Página 1 de 1

Unicer em "força"

Enviado: terça mar 18, 2014 16:33
por HAMR
Boa tarde,

Desde o início da produção da minha cerveja, que lhe dei um nome que já tenho vindo a usar para diferentes fins ao longo dos útimos 10 ou 12 anos: Inbicta.

Há tempos sugeriram-me que registasse o nome da marca. No início não pensei que valesse a pena, mas entretanto como a cerveja tem saído boa e tenho gostado bastante deste mundo, comece ia equacionei levar este hobby um pouco mais à frente e decidi registar a marca, não fosse o diabo tecê-las no futuro. Há cerca de 2 meses fiz o pedido de registo da marca e pensei que estava tudo a correr bem, até ontem.

Recebi um email de um escritório de advogados a representar a Unicer, a reclamar o meu pedido de registo de marca. A reclamação visa o nome da marca, visto que estes "senhores" têm a marca "Invicta", registada desde 1921 e que foi usada durante as décadas de 20 a 50 para refrigerantes: tiveram a Laranjada Invicta, a Gasosa Invicta e a Invicta Negra.
Continuaram a pagar o registo, década após década, até hoje. Independentemente de não usarem a marca há mais de 50 anos, e por o nome que eu tentei registar ser foneticamente parecido, vieram com uma reclamação que me deita abaixo o nome que inocentemente tinha escolhido.

Já tentei saber junto de advogados a opinião sobre o assunto, e parece-me que até poderia reclamar, mas além dos custos envolvidos, seria um processo moroso ao qual não estou nada interessado.

Este caso acaba por ser algo semelhante ao da Guinata...

Por este facto acaba a Inbicta, sem nunca ter nascido.

Re: Unicer em "força"

Enviado: terça mar 18, 2014 17:37
por Ambiorix
Vais arranjar melhor nome :):)

RIP Inbicta

Re: Unicer em "força"

Enviado: terça mar 18, 2014 20:49
por nogueiraf
Pois podia ser pior caso tivesses avançado com um projecto.
agora podes mudar os rótulos para Inbicta Kill By Unxxxr :mrgreen:

Re: Unicer em "força"

Enviado: domingo abr 13, 2014 17:14
por bmxutos
Boas HAMR,

Conselho sincero:muda o nome à cerveja; não vale a pena meteres-te com a Unicer. Eles têm o dinheiro e a influência para levarem a deles avante. Vide o famoso caso da cerveja Pedras que discutimos há alguns anos aqui no fórum.

Aliás, a Unicer (e não só esta) estão muito atentas aos nomes que se vão tentando registar não apenas na área das cervejas como também de águas, refrigerantes ou vinhos. É uma posição de "Golias" e não vale a pena, neste país, fazermo-nos de David. Os tribunais não estão para aí virados.

Não deixa no entanto de ser curioso que se permita o registo de uma marca de cerveja como "Abadia". Nem na Bélgica, onde de facto há receitas fidedignas de abadia, esse nome é permitido, pelo menos de uma forma isolada (sim, porque há as Abbaye des Rocs, Abbaye de Cambron, etc). O Fernando Gonçalves já teve problemas com eles, os da Letra também, pessoal aqui de Sintra também, tu, etc, etc.

O importante é que continues a fazer a tua cerveja e um bom nome logo surgirá. Aliás, na altura da criação da Sovina o Pedro Sousa perguntou-me o que achava da marca. Disse-lhe que não gostava :D Pelos vistos a minha opinião estava tão certeira como as estimativas do governo para a taxa de desemprego. O nome pergou e a cerveja vai vendendo. Portanto...

Abraço,

Re: Unicer em "força"

Enviado: segunda abr 14, 2014 15:39
por HAMR
No "nosso" caso, o código NICE é o mesmo para cervejas e referigerantes. Caso fosse para vinhos, seria diferente, visto ser um código NICE diferente.
Infelizmente não irei continuar com o nome, pelos motivos acima expostos.
No entanto fui informado que por ter havido uma oposição poderei fazer uma alteração do nome no mesmo processo, coisa que farei brevemente.

Re: Unicer em "força"

Enviado: sexta out 14, 2016 14:23
por J.V
Aqui há uns anos quis registar o nome " Bruma" mas não pude , a Ambev disse que era muito parecido com Brahma e não tive hipótese....