O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: O que ando a beber...

Mensagempor bmxutos » domingo set 30, 2012 20:12

Rogue Yellow Snow IPA

Uma das várias IPAs que a Rogue tem no seu portefólio. Os lúpulos utilizados nesta cerveja são o Amarillo e o da casa, o Rogue Micro Hopyard Revolution.

É uma IPA muito straightforward, competente como quase todas as Rogues mas sem entusiasmar. De aparência laranja, turva, com espuma branco sujo, volumosa, a qual deixou um laço interessante ao longo do copo.

O aroma é maioritariamente a pinheiro e citrinos, com ligeira presença do malte. O amargor é bastante pronunciado no sabor, resinoso e herbáceo, com notas muito leves a fruta, citrinos e uva branca. O amargor continua até ao final, acutilante e seco. É uma típica IPA americana, faltando-lhe algum equilíbrio do malte. Ainda assim é uma óptima e refrescante cerveja.

Aparência: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Palato: 7/10

Total: 7,25/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo set 30, 2012 23:30

Villacher Glockner Pils

Pils austríaca que bebi num café... austríaco que existe ali para o Chiado. Na altura trouxe uma garrafita para casa para a poder saborear melhor.

É uma cerveja competente e que se cinge ao estilo. Refrescante, límpida, algum amargor.

Cor dourada, volumosa formação de espuma com alguma retenção. Bastante límpida. No nariz apanha-se levedura e cereal. Pouco ou nenhum lúpulo. Este apresenta-se um pouco menos discreto no sabor, ainda que longe, por exemplo, de uma Urquell. É uma Pils unidimensional mas que cumpre o que é requerido a cervejas deste género: não entusiasma mas não se torna ofensiva. Sempre é preferível às macro lagers.

Aparência: 6/10
Aroma: 5/10
Sabor: 5/10
Palato: 6/10

Total: 5,5/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 0:09

Galway Hooker Irish Pale Ale

A companhia define-a como uma Irish Pale Ale. Bom, qualquer dia temos uma Pale Ale feita na Dinamarca como uma Danish Pale Ale, uma Pale Ale feita em Portugal como Portugal Pale Ale e por aí fora. É uma Pale Ale com algum amargor e, portanto, usando as nomenclaturas modernas e os milhares de estilos que pupulam por aí, trata-se duma American Pale Ale elaborada em Galway, Irlanda.

É uma cerveja dourada, com uma espuma branca mediana e carbonatação média a baixa, tão ao gosto irlandês. No aroma os suspeitos habituais: algum malte, biscoito e lúpulo, agradável mas subtil. O sabor é, curiosamente, mais perfumado, floral e frutado, com notas cítricas que conduzem a um final com algum amargor. Corpo médio a leve.

É uma cerveja muito fácil de beber, agradável, que passa perfeitamente por uma session beer (4,3% ABV).

Aroma: 6/10
Sabor: 6/10
Palato: 5/10

Total: 5,75/10

Imagem

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda out 01, 2012 15:02

bmxutos Escreveu:[b]Galway Hooker Irish Pale Ale

Muito interessante, a prostituta de Galway :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 19:59

Zibert Bavarske

Cá continuo eu na difícil tarefa de beber todas as cervejas que me aparecem à frente, sejam elas provenientes de locais tão apelativos - em termos cervejeiros, entenda-se - como a Namíbia, República Dominicana ou Ucrânia. Apontemos então para a Zibert, do gigante ucraniano Obolon.

Trata-se de uma Pale Lager com 5,6% ABV e com a significativa inscrição no rótulo: "Traditionelle Deutsche Qualität". É a loucura!

Bom, meio litrinho desta coisa que me trouxeram de propósito da Ucrânia. Mais valia terem trazido uma boa vodka. Cor dourada, espuma branca volumosa que colapsou rapidamente. Aroma a maltes claros, algo skunky. Sabor pouco apelativo, com um amargor muito tímido, algum cereal. Corpo leve, carbonatação média.

Macro Lager lá da Ucrânia, com um pouco mais de corpo e álcool que a sua irmã Zibert Svitle. A evitar.

Aparência: 4/10
Aroma: 3/10
Sabor: 4/10
Palato: 4/10

Total: 3,75/10

Imagem

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda out 01, 2012 22:40

Pelas minhas contas, a BrewDog número 20 que passa pela minha garganta:

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 22:44

Einsiedler Sächsisch Landbier Schwarz

Uma Landbier que também é Schwarz, ou seja, é uma Landbier escura. Uma curiosidade que resulta medianamente. Não fiquei com uma impressão por aí além da primeira Einsiedler que experimentei. Vejamos pois esta.

Cor castanho, relativamente límpida, espuma beige, mediana, com alguma retenção. Carbonatação média a elevada.

Aroma a malte torrado, caramelo, melaço. No sabor o que mais se destaca é o melaço mas também uma nota final metálica, pouco agradável. Há ainda uma ligeira acidez final e sensação de especiarias. Corpo leve e aguado. Cerveja fácil de beber mas pouco interessante.

Aparência: 7/10
Sabor: 5/10
Palato: 5/10

Total: 5,75/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 22:47

Hoje estou a beber pela segunda vez esta:

Imagem

Com açafrão! :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 23:17

Waterloo Double 8 Dark

Bom, não há nada a fazer. Ouço a palavra Waterloo e lembro-me sempre da porra da canção dos ABBA. Mesmo nada a fazer...

Como cliente assíduo das cervejas da Du Bocq não me poderia faltar uma Waterloo, neste caso a 8, uma Belgian Strong Dark Ale.

É uma cerveja castanha, com uma boa formação de espuma de pelo menos dois dedos, com retenção igualmente interessante e que deixa um pequeno mas bonito laço no copo ao longo da prova.

O aroma é rico, maltado, doce, com presença de frutos maduros, passas e melaço. Pouca ou nenhuma presença de lúpulo. No sabor nota-se a característica levedura belga, ainda que esta seja eclipsada pelo caramelo queimado, maltes torrados e algum álcool. Uma vez mais o lúpulo está ausente o que torna a Waterloo algo pesada, não cloying mas um pouco boozy.

Cerveja medianamente encorpada, carbonatação também ela média, perfeitamente adequada, rica e complexa na boca. A Waterloo é uma boa cerveja, um bom exemplo de uma BSDA, mas diria que o corpo não aguenta tanto álcool. Ganharia se apontassem lá para os 6,5-7% de volume alcoólico. Não obstante é um valor seguro.

Aparência: 7/10

Total: 6,75/10

Imagem

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » segunda out 01, 2012 23:27

bmxutos Escreveu:Bom, não há nada a fazer. Ouço a palavra Waterloo e lembro-me sempre da porra da canção dos ABBA. Mesmo nada a fazer...

Não seja por isso: http://www.youtube.com/watch?v=Sj_9CiNkkn4

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 01, 2012 23:30

barbas Escreveu:
bmxutos Escreveu:Bom, não há nada a fazer. Ouço a palavra Waterloo e lembro-me sempre da porra da canção dos ABBA. Mesmo nada a fazer...

Não seja por isso: http://www.youtube.com/watch?v=Sj_9CiNkkn4

Abraço

Fernando

NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOO!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Se é para a tortura vou beber uma SB 0% Limão!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 02, 2012 0:01

Mikkeler Monk's Elixir

A Monk's Elixir é a homenagem da Mikkeller às cervejas trapistas belgas. Há que ter big balls para apontar a um objetivo desses e, diga-se, quase atingi-lo. Quase, pois se é verdade que a Mikkeller não sabe fazer más cervejas, aquelas leveduras belgas exigem anos de prática e nem sempre são fáceis de domar. Não é que a Monk's Elixir não passe por trapista; ela não passa é por belga, apesar de no clube das cistercienses termos coisas tão variadas como a Orval, Achel Blonde ou Westvleteren 12.

De cor castanho escuro e espuma beige com média retenção, deixou um pequeno laço no copo ao longo da prova. Carbonatação média

O malte é às carradas nesta cerveja, à imagem de algumas Quad, mas quer o aroma, quer o sabor, tendem a fugir para uma Imperial Stout, com o torrado do malte em saliência, transmitindo notas a café e madeira. Os mais de 10% de álcool estão muito bem ocultos, havendo apenas um ligeiro queimar na boca no final, acompanhado por algum amargor do cereal torrado. Na boca há que destacar igualmente as especiarias (pimenta), o caramelo e biscoito. Falta o carácter da levedura tão comum na maioria das trapistas.

Não é uma cerveja para beber todos os dias ou sequer com muita frequência. Aliás, o preço também não o permite. Fora isso é mais uma bela produção da companhia dinamarquesa.

Palato: 7/10

Total: 6,75/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 02, 2012 0:14

Bem, a noite está a pedir por isso vou beber outra, uma que encontrei nova no ECI: Tilburg's Dutch Brown Ale.

À vossa!

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » terça out 02, 2012 0:25

Parece-me que vais dormir sem sono hoje :P

Bom apetite

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 02, 2012 9:52

KaYs3r Escreveu:Parece-me que vais dormir sem sono hoje :P

Bom apetite

Sim, dormi benzinho! (((())))

Abraço,

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta out 03, 2012 22:18

E esta já alguém provou?

IMG_2012100341143.jpg
IMG_2012100341143.jpg (29.45 KiB) Visto 11651 vezes

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 03, 2012 23:53

KaYs3r Escreveu:E esta já alguém provou?

IMG_2012100341143.jpg

Eu. Nada de jeito. É apenas uma curiosidade.

Abraço,

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta out 04, 2012 12:24

KaYs3r Escreveu:E esta já alguém provou?

IMG_2012100341143.jpg

Já experimentei não achei nem muito boa nem muito má.
Tenho lá mais uma a ver se descrevo depois da prova

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta out 04, 2012 22:38

Deixo essas extravagâncias suecas convosco. Eu estou entretido com uma Lagunitas Lucky 13.alt :D

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 05, 2012 20:50

Hoje fui buscar esta que estava "esquecida" na garrafeira desde 2008...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Russian Imperial Stout - processo de produção descrito algures por aqui -> http://forum.cervejasdomundo.com/viewtopic.php?f=28&t=495

Confesso que tinha algum receio que já não estivesse nas melhores condição, mas afinal ainda estava em forma.

Notei que com o tempo ficou ligeiramente mais leve, mais adocicada, mas o carácter e amargo do lúpulo ainda lá estão. Malte torrado, café e chocolate com fartura. Maravilha!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sexta out 05, 2012 21:12

Edson, essa RIS tem um aspecto fabuloso.

Eu por cá continuo em maré de americanas. Hoje foi uma Weyerbacher Double Simcoe IPA.

Imagem

Surpreendentemente doce para uma double IPA com Simcoe, mas ainda assim, sente-se bem o amargor do lúpulo. Infelizmente, as notas de pinho que eu tanto gosto no Simcoe não estavam muito presentes. Dá-me ideia que já não era muito fresca, mas tal como muitas outras americanas, não tinha data de validade.

Abraço

Fernando

Imagem
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sábado out 06, 2012 21:45

Como não há duas sem três, mais uma americana:

Imagem

Alguma desilusão em relação aos aromas, mas uma IPA com um ano não é a mesma coisa que uma IPA com um mês :(((

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 07, 2012 14:47

barbas Escreveu:Como não há duas sem três, mais uma americana:

Caro, andamos-te a perder para os Estates! Inúmeras viagens, mais as cervejas... Qual o problema da Cergal, da SB, da Marina!? Qual?! :mrgreen:

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo out 07, 2012 21:18

bmxutos Escreveu:Qual o problema da Cergal, da SB, da Marina!? Qual?!

Se quiseres falar de refrigerantes ou água gaseificada com corantes sugiro que abras um tópico em "Assuntos Diversos". Aqui é para falar de cerveja :mrgreen:

Fiz uma pausa nas americanas para uma Vicaris Tripel:

Imagem

É o tipo de cervejas que os americanos nunca irão conseguir fazer. Hão-de sempre acrescentar mais lúpulo, mais estirpes de bicharada, mais qualquer coisa, quando o difícil é atingir esta "simplicidade fingida" de uma boa tripel belga. Às vezes fico a pensar se o terroir não existe também nas cervejas...

Abraço

Fernando

Imagem
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » domingo out 07, 2012 21:36

Olha,... vocês estão-me a 'abrir o apetite, e nem é tarde nem é cedo, ontem trouxe uma cerveja de trigo do continente para ver se é boa, e é que vou malhar nela e é já! :)

Imagem
Benediktiner Weissbier

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo out 07, 2012 21:40

d_pintassilgo Escreveu:Olha,... vocês estão-me a 'abrir o apetite, e nem é tarde nem é cedo, ontem trouxe uma cerveja de trigo do continente para ver se é boa, e é que vou malhar nela e é já! :)

É boa sim senhor. Das weisses que se encontram mais facilmente nos hipers, é a minha favorita. Prost!

Abraço

Fernando

Imagem
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » domingo out 07, 2012 22:09

Sim,... é bastante agradável. Terminei agora de a beber :) e agradou-me.
Tem talvez um pouco de gás a mais.

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 07, 2012 22:26

Christmas Goliath

Antecipando um pouco a época natalícia que se avizinha, temos hoje a Christmas Goliath, da pequena cervejeira belga Brasserie Des Géants. Como habitualmente o rótulo é alusivo à época, ainda que já tenha visto alguns graficamente mais bem conseguidos.

É uma típica cerveja belga de Natal, com 8% de teor alcoólico. Algum gushing ao abrir, apresentou cor acobreada e uma bonita espuma beige com mediana retenção. No aroma e de forma mais pronunciada surgiu o caramelo e o álcool, ainda que notas ao cereal torrado também fossem proeminentes. Na boca apresentou características semelhantes: caramelo, cereal torrado, ligeiras especiarias e no final uma presença acentuada do álcool. Estão lá mais coisas no sabor mas são de difícil detecção, eventualmente por causa da asssertividade do álcool.

Trata-se de uma boa cerveja, talvez a pecar um pouco pela inexpressividade das especiarias, que costumam ser comuns nas cervejas de Natal. Vale a pena experimentar mas há outras cervejas belgas de Natal bem mais marcantes.

Total: 6,25/10

Imagem

telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Mensagempor telmott » segunda out 08, 2012 10:19

este tópico é uma desgraça, cada vez que por aqui passo fico cheio de sede :):)

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda out 08, 2012 13:29

d_pintassilgo Escreveu:Imagem

Foi a minha primeira cerveja de trigo, aproveitei e experimentei também esta de trigo (estou a ficar fã)

Imagem

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes