O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: O que ando a beber...

Mensagempor bmxutos » terça fev 04, 2014 23:14

HugoG Escreveu:Bom regresso, Bruno :):)

Eu cá vou beber estas nos próximos tempos:

Imagem

Obrigado!

Excelente colecção que tens aí para degustar. Muitas coisas boas, mas a Pannepot vai batê-las todas. Digo eu :wink:

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça fev 04, 2014 23:28

Imagem

E o que temos nós aqui, neste copo de Orval? Nada mais, nada menos que uma das últimas produções do nosso romaor, a sua Oatmeal Stout. E que excelente cerveja! Sem quaisquer favores, trata-se mesmo de uma cerveja muito bem conseguida. Rui, guarda essa receita que ela está no ponto.

Sem desprimor para várias boas cervejas artesanais portuguesas que têm rótulo e já estão no mercado, esta Oat foi mesmo uma óptima experiência e que brilharia nas prateleiras das lojas gourmet e de produtos nacionais. De início parece algo agressiva, com forte intensidade do malte torrado, mas a untuosidade que é trazida pela aveia cria um bom equilíbrio e torna-a numa cerveja fácil de beber. O copo não foi o mais adequado pelo que não me posso pronunciar sobre a formação de espuma. Lapso meu, sorry.

Basicamente é uma cerveja sem defeitos. A um nível pessoal, a única coisa que talvez apontasse implicaria a utilização de um pouco mais de aveia, para lhe dar um carácter mais redondo e adocicado. Claro que isso tem os seus contras, nomeadamente ao nível do próprio processo de elaboração. Mas, como disse, é apenas uma questão de gosto pessoal, pois como Oatmeal Stout estava excelente. Parabéns!

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça fev 04, 2014 23:54

Greene King Yardbird

Para percebermos um pouco melhor esta cerveja há que olhar para a empresa que a produz. Trata-se da Greene King Brewery, uma companhia inglesa bem antiga, uma das maiores do Reino Unido e se não estou em erro (e caso não tenha havido mais umas fusões e aquisições pelo meio), a segunda maior ainda em mãos britânicas.

Este "gigantismo" gerou enormes críticas no Reino Unido, em especial por parte da CAMRA, que acusa a Greene King de tentar estabelecer um monopólio (mas não é isso que todas elas tentam?). Basicamente, a empresa, para além do seu core business, dedica-se a comprar pubs clássicos nos quais vende exclusivamente produtos da sua gama. Outras vezes compras as pequenas companhias cervejeiras ainda em fase de formação, matando assim à nascença eventuais competidores.

Na verdade, não é por isso que no Reino Unido a oferta cervejeira tem diminuído, antes pelo contrário. O mercado está forte e recomenda-se. É, acima de tudo, uma rebelião contra o que é grande e/ou industrial. E a própria descaracterização da Greene King. Na verdade, um dos produtos mais conhecidos da companhia é a Greene King IPA. Para quem já bebeu esta cerveja, a designação IPA não pode deixar de nos trazer um sorriso aos lábios, pois de IPA tem apenas o nome. Chamemos-lhe Bitter e já com muito favor. No presente caso, o da Yardbard, a empresa descreve-a como uma American Style IPA. Novo sorriso assoma aos lábios. Um sorriso, não; uma gargalhada. Só pode ser brincadeira!

No copo tem uma cor muito bonita, âmbar escuro, sendo o líquido encimado por uma pequena coroa de espuma branca, com média/baixa retenção. No aroma o lúpulo é muito ligeiro, talvez em idêntica proporção ao pendor do malte. De corpor muito leve, aguada, não deixa de ser uma razoável session beer, à imagem do que muitas Bitter inglesas são. Agora, American style IPA? Tenham dó!

Aparência: 6/10
Aroma: 6/10
Sabor: 5/10
Palato: 5/10

Total: 5,5/10

Imagem

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » quarta fev 05, 2014 19:05

Gimleu Escreveu:
HugoG Escreveu:Bom regresso, Bruno :):)

Eu cá vou beber estas nos próximos tempos:

Imagem

De onde mandaste vir!? Provei mais de metade dessas na minha viagem a Barcelona, adorei! e queria voltar a bebe-las… lol

http://www.elcervecero.es/ ;)

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta fev 05, 2014 21:49

Cerveja Natural Artesana GALANA

Cerveja muito leve, doce, com sabor a alperce. Muito fácil de beber, foi num instante!
Anexos
IMAG0591.jpg
IMAG0591.jpg (54.98 KiB) Visto 15443 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça fev 11, 2014 8:50

Anchor - Porter

Boa cerveja, sabor a malte, torrado e chocolate, com alguma doçura. Cerveja com bom corpo, algo oleosa. Faz uma espuma densa ao deitar no copo. Cerveja muito boa!
Anexos
IMAG0609.jpg
IMAG0609.jpg (54.84 KiB) Visto 15440 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça fev 11, 2014 21:17

Black Jack - Porter

Parecida com a Anchor Porter mas com menos corpo e menos doçura. Talvez um pouco mais de sabor a chocolate e alguma baunilha. Acho que lhe falta mais algum corpo para ficar no ponto.
Anexos
IMAG0610.jpg
IMAG0610.jpg (77.64 KiB) Visto 15428 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta fev 12, 2014 21:29

BrewDog - Punk IPA

Como IPA que é tem forte aroma e sabor a lúpulo. Achei-a muito parecida com a minha IPA, excepto na cor, a minha é mais escura. Não é dos meus estilos favoritos, logo não sei avaliar tão bem, mas achei uma boa cerveja.
Anexos
IMAG0611.jpg
IMAG0611.jpg (82.37 KiB) Visto 15420 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta fev 13, 2014 22:39

Augustijn - Brune

Aroma a frutos secos, especiarias e levedura. Sabor a caramelo, levedura, especiarias e um toque de álcool. Uma boa cerveja.
Anexos
IMAG0613.jpg
IMAG0613.jpg (90.69 KiB) Visto 15402 vezes

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sexta fev 14, 2014 19:25

seriuskiller Escreveu:BrewDog - Punk IPA

Como IPA que é tem forte aroma e sabor a lúpulo. Achei-a muito parecida com a minha IPA, excepto na cor, a minha é mais escura. Não é dos meus estilos favoritos, logo não sei avaliar tão bem, mas achei uma boa cerveja.

Adoro!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sábado fev 15, 2014 20:26

Mc Chouffe - Brune

A escolha para o jantar do dia dos namorados.
Anexos
mcchoufe.jpg
mcchoufe.jpg (115.03 KiB) Visto 15375 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda fev 17, 2014 21:52

Cobra - Premium beer

Uma das mais fantásticas cervejas que bebi até hoje!!!

Agora a sério:

Cerveja quase sem sabor, um pouco de mel e limão, sabor ligeiramente amargo do lúpulo, sem corpo e algum gás. Bebe-se...
Anexos
co.jpg
co.jpg (74.67 KiB) Visto 15346 vezes

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça fev 18, 2014 19:47

seriuskiller Escreveu:Cobra - Premium beer

Uma das mais fantásticas cervejas que bebi até hoje!!!

Agora a sério:

Cerveja quase sem sabor, um pouco de mel e limão, sabor ligeiramente amargo do lúpulo, sem corpo e algum gás. Bebe-se...

Coragem, juntamente com a Salitos uma das mais difíceis de beber!!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta fev 19, 2014 11:50

Guinness Special Export

Não sou grande apreciador de Guinness, excepto no caso desta. A Guinness é um bocado aguada e sem corpo, mas esta não se apresenta assim, tem muito bom corpo, sabor a torrado, biscoito e alguma doçura. Uma boa cerveja.
Anexos
IMAG0620_BURST002.jpg
IMAG0620_BURST002.jpg (60.73 KiB) Visto 15307 vezes

sergiumx
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 06, 2013 19:12

Mensagempor sergiumx » segunda mar 03, 2014 15:59

hoje só Eisenbahn

Strong Gold Ale

Adorei maravilhosa e barata

[url="http://s181.photobucket.com/user/sergiumx/media/sergiumx001/IMG_1273_zps8e093db1.jpg.html"]Imagem[/url]

E a Dunkel com "Cuscuz de Frango Baiano SERGIUMX "com azeite de Dendê !!!

Maravilhoso !!!

Imagem

O que foi dito bêbado foi pensado sóbrio
ps2fan33
Bebedor de minis!
Registado: terça jul 30, 2013 15:52

Mensagempor ps2fan33 » quarta mar 05, 2014 23:34

Companhia para as próximas semanas :D
Anexos
P3040125.JPG
P3040125.JPG (132.25 KiB) Visto 15159 vezes

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » domingo mar 09, 2014 15:21

Depois de um bom banho de piscina, nada melhor do que uma Paulistânia Larger Premium que cerveja Brasileira boa, não tem amargor que eu gosto, leve, muito saborosa...gostei !!! :):)

Só avisando ao povo Português, moro na cidade de Campinas onde a seleção vossa Portuguesa irá estar e vou ver o Cristiano Ronaldo de perto no estádio Moisés Lucarelli da minha amada Ponte Preta
Abraço a todos os Portugueses

Imagem

Patricia
Beer Hunter
Registado: segunda out 10, 2011 17:11

Mensagempor Patricia » sexta mar 14, 2014 11:24

Belas prendas de aniversário que eu tive!
Ficou infelizmente a faltar a Coopers Best Extra Stout (esqueceram-se de a por na caixa) -((((

Imagem

Imagem

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » sábado mar 15, 2014 1:42

Patricia Escreveu:Belas prendas de aniversário que eu tive!
Ficou infelizmente a faltar a Coopers Best Extra Stout (esqueceram-se de a por na caixa) -((((

Imagem

Imagem

Bela prenda :):) A encomenda foi feita onde?

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado mar 15, 2014 9:49

Es uma menina cheia de sorte, mas parece que o teu gato tb se vai juntar a festa lol

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado mar 15, 2014 17:44

Como o Hugo disse que bela prenda!!!! devia ter feito o mesmo nos meus anos... :roll: bem ainda não passou o mês :))
Já agora de onde mandas-te vir?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Patricia
Beer Hunter
Registado: segunda out 10, 2011 17:11

Mensagempor Patricia » domingo mar 16, 2014 10:50

Foi tudo da es tu cerveza. Algumas não estão disponíveis na loja online, são da loja física.
É só enviar mail e eles dizem o que têm por lá que não tenham no site.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça mar 18, 2014 20:31

Patricia Escreveu:Foi tudo da es tu cerveza. Algumas não estão disponíveis na loja online, são da loja física.
É só enviar mail e eles dizem o que têm por lá que não tenham no site.

Obrigado :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo mar 30, 2014 22:26

sergiumx Escreveu:hoje só Eisenbahn

Strong Gold Ale

Adorei maravilhosa e barata

[url="http://s181.photobucket.com/user/sergiumx/media/sergiumx001/IMG_1273_zps8e093db1.jpg.html"]Imagem[/url]

E a Dunkel com "Cuscuz de Frango Baiano SERGIUMX "com azeite de Dendê !!!

Maravilhoso !!!

Imagem

Sim, as Eisenbahn têm a grande vantagem de serem boas e baratas. E é bom sinal que apesar da marca fazer agora parte de um gigante cervejeiro, a qualidade ter permanecido.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo mar 30, 2014 23:10

Courage Directors

Há alguns anos atrás, quando ainda não tinha bebido nenhum dos produtos da Courage, tinha uma grande expetativa sobre a companhia. Entretanto, já experimentei alguns e apesar de não poder dizer que são maus, também não consigo afirmar que são transcendentais. Infelizmente, não tenho a percepção se a qualidade das cervejas se alterou após a aquisição da Courage pela gigante Wells & Youngs. Se alguém tiver por aí uma Courage lá de 2005, avise! :wink:

Esta Directors era uma cerveja inicialmente elaborada como um produto de cortesia para os directores da Courage, mas o sucesso foi tão grande que se tornou numa cerveja do portefólio da companhia. Será que estamos a falar do mesmo produto? É, no mínimo, estranho.

Esta Directors é publicitada como ESB/Premium mas muito dificilmente pode entrar nessa elite. Na verdade trata-se de uma clássica Brown Ale, com algum amargor, a lembrar algumas Bitter. É bastante sandard e fácil de beber, mas que acaba por não trazer nada de novo.

Acompanhou um prato de carne estufada com puré de batata e puré de maçã. Apresentou cor acobreada e corpo muito límpido. Criou uma espuma de um dedo, cremosa, com mediana retenção. O aroma é daqueles que não dá para enganar: tipicamente british. Dominam os maltes, algum caramelo e lúpulo muito suave. Notoriamente mais maltada do que é comum nestas ales inglesas, ainda que o aroma não deixe de ser um tanto ou quanto mild. Essa mesma característica perpassa no sabor: tudo muito neutral, com elevada drinkability mas sem entusiasmar. Os maltes prevalecem, alguns frutos secos e ligeira nota metálica. Acaba seca e com um amargor subtil.

Bebeu-se mas não convenceu por completo. Degustei-a a uma temperatura superior à que provavelmente devia ter bebido. Com a gordura do prato acabou por não ajudar a limpar o palato e tornou-se bastante unidimensional. É uma cerveja a voltar, se possível bebida mais fresca e isolada.

Aparência: 7/10
Sabor: 6/10
Palato: 6/10

Total: 6,25/10

Imagem

sergiumx
Bebedor de minis!

Mensagempor sergiumx » segunda mar 31, 2014 11:20

Concordo, a Eisenbahn ganha em custo benefício

Viciei na Eisenbahn Strong Golden Ale

Dourada e de alto teor alcoólico, esta poderosa cerveja apresenta em seu sabor notas de lúpulo e álcool, além de especiarias. Fomos buscar na Bélgica o fermento especial para este tipo de cerveja da alta fermentação, produzida há centenas de anos.

Ontem novamente

Imagem

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda mar 31, 2014 14:03

bmxutos Escreveu:Há alguns anos atrás, quando ainda não tinha bebido nenhum dos produtos da Courage, tinha uma grande expetativa sobre a companhia. Entretanto, já experimentei alguns e apesar de não poder dizer que são maus, também não consigo afirmar que são transcendentais.

A minha experiência com a Courage é mais longínqua e, pelos vistos, mais proveitosa. A Courage Russian Imperial Stout foi a primeira RIS que bebi (já lá vão quase 20 anos) e foi amor à primeira vista.

Imagem

Tenho alguma curiosidade sobre se a nova versão (houve um interregno de produção entre 2003 e 2011) é fiel às origens ou não.

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo abr 13, 2014 22:09

Fubar

Golden Ale da britânica Tiny Rebel, que aposta numa abordagem moderna do estilo e que tem sido seguida por múltiplas micros inglesas: a aposta em lúpulos de qualidade e em aromas marcantes. Vale a pena fazer uma visita ao site da companhia para terem uma ideia dos conceitos que os orientam: http://www.tinyrebel.co.uk/beer-fubar.html

Com 4,4% ABV esperava mais uma session beer agradável, fácil de beber, mas sem nenhuma característica marcante. Pelo contrário, é na verdade uma Ale fácil de beber mas com um lúpulo cítrico muito interessante, dessedente e com um final seco e bem prolongado. Apresentou cor dourada escura, turva, espuma branca volumosa com boa retenção. O aroma é dominado pelos lúpulos, como referi essencialmente cítricos, mas também algo floral e com especiarias (pimenta). Na boca a a carbonatação é muito agradável, repercutindo praticamente o que se sente no aroma, apenas com algumas nota de uva branca.

É mais ume cerveja da Tiny Rebel com pouca gradução alcoólica mas com boas propriedades ao nível do aroma e sabor. Insere-se, por isso, mais na corrente das American Pale Ale do que propriamente no clássico Golden Ale inglês. Não obstante, tenho bebido exemplares melhores dentro deste género, pelo que a valorização não é por aí além.

Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Palato: 6/10

Total: 6,5/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo abr 13, 2014 23:44

Fordham Wisteria Wheat

Cerveja de trigo vinda directamente do Delaware - EUA, a tentar emular a leveza e frescura das weiss alemãs mas que fica algo abaixo dos melhores exemplares germânicos. As notas a banana e cravo lá estavam mas eram demasiado subtis. A descrição comercial da companhia aponta para a adição de camomila mas não a consegui discernir.

Trata-se de uma cerveja sazonal, lançada no início do Verão a tempo de ser consumida nos dias mais quentes mas que, apesar da qualidade inegável, passa ao lado de ser uma cerveja de trigo marcante. Ainda assim, o rótulo colorido e a escrita interessante nele inserida transportam-nos para um campo florido, com o vento a rumorejar na copa das árvores, ao ritmo de um pequeno riacho que serpenteia pelos aglomerados de tojo. Cheira a Primavera e esta cerveja ajuda a isso.

Temos pois trigo no nariz, alguma levedura e os tais fenólicos a banana e cravinho em porções ligeiras. É bastante leve - não diria propriamente aguada - e com carbonatação baixa. Discretos sinais dos lúpulos utilizados: Perle e Tradition (uma variedade do Hallertau Mittelfrüh mas mais resistente a maleitas). O final tende a ser seco e denota presença de um éster incomum neste tipo de cerveja, género maçã vermelha (hexanoato de etilo). Pode não significar um defeito mas para mim era dispensável.

Sabor: 6/10
Palato: 5/10

Total: 5,75/10

Imagem

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quarta mai 14, 2014 1:23

Já há muito tempo que não escrevo nada no fórum mas, felizmente, essa ausência não tem reciprocidade com a falta de cerveja.

Aqui ficam alguns destaques daquilo que tenho andado a beber nos últimos tempos:

Chimay Dorée - A irmã mais nova das Chimay é a minha arma secreta para o Verão. Leve, refrescante, com um ligeiro aroma a levedura e sabor a fruta madura. Comprei na Makro, mas ainda não vi nos outros hipermercados.

Imagem

Mikkeller The American Dream e Weird Beard Single Hop Series No 4: Citra Pilsner - Depois das IPAs chegam as IPLs (India Pale Lagers). A teoria é que com a levedura de baixa fermentação os lúpulos ainda sobressaem mais em relação aos outros ingredientes. Na prática..., é mesmo verdade! A Weird Beard, uma das novas cervejeiras de Londres, tem nesta Citra Pilsner uma bomba de frutos tropicais (maracujá, ananás, manga) que nos deixa a salivar por mais. Já a Mikkeller é mais floral e cítrica, mas na mesma excelente.

Imagem

Cantillon Rosé De Gambrinus - Não é propriamente uma cerveja nova para mim, mas bebê-la na origem rodeado de todo o ambiente de uma verdadeira cervejeira tradicional de Lambics, é uma experiência quase religiosa. Algumas fotos que tirei: https://picasaweb.google.com/106888122734032186084/Cantillon?authkey=Gv1sRgCJTe6Nvn86ucZw

Abraço

Fernando

Imagem

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes