Limpeza do equipamento depois de utilizado.

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Limpeza do equipamento depois de utilizado.

Mensagempor goaman » sexta mar 27, 2015 19:20

Ola a todos.

- Gostava de saber que produtos utilizam na limpeza do equipamento (panelas, fermentadores) depois da sua utilização. Algum tipo de detergente ou desinfectante especifico?

- Existe algum produto para uma limpeza mais aprofundada, por exemplo depois da utilização de brettanomyces? (Obviamente que o equipamento utilizado neste caso não deve ser cruzado com o utilizado com Saccharomyces)

Obrigado!

figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Re: Limpeza do equipamento depois de utilizado.

Mensagempor figasjunior » sexta mar 27, 2015 22:48

Eu gosto muito de usar vapor (aquelas vaporretas são geniais) e acido peracético (cuidado com o material aquilo queima mesmo!)

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça mar 31, 2015 14:49

Depende do equipamento, normalmente dou uma passagem por água quente e uma breve esfregadela com liquido da louça sem cheiro e peles sensiveis :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » terça mar 31, 2015 15:31

Depende da exigência a que te quiseres submeter.
A limpeza com água (e um pequeno esfregão, sem grande aspereza que te possa danificar a panela) é o ideal.
Pessoalmente não uso detergentes normais visto poderem deixar alguns sabores indesejáveis. Com água apenas sai tudo!

Posteriormente poderás seguir os seguintes passos:
a) Limpeza alcalina -remove os resíduos da cerveja/mash, etc., ou seja, remove as matérias orgânicas - usar um detergente alcalino à base de hidróxido de sódio (por exemplo Brio Basic)
b) Passar por água para retirar o detergente
c) Limpeza ácida - retira as matérias inorgânicas (pedra, calcário, etc.) - usar um detergente ácido à base de ácido nítrico (há quem use fosfórico se não estou enganado) - exemplo: Acimix CIP.
d) Passar por água para retirar o detergente.

Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » segunda nov 23, 2015 18:11

Eu uso detergente (muito pouco) e basicamente esfregar com esponja. Como é basicamente tudo hidras-solúvel costuma resolver.
Com a grainfather uso o PBW.
Cumps

jmbrilha
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 25, 2015 14:24

Mensagempor jmbrilha » quarta dez 16, 2015 19:20

Boas,

Uso o ChemiOxi Pro à venda em qualquer loja cervejeira, talvez ligeiramente caro?!

http://www.oficinadacerveja.pt/loja/des ... i-pro.html

Desinfetante amigo do ambiente à base de oxigénio activo.
•embalagem de 1 quilo (também disponível em embalagens de 100 gramas)
•Minimiza o tempo necessário de contacto, acelerando o processo de limpeza/desinfeção
•Garante a higiene
•Dose: 4 gramas por litro de água quente
•Tempo de contacto: 2 a 5 minutos
•Basta escorrer as garrafas/equipamentos. Não necessita de enxaguar.
•1€ por cada 100 gramas!!!

Faço a diluição na água quente e agito tudo para garantir que passa por todo o lado e fica pelo menos 5 minutos de contato. não enxaguo novamente, deixo apenas escorrer.

tem corrido bem em termos de desinfeção! em termos de saúde é uma boa?

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quinta dez 17, 2015 13:08

Sempre usei chemipro oxi, mas estou seriamente a ponderar mudar para Ácido Peracético, pelo menos em algumas circunstâncias. O grande problema que vejo no Chemipro Oxi é o facto dele perder o seu poder de atuação passados poucos dias. Isto faz com que cada vez que eu queira tirar uma amostra de um fermentador, tenho de preparar uma solução nova só para borrifar a torneira! O Ácido Peracético, apesar de um pouco mais caro, também é um sanitizante "no-rinse" e praticamente não perde as suas propriedades.
Porque não utilizar chemipro apenas nos brewdays e bottling days (quando enchemos a bacia e pomos tudo lá para dentro) e nos restantes dias um borrifador com Ácido Peracético?

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » segunda dez 21, 2015 20:46

pedrovieira41 Escreveu:Sempre usei chemipro oxi, mas estou seriamente a ponderar mudar para Ácido Peracético, pelo menos em algumas circunstâncias. O grande problema que vejo no Chemipro Oxi é o facto dele perder o seu poder de atuação passados poucos dias. Isto faz com que cada vez que eu queira tirar uma amostra de um fermentador, tenho de preparar uma solução nova só para borrifar a torneira! O Ácido Peracético, apesar de um pouco mais caro, também é um sanitizante "no-rinse" e praticamente não perde as suas propriedades.
Porque não utilizar chemipro apenas nos brewdays e bottling days (quando enchemos a bacia e pomos tudo lá para dentro) e nos restantes dias um borrifador com Ácido Peracético?

Eu também sempre usei esse. Mas já prometi que quando acabar o bidão vou comprar starsan :wink:

pedrovieira41
Beer Expert

Re: RE: Re: Limpeza do equipamento depois de utilizado.

Mensagempor pedrovieira41 » segunda dez 21, 2015 20:50

Paulo AG Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:Sempre usei chemipro oxi, mas estou seriamente a ponderar mudar para Ácido Peracético, pelo menos em algumas circunstâncias. O grande problema que vejo no Chemipro Oxi é o facto dele perder o seu poder de atuação passados poucos dias. Isto faz com que cada vez que eu queira tirar uma amostra de um fermentador, tenho de preparar uma solução nova só para borrifar a torneira! O Ácido Peracético, apesar de um pouco mais caro, também é um sanitizante "no-rinse" e praticamente não perde as suas propriedades.

Eu também sempre usei esse. Mas já prometi que quando acabar o bidão vou comprar starsan :wink:

Chemipro e starsan não vai dar ao mesmo?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » terça dez 22, 2015 8:13

Em termos de principio activo, penso que sim mas é suposto o starsan manter-se activo por muito tempo e ser mais eficaz. Sei lá. Se calhar é só melhor publicidade...

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta dez 24, 2015 13:18

Paulo AG Escreveu:Em termos de principio activo, penso que sim mas é suposto o starsan manter-se activo por muito tempo e ser mais eficaz. Sei lá. Se calhar é só melhor publicidade...

O Starsan até pode ser melhor mas tem de se enxaguar e até à data nunca tive problemas com a eficácia do chemipro oxi. Claro que isto varia consoante as nossas experiências, mas pelas razões que expliquei acima, serve-me mais por uma questão de comodidade um sanitizante que não perca as suas propriedades com o tempo. O starsan depois de adicionado à água não se deteriora rapidamente?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » quinta dez 24, 2015 15:23

pedrovieira41 Escreveu:O Starsan até pode ser melhor mas tem de se enxaguar e até à data nunca tive problemas com a eficácia do chemipro oxi. Claro que isto varia consoante as nossas experiências, mas pelas razões que expliquei acima, serve-me mais por uma questão de comodidade um sanitizante que não perca as suas propriedades com o tempo. O starsan depois de adicionado à água não se deteriora rapidamente?

Agora fiquei com uma dúvida, tinha ideia que o starsan não tinha de ser enxaguado, há locais que diz que sim, outros diz que não.

Num local
- Just prior to start up rinse with potable water and follow state and local Health Department regulations covering start up sanitation.

Site de vendas
- No Rinse Requirement When Used at 300 ppm.

Acabei por ficar na mesma.
Última edição por Silva em sábado dez 26, 2015 14:33, editado 1 vez no total.

Em garrafa Dubbel
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta dez 25, 2015 1:54

Silva Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:O Starsan até pode ser melhor mas tem de se enxaguar e até à data nunca tive problemas com a eficácia do chemipro oxi. Claro que isto varia consoante as nossas experiências, mas pelas razões que expliquei acima, serve-me mais por uma questão de comodidade um sanitizante que não perca as suas propriedades com o tempo. O starsan depois de adicionado à água não se deteriora rapidamente?

Agora fiquei com uma dúvida, tinha ideia que o starsan não tinha de ser enxaguado, há locais que diz que sim, outros diz que não.

Num local
- Just prior to start up rinse with potable water and follow state and local Health Department regulations covering start up sanitation.

Site de vendas
- No Rinse Requirement When Used at 300 ppm.

Acabei por fiar na mesma.

Pois, ficamos na mesma! :D

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » sexta dez 25, 2015 14:15

pedrovieira41 Escreveu:
Paulo AG Escreveu:Em termos de principio activo, penso que sim mas é suposto o starsan manter-se activo por muito tempo e ser mais eficaz. Sei lá. Se calhar é só melhor publicidade...

O Starsan até pode ser melhor mas tem de se enxaguar e até à data nunca tive problemas com a eficácia do chemipro oxi. Claro que isto varia consoante as nossas experiências, mas pelas razões que expliquei acima, serve-me mais por uma questão de comodidade um sanitizante que não perca as suas propriedades com o tempo. O starsan depois de adicionado à água não se deteriora rapidamente?

Na verdade há uma série de videos e alguma controvérsia. O facto de ficar turvo ou não. A questão é que o chemipro é muito barato! E eu também nunca tive chatice. E se vier a ter olha, fiz uma Lambic :mrgreen:

aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Mensagempor aneker » domingo dez 27, 2015 16:25

Usei inicialmente o Metabissulfito, alguma contra indicação?

Neste momento estou a usar o ChemiOxi Pro que não sei se será tão eficiente.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça dez 29, 2015 11:36

O Star San não necessita de enxaguar, e enquanto estiver ácido é válida a sua utilização dito pelo próprio dono da empresa num podcast.
Se quiserem posso tentar descobrir qual foi e colocar aqui para acabar com a duvida :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » terça dez 29, 2015 19:19

Para limpeza a fundo utilizo mesmo lixívia (o trabalho que dá enxaguar o material umas 10 vezes :<<< faz com que seja só para o que está mesmo muito sujo).

Mas para o engarrafamento a lixívia é tudo menos prática, portanto estava a pensar em ir para o star san, ou para o ChemiPRO OXI.

nogueiraf Escreveu:O Star San não necessita de enxaguar, e enquanto estiver ácido é válida a sua utilização dito pelo próprio dono da empresa num podcast.
Se quiserem posso tentar descobrir qual foi e colocar aqui para acabar com a duvida :):)

Para mim basta a tua palavra. :)

Mas já agora Nogueiraf, como parto do principio que tenhas experiência com o produto, para utilizar num borrifador o star san será exequível???

Em garrafa Dubbel
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » terça dez 29, 2015 20:35

nogueiraf Escreveu:O Star San não necessita de enxaguar, e enquanto estiver ácido é válida a sua utilização dito pelo próprio dono da empresa num podcast.

Também já vi isso!

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta dez 31, 2015 16:01

Silva Escreveu:
Para mim basta a tua palavra. :)

Mas já agora Nogueiraf, como parto do principio que tenhas experiência com o produto, para utilizar num borrifador o star san será exequível???

LOL
neste caso já ouvi o dono da five chemicals (não me lembro do nome) a referir isso, assim como um video no youtube de um tipo que fez fários tipos de testes.
Quanto ao borrifador é prática comum nos USA a utilização de Star San deste modo :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » sábado jan 02, 2016 20:43

A nivel de limpeza, pós utilização o PBW é formidável. Particularmente nas zonas onde a acção mecânica de escovas, etc é impossível. Um fermentado carregado de "tijo" seco da levedura. É deixar umas horas horas com a solução e depois é só enxaguar.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta jan 08, 2016 16:39

Paulo AG Escreveu:A nivel de limpeza, pós utilização o PBW é formidável. Particularmente nas zonas onde a acção mecânica de escovas, etc é impossível. Um fermentado carregado de "tijo" seco da levedura. É deixar umas horas horas com a solução e depois é só enxaguar.

ando mortinho por testar, mas a parte de usar e deitar fora a ver o preço :~~

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
ricardo.bgs
O que é uma cerveja?
Registado: domingo mar 11, 2018 10:36

Mensagempor ricardo.bgs » quarta mar 14, 2018 9:29

Boas pessoal,

nunca ninguem pensou usar Vanish Oxi Action? o composto é o mesmo que o ChemiOxi Pro,, Sodium Carbonate peroxide...
eu por acaso costumo usar starsan e vou verificando o pH para ver se ainda está bom e sim, uso para borrifar também :)

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda mai 28, 2018 14:51

O vanish tem perfume e umas cenas extras a mais alem de ser caro

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “LIMPEZA E SANITIZAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante