Cerveja Caseira na TVI

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Cerveja Caseira na TVI

Mensagempor Cerevisiae » domingo jun 24, 2007 0:38

Caros amigos,

fui convidado para na passada 4ª F, 20 de Junho demonstrar no programa da manhã da TVI a elaboração de cerveja. Foi feita a elaboração em directo de uma cerveja de kit, algo inédito em televisão. Claro que já tinha uma cerveja em fermentação e outra pronta para mostrar :D

para quem não pode assistir em directo aqui fica o vídeo no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=lcsb6s390bs

E já sabem ... todo lá dentro :))

espero ter contribuído para fomentar a zimurgia em Portugal !

saudações cervejeiras,

Fernando

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » domingo jun 24, 2007 1:22

Parabéns! A apresentação foi excelente!!!
Sem dúvida um contributo notável para a cerveja no geral e para a cerveja caseira em particular.
Mas tava visto que os gulosos queriam era experimentar o extracto de malte!!! Era dochinho, dochinho..... :mrgreen:

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » domingo jun 24, 2007 3:01

Muitos Parabéns!

E gostei de saber que existe outra pessoa em Portugal, para além de mim, que não "liga" a futebol... :D :D :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo jun 24, 2007 10:33

Realmente muito bem presentado, professionalmente. Conseguiste explicar muito bem o essencial neste tempo curto.

Mas certo nao foi facil, pois o Rocha quase nunca deixa a outra pessoa acabar uma frase...

Espero, que muitas pessoas ficaram interessadas agora e vao te visitar...
Bom sucesso!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jun 24, 2007 12:02

Os meus parabéns Fernando!

Tal como o Thomas disse, muito bem apresentado e focado nos pontos essenciais, para aproveitar bem os menos de 10 minutos que tiveste.

Acho que nesse período fizeste mais pela cerveja em Portugal do que a Unicer e a Central em muitos anos. Acredito que muitas pessoas se tenham apercebido pela primeira vez de quais são os ingredientes constituintes de uma cerveja, qual a função do fermento (boa explicação da transformação do açúcar em álcool), o aspecto do lúpulo, etc, etc. Boa jornada didáctica! :wink:

Esperemos que tal exposição mediática traga mais pessoas à Loja da Cerveja Caseira e, consequentemente, para a noassa causa! Abraço.

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo jun 24, 2007 13:51

Muitos parabéns Fernando! Muito boa apresentação. Num curto espaço de tempo conseguis-te focar o essencial do processo. É claro que, com mais tempo, terias oportunidade de explicar com mais detalhe, focando ainda o aspecto da higienização que é tão importante. Mas penso que o objectivo essencial foi conseguido, mostrar às pessoas que é muito fácil produzir cerveja em casa. Penso que quem não deve ter achado muita piada é o pessoal da UNICER e da Central de Cervejas. Se fores o responsável pelo surgimento em massa de Homebrewers, vais ter os gajos à perna :D... Ainda lhes estragas o negócio!! É claro que estou a exagerar. Penso que há espaço para todos. Abraço

Escaravelho
Beer Hunter
Registado: quarta ago 09, 2006 23:31

Mensagempor Escaravelho » segunda jun 25, 2007 15:58

Foi a primeira vez em muito tempo que gostei de ver a emissão da TVI :D

No que a mim me concerne, fiquei com muita vontade de dar um salto à loja da CC de forma a "kitar-me". Se sirvo de amostra, essa pequena divulação vai trazer os seus frutos.

Ah, e pelo menos sempre existem 3 espécimes em pt que não gostam de futebol.

Imagem
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta jun 27, 2007 0:57

Caros confrades

Obrigado pelos elogios e etc.

Espero ter contribuído para desmistificar os ingredientes e processo de fabrico da cerveja. A cerveja é (ou devia ser) um produto natural elaborado a partir de ingredientes simples e não um produto industrial que aparece nas prateleiras de supermercado. Se tivesse tido tempo teria feito o processo a partir de malte em grão e explicado a importância da brassagem, lúpulo, levedura, sanitização, etc. mas só me concederam alguns minutos pelo que tive de abreviar e simplificar.

É bom saber que há mais gente imune à futebolite :lol:

saudações cervejeiras,

Fernando

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça ago 28, 2007 18:25

O nosso amigo Fernando está de volta à TV. Desta vez é na RTP1, penso que no programa Portugal em Directo. Dentro de momentos vai fazer mais uma demonstração :D. Se alguém vir este post a tempo, pode ser que ainda consiga ver.
Está imparável o Fernando. Faz muito bem.
Uma vez mais parabéns por mais uma iniciativa destas.
Abraço
Última edição por emsfc em terça ago 28, 2007 18:45, editado 1 vez no total.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça ago 28, 2007 18:30

...já liguei a televisão! :D :D :D

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça ago 28, 2007 19:06

Mas que bem!

Os meus parabéns ao Fernando!

... o panorama começa a mudar!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta ago 29, 2007 0:23

viva,

o emsfc e ptlsousa já me apanharam :)

Esta é mais uma aparição da Loja da Cerveja Caseira Caseira na televisão, agora no programa Portugal em Directo da RTP1. Para quem não pode ver aqui fica fica o vídeo:

http://www.cervejacaseira.com/press.htm

Desta vez demonstrei a elaboração de cerveja a partir dos seus ingredientes base: água, malte, lúpulo e levedura. Espero ter contribuído para um incremento da cultura cervejeira em terras Lusas.

Pegando no comentário do ptlsousa ... o panorama está mesmo a mudar !

abraço cervejeiro (!!!C) ,

Fernando

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quarta ago 29, 2007 20:58

Fantástico Fernando!

Excelente trabalho, excelente projecto, excelente divulgação, excelentes comentários e descrições! Assim parece fácil!

Um dia que volte a Portugal vou-te convidar para abrirmos uma sucursal no Norte :wink: !! Quero ficar rico contigo!!

Brewmaster
tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » quinta ago 30, 2007 11:25

Parabéns Fernando, já estas a ficar um professional na TV, muito bem, com as informações importantes neste curto tempo, que tinhas...

Tem um novo canal-TV online aqui no norte, o Guimarães TV, certamente, eles iam gostar presentar tambem uma reportagem sobre cerveja artesanal, para divulgar aqui no norte, em baixo, o link do TV-online.

Talves, podemos fazer alguma coisa juntos, tu como fornecedor e eu como produtor pequeno....???

http://www.gmrtv.pt/
Última edição por tom_po em quinta ago 30, 2007 12:51, editado 1 vez no total.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta ago 30, 2007 11:39

tom_po Escreveu:Tem um novo canal-TV online aqui no norte, o Guimarães TV, certamente, eles iam gostar presentar tambem uma reportagem sobre cerveja artesanal, para divulgar aqui no norte, aqui o link do TV-online:

Bela ideia Thomas. Talvez a ideia das Tv-online seja uma boa forma de publicitar mais o Homebrewing, e certamente a Loja da Cerveja Caseira.
Tens que pensar nisso Fernando. Penso que existem bastantes canais de tv na internet, e certamente que estariam na disposição de fazer uma reportagem sobre cerveja caseira. Penso que viseu também tem um canal desses, e penso que até existe um canal a nível universitario (politecnico TV), com televisões espalhadas pelas salas de convivio, refeitórios e afins dos institutos politecnico (no de Viseu existe)... Seria um bom incentivo aos estudantes universitários. Em vez de beberem litros e litros de superbock e sagres, bebiam litros da sua propria cerveja.
Penso que, apesar da quantidade de publico que atinge não se poder equiparar aos canais de tv "normal", poderá ser mais uma forma de publicitar o homebrewing.
Tens que pensar nisso Fernando. E se precisares de ajuda, cá estamos...
E para começar, aqui fica um site onde podes encontrar numerosos canais de tv online

http://www.tvfixe.com/

Dá uma vista de olhos.

Abraço

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta ago 31, 2007 9:50

grande fernando parabens

és o nosso idolo, o guru da cerveja artesanal em portugal

isso sem duvida merece uma saude no proximo encontro ;-)

abraços

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta ago 31, 2007 10:15

Rasec Escreveu:Fantástico Fernando!

Excelente trabalho, excelente projecto, excelente divulgação, excelentes comentários e descrições! Assim parece fácil!

Um dia que volte a Portugal vou-te convidar para abrirmos uma sucursal no Norte :wink: !! Quero ficar rico contigo!!

viva

Não me parece que o homebrewing faça alguém rico por cá. Para ficar rico talvez seja melhor fazer uma cervejita deslavada e depois condimentar com umas miúdas giras na publicidade :lol:

obrigado pelos comments,

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta ago 31, 2007 10:27

tom_po Escreveu:Parabéns Fernando, já estas a ficar um professional na TV, muito bem, com as informações importantes neste curto tempo, que tinhas...

Tem um novo canal-TV online aqui no norte, o Guimarães TV, certamente, eles iam gostar presentar tambem uma reportagem sobre cerveja artesanal, para divulgar aqui no norte, em baixo, o link do TV-online.

Talves, podemos fazer alguma coisa juntos, tu como fornecedor e eu como produtor pequeno....???

http://www.gmrtv.pt/

viva,

Infelizmente na edição cortaram uma parte das explicações mas sempre deixaram ficar o essencial. O meu principal objectivo era demonstrar que a cerveja pode (e deve) ser elaborada de forma artesanal e que está ao alcance de qualquer pessoa.

Relativamente à TV on-line a ideia parece-me boa. Dei uma olhada pela TV Guimarães e por algumas do link enviado pelo esmfc. Desconhecia que havia tantos projectos deste tipo. Tenho uma especial amizade por Guimarães onde trabalhei há alguns anos na indústria têxtil. Seria engraçado voltar à cidade berço para falar de cerveja :)

Neste momento estou a acabar as minhas férias, quando voltar vou ver melhor esta ideia. Caso alguém tenha um contacto com alguma destas TV's e queira avançar com qualquer coisa eu alinho :):)

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta ago 31, 2007 10:31

mitos Escreveu:grande fernando parabens

és o nosso idolo, o guru da cerveja artesanal em portugal

isso sem duvida merece uma saude no proximo encontro ;-)

abraços

guru ... eh pá isso é muita responsabilidade !

Infelizmente não posso ir ao encontro de 4ª. bebam um copo por mim.

1 abraço,

Fernando

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta ago 31, 2007 13:46

eh pa mas encontro sem guru qs q nem é encontro

mas podes ter a certeza q vamos beber um copo por ti

rui avilez valente
Bebedor de minis!
Registado: domingo mai 13, 2007 21:08

Mensagempor rui avilez valente » segunda abr 21, 2008 21:08

Boa Fernando
Parabéns estiveste cinco estrelas, brevemente lá estarei na tua loja para comprar e tentar fazer a minha cerveja. Prepara lá a receita pois eu prefiro cerveja escura tipo belga bem constituida em sabor cheiro e alcool.
Abraço até dia 6/05 lá irei aparecer na tua loja. :idea:

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça abr 22, 2008 13:08

rui avilez valente Escreveu:Boa Fernando
Parabéns estiveste cinco estrelas, brevemente lá estarei na tua loja para comprar e tentar fazer a minha cerveja. Prepara lá a receita pois eu prefiro cerveja escura tipo belga bem constituida em sabor cheiro e alcool.
Abraço até dia 6/05 lá irei aparecer na tua loja. :idea:

Esse gajo da cerveja caseira é um vendido... Hoje, aparece no (jornal diário gratuito) Global, numa notícia de meia página, com um copo de vinho na mão... e o nariz dentro do copo!... :((-

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça abr 22, 2008 13:29

beertruck Escreveu:Esse gajo da cerveja caseira é um vendido... Hoje, aparece no (jornal diário gratuito) Global, numa notícia de meia página, com um copo de vinho na mão... e o nariz dentro do copo!... :((-

Yep, com o título: "Vem aí o vinho com pouco álcool", sendo que em subtítulo se refere "mulheres, desportistas e quem prefere bebidas leves no Verão, poderão ser potenciais consumidores". Ou seja, como não estou em nenhuma destas categorias, lá se foi um potencial consumidor deste produto!!! :mrgreen:

Parabéns Fernando! O trabalho acaba sempre por compensar.

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça abr 22, 2008 13:44

Tanto se fala mal da cerveja sem álcool e agora vem-se com um vinho de baixo teor alcoólico :~~ :~~

( :wink: Note-se o ar irónico, vindo de alguém que perdeu muitas noites e envelheceu uns anos a trabalhar em cerveja sem álcool).

Muito sucesso para esse projecto Fernando!!

Brewmaster
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça abr 22, 2008 20:18

Antes de mais, parabéns ao Fernando pelo projecto! Não tive a oportunidade de ler o artigo, mas fiquei bastante curioso em relação a esse projecto.
Tal como diz o Rasec, não será uma bebida consensual, tal como o não é cerveja sem álcool. Penso que tudo dependerá das características organolépticas do vinho em questão. Será que se mantêm intactas? Ou acontecerá o mesmo que acontece com a cerveja sem álcool?
Confesso que, antes de "descobrir" a cerveja, era o vinho a bebida alcoólica que mais me despertava a atenção. Neste momento já não é assim, mas de certeza que não irei perder a oportunidade de provar esse vinho low-alcohol.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça abr 22, 2008 21:49

Após alguma pesquisa, lá conseguí encontrar o artigo no site do global.
Aquí está o link:

http://www.globalnoticias.pt/gnpdf.pdf

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta abr 23, 2008 1:38

Ena! Gostei do conceito!

Realmente, espero o pleno sucesso desse projecto.
Os meus parabéns ao Fernando!

A maior parte da malta que conheço passou a consumir menos vinho à refeição (ou até nenhum) por causa das multas de trânsito.
Acho que com esta ideia implementada, muito pessoal vai poder pensar duas vezes antes de escolher a bebida à refeição.

Espero pela prova! :D :D :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes