World Beer Awards 2008

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

World Beer Awards 2008

Mensagempor emsfc » domingo ago 17, 2008 12:11

Ranking do concurso World Beer Awards 2008, organizado pela publicação Beers of the World :D.

Para consultarem o ranking, aquí fica o link:

http://www.beers-mag.com/wba08/

Congratulo-me então por já ter tido a oportunidade de provar a Melhor Ale do Mundo (Tripel Karmeliet) e a Melhor Weissbier do Mundo (Konig Ludwig) :D

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 17, 2008 16:28

Tenho de ver com atenção a extensa lista de vencedores.

Mas quanto à Karmeliet, nada a dizer. É de facto uma cerveja magnífica. Um prémio mais do que merecido para uma cerveja que, felizmente, ainda se vai encontrando cá pelo burgo.

Abraço,

mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

em que lugar esta a SUPER BOCK??????????????????

Mensagempor mcQueen » segunda ago 18, 2008 1:45

Imagem

em que lugar esta a SUPER BOCK????

A coisas do diabo … isto faz lembrar uma historia de um certo clube Regional que pensa que é grande mas não é … e uma cerveja que pensa que é a melhor cerveja do mundo mas também não é.
Não sei e se nas 18 medalhas que a Super Bock ganhou não exista para lá um apito qualquer porque aquilo não é uma BOCK a cerveja preta deles também não é uma Stout e a Abadia é feita segundo uma Receita de um convento que não existe e para alem do mais também não é SUPER …
Espero que este ano, seja, o ano que mais de 6 milhões de portugueses desejam e que volte tudo a tranquilidade.

[img]http://bp0.blogger.com/_BTBwfq83kjk/RmG-gPrRLPI/AAAAAAAAAFA/V4jDGB_zXME/s400/Luso,+Porto,VN.Gaia-cruzeiro12-4-07+Régua+160.jpg[/img]

18 medalhas " 18 anos sempre a ganhar " o quê???????

--------------------------------------------------------------------------------

Imagem
abraço McQueen

--------------------------------------------------------------------------------
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado ago 23, 2008 16:34

McQueen:

http://www.monde-selection.com/en/

"O termo Qualidade vem do latim Qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto tangível. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor acrescentado, que produtos similares não possuem"; "fazer bem à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade".Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço.

(...)"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » domingo ago 24, 2008 12:14

Rasec Escreveu:McQueen:

"O termo Qualidade vem do latim Qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto tangível. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor acrescentado, que produtos similares não possuem"; "fazer bem à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade".Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço.

(...)"

Meu Caro Rasec

E isso, resumindo, quer dizer o quê? Que a SB é uma boa cerveja?
A mim, como apreciador, não me dizem nada conceitos abstractos. O que vale é mesmo o valor intrínseco do produto. E na SB esse valor é substancialmente rasca, pelo que penso que o McQueen (embora discorde dele no que diz respeito à catilinária clubística, ehehehe) tem toda a razão

Abraço

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo ago 24, 2008 12:27

Na minha opinião penso que é tudo uma questão pessoal. Do ponto de vista do consumidor, a qualidade pode definir-se como o conjunto de características de um bem ou serviço que satisfazem as suas espectativas, e aí já estamos a entrar em questões pessoais.
Há pouco mais de um ano a SB satisfazia as minhas expectativas no que a cerveja diz respeito. Para mim cerveja era SB, Sagres e pouco mais que isso.
Neste momento já não é assim e por isso o nível de qualidade que via anteriormente na SB já não é o mesmo, aliás está muito longe disso.
No entanto nós pertencemos a uma minoria e por isso, para a maioria dos portugueses, a SB e a Sagres são produtos de grande qualidade e é isso que interessa às grandes cervejeiras.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo ago 24, 2008 13:11

VicMaP Escreveu:
Rasec Escreveu:McQueen:

(...)"

Meu Caro Rasec

E isso, resumindo, quer dizer o quê? Que a SB é uma boa cerveja?
A mim, como apreciador, não me dizem nada conceitos abstractos. O que vale é mesmo o valor intrínseco do produto. E na SB esse valor é substancialmente rasca, pelo que penso que o McQueen (embora discorde dele no que diz respeito à catilinária clubística, ehehehe) tem toda a razão

Abraço

Já várias vezes falei sobre isto neste fórum, não pensei que fosse necessário estar sempre a escrever o mesmo., mas cá vai. :D

Resumindo, quer dizer que a SB tem várias medalhas atribuídas por uma entidade externa, que lhe reconhece qualidade. Medalhas essas que são muito meritórias porque este é um produto com uma qualidade excepcional.

Nunca a SB tentou ser a melhor cerveja do mundo, é sim uma boa macro lager, das melhores do mercado e das melhores para o seu preço. Isso é qualidade, é quando um produto é bom, cumpre os desígnios para o qual foi feito, bem produzido, isento de falhas, tem um preço condizente, uma boa embalagem, bom labeling, marketing eficiente, e isto tudo, SEMPRE, MAS SEMPRE, comparado com as cervejas do seu segmento.

Já várias vezes critiquei neste fórum (e não só) a mania de deitar abaixo o que é Português! Não se pode comparar as cervejas Portuguesas com as melhores cervejas do mundo, têm conceitos diferentes, públicos alvo diferentes, realidades diferentes, custos de produção diferentes, realidades empresariais diferentes.

Tal como não se pode comparar um Swatch a um Patek Philippe, tal como não se pode comparar um fato Ermenegildo Zegna a um fato da C&A ou um Mazda 2 a um Maserati Quattroporte, também não se pode comparar uma Super Bock a uma Tripel Karmeliete... tão simples quanto isso... Não quer dizer que o Swatch, o fato da C&A ou o Mazda 2 não tenham qualidade, porque tem, simplesmente não são os melhores do mundo, no entanto ganham prémios, tal como o Mazda 2 ganhou o prémio de carro do ano 2008...

Agora, e mais importante, a SB (a atacada neste caso, mas é 200% igual para a Sagres) é inegavelmente uma cerveja cheia de qualidade e por isso recebem os prémios que recebem, Prémios esses de Qualidade e não de serem as melhores do mundo... simples!

:wink:

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 24, 2008 15:30

De facto, já tinhamos esgrimido argumentos noutro tópico relativamente à questão das inúmeras medalhas da SB.

Mas mais uma vez a discussão está animada e concordo com diversos pontos de vista aqui enunciados.

A questão da SB ter muitas ou poucas medalhas para mim é irrelevante. Eu sei o que vale o produto e posso decidir bebê-lo ou não. Tenho sempre essa prorrogativa. Lá por a Carlsberg se denominar como, provalvemente, a melhor cerveja do mundo, não quer dizer que nós a consideremos como tal.

Único pormenor que me inquieta e isso advém do contacto que tenho com os consumidores de cerveja: o facto da SB estar sempre a bater na tecla das medalhas de ouro, o que torna mais difícil o trabalho de divulgação da cultura cervejeira pois, independentemente de toda a argumentação que tenhamos, as pessoas respondem-nos sempre que a SB é a melhor. Dizem: "alguma cerveja do estrangeiro tem tantas medalhas como a nossa"? Desmontar este argumento pode ser mais difícil do que parece...

Seria pois importante que a própria SB divulgasse o tipo de concurso que é o Monde Selection. Qualquer dia, temos uma cerveja a dizer que tem 20 medalhas de ouro consecutivas, afinal, todas elas ganhas no concurso de cervejas de Freixo de Espada à Cinta...

Agora, publicidade como a que encontrei recentemente à saída do Porto, num grande cartaz publicitário que dizia: "orgulho em ser tripeira", é apelar aos sentimentos mais rasteiros e baixos que pululam nalgum caciquismo bacoco, empolgado por políticos e dirigentes desportivos menores. Mas isso já é uma outra questão, nomeadamente a da Unicer andar a reboque da Central há já algum tempo, facto que já foi minuciosamente analisado pelo nosso perito em marketing, o mitos.

Só por curiosidade, trouxeram-me recentemente uns charutos dos Açores, fortes mas por sinal bem agradáveis, que na embalagem também referem o facto de terem ganho uma medalha de ouro no Monde Selection.

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo ago 24, 2008 16:14

bmxutos Escreveu:
Seria pois importante que a própria SB divulgasse o tipo de concurso que é o Monde Selection. Qualquer dia, temos uma cerveja a dizer que tem 20 medalhas de ouro consecutivas, afinal, todas elas ganhas no concurso de cervejas de Freixo de Espada à Cinta...

Só por curiosidade, trouxeram-me recentemente uns charutos dos Açores, fortes mas por sinal bem agradáveis, que na embalagem também referem o facto de terem ganho uma medalha de ouro no Monde Selection.

Abraço,

Mas porque é que a Unicer (ou outra empresa qualquer) haveria de o fazer? Quem quiser informação, tem o OBRIGAÇÃO de a procurar :wink: , quanto aos prémios, todas as companhias vitivinículas, por exemplo, têm prémios para mostrar, sejam eles prémios regionais ou internacionais, no entanto nunca nenhuma empresa veio dizer : "temos aqui este diploma que é apenas uma diploma de participação no concurso regional de vinhos de mesa de Alcácer do Sal, mas o vinho é bom hã, acreditem em mim!" , claro que não. Porque uma empresa, no limite, é isso mesmo, uma empresa, tem de ter lucros, pagar aos funcionários e ter bons resultados!!

Quanto aos charutos, serão certamente charutos de qualidade, o que não faz deles certamente, os melhores charutos do mundo :mrgreen:

Grande abraço

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » domingo ago 24, 2008 19:41

A minha opinião é muito simples:
A industria cervejeira é oportunista. E é-o porque se vale precisamente do facto de a maioria do consumidor português não estar a par do que se faz lá fora. Os supermercados só há pouco tempo começaram a vender alguma cerveja estranjeira, pelo menos já há uma variedade apreciável, e o português médio torce o nariz a dar 2 euros por uma cerveja.
Aqui não cabe o facto de o produto ser ou não português. Sou igualmente crítico das Bud, Miller e quejandas. Ou de alguma belga ou inglesa que seja de nível inferior. A diferença está em que nesses países há uma infinidade de cervejas e o consumidor pode fazer comparação séria. Cá, a comparação que podem fazer é entre os 4o cêntimos que pagam por uma SB e os 2 € que pagariam por uma Duvel. Claro que face a isto, a opção para um consumidor em cujos bolsos os euros não abundam, é obviamente a SB. Até porque nem lhe passa pela cabeça a diferença de qualidade que existe entre uma e outra.
Mas o pior de tudo é esta nova onda das cervejas Gourmet. Se aqueles "novos" produtos da Unicer são de qualidade extra como pretende a publicidade, então prefiro beber água.
Mal comparada, esta questão das cervejas é a modos como a música pimba: como ó povinho a engole e ainda faz a festa, toca de lhe impingir Malhoas, Carreiras e outros do género. Esses também dizem que não são pimba, que vendem, têm clubes de fãs e se calhar até acham que mereciam ser agraciados no 10 de Junho.
Cá para mim, aproveitam-se - tanto os cervejeiros, como os músicos de vão de escada - é de um povo pouco informado - veja-se a qualidade de informação da nossa televisão - e, pior que tudo, pouco formado.

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » domingo ago 24, 2008 20:33

Sinceramente, o sentimento mais forte que por vezes me assola, e que me parece também perpassar por algumas das pessoas que escreveram anteriormente, é o de engano. Tal como o colega Vicmap referiu, custa andar tantos anos a ser enganado, a pensar que o que por cá se bebia era o melhor e quase único. Não valia a pena procurar em outros países pois o que por lá existia não seria melhor.

E agora, que começam a aparecer cervejas de qualidade no mercado (infelizmente não portuguesas), apressam-se a lançar produtos miseráveis, rotulados de abadia ou gourmet. Como se referiu, isso é oportunismo.

Mas, em última análise, tenho também de concordar com a ideia do membro Rasec, pois " uma empresa, no limite, é isso mesmo, uma empresa, tem de ter lucros, pagar aos funcionários e ter bons resultados!!" A questão que se poderá colocar é: será de todo impossível produzir cerveja com alguma paixão e ainda assim ter lucro, ou chegámos ao ponto em que fazer cerveja, salsichas ou automóveis não passa disso mesmo: lucro e mais lucro?

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » domingo ago 24, 2008 21:13

RTS157 Escreveu:Sinceramente, o sentimento mais forte que por vezes me assola, e que me parece também perpassar por algumas das pessoas que escreveram anteriormente, é o de engano. Tal como o colega Vicmap referiu, custa andar tantos anos a ser enganado, a pensar que o que por cá se bebia era o melhor e quase único. Não valia a pena procurar em outros países pois o que por lá existia não seria melhor.

E agora, que começam a aparecer cervejas de qualidade no mercado (infelizmente não portuguesas), apressam-se a lançar produtos miseráveis, rotulados de abadia ou gourmet. Como se referiu, isso é oportunismo.

Mas, em última análise, tenho também de concordar com a ideia do membro Rasec, pois " uma empresa, no limite, é isso mesmo, uma empresa, tem de ter lucros, pagar aos funcionários e ter bons resultados!!" A questão que se poderá colocar é: será de todo impossível produzir cerveja com alguma paixão e ainda assim ter lucro, ou chegámos ao ponto em que fazer cerveja, salsichas ou automóveis não passa disso mesmo: lucro e mais lucro?

É memo isso.
Sacrifica-se tudo em nome do lucro e nem sequer há a preocupação em se fazer algo de qualidade. Exceptuando a Bohemia, que quanto a mim foi a melhor coisa que se fez por cá nos úultimos anos, o resto é banha da cobra.
E quando se vai à República da Cerveja e se verifica que, se se quiser, até se pode fazer melhor, um tipo acaba por ficar mesmo danado. Os gajos não comercializam aquelas cervejas, porque acham que nós somos uma cambada de camelos que não merece melhor do que aquilo que eles fazem em quantidades industriais. Ou seja, para quem é bacalhau basta, como se dizia antigamente.
O sentimento é mesmo de frustração, para não dizer enganado.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 24, 2008 21:16

Rasec Escreveu: Quanto aos charutos, serão certamente charutos de qualidade, o que não faz deles certamente, os melhores charutos do mundo :mrgreen:

Grande abraço

São bons, sim senhor, estes Don Paco. Aliás, mesmo que não o fossem, o que não é o caso, muito dificilmente diria mal deles. Tenho essa tendência a defender as coisas nacionais. Cerveja inclusivé, o que, confesso, por vezes me custa um bocado :wink:

Abraço,

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça set 02, 2008 0:31

Ena, ena

Volto de férias e cá temos um belo post, daqueles que começam com um comentário inocente e se transformam numa bela discussão.

Os temas são recorrentes e, à excepção das medalhas da SB, bastante importantes de debater e reflectir.

Não conheço os critérios de avaliação de qualidade utilizados pela Monde Selection, mas certamente que não serão organolépticos. Avaliarão talvez a qualidade do processo de fabrico? Das condições de higiene? Da qualidade dos ingredientes? Não sei. O que sei é que a minha preocupação como consumidor não vai para a qualidade do milho que utilizam na fabricação da cerveja, mas para o porquê de o utilizarem :D

Mas isto sou eu que, tal como certamente os demais confrades que por aqui vão passando, dou importância ao produto final e tenho uma percepção de qualidade que passa pela características intrínsecas ao mesmo. Nesse sentido, pessoalmente, classifico a SB como uma cerveja trivial dentro do segmento/estilo onde se insere.

No entanto, como já aqui (e bem) se escreveu, a percepção de qualidade é condicionada pelo conhecimento e, diria mais, pela capacidade/desejo de conhecer e aprender.

Há algum tempo atrás, os portugueses podiam escudar-se no desconhecimento. Existia a Sagres e a Super Bock, quanto muito uma Sagres Preta que permitia antever que existiam cervejas com outra tez. E a cerveja era isto...

Hoje em dia, os tempos são outros. Já perdi a conta às marcas de cerveja lançadas pela Unicer e Centralcer. Com álcool, sem álcool, "à pressão", ruivas, morenas, pretas, com groselha, limão, you name it...

De repente, o consumidor já não está condicionado pelo desconhecimento. Existem cervejas de toda a forma e feitio, mas a qualidade (pelo menos a qualidade como eu a entendo) onde está? Quando foram lançadas com pompa e circunstância as denominadas cervejas "gourmet" pensei "Foi desta!!! Demos o passo seguinte.". Mas a montanha pariu um rato... Cervejas desprovidas de carácter e sabor. Mais uma vez...

O que me veio imediatamente à cabeça foi "PORQUÊ???". Se o objectivo era atingir um público-alvo que não se importaria de pagar mais por um produto de qualidade, porquê poupar no sabor, no aroma, naquilo que faz uma boa cerveja? Acho que a resposta está na ausência do desejo de conhecer/aprender por parte do grande público. E a excelente analogia que o VicMaP fez com a música pimba acerta na mouche. Se eu posso ouvir uma qualquer inanidade que entra no ouvido e dá para distrair, vou-me maçar a tentar compreender o que o Mário Laginha está tentar dizer com o piano?

Não, não se trata de uma apologia ao elitismo, trata-se do elogio à capacidade que temos (ou deveríamos ter) de querer conhecer mais e da aprendizagem no decorrer do processo.

Infelizmente, não se trata de um problema nacional. Apesar das cask conditioned ales, a cerveja mais consumida na Grã-Bretanha deverá ser uma lager deslavada como a Carling. Apesar de todos suspirarmos por uma Three Floyds ou uma Lost Abbey, as Budweiser/Miller/Coors dominam nos EUA.

O que nos falta então para termos uma Struise ou uma Mikkeler em Portugal? Dimensão? Os belgas tem um terço do nosso território e os dinamarqueses metade da nossa população. Localização? Talvez. Mas o mais importante será talvez a tradição. Aí não há nada a fazer. Somos um país de tradições vitivinícolas e o grão sempre serviu para refrescar no Verão.

E chega de devaneios. Venham de lá esses comentários.

Abraço

Fernando

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta set 03, 2008 17:14

Só para que conste, a Sagres Bohemia tb já apresenta duas medalhas de ouro desse monde selection no rótulo.

Isso propaga-se tipo virus (WLNL))

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta set 03, 2008 21:55

canecao Escreveu:Só para que conste, a Sagres Bohemia tb já apresenta duas medalhas de ouro desse monde selection no rótulo.

Isso propaga-se tipo virus (WLNL))

Das portuguesas é sem dúvida aquela que mais medalhas merece, pelo menos na minha opinião.

Abraço

Dirk Naudts

RTS157
Beer Expert

Mensagempor RTS157 » segunda nov 17, 2008 20:01

Sem querer estar a regressar ao assunto monde selection, aproveito para vos falar dum concurso internacional que, presumo, já alguns conheçam: o European Beer Star Awards.

Para não me alongar muito, apresento-vos o site da competição que, logo na primeira página, indica os países que obtiveram medalhas: 27 para os EUA, 6 para a Bélgica, 4 para o Brasil, uma infinidade para a Alemanha (a competição realizou-se em Nuremberga... :? ) e, espante-se nenhuma para Portugal!!!

Como sempre, repete-se o fenómeno festival da canção, evento para o qual somos sempre favoritos mas cujo resultado é irritantemente idêntico: um penúltimo ou antepenúltimo lugar, dependendo dos pontos que a Espanha nos tenha dado esse ano.

É verdade. A nossa grande medalhada, com trinta e tal medalhas consecutivas, não fez vingar sua qualidade. Ao invés, brilharam outras marcas cujos nomes pouco ou nada dirão ao comum dos mortais: Great Divide Brewing Co, Boston Beer Company, König Ludwig GmbH, BridgePort Brewing Company, Rogue Ales Brewery, Brauerei Rittmayer Hallerndorf OHG, Brouwerij De Halve Maan BVBA... Enfim, um rol de desconhecidas que, pelos vistos, até produzem CERVEJA. Tenho dito.

http://www.european-beer-star.com/

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 17, 2008 21:22

RTS157 Escreveu:
Como sempre, repete-se o fenómeno festival da canção, evento para o qual somos sempre favoritos mas cujo resultado é irritantemente idêntico: um penúltimo ou antepenúltimo lugar, dependendo dos pontos que a Espanha nos tenha dado esse ano.

O que é o festival da canção? :))

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 17, 2008 21:28

RTS157 Escreveu:Sem querer estar a regressar ao assunto monde selection, aproveito para vos falar dum concurso internacional que, presumo, já alguns conheçam: o European Beer Star Awards.

Para não me alongar muito, apresento-vos o site da competição que, logo na primeira página, indica os países que obtiveram medalhas: 27 para os EUA, 6 para a Bélgica, 4 para o Brasil, uma infinidade para a Alemanha (a competição realizou-se em Nuremberga... :? ) e, espante-se nenhuma para Portugal!!!

É verdade. A nossa grande medalhada, com trinta e tal medalhas consecutivas, não fez vingar sua qualidade. Ao invés, brilharam outras marcas cujos nomes pouco ou nada dirão ao comum dos mortais: Great Divide Brewing Co, Boston Beer Company, König Ludwig GmbH, BridgePort Brewing Company, Rogue Ales Brewery, Brauerei Rittmayer Hallerndorf OHG, Brouwerij De Halve Maan BVBA... Enfim, um rol de desconhecidas que, pelos vistos, até produzem CERVEJA. Tenho dito.

http://www.european-beer-star.com/

Agora fora de brincadeira amigo, a Great Divide´e a Boston Beer Company fazem cervejas já muito conhecidas, e aqui ao lado em Espanha encontras muitas delas, a Konig Ludwig existe cá à venda (é uma weiss excelente) e a Rogue também é muito conhecida, embora nunca me tivesse sido apresentada :D .
Ah! e a De Halve Maan é de Bruges e produz uma das minhas belgas preferidas, a Brugse Zot.
Agora, quem num concurso a sério esperava que Portugal tivesse algum prémio...só pode estar a viver noutro mundo.

Abraço

RTS157
Beer Expert

Mensagempor RTS157 » segunda nov 17, 2008 21:42

Caro amigo,

agradeço o seu apontamento mas presumi que se percebesse que o texto era para ser lido em tom sarcástico...

Obrigado.

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 17, 2008 22:07

:D Eu tinha entendido!

RTS157
Beer Expert

Mensagempor RTS157 » segunda nov 17, 2008 22:24

Excelente!