparecer uma loja on-line nacional que vai ter preciosidades destas a preços interessantes.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » quinta dez 19, 2013 19:13

brunosoliveia Escreveu:Brevemente vai aparecer uma loja on-line nacional que vai ter preciosidades destas a preços interessantes.

Ena, venha ela :):)

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes