Página 1 de 1

Rótulos

Enviado: sexta nov 07, 2014 17:48
por Nucleum
Hoje estava a navegar num site sobre design em rótulos de cerveja e tive uma surpresa no minimo estranha.

O primeiro exemplo de rótulo mencionado da Cervejaria Sakiskiu Alus, da Lituania, é estranhamente semelhante ao da cerveja Calmeirona. O que acham?

Deixo aqui o link do site: http://www.creativebloq.com/graphic-des ... s-12121544

E também as imagens que me deixaram no minimo boquiaberto...

Sakiskiu Alus:

Imagem

Calmeirona:

Imagem

Re: Rótulos

Enviado: sexta nov 07, 2014 19:24
por goaman
É bastante parecido realmente! Terá sido certamente a fonte de inspiração!! :mrgreen:

Re: Rótulos

Enviado: sexta nov 07, 2014 19:33
por Luis Eleuterio
Os da Deck Beer Lab e os da Brewdog também têm muitas parecenças, acho que até alguém já referenciou isso aquii no fórum.

Imagem

Imagem

Re: Rótulos

Enviado: sexta nov 07, 2014 20:22
por goaman
Vou ser sincero. Tirar ideias, buscar inspiração... ok. Mas os 2 casos mencionados parecem-me ser quase cópia...

Re: Rótulos

Enviado: sexta nov 07, 2014 20:58
por Nucleum
Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...

Re: Rótulos

Enviado: terça nov 11, 2014 14:53
por nogueiraf
São situações que podem acontecer por:
-desconhecimento de quem desenvolve o logo;
-tentativa de replicar um logo que se goste.

Seja como for uma coisa é um rótulo e ou é um logo, penso que a existir problemas poderão ser maiores no caso do logo.

Um exemplo na Dinamarca existe a Evil Twin Brewing Company ora nos USA existe a Heretic Brewing que tem como cerveja de bandeira a Evil Twin, ora as duas marcas chegaram a acordo com os termos em que podem e devem usar a marca quer nos USA quer no resto do mundo, quase como acordo de cavalheiros (mas com advogados no meio)

Agora a Sakiskiu Alus oferece ainda uma mola para pendurares a roupa a secar :):)

Re: Rótulos

Enviado: terça nov 11, 2014 15:01
por Nucleum
Eu concordo que há várias razões para haver rótulos parecidos, e se no caso que apresentei pode ser apenas uma utiulização de alguns elementos, o que acho estranho visto a Calmeirona ter vários designers gráficos no seu staff.

Já no caso da Deck Lab Beer não há margem para dizer que foi desconhecimento ou tentativa de replicar um rotulo, todo o design é escandalosamente igual. Vai desde o logo da cervejaria, aquela lebre é uma imitação barata do cão da brew dogs, até todo o look do rotulo..

Re: Rótulos

Enviado: sexta nov 21, 2014 11:26
por Dulcídio
Isso é fantastico!!
Quem faz uma cerveja artesanal não pára um minuto para pensar quem vai ser o publico alvo. Não vai ser o típico homem que bebe minis o dia todo e come tremoços, mas sim uma pessoa que aprecia o que está a beber e muito provavelmente já bebeu muitas outras marcas (internacionais) antes de provar as portuguesas, que são relativamente recentes no mercado.
Eu antes de provar alguma cerveja artesanal portuguesa já tinha provado muitas internacionais, porque são mais acessíveis.
Mas penso que as marcas portuguesas que andam a fazer isto correm o risco de ter algum tipo de processo, porque há uma diferença entre inspiração e cópia.
Isto o que estão a fazer são cópias com nomes diferentes.
Quem abre uma cervejaria e investe muito dinheiro em fazer uma cerveja depois chega ao fim e não tem dinheiro para pagar a um designer, para fazer o rotulo da garrafa.
Isso parece a cerveja dos chineses como eles fazem com as nike e outras marcar

Re: Rótulos

Enviado: segunda dez 08, 2014 0:40
por seriuskiller
Nucleum Escreveu:Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...


Hoje bebi uma stout artesanal de Espanha que se chama Guineu.

Re: Rótulos

Enviado: segunda dez 08, 2014 17:19
por aneker
goaman Escreveu:Vou ser sincero. Tirar ideias, buscar inspiração... ok. Mas os 2 casos mencionados parecem-me ser quase cópia...


Concordo perfeitamente, são cópias autênticas.

E muito sinceramente não entendo o porquê destas cópias... Falta de imaginação ou falta de habilidade para o Design???!!!
Ou então há quem goste de começar logo por cima como me parece ser no caso da Deuce que foi lançada no Brasil por um belga.

Para mim só demonstra a falta de seriedade do projeto.

Re: Rótulos

Enviado: segunda out 12, 2015 12:08
por J.V
seriuskiller Escreveu:
Nucleum Escreveu:Sum, realmente achei a Calmeirona parecida, mas o segundo caso é gritante. Se pensarmos que a Guinata foi "posta fora de mercado" por causa do nome e aspecto era parecido com a Guiness, o caso da Deck Beer Lab é imperdoavel...


Hoje bebi uma stout artesanal de Espanha que se chama Guineu.


Isto é um tópico mto interessante, aqui há 3 anos quis registar a marca de cerveja "Bruma" e recebi um calhamaço da Anheuser Bush a dizer que não podia porque era semellhante e confundível com a Brahama. Esse espanhóis a vender uma stout chamada Guineu só podem estar ilegais.
Como foi aqui dito , dá muito trabalho e despesa ser original e competitivo....

Re: Rótulos

Enviado: terça out 13, 2015 10:14
por pedrovieira41
Nunca tinha espreitado este tópico!

Eu faço alguns trabalhos de design gráfico, embora não profissionais, e posso dizer que o rótulo da Calmeirona é um Rótulo bastante cliché, que pode cruzar certamente a mente de qualquer designer. Não estou a dizer que não se tenham baseado no primeiro, apenas acho bastante possível que nunca o tenham visto sequer. Hoje em dia, se repararem, existem imensos exemplos de trabalhos gráficos onde a mensagem é passada precisamente assim, com uma palavra a ocupar duas ou três linhas. O stamp vermelho é ainda mais utilizado em produtos artesanais, muitas vezes veiculando mensagens como "The Authentic", "Made in Portugal", "Since 1950", Com recurso a estrelinhas, a âncoras, a espigas de trigo, dependendo da área que for. De resto, está uma coisa bastante simples e na minha opinião até bem arranjado, bem melhor do que dezenas que se veem por aí nacionais.

Já o da Deck Beer Lab parece-me muito improvável ser um acaso. O logo tem as semelhanças à vista de todos: Badge, animal em baixo e nome em cima. Pormenor que ambas as badges têm inclusive linha dupla no contorno. Mas mesmo que o logo fosse um acaso, que já acho difícil, tem ainda similaridades gritantes no próprio design dos rótulos como a utilização do método "color coding" para distinção de modelos, utilização de layer masks para dar a sensação de arranhado e o logotipo por exemplo adequar-se à cor do rótulo.

Re: Rótulos

Enviado: terça out 13, 2015 11:15
por seriuskiller
Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

Re: Rótulos

Enviado: quarta out 14, 2015 12:34
por pedrovieira41
seriuskiller Escreveu:Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

Até usam o mesmo pantone :))

Re: Rótulos

Enviado: sexta jan 22, 2016 21:39
por aneker
pedrovieira41 Escreveu:
seriuskiller Escreveu:Procurem por "burro de sancho", mais uma com rótulos parecidos com a Brewdog.

Até usam o mesmo pantone :))


Bom, neste caso, pelo menos não aparece o escudo...

Re: Rótulos

Enviado: sexta jan 22, 2016 21:40
por aneker
Mas há mais! Já vi para aí qualquer coisa parecida com uma artesanal portuguesa.

Re: Rótulos

Enviado: sexta jan 22, 2016 21:50
por aneker