Montseny Aniversari IPAVou aqui contar uma história que já contei por diversas vezes nas nossas tertúlias mensais.
Há cerca de uns 6, 7 anos, quando o mercado de cervejas artesanais espanholas começou a arrancar a sério, tive oportunidade de experimentar muitas coisas e, na verdade, a maioria delas não tinha grande interesse ou apresentava algum defeito. Chegou a haver casos em que risquei por completo algumas marcas da minha lista de potenciais cervejas a experimentar dada a sequência grande de más experiências que tive. Uma dessas marcas foi a Montseny. Outras houve mas foquemo-nos nesta.
Acho que experimentei umas 3 ou 4 Montseny e a última foi demais. Até que há uns meses atrás um distribuidor de cervejas meu amigo me ofereceu esta Montseny Aniversari IPA. E a cavalo dado...
A expectativa antes da prova não era grande. Nunca costumo ver sites de rating antes de experimentar uma cerveja. Mal ou bem acabamos sempre por ser influenciados pelo que o melhor é partir para a prova do modo que Aristóteles definia a tabula rasa, isto é, sem qualquer conhecimento inato. As anteriores Montseny tinham apresentado falhas diversas: acetato de isometilo numa Stout, clorofenóis noutras, ou seja, erros graves para cervejas comercialmente distribuídas.
As primeiras notas vão para a grande evolução do mercado cervejeiro espanhol desde esses primeiros anos. Esta IPA é um exemplo disso e também exemplo das tendências que agora vão gerindo a comunidade cervejeira. IPAs à 7 anos? Claro que as havia, mas não com o volume e consistência que encontramos hoje. Esta Montseny é bebível e ainda por cima agradável!
De cor âmbar claro, turva e pouco translúcida, apresentou espuma volumosa,
off-white, ainda que com pouca retenção. Ligeiro laço belga. No aroma é bastante mais doce do que o expectável, com notas de fruta madura como alperce, pêssego, mesmo frutos tropicais. Gostaria de ter encontrado um lúpulo algo mais resinoso ou herbáceo, que contrabalançasse a notória doçura. É provável alguma formação de butanoato de etilo, responsável pelo carácter "tropical" que não me parece propositado. Como não tenho equipamentos em casa para fazer análises de cromatografia gasosa, fica apenas a impressão.
A cerveja cresce na boca: bom corpo, bom amargor, sabores bem definidos e equilibrados. Não é uma IPA à americana, antes preferindo dar destaque a outros sabores para além do lúpulo. A carbonatação é baixa e o álcool sente-se muito ligeiramente na boca. Final seco e prolongado, com bom amargor, sem ser excessivo.
Uma IPA bem conseguida, a melhorar no capítulo do aroma, mas que nada tem a ver com as Montseny que bebi há alguns anos. Teve uma evolução interessante durante a prova, com um carácter mais doce, frutado e tropical no início, mas com um final mais ácido, cítrico e com bom amargor, o que a torna interessantemente refrescante.
Aparência: 6/10
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Palato: 6/10
Total: 6,5/10