Uma Flemish Sour Ale e duas perguntas ao pessoal

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Uma Flemish Sour Ale e duas perguntas ao pessoal

Mensagempor VicMaP » domingo mar 23, 2008 18:17

Imagem
Esta cerveja, que é um dos produtos dos mestres cervejeiros Struise, de que já falei lá pelo blogue, foi bebida hoje.
Andei a arranjar coragem desde que vim de Amsterdam, e hoje decidi-me.
Eu explico as hesitações. Este tipo de cerveja ácida já me deu provas muito diferentes: de uma vez abominei, era um produto da Heineken, a Oud Bruin. Detestável. Da vez seguinte gostei bastante, tratava-se da Duchesse de Bourgogne.
Ora como tenho em grande conta os produtos dos Struise, estava receoso que esta cerveja pudesse vir a estragar a imagem que tenho deles, e fui protelando.
Pois a cerveja afinal é bastante boa, embora não seja das minhas preferidas, até por o próprio tipo não ser muito ao meu gosto.
Quase sem espuma, corpo muito escuro, aromas de vinhos velhos. Acidez não excessiva e gosto a condizer: passas de uva e frutos do bosque, álcool pouco perceptível, apesar dos 8% de Abv (a "pancada" vem depois). Um fim de boca bem prolongado.
Havia outra questão que me "atormentava". Esta cerveja foi iniciada há uns 2 anos, e engarrafada em 1.000 garrafas iguais às da foto (0,75cl), e com o propósito de ser repetida a feitura em quantidade semelhante de 2 em 2 anos. Contudo e ao que parece, desistiram de a repetir.
Interrogo-me se não lhe acharam qualidade suficiente para os representar comercialmente. É que as críticas que li sobre a dita, até são bem favoráveis...

Bom, mas gostaria de saber o seguinte:
- Algum de vocês já provou esta cerveja?
- e este tipo de cerveja (Flemish Sour Ale)? Se sim, o que acharam?

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: Uma Flemish Sour Ale e duas perguntas ao pessoal

Mensagempor bmxutos » segunda mar 24, 2008 16:33

VicMaP Escreveu: Bom, mas gostaria de saber o seguinte:
- Algum de vocês já provou esta cerveja?
- e este tipo de cerveja (Flemish Sour Ale)? Se sim, o que acharam?

Não. Da Struise só conheço a Pannepot, que aprecio de sobremaneira.

Flemish Sour Ales ou simplesmente Sour Ales já conto com algumas no curriculo. Tal como tu a Duchesse de Bourgogne, algumas da Rodenbach (Redbach, Grand Cru, Classic), a Queue de Charruie brune, entre outras.

E mais uma vez tal como tu, também ando às voltas com esse estilo. Em primeiro lugar deve-se referir: não é um tipo de cerveja acessível e só com diversas degustações é que se pode começar a perceber melhor todas as nuances do estilo. Aliás, há pessoas que nunca chegam a gostar do género e nem por isso são menos apreciadoras ou conhecedoras de cerveja. É mesmo algo difícil.

Sinceramente não me lembro da primeira marca que experimentei dentro das Sour Ale, mas recordo-me que não foi nada fácil apreciar o produto. Mas acho que se aprende a gostar cada vez que se experimenta uma nova e como o meu gosto pessoal tem evoluido nesse sentido, visto cada vez mais preferir as lambics mais agrestes e a sidras menos domadas, presumo que à próxima tentativa (caso seja uma cerveja no mínimo razoável) ainda aprecie mais.

Por acaso num dos nossos encontros mensais tive oportunidade de levar uma Vichtenaar da belga Verhaeghe. E os confrades mitos e Cerevisiae gostaram bastante, pelo que suponho que a opinião deles seja positiva. Mas sem dúvida que é um estilo muito complexo e que pode suscitar muitas dúvidas entre os apreciadores de cerveja. É claro que quem está somente habituado a beber SB ou Sagres, uma Sour Ale está pura e simplesmente estragada. :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » sábado mar 29, 2008 17:08

Infelizmente estou a zeros com a Struise :cry:

Já no capítulo Sour Ale concordo convosco que será um dos estilos de cerveja cuja apreciação será mais difícil. Mas é tudo uma questão de gosto pessoal. Também não conheço muita gente que goste de beber uma Berliner Weisse sem adjuntos terceiros, no entanto, é uma das minhas bebidas preferidas para matar a sede num dia quente de Verão.

As minhas preferências no campo das Sour Ale vão para a Rodenbach Alexander (infelizmente já não se fabrica...) e para a Liefmans Goudenband. Ambas têm uma complexidade fabulosa que, se conseguirem superar o primeiro impacto da acidez (vinagre dirão alguns :D ), traduz-se numa mescla de sabores: frutos do bosque, cereja (um dos ingredientes da Alexander), madeira.

Abraço

Fernando

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes