Converter infiéis

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Thunder_PT
O que é uma cerveja?
Registado: sexta jul 04, 2008 15:10

Converter infiéis

Mensagempor Thunder_PT » terça jul 15, 2008 15:34

Boas,

Antes de mais, olá a todos, sou novo por aqui. :)

Venho pedir-vos ajuda para converter 2 infiéis: os meus pais. A minha mãe não gosta de cerveja (mas nunca deve ter provado nada para além de Super Bock ou Sagres normais) e o meu pai gosta mas é dos que acha que são todas iguais. Quero mudar as duas mentalidades. :P

Eles gostam de provar vinhos e costumam fazê-lo principalmente ao almoço de Domingo, mas consegui convencê-los a provar antes uma cerveja no próximo.

Aquilo que gostava que opinassem é:

- Que cerveja acham que é a ideal para quem nunca provou nada para além de pale lagers mudar de ideias?
Estou mais inclinado para a Duvel. As outras opções passam por Guinness Draught, Newcastle Brownale e Franziskaner Hefe (as que vi no Jumbo de Famalicão, donde sou).

- Não tenho copos de jeito. Entre um cálice de vinho, copos de leite (acabam por ser parecidos com os copos de Lager) e copos normais o quê que funcionaria melhor?

- Que tipo de prato combina melhor?

Obrigado desde já. :)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jul 15, 2008 16:10

Caro Thunder_PT,

antes de mais desejo as boas vindas aqui ao fórum.

Quanto à questão colocada, é bem interessante. Não é fácil converter as pessoas, ainda para mais aqueles que não querem ser convertidas. Mas não é algo que seja impossível e tenho já alguns casos de grande sucesso. Portanto, trata-se de uma questão de tentar. E, como bem observaste, de dar a experimentar as cervejas certas. Não se pode começar por uma Bitter ou por uma Flemish Sour. Há que perceber o gosto das pessoas e harmonizar convenientemente com a refeição que se pretende tomar.

Vamos então a estilos e marcas.

A mãe talvez seja a mais difícil. Pode ser uma opção arriscada, mas com as senhoras costumo tentar convertê-las pelo lado doce, optando por uma lambic bem puxada para o lado do açúcar. Se existirem Timmermans pêssego ou kriek, somos capazes de ter algum sucesso.

Agora, com a limitação de marcas que possa existir no Jumbo de Famalicão e perante as hipóteses dadas, apontaria para a Duvel. Tem várias vantagens: é uma cerveja muito bonita, excelente cor e excelente espuma, a cor assemelha-se às nossas SB e Sagres, pelo que não choca as pessoas, é uma cerveja equilibrada, agradável, floral e a puxar mais para o lado doce da coisa.

As weizen são cervejas muito específicas e nem toda a gente aprecia o carácter da levedura e os fenólicos.

A Guinness pode ser uma boa opção se a pessoa já gostar de cervejas pretas. Mas mesmo assim é algo arriscado se o conceito for fazer uma lavagem cerebral a pessoas que habitualmenet bebem pale lagers.

Resta-nos a Newcastle, uma cerveja algo estranha e que, pessoalmente, não aprecio muito.

Parece-me pois que a Duvel é uma excelente opção. Os copos já são outra questão. A Duvel tem um copo muito bonito, em formato tulipa, pelo que esse seria mesmo a melhor opção. Não havendo, optaria por um copo esguio, tendo sempre muito cuidado ao servir pois a Duvel cria bastante espuma. Gosto muito da Duvel a acompanhar uma espécie de tapas, como um chouriço (ou algo similar) assado, umas fatias de um bom queijo ou presunto, umas bolinhas de queijo frito, etc. Se for mesmo uma refeição, optaria por um prato de carne, eventualmente pato ou coelho. Não esquecer que a Duvel já tem um bom teor alcoólico pelo que necessita de ser bem acompanhada em termos gastronómicos. E vice-versa.

Isto são apenas algumas sugestões e opiniões pessoais. Pode ser que mais alguém deixe outras sugestões. O que é importante é que a bendita conversão seja um sucesso!

Abraço,

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta jul 16, 2008 11:10

Eu apenas dou um conselho: Não digas à partida o que vão beber.
Já me aconteceu um amigo não gostar à partida de uma cerveja, mesmo sem provar, só porque eu disse o que era e o que tinha. Na ocasião a cerveja tinha especiarias (hoegaarden) e o meu amigo mesmo antes de provar disse que não gostava pq eram especiarias de "sopa". Obviamente que depois disse que não gostava, etc etc etc.
Curiosamente, este mesmo amigo, gostou de todas as outras belgas que lhe ofereci....

Eu agora ofereço a cerveja e pergunto o que acham dela. Acho melhor abordagem.

Uma outra coisa que costumo fazer é ter sempre também uma SB ou sagres à mão para o contraste. Invariavelmente, após provarem outra cerveja não "pale lager" ou mesmo uma homebrew, a SB/Sagres de repente perde a mística e fica "sem sabor" :).

Apenas tive um caso de "insucesso" com a homebrew: Certa vez o meu "socio" ofereceu um "six pack" de homebrew a um amigo. Não avisou que era normal que tivesse depósito. A crítica no dia seguinte foi que a cerveja estava estragada (tinha depósito) o que fez com que ele tivesse uma grande indisposição...... :)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta jul 16, 2008 21:23

Caro Thunder_PT, antes de mais sê bem-vindo ao Cervejas do Mundo!

Quanto à tua questão, posso dar-te uma opinião pessoal: Já converti alguns infiéis, e foi bastante fácil. O truque chama-se Chimay!
Aconselho-te a começares pela Chimay Rouge (rótulo vermelho), uma vez que é uma excelente cerveja e não é tão forte e encorpada como a irmã Chimay Blue, e por isso é mais fácil de se gostar.
Das 3 Chimay a que menos aprecio é a Triple (rótulo branco), mas é uma opinião pessoal é claro!
No Jumbo em Viseu há sempre Chimay à venda. Não sei se no de Famalicão também tem, mas senão tens sempre a oportunidade de ir ao supermercado do El Corte Inglés de Gaia, e lá encontras Chimay e muito mais!

De entre as cervejas que referis-te, também sou da mesma opinião do bmxutos, a Duvel seria a melhor escolha.

Espero ter ajudado!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

Mensagempor mcQueen » quinta jul 17, 2008 1:15

e porque não esta .... :-|

Imagem

abraço McQueen
Imagem

Thunder_PT
O que é uma cerveja?
Registado: sexta jul 04, 2008 15:10

Mensagempor Thunder_PT » segunda jul 21, 2008 12:48

Bem, está feita a experiência. A escolhida sempre foi a Duvel.

A minha mãe estava convencida que ia dar um gole e dizer logo que não gostava, mas quando o fez disse "realmente esta é diferente" e lá encheu o copo. :P

O meu pai também gostou, mas não o suficiente para achar que 1.79€ por garrafa valha a pena. :(

Mas no geral correu bem. :)

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda jul 21, 2008 16:44

mcQueen Escreveu:e porque não esta .... :-|

Imagem

abraço McQueen
Imagem

Ainda ontem marchou uma dessas, a seguir a uma La Trappe Quadrupel.
Não há dúvida que esta La Trappe é muito boa, mas quando se chega à DeuS...é tudo diferente. E eu até prefiro cervejas escuras. Mas a DeuS....

Abraço

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda jul 21, 2008 17:08

Thunder_PT Escreveu:Bem, está feita a experiência. A escolhida sempre foi a Duvel.

A minha mãe estava convencida que ia dar um gole e dizer logo que não gostava, mas quando o fez disse "realmente esta é diferente" e lá encheu o copo. :P

O meu pai também gostou, mas não o suficiente para achar que 1.79€ por garrafa valha a pena. :(

Mas no geral correu bem. :)

Ainda em que a mãe gostou.

Quanto ao pai... a desculpa pode ser sempre esta: 1 litro de Duvel custa quanto? 1.79x3= 5.37 (3 porque cada garrafa é de 33cl). Ou seja, um litro custa 5,37 €. E estamos a falar de uma cerveja de grande qualidade. Agora, quanto custa um vinho de qualidade equivalente ao desta cerveja? (se é que é possível fazermos esta comparação...) Será que custa "apenas" 5 euros? Então porque é que damos por um vinho mediano 5€ e não damos por uma cerveja que todos sabemos que é bastante boa? :~~

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » terça jul 22, 2008 11:42

hmmm, não sei se a Deus seria uma boa opção. Se o problema referido pelo thunder foi o preço, o que dizer então de uma cerveja que custa perto de 20€?

E a deus é uma cerveja "fácil" de beber. acho que por uma questão de aprendizagem não se deve, obviamente, começar pelas mais difíceis, mas parece-me que da deus toda a gente gostará. Podia até fazer confusão saber se estavam a beber champanhe ou mesmo cerveja. Portanto a Duvel também me pareceu uma boa escolha. Agora é insistir. :wink:

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » terça jul 22, 2008 14:51

Bem vindo Thunder_PT!

Deves ser meu "vizinho"! Famalicão é relativamente perto da Maia...

Qualquer coisa... apita!

Abraço,
Pedro

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » terça out 28, 2008 16:19

ha aqui uma questao curiosa

dois aspectos q dois postantes referiram mas nao relacionaram

primeiro, ter alguem q diz q nao gosta de cerveja mas q nunca provou grande coisa

segundo, ja q é pra convencer entao pq nao arrasar?

nesse sentido sempre q quero converter alguem leva com algo ao nivel da deus, q deve ser sóóó uma das 5 melhores cervejas do mundo. assim nunca mais diz q nao gosta de cerveja

e vai polemica pra cima disto :-)

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta out 29, 2008 0:05

Olá

Acho que apenas o Bruno referiu algo importante a combinação da cerveja com a comida, ou se preferires momento de consumo. É mto importante! acredita que não vais servir uma Samichlaus como aperitivo, nem uma Urquel a acompanhar uma mousse! Quando se tenta despertar o paladar de alguém para a boa cerveja, escolher o acompanhamento / enquadramento pode fazer toda a diferença.

boas provas,

Fernando

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes