Higienização - o quão importante é

HM
Já saca as caricas fora!
Registado: terça jan 26, 2010 19:02
Contacto:

Higienização - o quão importante é

Mensagempor HM » terça jan 26, 2010 22:52

Boas!

Sou novato nestas andanças, e pelo que tenho lido, o grande problema num iniciante a cervejeiro é a contaminação da sua cerveja. O que leva alguns a desistirem mesmo antes de começarem (conheço alguns casos particulares).

Ora, com isto, venho pedir a todos os grandes cervejeiros deste forúm que digam quais os processos mais críticos que podem dar origem a contaminação da produção cervejeira e como evitá-los, quais os passos que devemos seguir e o que fazer para reduzir ao máximo esse risco.
Não só me vai ajudar a mim, como a todos os iniciantes neste ramo.

Sei que um dos grandes problemas é a higienização, mas também existem alguns passos que podem ser determinantes na contaminação da cerveja.

Todas as respostas e opiniões são bem vindas. Obrigado. 8)

Brett
Bebedor de minis!
Registado: segunda dez 17, 2007 14:32

Mensagempor Brett » quarta jan 27, 2010 18:44

Boas,

Antes de mais não sou grande cervejeiro, mas respondo-te pelo que sei.

Pedes que identifique os processos mais críticos, parto do principio que irás fazer cerveja a partir de kit, nesse caso diria que todas as fases desde o abrir a lata até ao engarrafar são críticas! Não há nenhum procedimento em que possas baixar a guarda.

Creio que aqui no fórum o pedro.m.reis disse qualquer coisa como :"... a minha regra é limpar, limpar, limpar, limpar e limpar!". Parece-me uma abordagem prudente! :)

A ideia que deves ter em mente é que potenciais bactérias, que podem arruinar a tua cerveja, podem alojar-se em qualquer local, do balde à colher, da mangueiras de engarrafamento às caricas, etc. etc.

Todos os recipientes (baldes, garrafas) e utensílios (e.g. colheres, mangueiras) que vão entrar em contacto com o líquido devem ser bem desinfectados. Essa limpeza passa na maioria das vezes por deixar em contacto um produto desinfectante diluído em água. Em relação aos recipientes costumo simplesmente encher de água e deitar o desinfectante. Muitas vezes, para evitar o desperdício de água, não encho completamente os baldes, mas faço a água girar várias vezes dentro do balde e passo repetidas vezes uma esponja no seu interior. Os utensílios mais pequenos, como as colheres, deixo-os em permanência dentro de um copo grande com água e desinfectante, antes de usar enxaguo, depois volto a meter no tal copo.

Aconselho-te a ler alguns artigos:

http://www.howtobrew.com/section1/chapter2-2.html

http://www.homebrewtalk.com/wiki/index. ... Sanitation

Depois de os mastigares, e se subsistirem dúvidas, apita.

Cumprimentos,
Brettanomyces
HM
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor HM » domingo jan 31, 2010 1:41

humm, parece-me bastante sensata a afirmação do pedro, "limpar limpar limpar", ora, é isso mesmo que vou tentar fazer.

O meu problema é a transfega do arrefecimento para o fermentador, tenho um sifão telescópico, mas não me entendo muito bem com aquilo, visto ser necessário uma seringa para o por a funcionar, aconcelham algo diferente sem ser o sifão telescópico?

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo jan 31, 2010 13:03

Caro HM, antes de mais sê bem-vindo ao CdM, e à produção artesanal.

QUanto à tua questão, convém desinfectar tudo o que entre em contacto com o mosto depois de arrefecido. Temperaturas acima dos 75ºC garantem a esterilização do mosto, por isso as questões de higiene não são tão importantes nas etapas anteriores à fervura do mosto.
Depois do arrefecimento é que as coisas complicam. Todas os microrganismos que entrem no mosto irão crscer e propagar-se. Uns são benéficos (no cado das leveduras que inoculamos no mosto propositadaments) outros nem tanto.
Relativamente à desinfecção propriamente dita, eu utilizo o ChemiPro OXI. Faço uma diluição em água quente dentro de 2 fermentadores. Um irá servir efectivamente como fermentador, o outro servirá para mergulhar tudo o resto que necessitar de desintectar, como é o caso da colher, mangueiras, borbulhador, o tubo e a pedra difusora da bomba de ar para a aeração do mosto, etc...
É claro que não encho completamente os fermentadores, por uma questão de poupança de água e de desinfactante. A vantagem do chemipro OXI é que não necessita de enxaguamento, o que facilita bastante todo o processo.
Quanto ao sifão, o meu não necessita de seringa para funcionar. Não faço ideia que tipo de sifão é o teu... No entanto, para o desinfectar basta sifonar um pouco da solução desinfectante, isto para conseguir desinfectar o interior do sifão. Por fora esfrego um pouco e já está. Até hoje não tive qualquer problema com contaminações.
A higienização do equipamento é sem dúvida fundamental, mas não é um bicho de 7 cabeças! Aprenderás e acabarás por desenvolver o teu próprio método de desinfecção. Verás que, com a prática, as coisas ficarão muito mais simples.
Espero ter ajudado.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
HM
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor HM » domingo jan 31, 2010 13:30

Bem, fiquei esclarecidissimo! obrigado.

HM
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor HM » domingo jan 31, 2010 21:08

Outra dúvida que me surgiu, é o facto de outro dos problemas ser a oxidação da cerveja, qual o melhor método para ultrapassarmos este problema? Prevenir de que forma?

Obrigado :)

Brett
Bebedor de minis!
Registado: segunda dez 17, 2007 14:32

Mensagempor Brett » terça fev 02, 2010 15:28

Sobre oxidação já devem existir meia dúzia de tópicos aqui no fórum. Espreita por exemplo em:

http://cervejasdomundo.com/Forum/viewto ... 9&start=30

Cumprimentos,

Brettanomyces
Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » sexta jun 04, 2010 12:59

Caro Vizinho (moro no Pinhal de Frades), lembre-se que a cerveja já se faz desde o tempo em que as bactérias usavam fraldas... e nessa altura ninguem lavava as mãos...sem stresses não desista nunca e aprecie quer o processo quer a loira :lol:

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.
"de Kit em Kit até ao Grão final"

Voltar para “LIMPEZA E SANITIZAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante