Pão de dreche

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
Brett
Bebedor de minis!
Registado: segunda dez 17, 2007 14:32

Pão de dreche

Mensagempor Brett » quinta jun 25, 2009 19:01

Caros,

Segundo as dicas de uma certa e determinada malta daqui do forum, resolvi começar a aproveitar o dreche para fazer umas maravilhosas bolachas (simples, gengibre, chocolate, etc.). Aconteçe que era tipicamente uma tarefa morosa e nem sempre tinha paciência para tal.

Na última cerveja que fiz (Witbier) resolvi re-utilizar o dreche para fazer pão! Segundo o meu paladar esta tem sido a melhor utilização que havia dado a este produto, têm sido dos melhores pães que tenho comido!

Após a brassagem, divido o dreche por vários sacos plásticos, com cerca de 250gr cada e depois meto-os no congelador.

Costumo fazer pão de 750gr, nestes uso 1/3 de dreche e o resto de outras farinhas. Mais quantidade torna o pão demasiado denso.

Para quem como eu, usa daquelas vulgares máquinas de pão, tem de ter atenção para reduzir a quantidade de água, normalmente por cada 250gr de dreche retiro cerca de 100ml de água à receita original.

Para quem não sabe, dreche é o subproduto de uma brassagem, ou seja pura fibra!

Boas receitas!

Cumprimentos,
Brettanomyces
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta jul 01, 2009 11:18

Ainda não experimentei fazer pão ou bolachas com o dreche. Infelizmente a minha maquina avariou.

Como vou fazer uma cerveja em breve vou experimentar amassar à mão (dá tempo enquanto o mosto ferve) uma espécie de pão. Depois digo qq coisa.

Fernando

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes