Quem não tem cão...

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Quem não tem cão...

Mensagempor VicMaP » segunda out 08, 2007 21:00

Imagem
Que é como quem diz: Já que não pude ir á Oktoberfest, bebi uma Erdinger feita especialmente para o evento.
E estava excelente :D

Vic

(À venda nos "Continente")

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda out 08, 2007 22:55

Eh pa´que inveja!

bebi uma dessas na pseudo-oktoberfest em Lx mas estava quente :evil:

Acho que para o próximo ano vou fazer a minha própria MArzen / Oktoberfest :wink:

1 brinde,

Fernando

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » terça out 09, 2007 11:05

a cerveja na foto não é uma "Märzen", mas é uma cerveja de trigo, na Alemanha tambem chamado "Weissbier", que engano um pouco, pois a palavra weiss significa branco. E não pode ser confundido com a "Berliner Weisse".
Outro nome muito usado para este tipo da cerveja é "Weizenbier", que vem do nome Weizen, que significa trigo.

A base de "Märzen" é o malte Muniche (entre 40-50%) e malte Pilsen (entre 50-60%).
Este Märzen é a cerveja mais consumida na original Oktoberfest em Muniche, servido fresca (mais não exagerado gelada) em canecas de 1 litro, embora ofereçem tambem cerveja de trigo (como na foto neste posting) em certas tendas, servido em copos especiais (como na foto) de meio litro.
O nome "Märzen" vem do mes März (março), pois antigamente esta cerveja foi produzido já no mês março, para estar em condições ótimas no fins de setembro, inicio outobro para festa de cerveja.
Hoje, as fábricas industriais produzem esta cerveja mais tarde, em Julho/Agosto de cada ano.

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça out 09, 2007 11:44

Cerevisiae Escreveu:Eh pa´que inveja!

bebi uma dessas na pseudo-oktoberfest em Lx mas estava quente :evil:

Acho que para o próximo ano vou fazer a minha própria MArzen / Oktoberfest :wink:

1 brinde,

Fernando

Caro Fernando, tens bom remédio para te ressarcir da desilusão: vai ao Continente e compra umas destas :mrgreen:

Abraço

Vic

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça out 09, 2007 11:48

tom_po Escreveu:a cerveja na foto não é uma "Märzen", mas é uma cerveja de trigo, na Alemanha tambem chamado "Weissbier", que engano um pouco, pois a palavra weiss significa branco. E não pode ser confundido com a "Berliner Weisse".
Outro nome muito usado para este tipo da cerveja é "Weizenbier", que vem do nome Weizen, que significa trigo.

A base de "Märzen" é o malte Muniche (entre 40-50%) e malte Pilsen (entre 50-60%).
Este Märzen é a cerveja mais consumida na original Oktoberfest em Muniche, servido fresca (mais não exagerado gelada) em canecas de 1 litro, embora ofereçem tambem cerveja de trigo (como na foto neste posting) em certas tendas, servido em copos especiais (como na foto) de meio litro.
O nome "Märzen" vem do mes März (março), pois antigamente esta cerveja foi produzido já no mês março, para estar em condições ótimas no fins de setembro, inicio outobro para festa de cerveja.
Hoje, as fábricas industriais produzem esta cerveja mais tarde, em Julho/Agosto de cada ano.

Caro Tom, comprei-a especialmente porque tinha a indicação de que tinha sido feita especialmente para a Oktoberfest..
De qualquer modo, acho que eles também não afirmam tratar-se de uma Marzen

Abraço

Vic

tom_po
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor tom_po » terça out 09, 2007 11:59

VicMaP Escreveu:De qualquer modo, acho que eles também não afirmam tratar-se de uma Marzen

eu sei, não disse isso, eu vi na tua foto, que se trata duma cerveja de trigo, so queria desclareçer o posting depois, onde o Fernando falou sobre a cerveja "Märzen"

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça out 09, 2007 19:49

Também resolvi aderir à Oktoberfest caseira. Também comprei o meu exemplar da Erdinger. Hoje à noite a Oktoberfest é em minha casa :D

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta out 10, 2007 19:02

tom_po Escreveu:
VicMaP Escreveu:De qualquer modo, acho que eles também não afirmam tratar-se de uma Marzen

eu sei, não disse isso, eu vi na tua foto, que se trata duma cerveja de trigo, so queria desclareçer o posting depois, onde o Fernando falou sobre a cerveja "Märzen"
tom_po,
Já agora esclarece-me uma coisa: segundo creio saber (posso estar errado), apenas as cervejeiras de Munique (HB, Augustiner, Hacker-Pschorr, Lowenbrau, etc) podem estar presentes na Oktoberfest (a de Munique).
Parece-me que, no caso da Erdinger (que não deve ser único), eles estão apenas a aproveitar a boleia da Oktoberfest para, com uma cerveja um pouco diferente da regular (mais malte? mais forte?), venderem mais uns litros de cerveja...

tom_po
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor tom_po » quinta out 11, 2007 15:44

beertruck Escreveu:no caso da Erdinger (que não deve ser único), eles estão apenas a aproveitar a boleia da Oktoberfest para, com uma cerveja um pouco diferente da regular (mais malte? mais forte?), venderem mais uns litros de cerveja...

bem observado, está correcto, pelo menos tenho tambem estas informações.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta out 11, 2007 18:45

Tenho um problema relativamente ás cervejas de trigo. Tenho um copo de Erdinger especialmente para este tipo de cervejas, mas quando vou servir a cerveja no copo, esta faz muita espuma e nunca consigo servir a totalidade da cerveja de uma só vez no copo. Faz sempre uma enorme quantidade de espuma e tenho que esperar bastante tempo para que a espuma baixe para poder colocar o resto da cerveja no copo, ou então beber (não me agrada muito a ideia de pôr o nariz na cerveja :D). Sei que estas cervejas têm esta propriedade de produzir grandes espumas, mas não haverá nenhuma técnica para conseguir servir a cerveja como deve ser.
De referir que utilizo a mesma técnica (copo inclinado) para servir esta cerveja como para uma outra qualquer. Talvez o defeito seja meu. Se alguém tiver alguma sugestão...

Abraço

hrguedes
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jul 18, 2007 12:40

Mensagempor hrguedes » quinta out 11, 2007 19:18

Outro dia vi na televisão uma técnica que usam na Alemanha para servir a cerveja sem fazer grande espuma. É uma técnica complicada......................

Antes de servires a cerveja........molha o copo. O que fica de água no seu interior não vai alterar o aroma da cerveja.

Bem, na televisão e tirada em directo resultou. :mrgreen:

Abraço,

Hugo

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quinta out 11, 2007 21:10

Copo molhado, e bastante inclinada, mas mesmo assim é bem suposto estarem lá pelo menos 3 dedos de espuma!

Também ando a beber umas dessas essa semana, estavam em promoção no supermercado aqui ao lado de casa, só custava 3,5€ cada garrafa :?

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta out 11, 2007 21:22

Rasec Escreveu:Também ando a beber umas dessas essa semana, estavam em promoção no supermercado aqui ao lado de casa, só custava 3,5€ cada garrafa Confused

"Chiça", é preciso gostar mesmo....

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta out 11, 2007 22:36

Viva,

DE facto servir uma Weizen pode ser complicado. Este estilo de cerveja apresnta tradicionalmente uma carbonatação muito elevada que pode chegar aos 3 volumes, ou seja 3 Litros de gás (CO2) por litro de cerveja. Esta elevada quantidade de gás associada ao elevado teor de proteínas provenientes do trigo resulta numa espuma abundante e densa. :)
O resultado é que de facto é difícil evitar a formação de uma grande dose de espuma, mesmo com o copo bem limpo, isento de pó, etc. Em teoria podiamos arrefecer um pouco mais a cerveja para diminuir um pouco a libertação de gás, mas iria ficar demasiado fria para ser devidamente apreciada. Conclusão deitar no copo com cuidado, principalmente o primeiros goles e mesmo assim é provável ter que encher o copo por duas vezes ... o que também não é assim tão mau ;-)

1 abraço,

Fernando

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quinta out 11, 2007 22:50

Eu tenho uma técnica que aprendi na Alemanha e que consiste no seguinte:

Atenção, estão por vossa conta e risco. A coisa não é infalível e não me responsabilizo por qualquer tipo de derrame :mrgreen:

Pego no copo ao contrário e ponho-o por cima da garrafa. Viro o copo juntamente com a garrafa e, com ela totalmente na vertical, vou deixando a cerveja escorrer lentamente sem, no entanto, deixar de ter o gargalo em contacto com o líquido.

Isto normalmente corre bem com o meu copo de Franziskaner cá em casa, mas já experimentei num bar com um mais recente da Erdinger e o resultado foi (por duas vezes consecutivas...) desastroso :oops:

Se o gargalo não tocar o fundo do copo no início da manobra, normalmente a coisa não corre muito bem.

Fernando

tom_po
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor tom_po » quinta out 11, 2007 22:57

emsfc, eu meto qualquer "trigo" ao copo numa vez só, pois já tinha muita oportunidade de treinar isso...

vem para Braga com uma grade, eu te ensino, ok

se não aprendes, vamos pensar nesse robot (site em alemão, mas clique nas fotos e da para entender...)

http://www.stern.de/computer-technik/te ... .html&cp=1

tom_po
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor tom_po » quinta out 11, 2007 23:16

barbas Escreveu:Eu tenho uma técnica que aprendi na Alemanha

eu domino esse técnica, mas não gosto de fazer, pois a garrafa tem que ficar dentro da cerveja, e quem sabe, quantas pessoas já tocaram nesta zona...

a técnica, que estas a referir, ve-se bem neste film dum robot (engraçada os movimentos dele no fim, para tirar o resto do trigo do fundo....hehehe, mas correctissimo):

http://www.youtube.com/watch?v=OFtQHANoAFM

e aquilo que pode aconteçer sem técnica é isso:

http://www.youtube.com/watch?v=giOE6kA6dD8

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 12, 2007 0:05

Não fiquei muito entusiasmado com a tecnica da garrafa dentro do copo. Acho que primeiro vou seguir o conselho do copo molhado. Se também não resultar, lavo bem a garrafa antes de a pôr no frigorifico e depois lá experimento essa técnica.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta out 12, 2007 1:20

Quando eu tinha 18 anos, lembro-me de haver Maisel's Weisse baratas num dos hipermercados aqui da região. Como era verão, foi sempre a investir...

Ainda não possuíamos copos adequados a esse tipo de cerveja, mas não havia problema absolutamente nenhum. Colocava-se o copo quase na horizontal e despejava-se a cerveja lentamente.

Se os copos tiverem sido lavados com detergente, a espuma não se forma com tanto vigor!

Mas a cerveja de trigo é mesmo assim...

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta out 12, 2007 20:50

Cerevisiae Escreveu:Viva,

DE facto servir uma Weizen pode ser complicado. Este estilo de cerveja apresnta tradicionalmente uma carbonatação muito elevada que pode chegar aos 3 volumes, ou seja 3 Litros de gás (CO2) por litro de cerveja.

Tenho aqui uma dúvida que me podes tirar Fernando, o CO2 é medido em gramas por Litro, e é normalmente numa lager na ordem dos 4,8g/L a 5,5g/l e numa Ale do tipo inglesa na ordem dos 2,5g/l, essas são as medidas que estava habituado a trabalhar.

No entanto já vi em vários sítios de homebrewing e alguns livros essa medida de "volumes" sendo definidos por litros de gás por litros de cerveja, o que para mim não faz sentido. Não tenho aqui a bíbia do Kuntze para me responder, a isto.

Qual é a lógica desta medida na perspectiva do homebrewing?

Brewmaster
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta out 12, 2007 20:51

ptlsousa Escreveu:
Rasec Escreveu:Também ando a beber umas dessas essa semana, estavam em promoção no supermercado aqui ao lado de casa, só custava 3,5€ cada garrafa Confused

"Chiça", é preciso gostar mesmo....

Na prática nem é muito, se pensarmos que se for a um pub pago 5,50€ ou mais por um pint de Heineken ou de Carlsberg :? ...

Brewmaster
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta out 12, 2007 22:55

Viva Rasec,

Eu também acho isso dos volume uma maneira um pouco infeliz de medir o grau de carbonatação. Actualmente estou a fazer uma experiências de carbonatação de vinhos e tb trabalho com g/L. No sector vitivinicola há outra maneira estranha de medir a carbonatação: a pressão da fase gasosa, ou seja do CO2, em equilíbrio a 20 ºC. E então falam-te em vinhos com 2 bar ou 3 bar, etc. :shock:

Pela literatura que tenho oAmericanos é que falam muito em volumes, não sei porquê. Tenho uma pseudo-teoria: será que eles medem, ou mediam o volume de gas que se libertava de um dado volume de cerveja e dividiam o volume de gás por volume de líquido? não me parce um bom método experimental, mas talvez ...

Converter de Volumes para g/L não é difícil requer um pouquinho de termodinâmica. Daqui para afrente perdoem-me os não quimicos, fisicos, ou afins

PV=nRT
P-pressão;T- Temperatura (K); n número de moles; R- constante dos gases perfeitos: R=0,082 atm.L / (K.mol)

considerando P= 1atm (normalmente bebo próximo do nível do mar :-)
e T=0 ºC, ou seja 273 K temos
V/n = 22,4 L / mol ou seja 1 mol de CO2 ocupa 22,4L (a 0ºC e 1 atm)
Sabendo qiue a massa molar do CO2 é de 44g os 22,4L de CO2 pesarão 44g ou seja 1,96 g /L

se temos cerveja a 1vol temos 1L de gás por L de cerveja o que dá 1,96 g de CO2 por L de cerveja. Uma Lager anda pelos 2,2-2,6 volumes, o que dá 4,3 g/L a 5,1 g/L

Este factor de 1,96g/L por volume é para 0ºC. para outras temperaturas teremos que introduzir a T em Kelvin (K=C+273) na equação dos gases perfeitos (PV=nRT) e refazer as contas

Rasec obviamente esta "lição" de termodinâmica não ara para ti mas para quem tiver menos habituado a estas andanças poder entender minimamente as contas.

1 abraço,

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 13, 2007 23:30

Pois, a Oktoberfest da Erdinger acaba por ser um aproveitamento da marca da famosa festa de Munque, que este ano teve perto de 6 milhões de visistantes! Um número extraordinário!

Mas não se trata de um caso virgem ou isolado. Aliás, grande parte das cervejas que trazem o nome Oktoberfest não são, de facto, do estilo das que, tradicionalmente, são servidas na Oktoberfest. Coloca-se o nome, umas figuras típicas alemãs e está feito.

Em Portugal essa corrente ainda não chegou mas no Brasil já temos o exemplo da Brahma a produzir latas temáticas alusivas a esta bonita festa alemã. É claro que o conteúdo não tem nada que ver com a Oktoberfest mas, em última análise, acaba por ser bom para os coleccionadores de latas! :)

Imagem

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo out 14, 2007 16:56

É pá, já onde vai a minha termodinâmica :lol:

Grande explicação, simples e eficiente, embora continue a fazer-me confusão a medição em volumes, é tão mais simples os g/L... americanices!

Mas esse factor de conversão que deste torna as minhas contas daqui para a frente mais simples, Gracias!

Cerevisiae Escreveu:Viva Rasec,

Eu também acho isso dos volume uma maneira um pouco infeliz de medir o grau de carbonatação. Actualmente estou a fazer uma experiências de carbonatação de vinhos e tb trabalho com g/L. No sector vitivinicola há outra maneira estranha de medir a carbonatação: a pressão da fase gasosa, ou seja do CO2, em equilíbrio a 20 ºC. E então falam-te em vinhos com 2 bar ou 3 bar, etc. :shock:

Pela literatura que tenho oAmericanos é que falam muito em volumes, não sei porquê. Tenho uma pseudo-teoria: será que eles medem, ou mediam o volume de gas que se libertava de um dado volume de cerveja e dividiam o volume de gás por volume de líquido? não me parce um bom método experimental, mas talvez ...

Converter de Volumes para g/L não é difícil requer um pouquinho de termodinâmica. Daqui para afrente perdoem-me os não quimicos, fisicos, ou afins

PV=nRT
P-pressão;T- Temperatura (K); n número de moles; R- constante dos gases perfeitos: R=0,082 atm.L / (K.mol)

considerando P= 1atm (normalmente bebo próximo do nível do mar :-)
e T=0 ºC, ou seja 273 K temos
V/n = 22,4 L / mol ou seja 1 mol de CO2 ocupa 22,4L (a 0ºC e 1 atm)
Sabendo qiue a massa molar do CO2 é de 44g os 22,4L de CO2 pesarão 44g ou seja 1,96 g /L

se temos cerveja a 1vol temos 1L de gás por L de cerveja o que dá 1,96 g de CO2 por L de cerveja. Uma Lager anda pelos 2,2-2,6 volumes, o que dá 4,3 g/L a 5,1 g/L

Este factor de 1,96g/L por volume é para 0ºC. para outras temperaturas teremos que introduzir a T em Kelvin (K=C+273) na equação dos gases perfeitos (PV=nRT) e refazer as contas

Rasec obviamente esta "lição" de termodinâmica não ara para ti mas para quem tiver menos habituado a estas andanças poder entender minimamente as contas.

1 abraço,

Fernando

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça out 16, 2007 19:02

Rasec Escreveu:É pá, já onde vai a minha termodinâmica :lol:

Grande explicação, simples e eficiente, embora continue a fazer-me confusão a medição em volumes, é tão mais simples os g/L... americanices!
Mas esse factor de conversão que deste torna as minhas contas daqui para a frente mais simples, Gracias!

Na perspectiva do homebrewing (ou dos engenheiros e afins) os g/L podem fazer sentido. Mas, do ponto de vista do leigo, os volumes (L/L) são um conceito muito mais simples de entender e que dá uma ideia da carbonatação (em volume, naturalmente) da cerveja. Eg.: "o volume da espuma pode ir até X% do volume do líquido". A mim, a carbonatação em g/L não me diz nada. Para começar, (acho que) precisava de ter uma ideia de qual é a densidade da espuma... e não tenho a mínima...

(espero não ter dito nenhuma barbaridade, mas é para terem noção do quão ignorante um leigo nestas matérias pode ser)

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça out 16, 2007 19:05

bmxutos Escreveu:Pois, a Oktoberfest da Erdinger acaba por ser um aproveitamento da marca da famosa festa de Munque, que este ano teve perto de 6 milhões de visistantes! Um número extraordinário!

E tu foste um deles?

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 16, 2007 19:45

beertruck Escreveu:
bmxutos Escreveu:Pois, a Oktoberfest da Erdinger acaba por ser um aproveitamento da marca da famosa festa de Munque, que este ano teve perto de 6 milhões de visitantes! Um número extraordinário!

E tu foste um deles?

Infelizmente não! :<<<

Não estive muito longe, é verdade, mas o destino em causa foi bem menos interessante em termos cervejeiros! Talvez para o ano, quem sabe, já num excursão da Confraria do CdM... :wink:

Abraço,

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes