Boas Pedro.
Acho que fizeste muito bem em ir às compras. No passado eu, por exemplo, tive o pensamento inverso: já tinha bebido n cervejas de n estilos e marcas diferentes. Mas faltava-me a componente prática da coisa. Foi por isso que fiquei muito contente por ter participado no excelente curso de produção de cerveja que o Fernando dá na Loja da Cerveja Caseira. Saí de lá com uma noção muito melhor e diferente da que já tinha. Portanto, parece-me que fazer o exercício contrário também é interessante.
Concordo com o que o Pedro disse e a isso apenas acrescento alguns pontos.
A Timmermans pode não ser a cerveja mais fácil de gostar. Aliás, dentro das lambic as coisas variam muito, desde as mais adocicadas atá às masi ácidas e menos domadas. Pessoalmente, não considero a Timmermans uma das melhores marcas, antes pelo contrário. Por isso, não desistas deste estilo à primeira caso não o aprecies. Relativamente à degustação em si, eu apenas baixaria um pouco a temperatura que o Pedro indicou, para algo próximo dos 6-8º. É que como disse, a Timmermans tende para o lado doce das lambic pelo que mais quente pode-se tornar "cloying" (desculpa escrever em inglês mas é daquelas expressões que não me parece haver tão bem explicativa em português; podes ver a significância em
http://www.thefreedictionary.com/cloying ). Costumo servir as lambic em copos tipo flute. São boas sozinhas, como sobremesa ou mesmo aperitivo ou a acompanhar, por exemplo, um gelado simples (tipo baunilha) ou um semi-frio de frutos silvestres.
Westmalle e Orval: duas trapistas mas dois conceitos bem diferentes de abordar o tema. A Westmalle é a Dubbel ou a Triple? É que são bem diferentes e não me estou apenas a referir à cor...
O ECI tem tido algumas cervejas inglesas especilamente da Marston's e da Shepherd Neame. Qe me recorde só a primeira é que tem uma Old mas é a Old Empire, que não é propriamente uma IPA...
Mas acho que sim. É um excelente começo e espero que ganhes um interesse ainda maior por este prazer que é experimentar diferentes estilos e marcas de cerveja. Caso continues, e se me permites, dou apenas dois ou três conselhos para uma próxima visita ao ECI:
- Bush Ambrée (ou Scaldis) - pelas razões que te referi no encontro;
- Tripel Karmeliet (a perfeita definição de uma tripel)
- Rothaus Hefeweizen (não é propriamente uma Schneider mas não envergonha o estilo; prefiro-a à Erdinger; outra boa opção é a Franziskaner)
- Nova Schin - para saber o que NÃO devemos encontrar numa cerveja!
Abraço,