O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: O que ando a beber...

Mensagempor bmxutos » quarta out 01, 2014 19:15

goaman Escreveu:
Estava a falar especificamente nesta cerveja, e não no estilo em geral.
Tenho tentado provar algumas... já experimentei estas:

Timmermans Framboise Lambic
Lindemans Pêcheresse
Chapeau Banana
Boon Kriek
Lindemans Framboise
Liefmans Fruitesse
Delirium Red
Timmermans Tradition Blanche Lambicus

Não são muitas, mas também sabes que a minha "viagem" neste mundo é mesmo muito recente.
Ordenei a lista pela minha ordem de apreciação. Como vez, a Pecheresse até está muito bem classificada!
A Timmermans Tradition Blanche Lambicus nem sei bem se pertence a este estilo.... mas achei-a acida demais. Os sabores não eram equilibrados.

Sim, nessa lista estão umas bem doces, que fariam corar a própria Pêcheresse. :mrgreen:

Temos essencialmente dois estilos nas cervejas que elencaste: as Lambic-Fruit (Timmermans Framboise, Pêcheresse, Chapeau Banana, Boon Kriek e Lindemans Framboise) e as Fruit Beer (Liefmans Fruitesse e Delirium Red). Já a Timmermans Tradition Blanche Lambicus é como dizes, nada fácil de definir. Está num estilo próprio, uma Wit Lambic, que na verdade não está balizado em termos internacionais.

Por acaso não tenho bebido muitas Lambic, o que é uma pena. Aliás, por falar nisso deixa ver o que tenho ali no frigorífico.... :mrgreen:

Abraço,

Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Mensagempor Dulcídio » domingo out 05, 2014 17:41

Decidi andar em busca de inspiração para fazer a minha próxima cerveja. Como de costume acabei numa loja de cerveja regional onde tem um pouco de tudo e para todos os gosto.
Encontrei isto:
Imagem

É uma IPA Polaca, como diz na garrafa.
A receita é elaborada com Single hop Lunga, de origem polaca.
O que posso dizer sobre esta cerveja???
Tenho mais uma no meu top 10
Tem um aroma não muito acentuado, como normalmente as American IPA têm, mas o sabor é muito delicado e o lúpulo é algo de diferente. É a primeira vez que bebo alguma coisa com o lúpulo Lunga. Até agora nunca tinha saboreado.
É uma cerveja muito amarga, com um sabor herbal e com pouca presença do sabor do malte.
A carbonatação é média e o corpo da cerveja também.
É uma cerveja com um grande potencial

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 03, 2014 23:10

Het Kapittel Watou Dubbel

Um clássico belga. À imagem de algumas Dubbel belgas esta também sofre com uma característica metálica (esqueçam a carica, o problema não é daí) não muito agradável. O que pode ser então? Hidrólise dos lípidos em maltes mal armazenados, elevados níveis de ferro na água... difícil de afirmar com certeza.

Em termos de aparência tudo bem, com uma bonita cor castanho escuro e uma espuma beige com boa durabilidade. Se no nariz predomina algum malte, o sabor é bastante dominado pelo tal metálico, que ofusca os restantes elementos que podiam ser perceptíveis. A carbonatação é media a elevada.

Aqui em Lisboa, no Cinearte, chegou a haver a Het Kapittel Dubbel à pressão e já aí o metalíco era a característica dominanate. Uma pena.

Aparência: 8/10
Aroma: 5/10
Sabor: 4/10
Palato: 4/10

Total: 5,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 03, 2014 23:41

Crabbie's Raspberry Alcoholic Ginger Beer

São poucas, são na verdade muito poucas, as cervejas que não acabo e que deito fora. Eventualmente, mesmo que a cerveja não seja muito boa consigo bebê-la até ao fim ou a minha namorada ajuda-me a fazê-lo. Relativamente a esta Crabbie's nem um nem outro conseguiu terminar a coisa. Ofensiva, realmente.

A cor é tipo kriek mas muito límpida, carbonatação muito vívida e espuma fugidia. No aroma nota-se alguns frutos silvestres e doçura, acompanhados por algo terroso que ainda é mais intenso no sabor. Gengibre? Não, o gengibre não contribui com esta característica. Aliás, esta bebida denota é a falta de aspectos que relacionamos com o gengibre, seja na inexistência de notas cítricas ou do típico "picar" na língua e na garganta.

O terroso, associado aos aromas artificias, torna a experiência penosa e, no meu caso, impossível de concluir. Dando-se-lhe o desconto de não ser propriamente uma cerveja ainda assim podiam ter tentado produzir algo mais capaz.

Aparência: 4/10
Aroma: 4/10
Sabor: 3/10
Palato: 2/10

Total: 3,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça nov 04, 2014 0:18

VanderGhinste Oud Bruin

Produzida na cervejeira belga Brouwerij Omer Vander Ghinste, até há pouco tempo conhecida como Bockor, esta Oud Bruin é uma cerveja já com muita tradição. Consta que era já elaborada em 1892, na altura sob o nome Ouden Tripel. Basicamente trata-se de uma mistura entre uma cerveja de alta fermentação e uma cerveja de fermentação espontânea com pelo menos 18 meses de maturação em barris de carvalho. Espera-se, pois, as características típicas de uma Oud Bruin flamenga, com percepção do malte mas também uma acidez omnipresente, equilibrada por notas de frutos vermelhos silvestres e madeira.

É uma Oud Bruin muito "leve", com a acidez bastante atenuada, o que torna esta cerveja numa boa entrada no mundo das red/brown Flanders. Para um apreciador deste estilo, como eu sou, a VanderGhinste acaba por ser um pouco curta.

Coloração castanha com tonalidades vermelhas, formação de espuma decente, com retenção suficiente e dentro do estilo. A carbonatação inicial é significativa mas reduz substancialmente após alguns segundos, mantendo-se mediana ao longo do resto da prova.

No nariz quase se assemelha a um vinho, com notas de uva, algum malte e acidez (vinagre). Os frutos silvestres também se detetam ainda que de forma muito subtil. Na boca a sensão é a típica deste estilo: doçura inicial do malte seguida de uma acidez pujante ainda que pouco prolongada. Ésteres frutados muito vivos e caramelo do malte são equilibrados na perfeição pelo ácido láctico, conduzindo a um final vinoso. Lúpulo? Esqueçam, quase não pertence aqui.

Não é, na verdade, o melhor exemplo de Oud Bruin, mas cumpre o seu propósito e é realmente um clássico. E é uma lufada de bom gosto na gama pouco interessante da Bockor.

Nota: até há pouco tempo esta cerveja era conhecida como Bockor Bellegems Bruin, pelo que é possível que ainda a encontrem sob esta designação em algumas lojas.

Aparência: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Palato: 6/10

Total: 6,75/10

Imagem

vitol
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jun 24, 2013 14:57

Mensagempor vitol » sábado nov 08, 2014 1:22

Kwak é uma cerveja belga e é uma Special Ale. Aconselho vivamente.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado nov 08, 2014 22:20

Embuscade

A La Binchoise é uma cervejeira belga que tem um portefólio alargado, onde podemos encontrar algumas coisas boas ou razoáveis, nomeadamente algumas La Binchoise ou da marca Belgoo, mas que no restante acaba por ser sempre um tiro no escuro ou, alegoricamente, uma verdadeira emboscada.

Esta Embuscade entra directamente para este último grupo, um coisa com pouco sentido resultante de uma mistura entre uma Pale Ale belga e Calvados. Primeiro pormenor: do Calvados nem vê-lo. Sim, existem algumas notas doces e frutadas, mas que tanto se assemelham a Calvados como a Jeropiga. Falta, na verdade, o típido sabor do Calvados, um brandy de maçã que transporta... maçã ou pera, claro.

Para iniciar a cor é estranha, fazendo lembrar um Bellini, rosa pálido e opaco. A espuma essa é branca e com mediana formação e retenção. O aroma é adocicado, sem presença notória de malte ou lúpulo. Ficam-nos algumas frutas artificiais, como amoras e framboesas, e açúcar candy. Na boca é outra vez adocicada, algo sobre-carbonatada e com final seco e ligeira madeira.

Está muito falsa e pouco equilibrada. É uma pena que estas misturas entre cervejas e outras bebidas alcoólicas redundem nisto. Há muitos outros exemplos de soluções pouco conseguidas, seja a Desperados, a Sputnik ou esta Embuscade. Diferente mas no mau sentido.

Aparência: 4/10
Aroma: 4/10
Sabor: 3/10
Palato: 4/10

Total: 3,75/10

Imagem

Diogobc
Bebedor de minis!
Registado: quinta fev 20, 2014 4:02

Mensagempor Diogobc » quinta nov 20, 2014 21:55

Ora boas.

Ontem foi dia de experimentar mais uma cerveja: Meantime India Pale Ale
Fui ao el corte ingles e lá me deparei com esta novidade - e também lá estão a London Pale Ale e outra que agora não me consigo lembrar.

Bom ainda há pouco tempo comecei a gostar de IPA's e ainda é um bocado um mundo por explorar para mim. Já gosto muito das Belgian IPA's mas as normais ainda as ando a descobrir... cada vez gosto mais e portanto tem corrido bem :D

Não vou tar aqui com sabores e aparências e tal porque não tenho prática e não quero dizer disparates, mas gostei bastante desta cerveja. Não a achei espectacular e já bebi IPA's melhores mas é uma cerveja bastante boa. E barata... sim barata, custou menos de 3€ (33cl). Fui ver se tinha ali a factura pa confirmar o preço mas já não tenho, mas foi definitivamente abaixo dos 3€, o que é óptimo neste país. Voltarei a comprar 8)
Anexos
meantime-ipa.jpg
meantime-ipa.jpg (57.32 KiB) Visto 9413 vezes

ps2fan33
Bebedor de minis!
Registado: terça jul 30, 2013 15:52

Mensagempor ps2fan33 » segunda nov 24, 2014 17:21

Este fim de semana fui ao supermercado abastecer o armário :D
Anexos
IMG_20141123_181556.jpg
IMG_20141123_181556.jpg (129.54 KiB) Visto 9384 vezes

aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Mensagempor aneker » quarta nov 26, 2014 18:14

Este fim de semana bebi uma destas que ainda não tinha tido a oportunidade de apreciar... Resultado: Não gostei mesmo nada!

Imagem

Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Mensagempor Dulcídio » sábado nov 29, 2014 23:43

aneker Escreveu:Este fim de semana bebi uma destas que ainda não tinha tido a oportunidade de apreciar... Resultado: Não gostei mesmo nada!

Imagem

Essa cerveja de trigo é boa. Pode não ser das melhores no mundo do trigo, mas consegue ser bastante boa, na minha opinião

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » segunda dez 01, 2014 16:38

Dulcídio Escreveu:
aneker Escreveu:Este fim de semana bebi uma destas que ainda não tinha tido a oportunidade de apreciar... Resultado: Não gostei mesmo nada!

Imagem

Essa cerveja de trigo é boa. Pode não ser das melhores no mundo do trigo, mas consegue ser bastante boa, na minha opinião

Pessoalmente não gostei... Sabor a banana com um amargor estranho e bastante pesada.

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » segunda dez 01, 2014 16:41

Ao contrário desta Franziskaner que achei bastante boa:

Imagem

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » terça dez 02, 2014 15:07

Imagem

Essa Paulaner não estaria estragada? Não é propriamente a melhor cerveja de trigo do mundo mas... na minha opinião é bastante boa.

Acho estranho dizeres que sabia demasiado a banana e depois dizeres que gostaste da Franziskaner, quando pra mim esta última é das cervejas de trigo com um sabor a banana mais intenso. Mas pronto gostos são gostos 8)

Falando em cervejas de trigo, no outro dia fui ao mercado da ribeira e a super bock tem lá uma banca com cervejas de pressão: a normal, a preta e depois 2 das selecção 1927 a "Oktober Fest" e a "Bavaria Weisse". Provei a Bavaria Weiss e, sinceramente, fiquei surpreendido. Talvez por ir com expectativas tão baixas :lol:

Não sendo uma boa cerveja, também não é má. Ligeiramente aguada mas bebe-se bem e tem um sabor lá bem no fundo que é agradável. Sinceramente achei melhor do que as de trigo artesanais que já provei, nomeadamente a Vadia e a Letra. Mas posso ter sido influenciado pela expectativa...

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » terça dez 02, 2014 16:00

Hoje chegaram estas:

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta dez 05, 2014 22:53

ps2fan33 Escreveu:Este fim de semana fui ao supermercado abastecer o armário :D

Hmmm.... Muita coisa muito boa! :)
Da esquerda para a direita, a 2ª, 3ª, 4ª e 6ª são de top!

Boas degustações.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta dez 05, 2014 22:57

goaman Escreveu:Hoje chegaram estas:

Imagem

Boas goaman. Já as degustaste todas?
Pergunto isto pois tenho alguma curiosidade. Não sei se, tendo em conta as expectativas, a menos interessante não será a do meio... :wink:

Mas tudo depende dos gostos, claro. Eu, por exemplo, tenho uma paixão pelas Pannepot/Pannepeut.

Abraço,

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta dez 05, 2014 23:03

Vou deixa-la para a passagem de ano... em vez de espumante vou abrir esta!! :lol: :lol:
Dessas ainda só bebi a Saison Dupont (fenomenal!!) e a Jack Hammer.

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » quinta dez 11, 2014 22:36

Boas.

Também comprei uma DeuS, que nunca provei, mas vou deixá-la para o natal. Vamos a ver se não será uma desilusão...

Mas melhor melhor foram as cervejas que provei nestes últimos dias :D

1- Passarola IPA. Uma boa cerveja. Provavelmente a melhor cerveja portuguesa que já provei e, na minha humilde opinião, um óptimo exemplar deste estilo. Aconselho vivamente.

beer_288375.jpg
beer_288375.jpg (6.08 KiB) Visto 9129 vezes

2- BrewDog Hardcore IPA. Ora mais uma cerveja que gostei muito. Em sabor não achei assim tão diferente da Punk IPA mas nota-se que é mais forte e cai muito bem o sabor a alcool no final. Tornou-se claramente das minhas IPA's preferidas.

beer_118721.jpg
beer_118721.jpg (15.99 KiB) Visto 9129 vezes

3- Westvleteren XII. Ora bem, finalmente - e já não era sem tempo - chegou-me esta preciosidade às mãos. Sinceramente estava com medo que as expectativas (altíssimas) fossem estragar a cerveja. Quando a cheirei, desconfiei, não gostei muito. E o primeiro gole foi efectivamente uma desilusão. Um sabor demasiado forte, demasiado complexo, demasiado "licoroso"... Um bocado "what the f*ck is going on in here"?

Bom, lá fui ao 2º gole, 3º.... ao 4º gole apaixonei-me (Love) Comecei a "perceber" o que se estava a passar e fiquei maravilhado. Que cerveja incrivel. O tal "licor" está lá no final mas cai que é uma maravilha... os frutos secos, o toque a café, o caramelo... e provavelmente mais uma data de coisas que não consigo identificar. Não sei se é a melhor cerveja do mundo ou não, nem me parece que faça sentido pôr as coisas nesses termos, mas que é uma cerveja fenomenal ninguém pode negar. Fiquei triste quando acabou, mas muito satisfeito!

beer_4934.jpg
beer_4934.jpg (10.41 KiB) Visto 9129 vezes

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta dez 12, 2014 0:02

Ja bebi essas 3 também! Excelentes exemplares, muito bem descritos!

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » quarta dez 17, 2014 20:58

Boas noites. Ontem bebi duas cervejas que já tinha provado mas apenas uma vez cada uma.

1- Grimbergen Tripel. Uma Tripel normal. Não fascina, não é nenhuma Karmeliet e falta-lhe algo para contrastar com o doce característico das Tripel. Mas é uma cerveja, diria eu, competente. Fiquei satisfeito mas sem grande vontade de beber outra igual a seguir. Mas voltarei a bebê-la.

beer_4524.jpg
beer_4524.jpg (11.36 KiB) Visto 9028 vezes

2- Orval. Ora uma cerveja com muita fama, mas que não me convence muito, não sei bem porquê. A primeira vez que a bebi, há uns meses, não gostei muito. Não gostei especialmente do sabor final, que me parecia muito floral. Agora que já gosto de IPA's pensei que fosse finalmente apreciar esse sabor floral que me lembrava... Bem não desgostei tanto como da outra vez e até a achei uma cerveja bastante interessante e principalmente bem equilibrada. Mas tendo a fama que tem e sendo uma trapista, deixa-me desiludido. Parece-me ter gás a mais e sabor a menos :roll: Achei-a "boazinha" e se fosse uma cerveja belga qualquer até ficava satisfeito, assim fico sem saber se é de mim ou se é da cerveja... :-|
Para mim é a pior trapista de todas. (também não gostei especialmente da Engelszell mas só a provei uma vez, tenho que dar outra chance)

beer_835.jpg
beer_835.jpg (8.46 KiB) Visto 9028 vezes

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda dez 22, 2014 13:20

Imagem

Para mim este tipo de opinião devia resultar em pena de morte!!! :D

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda dez 22, 2014 13:23

Gostava de experimentar essa Geuze, nunca provei nada desse género.

ps2fan33
Bebedor de minis!
Registado: terça jul 30, 2013 15:52

Mensagempor ps2fan33 » segunda dez 22, 2014 16:43

seriuskiller Escreveu:

Gostava de experimentar essa Geuze, nunca provei nada desse género.

Ainda continua no armário!! Vou deixá-la repousar uns tempos :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta dez 24, 2014 13:47

Boas Festas a todos os amantes da cerveja. Obrigado por mais um ano de confraternização aqui fórum do Cervejas do Mundo e nas tertúlias que fomos realizando de Norte a Sul do país. Continuemos assim para o ano, se possível ainda com mais força, quer realizando (finalmente) no primeiro trimestre o nosso Concurso de cervejas, quer reforçando os nossos encontros e promovendo outras actividades. Um abraço a todos, em especial aos meus co-administradores e a todos aqueles que diariamente vão partilhando todo o conhecimento e experiências vivenciadas neste maravilhoso mundo da cerveja.

Forte abraço,

Imagem

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » terça jan 06, 2015 21:46

Ora boas!

- DeuS. E pronto chegou o dia! :D Provei a DeuS na noite anterior à passagem de ano! Yay! :D

Análise da cerveja: É horrível... :roll: Epá eu bem me esforcei para gostar da cerveja mas não consegui... Até gosto bastante de Champanhe e consigo gostar de alguns espumantes decentes. Mas isto soube-me muito mal... Ainda pensei que a cerveja pudesse estar estragada mas pela descrições e opiniões que já li não me parece. Resumindo, para mim isto é um espumante muito muito muuuuito doce misturado com cerveja e com gás a mais. Odiei e foi metade da garrafa fora, com muita pena minha. Fiquei triste e fui beber uma Rochefort 8 que me pôs bem contente :D
Não percebo a DeuS nem as boas reviews nem a fama... sinceramente sabe a águas de azeitonas, doce com gás... :-| Ainda bem que foi oferecida...

beer_18912.jpg
beer_18912.jpg (20.24 KiB) Visto 8705 vezes

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » terça jan 06, 2015 22:36

Também bebi uma (ou melhor, duas!) na passagem do ano e não a achei assim tão má. Pareceu-me sim muito mais espumante/champanhe do que cerveja devido á quantidade de gás, mas não encontrei nada de azeitonas ou la o que é isso!! Ervas (muita hortelã), levedura... foi maioritariamente o que encontrei nas duas.
Não adorei, mas dentro do seu estilo muito próprio, não a achei assim tão má!

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » quarta jan 07, 2015 14:30

goaman Escreveu:Também bebi uma (ou melhor, duas!) na passagem do ano e não a achei assim tão má. Pareceu-me sim muito mais espumante/champanhe do que cerveja devido á quantidade de gás, mas não encontrei nada de azeitonas ou la o que é isso!! Ervas (muita hortelã), levedura... foi maioritariamente o que encontrei nas duas.
Não adorei, mas dentro do seu estilo muito próprio, não a achei assim tão má!

Pois não sei... :~~ Hei-de prová-la de novo mas ao preço que são, se calhar não vai ser tão cedo... Eu tentei gostar dela, acredita que tentei, mas até o espumante de 5€ da noite a seguir me soube melhor :P

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » segunda jan 12, 2015 2:02

Provei esta e gostei bastante... É um bocadinho doce.

Imagem

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » segunda jan 12, 2015 2:05

Também gostei desta... Muito mais amarga em comparação com a Kasteel mas com um final de boca bastante caramelizado...

Imagem

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes