Rótulos

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Rótulos

Mensagempor Nucleum » sexta nov 07, 2014 17:48

Hoje estava a navegar num site sobre design em rótulos de cerveja e tive uma surpresa no minimo estranha.

O primeiro exemplo de rótulo mencionado da Cervejaria Sakiskiu Alus, da Lituania, é estranhamente semelhante ao da cerveja Calmeirona. O que acham?

Deixo aqui o link do site: http://www.creativebloq.com/graphic-des ... s-12121544

E também as imagens que me deixaram no minimo boquiaberto...

Sakiskiu Alus:

Imagem

Calmeirona:

Imagem

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Rótulos

Mensagempor goaman » sexta nov 07, 2014 19:24

É bastante parecido realmente! Terá sido certamente a fonte de inspiração!! :mrgreen:

Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Mensagempor Luis Eleuterio » sexta nov 07, 2014 19:33

Os da Deck Beer Lab e os da Brewdog também têm muitas parecenças, acho que até alguém já referenciou isso aquii no fórum.

Imagem

Imagem

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta nov 07, 2014 20:22

Vou ser sincero. Tirar ideias, buscar inspiração... ok. Mas os 2 casos mencionados parecem-me ser quase cópia...

Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » sexta nov 07, 2014 20:58

Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça nov 11, 2014 14:53

São situações que podem acontecer por:
-desconhecimento de quem desenvolve o logo;
-tentativa de replicar um logo que se goste.

Seja como for uma coisa é um rótulo e ou é um logo, penso que a existir problemas poderão ser maiores no caso do logo.

Um exemplo na Dinamarca existe a Evil Twin Brewing Company ora nos USA existe a Heretic Brewing que tem como cerveja de bandeira a Evil Twin, ora as duas marcas chegaram a acordo com os termos em que podem e devem usar a marca quer nos USA quer no resto do mundo, quase como acordo de cavalheiros (mas com advogados no meio)

Agora a Sakiskiu Alus oferece ainda uma mola para pendurares a roupa a secar :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » terça nov 11, 2014 15:01

Eu concordo que há várias razões para haver rótulos parecidos, e se no caso que apresentei pode ser apenas uma utiulização de alguns elementos, o que acho estranho visto a Calmeirona ter vários designers gráficos no seu staff.

Já no caso da Deck Lab Beer não há margem para dizer que foi desconhecimento ou tentativa de replicar um rotulo, todo o design é escandalosamente igual. Vai desde o logo da cervejaria, aquela lebre é uma imitação barata do cão da brew dogs, até todo o look do rotulo..

Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Mensagempor Dulcídio » sexta nov 21, 2014 11:26

Isso é fantastico!!
Quem faz uma cerveja artesanal não pára um minuto para pensar quem vai ser o publico alvo. Não vai ser o típico homem que bebe minis o dia todo e come tremoços, mas sim uma pessoa que aprecia o que está a beber e muito provavelmente já bebeu muitas outras marcas (internacionais) antes de provar as portuguesas, que são relativamente recentes no mercado.
Eu antes de provar alguma cerveja artesanal portuguesa já tinha provado muitas internacionais, porque são mais acessíveis.
Mas penso que as marcas portuguesas que andam a fazer isto correm o risco de ter algum tipo de processo, porque há uma diferença entre inspiração e cópia.
Isto o que estão a fazer são cópias com nomes diferentes.
Quem abre uma cervejaria e investe muito dinheiro em fazer uma cerveja depois chega ao fim e não tem dinheiro para pagar a um designer, para fazer o rotulo da garrafa.
Isso parece a cerveja dos chineses como eles fazem com as nike e outras marcar

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda dez 08, 2014 0:40

Nucleum Escreveu:Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...

Hoje bebi uma stout artesanal de Espanha que se chama Guineu.

aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Mensagempor aneker » segunda dez 08, 2014 17:19

goaman Escreveu:Vou ser sincero. Tirar ideias, buscar inspiração... ok. Mas os 2 casos mencionados parecem-me ser quase cópia...

Concordo perfeitamente, são cópias autênticas.

E muito sinceramente não entendo o porquê destas cópias... Falta de imaginação ou falta de habilidade para o Design???!!!
Ou então há quem goste de começar logo por cima como me parece ser no caso da Deuce que foi lançada no Brasil por um belga.

Para mim só demonstra a falta de seriedade do projeto.

J.V
O que é uma cerveja?
Registado: terça nov 18, 2014 13:01

Mensagempor J.V » segunda out 12, 2015 12:08

seriuskiller Escreveu:
Nucleum Escreveu:Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...

Hoje bebi uma stout artesanal de Espanha que se chama Guineu.

Isto é um tópico mto interessante, aqui há 3 anos quis registar a marca de cerveja "Bruma" e recebi um calhamaço da Anheuser Bush a dizer que não podia porque era semellhante e confundível com a Brahama. Esse espanhóis a vender uma stout chamada Guineu só podem estar ilegais.
Como foi aqui dito , dá muito trabalho e despesa ser original e competitivo....

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » terça out 13, 2015 10:14

Nunca tinha espreitado este tópico!

Eu faço alguns trabalhos de design gráfico, embora não profissionais, e posso dizer que o rótulo da Calmeirona é um Rótulo bastante cliché, que pode cruzar certamente a mente de qualquer designer. Não estou a dizer que não se tenham baseado no primeiro, apenas acho bastante possível que nunca o tenham visto sequer. Hoje em dia, se repararem, existem imensos exemplos de trabalhos gráficos onde a mensagem é passada precisamente assim, com uma palavra a ocupar duas ou três linhas. O stamp vermelho é ainda mais utilizado em produtos artesanais, muitas vezes veiculando mensagens como "The Authentic", "Made in Portugal", "Since 1950", Com recurso a estrelinhas, a âncoras, a espigas de trigo, dependendo da área que for. De resto, está uma coisa bastante simples e na minha opinião até bem arranjado, bem melhor do que dezenas que se veem por aí nacionais.

Já o da Deck Beer Lab parece-me muito improvável ser um acaso. O logo tem as semelhanças à vista de todos: Badge, animal em baixo e nome em cima. Pormenor que ambas as badges têm inclusive linha dupla no contorno. Mas mesmo que o logo fosse um acaso, que já acho difícil, tem ainda similaridades gritantes no próprio design dos rótulos como a utilização do método "color coding" para distinção de modelos, utilização de layer masks para dar a sensação de arranhado e o logotipo por exemplo adequar-se à cor do rótulo.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça out 13, 2015 11:15

Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quarta out 14, 2015 12:34

seriuskiller Escreveu:Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

Até usam o mesmo pantone :))

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » sexta jan 22, 2016 21:39

pedrovieira41 Escreveu:
seriuskiller Escreveu:Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

Até usam o mesmo pantone :))

Bom, neste caso, pelo menos não aparece o escudo...

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » sexta jan 22, 2016 21:40

Mas há mais! Já vi para aí qualquer coisa parecida com uma artesanal portuguesa.

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante