O preço de comprar as nossas cervejas mais artesanais....

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

O preço de comprar as nossas cervejas mais artesanais....

Mensagempor pedro.m.reis » sexta mai 15, 2015 21:53

Caros, eu gosto de comprar as nossas cervejas mais artesanais. Acho que devemos promover a produção nacional e a maioria delas são mesmo boas.
Sempre que vejo uma nova lá no meu intermarché costumo levar para provar.
No entanto na minha na minha última visita fiquei um pouco chateado. Não é que não reconheça o mérito aos nossos produtores e ás suas criações, longe disso. Mas acho um pouco exagerado cobrar 3.5-4€ por uma pale ale 0.33cl.
Alguém me explica esta política de pricing? Não creio que os custos de produção expliquem tudo... São os distribuidores? Os supermercados?
Em anexo o que vi lá no expositor das "cervejas especiais"...
Anexos
pricing.jpg
pricing.jpg (129.17 KiB) Visto 1675 vezes

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: O preço de comprar as nossas cervejas mais artesanais...

Mensagempor goaman » sexta mai 15, 2015 23:05

Lá vem a discussão do facebook para aqui eheheh!!!

Há vários factores que influenciam, na minha opinião, o valor final de uma cerveja em PT:

Da parte de quem produz:

- custo da materia prima;
- despesas de gaz/electricidade/água;
- tempo disponibilizado pelo produtor;
- custo de garrafa, rótulos, caricas;
- (se houver) salários, seguros, segurança social;
- impostos
- publicidade

Da parte de que faz a distribuição:

- custos da própria distribuição

Da parte do retalhista:

- a margem de lucro

Dentro de todos estes pontos, a minha opinião é que o produtor é o que menos ganha, e o que tem mais despesas associadas.
Mas há outros pontos a ter em conta:

- Produzir em pouca quantidade = materia prima e material mais caro;
- Não haver (ainda) uma associação que incentive a criação de uma cooperativa;

Tudo isto acumulado vai aumentar obviamente o valor final da cerveja.
Há outro ponto a reter. Nem todas as cervejas custam o mesmo.
Se para fazer cerca de 18 litros da minha Amnésia, Weiss gasto pouco mais de 4kg de malte, para fazer a Amnésia/Against the Tide, Dark Vader (uma Imperial Stout) gastámos 13kg de malte para fazer 15 litros de cerveja. Obviamente que os valores finais não podem sequer ser minimamente semelhantes.

Pode obviamente haver alguma "ganancia" em alguma das etapas antes de chegar ao consumidor final. Há pessoal cá em PT que tem o síndroma de "vendedor de automóveis" (que me perdoem os vendedores de automóveis!!), e quer ganhar e enriquecer muito depressa...

Adiante... venham mais opiniões.

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » sábado mai 16, 2015 2:01

Concordo com o que o goaman disse, mas dou ênfase ao problema que está ao alcance dos produtores, que é o custo de produção.

A parte da cooperativa parece-me um ponto crucial para reduzir os custos dos ingredientes e com o seu devido impacto no preço, mas uma grande fatia do bolo também está nos custos fixos diluídos na quantidade produzida.

P.ex.: a cervejeira A tem como capacidade de produção 25 mil litros por mês e tem como custos fixos 10 mil euros. Se a cervejeira optar, por força da procura insuficiente, produzir 15 mil litros, cada litro seria custeado com 0,67cêntimos, ao passo que com máxima produção, cada litro seria custeado com 0,40cêntimos. Mas será que produzir para stock, mesmo não conseguindo escoar é boa política? Se não há nenhum indicador que adivinhe uma subida das vendas, claro que não, só vai significar custos de armazenamento e capital empatado.
É neste tipo de economia de escala e investimento em equipamentos altamente tecnológicos com pouca ou nenhuma MDO e baixo custo de manutenção que essas cervejeiras internacionais ganham preço na produção.

A solução parece-me que passa neste momento por continuar a "empurrar" o produto para o mercado - e aí as internacionais podem ter um papel importante devido ao seu preço, bem como todas estas iniciativas como festivais, etc - e o aumento da procura vai ajudar a que as nossas cervejeiras consigam diluir os seus custos operacionais em maiores quantidades.
Já não vou dizer que devem perder grande parte do seu tempo a pensar na otimização da sua produção, presumo que isso seja prática corrente.

Quanto à fatia do distribuidor e da restante cadeia, não sei nada sobre isso, mas as Gulden Draaks e Tripel Karmeliets não têm o mesmo distribuidor e retalhista?

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
pime
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta set 24, 2014 12:55

Mensagempor pime » terça jun 02, 2015 15:10

Pois é goanam, a conversa do FB...

Pelo FB pareceu-me que havia muita gente contra...

De resto é exactamente o que dizem. Não podemos comparar as microcervejeira portuguesas com as internacionais, a nossa produção ainda é miserável para que haja economia de escala. Com o crescimento do consumo talvez possamos lá chegar.

Não esquecer que somos dos países da Europa em que a água, gás e Luz é são dos mais caras, a gasolina e portagens (para transporte e distribuição) são das mais caras, e a TSU (Segurança Social) é das mais elevadas da Europa.... Com isso não pode haver milagres...

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes