O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Re: O que ando a beber...

Mensagempor romaor » sábado mai 31, 2014 8:24

O que ando a beber?...

Ando a beber a Witbier que supostamente ia a concurso por estas alturas :lol: já que não há previsão para tal o melhor é ir dando cabo delas. De qualquer maneira o último lugar já estava garantido :):)

Imagem

Imagem

Imagem

... ainda bem que a cevada não acabou!

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 04, 2014 10:38

romaor Escreveu:O que ando a beber?...

Ando a beber a Witbier que supostamente ia a concurso por estas alturas :lol: já que não há previsão para tal o melhor é ir dando cabo delas. De qualquer maneira o último lugar já estava garantido :):)

LOL a minha ainda não está pronta, pode ser que partilhemos o último!! :mrgreen:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
ps2fan33
Bebedor de minis!
Registado: terça jul 30, 2013 15:52

Mensagempor ps2fan33 » quinta jun 12, 2014 11:58

Companhia para o Mundial :D
Anexos
P6110201.JPG
P6110201.JPG (127.41 KiB) Visto 12735 vezes

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » terça jun 24, 2014 19:52

Algumas das coisas que bebi nos últimos tempos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

:):)

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » terça jun 24, 2014 19:58

O fórum, tirando a secção do homebrewing, anda um pouco parado ou é impressão minha? Agora que até temos eventos de verão ligados à cerveja de norte a sul, temos marcas nacionais a sair quase todos os meses e existem mais sítios onde se podem beber boas cervejas, anda toda a gente aqui tão calada, sem nada para discutir, criticar, elogiar? :~~

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado jun 28, 2014 13:04

HugoG Escreveu:O fórum, tirando a secção do homebrewing, anda um pouco parado ou é impressão minha? Agora que até temos eventos de verão ligados à cerveja de norte a sul, temos marcas nacionais a sair quase todos os meses e existem mais sítios onde se podem beber boas cervejas, anda toda a gente aqui tão calada, sem nada para discutir, criticar, elogiar? :~~

epaaa faço o mea culpa, já não vinha ao forum à 2 semanas, com o trabalho, filhos e agora voltei às corridas (e treinos) fica pouco tempo

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » domingo jun 29, 2014 23:39

nogueiraf Escreveu:
HugoG Escreveu:O fórum, tirando a secção do homebrewing, anda um pouco parado ou é impressão minha? Agora que até temos eventos de verão ligados à cerveja de norte a sul, temos marcas nacionais a sair quase todos os meses e existem mais sítios onde se podem beber boas cervejas, anda toda a gente aqui tão calada, sem nada para discutir, criticar, elogiar? :~~

epaaa faço o mea culpa, já não vinha ao forum à 2 semanas, com o trabalho, filhos e agora voltei às corridas (e treinos) fica pouco tempo

Calma, não precisas de justificar-te, foi só um desabafo para espevitar o pessoal :mrgreen:

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 03, 2014 21:25

HugoG Escreveu:
Calma, não precisas de justificar-te, foi só um desabafo para espevitar o pessoal :mrgreen:

Sim eu sei, mas como somos quase uma familia não fica mal :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
sergiumx
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 06, 2013 19:12

Mensagempor sergiumx » quarta jul 16, 2014 10:55

Ganhamos de Portugal levamos de 7X1 :oops: :shock: :oops: :lol: :lol:

Baden Baden com coentro e laranja uma boa cerveja :):)

Imagem

O que foi dito bêbado foi pensado sóbrio
ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » domingo jul 20, 2014 21:58

Mais umas quantas :D
Anexos
P7190205.JPG
P7190205.JPG (121.36 KiB) Visto 12459 vezes

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 20, 2014 22:10

ps2fan33 Escreveu:Mais umas quantas :D

Excelente! Foram compradas online??

Esta semana também me chegaram umas quantas!!!

Imagem

Imagem

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » domingo jul 20, 2014 22:20

goaman Escreveu:
ps2fan33 Escreveu:Mais umas quantas :D

Excelente! Foram compradas online??

Esta semana também me chegaram umas quantas!!!

Imagem

Imagem

Sim sim, mandei vir de Espanha.

Bom lote também!!! Das que já provei gostei bastante da Aventinus :)

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 20, 2014 22:52

Eu também, mandei vir da estucerveza.com
Posso saber qual o site onde compraste?

ps2fan33
Bebedor de minis!

Mensagempor ps2fan33 » domingo jul 20, 2014 23:00

goaman Escreveu:Eu também, mandei vir da estucerveza.com

Sim, Birrak Beer Store (birrak.com)

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 20, 2014 23:09

ps2fan33 Escreveu:

Obrigado! Não conhecia esse!!

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda jul 21, 2014 0:23

goaman Escreveu:
ps2fan33 Escreveu:

Obrigado! Não conhecia esse!!

Também não conhecia. Vou espreitar!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 21:57

romaor Escreveu:O que ando a beber?...

Pois, tenho de pôr o concurso a andar... :oops:
Desculpem mas, como habitualmente, estou com muito pouco tempo. Mas bom, acho que quando voltar de férias, lá para meados de agosto, sou capaz de ter tempo para tratar das coisas e também pôr o fórum a mexer um pouco mais, como bem disse o HugoG. Curiosamente, a nossa página no FB não pára de ter novos membros, ainda que isso não se reflicta em termos de número de posts. Sou eu e uns poucos mais que continuam a puxar a carroça...

Mas fui buscar este post do romaor pois hoje bebi a Witbier que ele menciona no texto, oferta do mestre-cervejeiro. E muito dificilmente esta cerveja ficaria em último...

Imagem

É uma cerveja que está perfeitamente dentro do estilo. De cor pálida, turva, espuma branca com boa durabilidade. Como expectável, no aroma coentros e casca de laranja, assim como ligeiras notas a especiarias, não muito intensas. O carácter do lúpulo e do malte são pouco perceptíveis, uma vez mais como se deseja neste estilo, havendo apenas sugestões de citrinos.
Na boca é muito fresca, fácil de beber, novamente com notas cítricas e outros ésteres frutados. No final alguns fenólicos/especiarias e uma acidez pouco intensa.

O que faria para melhorar? Muito pouco ou nada. A cerveja está mesmo muito boa e, como disse, perfeitamente dentro do estilo. Pode-se, sempre, encaminhar uma cerveja mais para os gostos pessoais, que no meu caso e em presença de uma Wit pede uma acidez um pouco superior e maior percepção do orange peel no sabor.

Mas muito dificilmente esta cerveja ficaria em último. Ou melhor, talvez fosse mesmo a última, se invertêssemos a ordem de classificação... Parabéns!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 22:37

Rodenbach Grand Cru

A explosão de micros em Portugal, Espanha, Itália e outros países tem sido um fenómeno fantástico de seguir. É conversa que, logicamente dá para horas de debate e de troca de impressões. Mas por agora apenas foquei esta questão pois parece-me que a maioria das micros que já estão a produzir com um intuito comercial estão a "seguir-se" em demasia no que aos estilos diz respeito. Se notarem há sempre uma Stout ou Porter, sempre uma Weizen, sempre algo parecido como uma Pilsner. Há excepções, naturalmente, e há justificações para as coisas serem assim. É o começo, os consumidores estão a descobrir novos aromas e sabores e portanto não vale a pena assustá-los logo à partida. Ainda assim, tenho pena que não se aposte em alguns estilos que, na minha opinião, podem verdadeiramente dar a mostrar o que uma cerveja artesanal consegue atingir.

Conclusão? Gostava que alguém já tivesse no seu portefólio uma Red Flanders ou algo similar. Utópico? Talvez. Mas quem é que há dois anos imaginaria poder comprar, por exemplo, uma Maldita no Pingo Doce?

Bom, depois da divagação vamos lá à magnífica Rodenbach Grand Cru. Em algumas cervejas a versão Grand Cru não traz significativas alterações ou melhorias. Trata-se mais de uma questão comercial do que outra coisa qualquer. Por exemplo, continuo a preferir a Hoegaarden à Hoegaarden Grand Cru. Mas não é esse o caso na Rodenbach. A Grand Cru é significativamente superior à cerveja de base. Neste caso estamos em presença de uma composição que junta 1/3 de uma cerveja nova com 2/3 de uma cerveja envelhecida em cascos de carvalho por dois anos.

Este é daqueles estilos que pode não agradar a todos os palatos logo à primeira, o que eventualmente explica o que mencionei no início. Para mim é sempre um prazer beber uma boa Red Flanders e esta Rodenbach Grand Cru é do melhor que se faz dentro do estilo. Na cor varia entre o castanho e o vermelho escuro, com uma espuma mediana de coloração beige. O aroma é muito frutado, com cerejas e outros frutos vermelhos, acidez acética acentuada, madeira. No sabor as notas a madeira são magníficas e a doçura do malte é mais marcante do que no aroma, contrabalançando na perfeição com a acidez omnipresente. O final é bem longo e de complexidade elevada. Simplesmente uma cerveja fantástica.

Aparência: 7/10
Aroma: 8/10
Sabor: 9/10
Palato: 8/10

Total: 8/10

Imagem

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 27, 2014 22:45

- Mean Sardine, Salema

Imagem

- Deusa, Celta

Imagem

- Einsiedler Schwalbe-Bräu Schwarz

Imagem

- De Molen, Pale Ale Citra

Imagem
Última edição por goaman em segunda jul 28, 2014 9:33, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 22:48

goaman Escreveu:- Mean Sardine, Salema

Imagem

- Deusa, Celta

Imagem

- Einsiedler Böhmisch Schwarzbier

Imagem

- De Molen, Pale Ale Citra

Imagem

E apreciações/opinião? :wink:

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 27, 2014 22:55

Ainda sou um bocado "verde" nesta coisa das apreciações, mas tenho apontado religiosamente tudo o que bebo, e tenho utilizado este tipo de avaliação... no entanto posso partilhar o que achei destas degustações de ontem, e peço desculpa por algum erro ou termos erradamente utilizados...

- Mean Sardine - Salema, Belgian White (Witbier)

APARÊNCIA: 4
AROMA: 7
SABOR: 16
SENSAÇÃO: 4
CONJUNTO: 7
NOTA FINAL: 3,8

COMENTÁRIO:
É a primeira Belgian White (Witbier) feita cá no burgo que provo. Tem todas as características comuns ao estilo bem marcadas, a laranja, o cravo e um suave amargor, alem de ter uma espuma constante e bem consistente.

- Deusa - Celta, Belgian Ale

AROMA: 6
SABOR: 15
CONJUNTO: 6
NOTA FINAL: 3,5

COMENTÁRIO:
Um pouco adocicada demais para o meu gosto. Embora tenha um bom corpo e uma carbonatação agradável, um pouco mais de amargor não lhe faria mal nenhum.

- Einsiedler Schwalbe-Bräu Schwarz

AROMA: 7
SABOR: 16
CONJUNTO: 6
NOTA FINAL: 3,7

COMENTÁRIO:
Malte, café e caramelo são as principais notas. Precisava de mais corpo para equilibrar a media/baixa carbonatação.

- De Molen - Pale Ale Citra, American Pale Ale

AROMA: 9
SABOR: 17
CONJUNTO: 8
NOTA FINAL: 4,2

COMENTÁRIO:
A surpresa da noite! Uma bomba aromática!! Citrinos, frutos tropicais, caramelo e algumas flores, bem "temperados" com o amargor do lúpulo "Citra", fizeram desta cerveja a estrela da noite!
Última edição por goaman em segunda jul 28, 2014 9:33, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 22:59

goaman Escreveu:Ainda sou um bocado "verde" nesta coisa das apreciações, mas tenho apontado religiosamente tudo o que bebo, e tenho utilizado este tipo de avaliação... no entanto posso partilhar o que achei destas degustações de ontem, e peço desculpa por algum erro ou termos erradamente utilizados...

That's the spirit!!

Ninguém nasce ensinado e tem de se começar por algum lado. As tuas avaliações estão bastante boas. E o segredo é esse: tentar andar com um caderno e apontar todas as características que nos chamam a atenção numa cerveja. E muito importante: sermos nós próprios. Não é por uma cerveja ter muito nome que nós temos de gostar dela. Se for preciso dizer mal de uma Westvleteren, diz-se! (bom, na verdade é impossível dizer-se mal dessa cerveja, mas serve o comentário para fazer passar a ideia :mrgreen: )

Abraço,

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jul 27, 2014 23:04

Obrigado!

Por acaso tenho aqui a Westvleteren 12 para ir a testes um dia destes, mas como sou fã incondicional de abt/quadrupels, não me deve desiludir!!! :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 23:17

Rocky Head Pale Ale

Pale Ale uma ova! É, na verdade, uma American Pale Ale, coisa muita em voga nas novas cervejeiras e, pasme-se (ou não), nas que são originárias das terras de sua majestade. O lúpulo está na moda. Para já não há volta a dar e portanto sigamos por aí. É isso mesmo que se infere da descrição comercial da dita: "Our inaugural Pale Ale is an exuberant mix of malted and toasted barley and an obscene amount of New World hops added at every possible stage of the brewing process. Unfiltered and bottle conditioned to preserve all the flavour."

É também a minha estreia com a Rocky Head, com a qual nunca me tinha cruzado nas visitas que fiz a Inglaterra, até esta última.

Apresentou cor âmbar claro, com espuma branca volumosa com mediana retenção. Bom, na verdade não fui eu que servi esta cerveja pelo que achei que a velocidade de serviço pode ter ajudado à formação de uma espuma tão pujante. Mas, à falta de outra garrafa para testar, ficamos assim.

No nariz prevalece o lúpulo e aromas tropicais, acompanhados por pinheiro e um toque de malte. Na boca volta a destacar-se o lúpulo, intenso mas sem ser agressivo, fruto do bom corpo de malte que suporta toda a carga de lúpulos que o mestre-cervejeiro decidiu enfiar nesta poção. Final com bom amargor e seco. Corpo médio e carbonatação também média.

Uma Pale Ale com 6,5% ABV e esta carga de lúpulo! Estou curioso por experimentar a APA deles para ver qual a diferença...

Aparência: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Palato: 7/10

Total: 7,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 27, 2014 23:20

goaman Escreveu:Obrigado!

Por acaso tenho aqui a Westvleteren 12 para ir a testes um dia destes, mas como sou fã incondicional de abt/quadrupels, não me deve desiludir!!! :D

De certeza que vais gostar! :D

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado ago 16, 2014 13:23

Caros,

Deixo-vos o link (http://www.ratebeer.com/user/307779/ratings/) para as avaliações que são feitas por dois nossos confrades aqui do fórum - o titus e o jduraes- no ratebeer. Para além de excelentes produtores são também sábios provadores de cerveja, pelo que se quiserem acompanhar o que estes dois amigos vão bebendo é ir visitando a página deles.

Eu, pela minha parte, tenho ainda umas 7 mil para colocar aqui no fórum. A ver se hoje faço mais uma ou duas transcrições do meu caderninho! :mrgreen:

Abraço e boas férias para quem estiver nessa situação.

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Mensagempor titus » segunda ago 18, 2014 10:23

Boas pessoal,

Como disse o Bruno, podem dar uma vista de olhos à nossa pagina no RB do que vamos bebendo. Em principio é actualizada todas as semanas com novas provas e também gostavas de ouvir os vossos comentários sobre alguma cerveja, prova, etc. :wink:

Abraço

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda ago 18, 2014 14:36

titus Escreveu:Boas pessoal,

Como disse o Bruno, podem dar uma vista de olhos à nossa pagina no RB do que vamos bebendo. Em principio é actualizada todas as semanas com novas provas e também gostavas de ouvir os vossos comentários sobre alguma cerveja, prova, etc. :wink:

Abraço

Tenho gostado de ler as tuas reviews, são bastante completas e mostram que tens conhecimentos. E também aprecio a sinceridade e objectividade no que diz respeito às artesanais portuguesas, porque, de facto, há por aí muita coisa aquém do que seria desejável e, em muitos dos casos, até sobrevalorizada. Por outro lado, acho que inflacionaste muito as notas da Super Bock e da Sagres... :mrgreen:

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor HugoG » segunda ago 18, 2014 14:38

Já agora, eu também criei há uns tempos conta no RB (HugoG), mas parei para aí nas 12 reviews apenas. Ter que escrever em inglês arrefeceu-me o entusiasmo inicial, mas devo voltar à carga um dia destes.

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda ago 18, 2014 15:42

bmxutos Escreveu:
goaman Escreveu:Obrigado!

De certeza que vais gostar! :D

Abraço,

E foi ontem á noite!!

- Westvleteren 12 (XII)

APARÊNCIA: 5
AROMA: 9
SABOR: 18
CONJUNTO: 9
NOTA FINAL: 4,5

COMENTÁRIO:
Um turbilhão de sensações. Comparando-a com a Rochefort 10, noto nesta apenas mais sabor a figos secos, e um teor alcoólico mais "disfarçado". Espuma bem densa e cremosa, corpo bem consistente, fruta madura, caramelo, malte adocicado.... um deleite para os sentidos.

Á vossa!!!

Imagem

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes