O que ando a beber...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: O que ando a beber...

Mensagempor bmxutos » segunda mar 18, 2013 22:11

Arbor Single Hop Wakatu

Golden Ale da inglesa Arbor, aqui na versão single hop com lúpulo neo-zelandês. Se o Wakatu for similar ao Motueka ou ao Nelson Sauvin, esperam-nos notas cítricas, frutos tropicais e subtis reminiscências florais.

Garrafa em vidro castanho, de 500ml; cerveja com 4,0% ABV.

Ao contrário de algumas Golden Ale inglesas que tenha bebido recentemente, muitas delas com teor alcoólico quase tão baixo, esta Arbor pareceu-em pouco encorpada e algo aguada. Tem bom aroma, é verdade que tem, o amargor final é bastante interessante, também é certo, mas comparando com algumas congéneres confesso que esperava mais.

Cerveja de um amarelo bastante claro, um pouco turva, praticamente sem espuma, ainda que a carbonatação fosse equilibrada. Aliás, deveria dizer estranhamente sem espuma, pois para além do malte de cevada leva trigo...

No nariz é bastante agradável, floral e cítrica, nenhumas notas tropicais. Os citrinos do aroma revelam-se na sua totalidade no sabor, com o amargor a ganhar algum realce apesar de ser daqueles que surgem mais no final da boca. O final é seco e traz algumas notas a pinheiro.

Considerando o volume alcoólico é uma cerveja bem agradável, refrescante e com um aroma que supera claramente o que se sente na boca. Ainda assim inferior a outras Golden Ale inglesas.

Aparência: 4/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6/10
Palato: 6/10

Total: 5,75/10

Imagem

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda mar 18, 2013 22:20

Wychwood Hobgoblin

Algumas notas doces e frutadas de malte, balanceadas com um sabor a malte torrado e um fim amargo. Algum sabor a café. Aroma a malte e caramelo. Na minha opinião com pouco corpo, um pouco aguada. Pouco gás. Não é a melhor cerveja que já bebi mas ainda assim é bastante agradável de beber e penso que o mesmo se passará para a grande maioria das pessoas.
Anexos
9.jpg
9.jpg (205.09 KiB) Visto 14414 vezes

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mar 18, 2013 22:33

't Smisje Kuvee Elektrik 979W

Cerveja belga extremamente saborosa, mais uma experiência agradável que tenho com cervejas da Smisje. Uma típica Belgian Dark Strong Ale, com as devidas características inerentes a este estilo, só que com uma novidade: 80 IBUs!

Ao servir parece uma cola, ainda que com a espuma muito mais cremosa, volumosa e duradoura. Algum gushing ao abrir a garrafa. Deixa um laço muito ligeiro ao longo da prova.

Como referi, é uma BDSA em todo o sentido do estilo, só que o lúpulo é bem mais acentuado que o habitual, trazendo notas de frutos verdes ao invés de frutos maduros. De resto, está lá tudo: a típica levedura belga, boa base de malte, caramelo, especiarias, passas. Muito cremosa e suave na boca. Final carregado de malte e doçura a que se contrapõem um ligeiro amargor. Bastante equilibrada e complexa, não obstante ser fácil de beber. Carbonatação acima do desejável.

Aparência: 7/10
Sabor: 8/10
Palato: 7/10

Total: 7,75/10

Imagem

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça mar 19, 2013 22:48

Bon Secours - Biere Vivante !!

Cerveja de aparência opaca, estilo Witbier que sofreu de "Chill Haze". A cerveja produz bastante espuma que permanece no copo. O aroma é de sidra e o sabor acompanha. O sabor é também doce mas com um fim de boca amargo, onde se sente também o sabor do álcool. Agradável para ir bebendo lentamente.
Anexos
IMG_2005.JPG
IMG_2005.JPG (195.4 KiB) Visto 14403 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta mar 21, 2013 20:44

Cerveja de cor clara e opaca. Forte aroma e sabor a banana e especiarias no fim, doce na medida certa. Um ligeiro sabor a maçã. Tem um bom corpo, cerveja cremosa com pouca carbonatação e espuma branca pouco persistente. Cerveja muito boa, para quem quer saber o que é uma boa cerveja de trigo penso que este é um bom exemplo.
Anexos
10.jpg
10.jpg (197.02 KiB) Visto 14391 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta mar 21, 2013 20:45

Weihenstephaner Vitus

Cerveja de cor clara e opaca. Forte aroma e sabor a banana e especiarias no fim, doce na medida certa. Um ligeiro sabor a maçã. Tem um bom corpo, cerveja cremosa com pouca carbonatação e espuma branca pouco persistente. Cerveja muito boa, para quem quer saber o que é uma boa cerveja de trigo penso que este é um bom exemplo.
Anexos
10.jpg
10.jpg (197.02 KiB) Visto 14390 vezes

GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » sexta mar 22, 2013 9:43

Se me permitem a pergunta, onde é que vocês conseguem tantos exemplares como estes? Ando curioso para experimentar umas quantas...

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mar 22, 2013 10:16

GothTec Escreveu:Se me permitem a pergunta, onde é que vocês conseguem tantos exemplares como estes? Ando curioso para experimentar umas quantas...

Para começar e para não gastares muito dinheiro, aconselho uma visita ao El Corte Inglés. Tens um ali perto da Praça de Espanha, com boa oferta.

Abraço,

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 22, 2013 11:27

Ok. Obrigado pela dica. Por acaso não tenho nada o hábito de ir ao El Corte Inglés mas um dia destes faço uma incursão. Há alguma loja específica da especialidade ou mesmo no hipermercado?

In cervejae veritas
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sexta mar 22, 2013 12:22

Eu compro pela net --> LaTiendadelCervecero

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mar 22, 2013 16:01

GothTec Escreveu:Ok. Obrigado pela dica. Por acaso não tenho nada o hábito de ir ao El Corte Inglés mas um dia destes faço uma incursão. Há alguma loja específica da especialidade ou mesmo no hipermercado?

É mesmo no supermercado. Há uma secção só de cervejas.

Abraço,

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo mar 24, 2013 11:42

Primeira vez provei uma "Weissbier" Benediktiner, ontem comprado no Continente.
Francamente, não conheçi, e podem crer, que conheço muitas "Weisse" da Alemanha. Gostei, vejam a foto, não fazem confusão por causa do copo "Erdinger", não tenho copo original "Benediktiner".

Imagem

A cerveja é produzida no mosteiro dos Benedictinos em Ettal, Bavaria, um dos mais famosos mosteiros de Alemanha: http://abtei.kloster-ettal.de/brauerei-destillerie/

Imagem

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 24, 2013 18:19

Uma foto da minha All Grain

Como podem ver ficou bastante clara para uma cerveja de trigo (apesar de saborosa), provavelmente por excesso de água e não devia fazer a etapa a 50º.
Anexos
Minha.jpg
Minha.jpg (179.35 KiB) Visto 14360 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda abr 01, 2013 21:24

Praga Premium Pils

Uma pils, aroma e sabor ligeiro a malte, alguma amargura. Nada de muito intenso, é um refrescozinho. Bebe-se bem, mas nada de especial.
Anexos
15.jpg
15.jpg (193.53 KiB) Visto 14322 vezes

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » terça abr 02, 2013 16:22

Braga Premium Pils

Ontem tomei uma Pils muito parecida, aqui na bela cidade Braga:

Imagem

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça abr 02, 2013 21:42

St Peter's Cream Stout

Cerveja de cor preta com boa quantidade de espuma que lentamente vai desaparecendo. Aroma a caramelo e café. Cerveja cremosa na boca, estilo um licor diluído. Sabor a caramelo e chocolate, uma ligeira doçura mas deixa na boca um sabor a caramelo torrado. Ligeiramente amarga, pouca carbonatação. Para mim uma cerveja "IMPECÁBEL"!!!
Anexos
16.jpg
16.jpg (174.32 KiB) Visto 14298 vezes

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta abr 03, 2013 19:55

seriuskiller Escreveu:Uma foto da minha All Grain

Como podem ver ficou bastante clara para uma cerveja de trigo (apesar de saborosa), provavelmente por excesso de água e não devia fazer a etapa a 50º.

Desculpa apagar a imagem nesta resposta mas tenho de fazer alguma seleção por questões de utilização de espaço do servidor :P

A cerveja está com muito boa aparência e, sinceramente, não me parece nada clara. Pode ser da luz ou da foto mas a cor parece-me bem dentro do expectável para uma cerveja de trigo. Aliás, se apontasses para uma Wit a cor seria ainda mais pálida, assim dum amarelo acinzentado, macilento.

Força com essas produções. Abraço,

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta abr 03, 2013 21:15

Quando digo clara falo da opacidade que se costuma encontrar numa cerveja de trigo.

E cá vai a cerveja do dia:

Samuel Smith's India Ale

Cerveja clara com cor de cobre, pouca espuma. Aroma a malte e frutado. Sabor frutado, algum caramelo suave de açúcar mascavado e malte. Algum sabor a lúpulo que se intensifica depois de engolir e permanece na boca, como que pedindo para darmos mais um gole. Muito boa de beber e muito refrescante. Foi a minha primeira India ale, estava à espera que fosse muito amarga, no entanto não o foi, é absolutamente normal nesse aspecto, talvez um pouco mais amarga no fim de boca, mas nada demais.
Anexos
17.jpg
17.jpg (200.17 KiB) Visto 14280 vezes

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta abr 03, 2013 21:47

seriuskiller Escreveu:Quando digo clara falo da opacidade que se costuma encontrar numa cerveja de trigo.

Ok, então estamos a falar de límpida por oposição a turva e não do facto de ser clara (cor). Sim, nesse aspecto parece um pouco límpida, mas o nível de clareza varia muito numa Weizen. Não acho que fuja ao estilo.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta abr 03, 2013 22:10

La Margaux

Uma Fruit Beer(?) da francesa Brasserie de la Somme, a minha primeira desta companhia.

E podia ter começado melhor, pois a La Margaux amargava um pouco e tal não se devia ao lúpulo ou ao cereal mas sim a uma infecção que a começava a minar e que já era notória na quantidade de cerveja que se perdeu logo ao abrir a garrafa.

E o que me terá atraído nesta cerveja? O facto de ser uma "bière brune à la confiture de framboise". Uma Fruit Beer tendo por base uma cerveja escura não é muito frequente e daí o interesse. No rótulo indicação da percentagem alcoólica (6%) e ingredientes: água, malte de cevada, cevada cultivada em Domart-en-Ponthieu, compota de framboesa, aroma natural de framboesa, lúpulo da Flandres francesa. Por aqui podemos ter uma indicação da origem da infecção: a compota. Trabalhar com frutos é terrível, o mesmo se passando com compotas ou mel, por exemplo. Há sempre aquela dúvida: se fervemos perdemos aromas e sabores; se não fervemos corremos o risco de infecção.

Relativamente à cerveja era pois de cor castanha com reflexos vermelhos, espuma creme bastante volumosa e efervescente, ajudada pela forte carbonatação e que nunca colapsou por completo, contribuindo para um pequeno laço belga no copo. No aroma já se notava alguma acidez, ainda que no caso fosse equilibrada pelo malte e frutos vermelhos. A acidez tornou-se excessiva na boca, agressiva e pouco equilibrada pelos açúcares, que existiam mas em insuficiente dose para tornar a cerveja agradável. Novamente percepção de frutos vermelhos, ainda que muito dificilmente se poderia dizer que fosse de framboesa, amora ou arando. Algo aguada, corpo mais leve do que o desejável.

Não foi lá uma grande experiência. Passavam-se várias coisas com esta cerveja, nem todas elas aceitáveis numa cerveja comercial. A base era notoriamente boa (a tal bière brune) e salvou-se isso. Como Fruit Beer não deixou grandes recordações.

Aparência: 6/10
Aroma: 5/10
Sabor: 3/10
Palato: 4/10

Total: 4,5/10

Imagem

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quarta abr 03, 2013 22:52

Olá a todos

Já há muito tempo que não deixo por cá umas linhas, mas vocês têm estado bem ocupados :mrgreen:

Eu também não me posso queixar. Cervejas de hoje:

Elav Punks Do it Bitter

Imagem

Uma das melhores Pale Ale (não sei se inglesa ou americana, diria algures no meio) que bebi nos últimos tempos. Equilíbrio total entre East Kent Goldings, Amarillo e o omnipresente Cascade.

LoverBeer Madamin

Imagem

Uma Oud Bruin muito bem feita. Sem ser demasiado ácida, nota-se o bom trabalho que a bicharada fez na madeira através do carácter vínico que apresenta.

Por fim, mais um sinal positivo que a cena cervejeira suíça está a evoluir com a Bad Attitude Dude:

Imagem

Uma Imperial IPA que não sendo nada do outro mundo está a anos-luz das Feldschlösschen, Falken e Appenzeller que dominam o mercado. Ainda há esperança :)

Abraço

Fernando

Imagem
lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » quinta abr 04, 2013 0:05

essa Elav tem muito bom aspecto ((Drool))

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta abr 04, 2013 21:24

Franziskaner Hefe-Weissbier

Cerveja de trigo típica. Aroma a banana, sabor a banana. Pouca amargura. Uma excelente cerveja e muito fácil de encontrar em qualquer lado. Se a virem comprem que não se vão arrepender.
Anexos
18.jpg
18.jpg (198.19 KiB) Visto 14252 vezes

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta abr 05, 2013 10:08

seriuskiller Escreveu:Franziskaner Hefe-Weissbier

Cerveja de trigo típica. Aroma a banana, sabor a banana. Pouca amargura. Uma excelente cerveja e muito fácil de encontrar em qualquer lado. Se a virem comprem que não se vão arrepender.

A Franziskaner é uma das minhas cervejas preferidas já de há uns bons anos. De facto não é difícil de encontrar mas na minha zona tenho encontrado a Benediktiner. Acho que é uma cerveja parecida mas ainda assim, fica para mim em 2º plano. Gosto muito de ambas.

In cervejae veritas
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 05, 2013 22:31

Nuit de Goguette Biere Brune Stout á l’avoine

Stout de origem francesa - Brasserie des Garrigues -, país não muito comum no roteiro deste estilo cervejeiro. Mais: para além de Stout devemos também ressaltar a utilização de aveia, o que em teoria nos aproxima de uma Oatmeal Stout. À partida o conceito é interessante. Vajamos, pois.

Garrafa de 33cl, vidro castanho, rótulo bonito, medianamente informativo. 5,3% ABV, cereais com origem na agricultura biológica.

É uma Stout agradável, leve para o estilo, ainda que lhe falte a vertente Oatmeal, nomeadamente o corpo cheio, a doçura e um carácter oleoso na boca. A Nuit de Goguette inclina-se assim mais para uma Dry Stout, o que naturalemente não tem nada de mal. E não tem mesmo, pois é uma Stout honesta, com corpo médio, de aparência bastante escura, aroma e sabor com boa presença de malte torrado, quase queimado, café e final seco e subtilmente amargo. Uma Stout que não surpreenderia ser de origem inglesa.

Uma Stout bem simpática da des Garrigues, a criar alguma curiosidade sobre os outros produtos desta companhia.

Sabor: 7/10
Palato: 6/10

Total: 6,5/10

Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 05, 2013 23:27

Crouch Vale Brewers Gold

Estas Golden Ale inglesas são cada vez mais uma excelente surpresa. Um estilo praticamente morto há alguns anos, à imagem do que acontecia com as Mild Ale, está a sofrer um renascimento espantoso que faz com que cervejas deste estilo ganhem já grandes prémios no Great British Beer Festival. Basicamente, às sensaboronas Blond Ale dá-se-lhes uma volta, junta-se uns lúpulos de qualidade e mais uns pozinhos de pirilipimpim e temos estas magníficas Golden Ale, cervejas fáceis de beber, muito saborosas e diferenciadas.

A Crouch Vale está na linha da frente da renovação da indústria cervejeira inglesa, apostando em estilos clássicos e dando-lhes um twist de inovação. A Brewers Gold não deixa de ser uma session beer, com 4,0% de volume alcoólico e uma grande drinkability. E esse é o facto de maior destaque. Esta cerveja bebe-se com tanta facilidade e é tão saborosa!

De cor dourada, espuma média, branca, com alguma retenção. Aroma muito fresco e frutado, com notas de frutos tropicais e ligeiros citrinos. O sabor repercute o que inicialmente se percepciona no aroma. Amargor final muito suave mas prolongado e bem definido.

Não ultrapassa ainda a Hurricane Jack, da Fyne Ales, a melhor Golden Ale que bebi nos últimos tempos. Mas é uma cerveja que apetece voltar e voltar e voltar...

Sabor: 8/10
Palato: 8/10

Total: 7,25/10

Imagem

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sexta abr 05, 2013 23:47

O que me foste lembrar. Bebi a Brewers Gold e a Blackwater Mild no mítico Wenlock Arms em Londres. Esses senhores realmente sabem o que fazem. A Blackwater é para mim o arquétipo do que deve ser uma Mild à maneira antiga, escura e maltada, mas ao mesmo tempo leve nos seus 3,7%. Uma session beer excepcional.

A Brewers Gold é uma cerveja excelente mas, tal como tu, tenho outra preferida. No meu caso é a Castle Rock Harvest Pale.

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado abr 06, 2013 0:00

barbas Escreveu:O que me foste lembrar. Bebi a Brewers Gold e a Blackwater Mild no mítico Wenlock Arms em Londres. Esses senhores realmente sabem o que fazem. A Blackwater é para mim o arquétipo do que deve ser uma Mild à maneira antiga, escura e maltada, mas ao mesmo tempo leve nos seus 3,7%. Uma session beer excepcional.

A Brewers Gold é uma cerveja excelente mas, tal como tu, tenho outra preferida. No meu caso é a Castle Rock Harvest Pale.

Abraço

Fernando

Vou a Londres em maio. A ver se é desta que vou ao Wenlock Arms :roll:

Terça levo umas inglesas para matarmos saudades. Talvez uma Chockwork Orange...

Abraço,

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sábado abr 06, 2013 23:20

O papel dos Estados Unidos no desenvolvimento da cerveja artesanal nos últimos 30 anos tem sido fulcral para o renascer de uma tradição que parecia condenada a desaparecer às mãos das grandes corporações multinacionais. No meu entender, o contributo americano fez-se a dois níveis: na criação/reinvenção de novos estilos de cerveja e no ressuscitar de estilos praticamente extintos ou esquecidos. Foram precisos os bons auspícios das cervejeiras americanas para eu conseguir experimentar pela primeira vez uma Gose, uma Sahti ou uma Lichtenhainer e foi preciso cruzar o Atlântico para beber uma Sticke ou uma Grodziskie.

Vem isto a propósito da minha companhia de hoje, a Pretty Things Once Upon a Time, November 22nd, 1838, X Ale. Esta cerveja, tal como as inúmeras irmãs da série Once Upon a Time feita nos Estados Unidos em colaboração com o historiador inglês Ron Pattison, recria uma receita original de um determinado estilo e, mais interessante ainda, de uma determinada época. Sim, porque uma Mild de 1838 não é igual a uma de 2013.

Imagem

E definitivamente esta Pretty Things não é remotamente parecida com qualquer Mild que tinha provado até hoje. Continua a ser uma cerveja simples, sem grande complexidade mas de uma cor muito mais clara que o habitual e com uma graduação alcoólica (7,4%) completamente descabida para os exemplos contemporâneos. Ainda que não seja uma cerveja brilhante, é sem dúvida uma lição de história no estado líquido.

Abraço

Fernando

Imagem

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante