Uma pergunta de amador

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Uma pergunta de amador

Mensagempor VicMaP » segunda jun 11, 2007 10:16

Confesso desde já que por uma questão de feitio não costumo meter conversa facilmente, nem sou muito observador, o que naturalmente faz com que muitas coisas me passem ao lado.
Ora numa recente viagem a Espanha, em duas cervejarias de Madrid, por acaso reparei que os barmen antes de servirem a cerveja, viravam o copo para baixo, e este recebia um jacto bastante forte do que m pareceu ser água sujeita a elevada pressão, que percorria o interior do copo. Curioso, que o copo, após a operação, não me pareceuu que ficasse molhado, mas como estava relativamente longe não consegui distinguuir a totalidade da operação. O que é certo é que a cerveja quando era servida, vinha com espuma abundante e que persistia.
Bom, não tenho a certeza que a operação tivesse a ver com a questão da espuma, mas deu-me a sensação de que sim.
Alguém sabe de que espécie de que operação será esta?
E se tem realmente alguma relação com a espuma da cerveja?
Desde já, os meus agradecimentos

Vic

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jun 11, 2007 16:48

Boas,

Sim, essa acção é para benefício da espuma! O objectivo, digo eu, é retirar algum detergente e ou sujidade que se acumulou no copo após a lavagem.

O Rasec pode explicar, tecnicamente, o fenómeno que fundamenta esta atitude.

Para evitar a eliminação da espuma, costumo lavar os copos apenas em água muito quente ou então, utilizar muito pouco detergente!
A superfície do copo que se suja mais é a exterior, que pode ser facilmente lavada sem colocar detergente na interior!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda jun 11, 2007 19:45

A minha opinião é semelhante à do ptl. Acrescento apenas duas coisas:
1. Após essa operação, o copo não pode ficar molhado pois isso retrairia a espuma;
2. Que é um fenómeno que podes observar tb no Brittish Bar, em Lisboa. Não o queres ver no próximo encontro CdM, no dia 4 de Julho :wink: ?

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda jun 11, 2007 21:07

Obrigado pelas vossas informações :) Já agora vou tentar saber que sistema será esse que lava e não deixa o copo molhado!

beertruck Escreveu:2. Que é um fenómeno que podes observar tb no Brittish Bar, em Lisboa. Não o queres ver no próximo encontro CdM, no dia 4 de Julho :wink: ?
É coisa que está nos meus planos há muito, Beertruck. Contudo, até agora não me tem sido possível, e mesmo no próximo mês ainda não sei :oops: Mas acredita que não é falta de vontade.

Abração

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jun 11, 2007 23:41

Viva,

No que diz respeito à lavagem de copos aprendi algo desde muito novo, com 12 anos, claro que ainda não bebia cerveja. Os copos de cerveja lavam-se em água com um pouco de lixívia e depois são muito bem enxaguados. Resultado: ficam limpos e desinfectados, não há detergentes e desde que bem enxaguados ficam impecáveis e não comprometem a espuma.

Um grande abraço ao Sr. Mira que me ensinou a lavar copos de cerveja

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » domingo jun 17, 2007 23:04

Vou mandar alguns palpites, vou contrariar algumas das vossas posições por isso não se chateiem.

1) Os copos em Espanha são molhados, tal como na Alemanha, e em muitas outras partes do mundo, não tem nenhum fundamento lógico muito complicado por trás, apenas levam um jacto de água fria para refrescar o copo. Se a cerveja for boa e estiver em boas condições não é a pouca água que resta no copo que vai abater a espuma. Tem outras vantagens como removar algumas poeiras ou algum resquício de detergente ou abrilhantador que reste no copo, e esses sim poderiam influenciar negativamente a cerveja.

2) Por exemplo, as cervejas Weiss devem ser sempre servidas em copos molhados.

3) Algumas cervejarias em Portugal têm também esse hábito, não é bom nem mau, é apenas uma questão cultural :wink:

4) Os copos de cerveja devem ser SEMPRE higienizados com detergente. A água meus amigos, só por si, não lava rigosamente nada!

5) O uso de lixívia é proibido pela ARESP em espaços comerciais. Por isso não é opção para limpeza de nada, muito menos copos de cerveja... até em casa desaconselho vivamente!

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » segunda jun 18, 2007 12:41

Rasec Escreveu:2) Por exemplo, as cervejas Weiss devem ser sempre servidas em copos molhados.

Também os molho sempre (caso contrário, raramente me cabe o conteúdo de uma garrafa num copo de weizen :oops: ). Mas deixo-os a escorrer durante alguns minutos para não ficarem com água em excesso.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jun 18, 2007 18:03

É só para lembrar que também se pode lavar os copos com uma boa cerveja! Neste caso ela não vai pela pia abaixo... :D :D :D :D

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça jun 19, 2007 0:45

citando

Rasec Escreveu:Vou mandar alguns palpites, vou contrariar algumas das vossas posições por isso não se chateiem.

1) Os copos em Espanha são molhados, tal como na Alemanha, e em muitas outras partes do mundo, não tem nenhum fundamento lógico muito complicado por trás, apenas levam um jacto de água fria para refrescar o copo. Se a cerveja for boa e estiver em boas condições não é a pouca água que resta no copo que vai abater a espuma. Tem outras vantagens como removar algumas poeiras ou algum resquício de detergente ou abrilhantador que reste no copo, e esses sim poderiam influenciar negativamente a cerveja.

2) Por exemplo, as cervejas Weiss devem ser sempre servidas em copos molhados.

3) Algumas cervejarias em Portugal têm também esse hábito, não é bom nem mau, é apenas uma questão cultural :wink:

4) Os copos de cerveja devem ser SEMPRE higienizados com detergente. A água meus amigos, só por si, não lava rigosamente nada!

5) O uso de lixívia é proibido pela ARESP em espaços comerciais. Por isso não é opção para limpeza de nada, muito menos copos de cerveja... até em casa desaconselho vivamente!

1,2 e 3 perfeitamene de acordo.
relativamente à 4 tenho muitas reservas. Depende do detergente e PRINCIPALMETE do enxaguamento. Se o detergente for mal enxaguado estamos desgraçados no que diz respeito à espuma. Tensão superficial, etc.
quanto à lixivia só é proibida devido à possibilidade de (devido a más práticas) ficar um resíduo de lixívia no copo, ou pior ainda o copo vir mesmo com lixívia. Tal como em relação ao detergente o importante é o enxaguamento !

Uma coisa é certa, lixívia é proíbido (embora muito usado) mas no mundo real onde as práticas não são as melhores, o uso de detergentes nem sempre dá os melhores resultados. A escolha do produto e o seu uso adequado devem ser a chave para preservar a espuma e sabor das cervejas. Isto remete-nos para um bonito tópico: formação dos tipos que nos servem as cervejas
:~~

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça jun 19, 2007 9:06

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça jun 19, 2007 10:14

Rasec Escreveu:http://www.cervejasdomundo.com/Cerveja_Morta.htm

:wink:
Rasec, hoje acordaste a pensar em cerveja!... :wink:

Eheheh... também eu... :roll: :oops: :lol: :))

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes