Mapa cervejeiro global online

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
simaooliveira
Bebedor de minis!
Registado: quarta out 21, 2015 11:27

Mapa cervejeiro global online

Mensagempor simaooliveira » quarta out 28, 2015 9:56

Queria partilhar convosco um projeto que andei a cogitar e a desenvolver (enquanto web developer) há já vários meses, ligado à criação de um arquivo geo-referenciado (à la ratebeer ou untappd) de tudo o que é local ligado à cerveja, em Portugal ou no estrangeiro. É algo que está em fase muito, muito alfa (do nome ao URL e à plataforma, é tudo perfeitamente temporário).

http://www.iamsimao.com/cerveja/wordpress/

A ideia é a de ter um mapa que permita 'explorar' zonas geográficas específicas em relação aos locais interessantes relacionados com a cerveja - cervejeiras, bares, brewpubs, lojas, museus, etc. É uma ferramenta que me parece útil quando se faz uma viagem a uma cidade no estrangeiro, por exemplo.

É um projeto que eu gostava de desenvolver mais (sobretudo a nível da integração com outras APIs externas - como a do Ratebeer ou Untappd, mas também a nível da inserção de conteúdo); infelizmente tem avançado em velocidade de caracol por falta de tempo. De qualquer forma, deixo-vos o link para eventuais observações e feedback, e agradeço qualquer ideia que tenham. Ah! E se alguém estiver interessado em colaborar, não hesitem em apitar :)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: Mapa cervejeiro global online

Mensagempor bmxutos » quarta out 28, 2015 11:10

Boas!

Acho o projecto muito interessante e muito bem feito. Há sempre necessidade desse tipo de informação. Curiosamente, e para além dos que mencionaste, designadamente o mapa do ratebeer, há também dois projectos nacionais recentemente elaborados. Não sei é se tem alguém que esteja a actualizá-los. São estes:

http://bierlabs.com.br/mochilaocervejei ... -portugal/

https://www.google.com/maps/d/viewer?mi ... ZBsOY3E52k

Mas é continuar!

Já agora, e apesar do pouco tempo que tens, terias interesse em fazer uma outra aplicação na área cervejeira?

Abraço,

simaooliveira
Bebedor de minis!
Registado: quarta out 21, 2015 11:27

Mensagempor simaooliveira » quarta out 28, 2015 13:04

Já conhecia os dois google maps que indicaste, mas não sou muito fã de utilizar o Gmaps sem ser por API externa, porque ficas limitado às opções que eles te derem. Não podes mudar grafismo, juntar funcionalidades avançadas, etc... Na altura, quando o Luis Figueira falou sobre o mapa na Guilda dos Cervejeiros, falei com ele sobre o meu projeto (que na altura ainda estava mais "alfa" e com menos conteúdo) e sobre a possibilidade de o usarmos em vez do Google Map que acabaram por usar, mas nunca se chegou a dar seguimento, pelo que continuei a desenvolvê-lo sozinho.

Em relação à outra aplicação, depende. Que tinhas em mente?

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quinta out 29, 2015 19:51

simaooliveira Escreveu:Já conhecia os dois google maps que indicaste, mas não sou muito fã de utilizar o Gmaps sem ser por API externa, porque ficas limitado às opções que eles te derem. Não podes mudar grafismo, juntar funcionalidades avançadas, etc... Na altura, quando o Luis Figueira falou sobre o mapa na Guilda dos Cervejeiros, falei com ele sobre o meu projeto (que na altura ainda estava mais "alfa" e com menos conteúdo) e sobre a possibilidade de o usarmos em vez do Google Map que acabaram por usar, mas nunca se chegou a dar seguimento, pelo que continuei a desenvolvê-lo sozinho.

Em relação à outra aplicação, depende. Que tinhas em mente?

Tenho uma sugestão a fazer: podia ter uma barrita de zoom alternativa aos botões esquerdo e direito. para quem usa trackpad é meio manhoso. :) de resto, está top!!

Um desenvolvimento possível, mais para a frente, seria um sistema de rating! A vantagem está em centralizar mais ainda a informação acerca das produções nacionais, porque prevejo que tenhas principalmente público português. Assim dá para ter uma noção mais da preferência nacional. Até podes adicionar diversos filtros como zona, estilo, etc. Vejo muito no facebook que há malta que apoia e gosta de conhecer o produto nacional, e nada como um local onde eu possa perceber as novas "trends" nacionais.
Nós vamos ao top 250 do ratebeer ou do beeradvocate ou outro qualquer e as nossas cervejas não têm o mínimo de destaque. :)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes