Theakston Old Peculier e muitas outras - EDITADO

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Theakston Old Peculier e muitas outras - EDITADO

Mensagempor Rasec » segunda fev 25, 2008 0:29

Peço desculpa por não ter nenhuma foto, é pena porque é uma cerveja visualmente interessante:

Aspecto: cor vermelha escura, espuma creme, consistência moderada. A cor de um vermelho sangue intenso não é fácil de obter, e como tal é um aspecto muito positivo da cerveja. Bom lacing.

Imagem

Aroma: aroma muito agradável, caramelo torrado, café ligeiro, fruta madura (banana ??), fresco e agradável. A maior colaboração é do caramelo e maltes especiais.

Sabor: carameloooooooooooooooo.... nunca mais acaba o sabor a caramelo! 8) Confesso que no início me desiludiu, mas à medida que ia bebendo e aquecendo, ficou muito melhor. Frutos secos (nozes e avelãs) num perfil licoroso, tipo vinho generoso. O álcool (5.6% segundo a garrafa) faz-se notar. A cerveja enche... mas satisfaz! Baixa carbonatação, uma Ale atípica mas que foi muito interessante de beber, por ter fugido ao "Mild" que tenho vindo a beber e que já chateia.

Uma última nota para dizer que andei por Londres 5 dias, e bebi muita cerveja, no entanto não há uma única que valha a pena ser realçada :? azar...
Última edição por Rasec em segunda fev 25, 2008 21:36, editado 1 vez no total.

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Re: Theakston Old Peculier

Mensagempor VicMaP » segunda fev 25, 2008 12:35

Rasec Escreveu:Peço desculpa por não ter nenhuma foto, é pena porque é uma cerveja visualmente interessante:

Aspecto: cor vermelha escura, espuma creme, consistência moderada. A cor de um vermelho sangue intenso não é fácil de obter, e como tal é um aspecto muito positivo da cerveja. Bom lacing.

Imagem

Aroma: aroma muito agradável, caramelo torrado, café ligeiro, fruta madura (banana ??), fresco e agradável. A maior colaboração é do caramelo e maltes especiais.

Sabor: carameloooooooooooooooo.... nunca mais acaba o sabor a caramelo! 8) Confesso que no início me desiludiu, mas à medida que ia bebendo e aquecendo, ficou muito melhor. Frutos secos (nozes e avelãs) num perfil licoroso, tipo vinho generoso. O álcool (5.6% segundo a garrafa) faz-se notar. A cerveja enche... mas satisfaz! Baixa carbonatação, uma Ale atípica mas que foi muito interessante de beber, por ter fugido ao "Mild" que tenho vindo a beber e que já chateia.

Uma última nota para dizer que andei por Londres 5 dias, e bebi muita cerveja, no entanto não há uma única que valha a pena ser realçada :? azar...

A Old Peculier devia ser considerada uma "instituição" em Inglaterrra!

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda fev 25, 2008 18:08

... o que eu corri para encontrei essa cerveja!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda fev 25, 2008 18:28

Não vou falar da qualidade da cerveja pois os meus caros confrades já tiveram oportunidade de aludir a esse facto. Mas chamo a atenção para a qualidade da própria imagem, do conjunto rótulo/garrafa. É que já diz o ditado, os olhos também comem, e as empresas cervejeiras inglesas costumam ter o máximo cuidado nesse aspecto. Não é querer estar sempre a bater no ceguinho mas que vontade poderá alguém ter em comprar um Cintra (em Portugal) ou uma Skol (no Brasil) apenas influenciado pelo aspecto? Valha-nos outros exemplares bem mais cuidados e agradáveis, como seja a Super Bock Stout, que empre teve uma comunicação visual com o consumidor bastante cuidada.

Enfim, simples mas bonita esta Theakstone...

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda fev 25, 2008 21:41

Um bocadinho em resposta/prova daquilo que o Bruno acabou de dizer, aqui ficam umas garrafas que comprei neste fds, onde se inclui a Theakston Old Peculier.

Mais uma vez, a gama, é naquilo que mais se encontra por aqui, Bitters, IPA, Stouts, e uma larga variedade de Ales.

Desculpem a qualidade não ser a melhor, mas é melhor uma foto de um telemóvel do que nenhuma foto :mrgreen:

Imagem

Nota-se de facto muito cuidado na apresentação destes produtos, o que se transfere numa imagem de um produto de valor acrescentado.

Brewmaster
Rasec
THE BrewMaster

Greene King Abbot Ale

Mensagempor Rasec » segunda fev 25, 2008 22:01

Hoje o dia ficou a cargo da Greene King Abbot Ale.

Gostei muito da garrafa no momento da compra, e isso ditou o facto de a ter posto no cesto (isto e uma medalha de ouro no international beer competition 2005 :P).

Imagem

Aspecto: espuma branca, pouco consistente, sem lacing. Cor laranja, âmbar. Pouco apaixonante.

Aroma: aroma pouco pronunciado, muito frágil. Nota-se maltes e biscoito bem como alguma manteiga, frutos vermelhos (berries) e óleos de lúpulo. No entanto está tudo muito difuso, pouco para uma cerveja que pretende ser uma ESB. Talvez em Cask seja muito melhor....

Sabor: o primeiro golo dá um kick tremendo... lúpulo à bruta... lúpulo a estalar na boca, não é amarga dado que a doçura balança bem, mas o lúpulo está ali a gritar!!! Ahh, pois, é de uma bitter (afinal) de que se fala. Cerveja de sabor muito equilibrado, bem balanceada, licorosa, com bom extracto e álcool na medida certa. É uma cerveja que nos põe as papilas a estalar, daquelas que dá vontade de fazer AHHHHH quando damos um golo maior.

Resumo: aspecto pouco apaixonante, espuma fraquinha, aroma muito difuso, muito equilíbrio no líquido em si. Talvez a garrafa não seja a embalagem certa para esta cerveja, daria 6 em 10 e uma próxima oportunidade em Cask pode fazer a diferença.

Já agora, no site da Green King podemos ler (http://www.abbotale.co.uk/):

"Abbot Ale is brewed with pale crystal and amber malts to give an attractive colour and rich malty taste. Challenger hops give it bitterness with a spicy overtone and to really boost the taste and aroma to the maximum it is late-hopped with Fuggles to provide the floral tones and fruity esters.

Full flavoured, smooth and mature, Abbot Ale is an exceptional, quality drink. No wonder this beer is the first choice for so many discerning real ale lovers."

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda fev 25, 2008 23:23

Provei a versão de cask e soube bem melhor do que a da tua descrição... Mas gostos não se discutem!

Acho que as Ale Inglesas "portam-se mal" na garrafa...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quarta fev 27, 2008 1:04

ptlsousa Escreveu:Acho que as Ale Inglesas "portam-se mal" na garrafa...

Concordo inteiramente contigo. "Tratei da saúde" a uma Marston's Old Empire ao jantar e não era nada disto que eu me lembrava das minhas incursões pelos pubs de Londres :( . Acho que onde se nota mais a diferença é no aroma do lúpulo. Devem andar a poupar no Cascade :D .

Abraço

Fernando

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta fev 27, 2008 21:17

ptlsousa Escreveu:Provei a versão de cask e soube bem melhor do que a da tua descrição... Mas gostos não se discutem!

Acho que as Ale Inglesas "portam-se mal" na garrafa...

A relação é fácil de fazer:

- ales inglesas, o que é que levam com fartura? Lúpulos de aroma!

- o que é que as pasteurizações+luz+envelhecimento natural fazem aos óleos de lúpulo?

- o que é que ajuda a proteger das oxidações/envelhecimento? O "extracto" da cerveja... coisa que normalmente as ales inglesas têm pouco (quando comparadas com as Ale Belgas, por exemplo).

Brewmaster

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes