Voltei hoje a experimentar a Moinette Blonde. e, tal como da primeira vez, a realidade ficou ligeiramente abaixo das expectativas. Devo frisar que se trata de uma excelente cerveja mas, sendo o porta estandarte da Dupont, estava à espera de um bocadinho mais. Aliás, não sei se até agora tive azar ou se o estilo da companhia não se adapta ao meu palato mas as Dupont's que já experimentei, como por exemplo a Biere de Miel ou a Saison Vieille Provision, deixaram-me sempre um pouco desiludido, tendo em conta que esta cervejaria é uma das mais conceituadas da Bélgica!
Adiante! Garrafa de 33cl, rótulo amarelo e sóbrio. Servi-a num copo da trapista Chimay, apesar de um copo em tulipa talvez tivesse sido uma melhor opção. Ao estilo de uma Tripel, esta cerveja tem 8,5% ABV, ou seja, não é para brincadeiras!
De cor dourada, a fugir para o laranja, apresentou uma linda e cremosa espuma branca, extremamente estável e consistente. A Moinette é uma cerveja muito viva e que apresenta, habitualmente (pelo menos aconteceu-me das duas vezes), bastante sedimento, o que em nada afecta o sabor e características do produto.
O aroma é bem agradável, com notas de frutos (maioritariamente limão) e ervas, bastante refrescante mesmo que algo adocicado.
O sabor é tendencialmente amargo e bastante complexo, com presença de especiarias e lúpulo, sendo que a levedura utilizada também deixa as suas marcas. Apesar de tudo, há uma certa falta de equlíbrio geral, ja que se trata de uma cerveja algo agressiva, bastente amarga desde início e com um fim muito seco. Nem mesmo o aumento da temperatura da cerveja lhe doma o espírito. Acaba por ser um pouco demais para mim, que costumo gostar de coisas como a Bush Ambrée ou a Triple Karmeliet...
Conclusão: lá por ter ficado ligeiramente desapontado, esta continua a ser uma cerveja bastante boa, profunda e complexa e com um aroma que compensa a aspereza do sabor. Apesar de tudo, acho que não volto à Moinette tão depressa....
Aparência: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6/10
Palato: 7/10
Total: 7/10