Possivel fusão entre cervejeiras

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Possivel fusão entre cervejeiras

Mensagempor RTS157 » quarta set 05, 2007 19:46

"Donos da Sagres e da Super Bock próximos da fusão, diz imprensa"

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=85884

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta set 05, 2007 19:52

socoooooorrrroooo

agora é q estamos perdidos

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta set 05, 2007 21:22

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ah! Agora é que quero ver o que vão inventar...

Se com concorrência, a Unicer e a Central de Cervejas não apostavam na qualidade, agora é que não apostam...

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quinta set 06, 2007 12:56

faz lembrar a junção que ocorreu no Brasil entre a Brahma e a Antarctica. Que eu saiba, não trouxe nada de novo ou de bom ao mercado...

Resta-nos esperare ver... :roll:

Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Mensagempor Canecas » quinta set 06, 2007 16:07

RTS157 Escreveu:"Donos da Sagres e da Super Bock próximos da fusão, diz imprensa"

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=85884

Epah, o que irá sair dai?

Imagem
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quinta set 06, 2007 17:57

Essa não é uma má notícia. Pode ser mesmo uma péssima notícia....

Mas ainda a propósito do tema que deu origem, quero acrescentar algo. E faço-o por uma questão de justiça.
Quando saíu a Bohemia d'Ouro, que provei alguns dias após o lançamento, referi-me a ela negativamente. Provavelmente não estaria num dia adequado a um julgamento, porque, passadas umas semanas, e ao ver no ECI uma oferta de copo a quem comprasse dois packs, aproveitei. Ofereci um dos packs, na presunção que não ia ter paciência para beber ambos.
Mas um dia destes, decerto de melhor humor, abri uma Bohemia d'Ouro e lá a bebi. E o que é certo é que nem a achei nada má, desta vez. Claro que não é uma fora-de-série, mas achei-a algo parecida com uma das sazonais da República da Cerveja, meio fumada. Resumindo, tenho que me retractar da primeira opinião.
Agora, o que não lhe encontro é qualquer relação com a Bohemia original. Nem na textura, nem no sabor ou aroma, ou sequer, e mais flagrantemente, na cor. Daí não entender o nome com que foi baptizada...

Abraço

Vic

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta set 06, 2007 18:55

É esperar para ver o que acontece, mas uma coisa é certa, se realmente houver fusão, penso que o mercado da cerveja em Portugal vai estagnar. Sem concorrência, não há a necessidade de inovar e de tentar atingir outros publicos. O que vai acontecer é que vamos continuar a "comer" com as cervejas do costume, e se ainda tinhamos uma pequena esperança que surgisse uma Cerveja de qualidade em Portugal, com esta fusão podemos esquecer.
Pode ser que pelo menos assim aumente um pouco mais o entusiasmo com as cervejas artesanais.

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » sábado set 08, 2007 18:30

a escolha do nome bohemia pra douro é mais uma das imbecilidades de mkt dos gurus da central

a forretice de investir numa nova marca deu-lhes pra aproveitar uma ja existente, mesmo q nao tenha nada a ver

o consumidor portugues papa tudo, nao ha problema

venham premios de melhor marketeer do ano q isso é q é preciso ;-)

como é possivel fazer-se tanta asneira :lol:

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo set 09, 2007 3:55

Correndo o risco de escrever barbaridades (o que de certeza já deve ter acontecido comigo :mrgreen: ), aqui vai:

-O problema é que as grandes cervejarias preocupam-se em produzir a cerveja que a maioria quer e ao preço máximo que estão dispostos a pagar.
Como esta "maioria" não conhece outras cervejas, problema resolvido.

Se o consumidor se dispuser a pagar mais por uma cerveja, penso que a abordagem destas empresas seria colocar a cerveja à venda por esse valor e com características (qualidade???) que justificassem esse valor.

Visto isto, as grandes cervejarias são muito eficientes. Satisfazem a grande maioria dos consumidores.

Mas podiam pensar nas minorias...

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo set 09, 2007 17:54

ptlsousa Escreveu:Correndo o risco de escrever barbaridades (o que de certeza já deve ter acontecido comigo :mrgreen: ), aqui vai:

-O problema é que as grandes cervejarias preocupam-se em produzir a cerveja que a maioria quer e ao preço máximo que estão dispostos a pagar.
Como esta "maioria" não conhece outras cervejas, problema resolvido.

Se o consumidor se dispuser a pagar mais por uma cerveja, penso que a abordagem destas empresas seria colocar a cerveja à venda por esse valor e com características (qualidade???) que justificassem esse valor.

Visto isto, as grandes cervejarias são muito eficientes. Satisfazem a grande maioria dos consumidores.

Mas podiam pensar nas minorias...

Compreendo perfeitamente essa política, mas porque é que em vez de lançarem produtos como a Bohemia D'ouro, não arriscam e fazem algo realmente com qualidade, tipo edição limitada como fizeram com as 1835? Se pegasse continuavam, se não pegasse, ficava a tenatativa...
Penso que o consumidor não está disposto a pagar muito por uma cerveja de qualidade, porque não as conhece. Eu até há bem pouco tempo também era um ignorante no que a cerveja diz respeito.
Neste momento prefiro pagar 2€ e qualquer coisa por uma Chimay, do que por um pack de 6 super bock ou sagres.
A cerveja é como o vinho, há garrafas que custam 1€ e há garrafas que custam centenas de euros...
O consumidor é que escolhe o que bebe e o preço que está disposto a pagar, mas se não tem por onde escolher, fica obrigado sempre a beber a mesma coisa...
Mas isto é um assunto que nos ultrapassa, e como não temos poder de decisão, temos que nos resignar, e continuar à procura das Chimay, Duvel, Westmalle, Erdingers e afins. Ou então produzimos a nossa propria cerveja :D

Abraço

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo set 09, 2007 23:12

Compreendo perfeitamente essa política, mas porque é que em vez de lançarem produtos como a Bohemia D'ouro, não arriscam e fazem algo realmente com qualidade, tipo edição limitada como fizeram com as 1835? Se pegasse continuavam, se não pegasse, ficava a tenatativa...

Talvez para produzir a Bohemia D'ouro não seja necessário mudar muito o processo produtivo e talvez os ingredientes já se encontram na fábrica (porque são iguais ao de outra cerveja que produzam).

A 1835 não me convenceu e talvez não tenha convencido a maioria dos consumidores (digo eu)!

Depois, há sempre aquela situação tipicamente "Portuga", a inércia...

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda set 10, 2007 19:47

ptlsousa Escreveu:A 1835 não me convenceu e talvez não tenha convencido a maioria dos consumidores (digo eu)!

A mim também não me convenceu :D
Dei esse exemplo pelo facto de terem dito que era uma edição limitada. Era para ver se pegava... Se pegasse era para continuar, se não pegasse acabavam com a produção... Afinal era uma edição limitada!

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » terça set 11, 2007 11:35

o lançamento da 1835 nao foi uma tentativa pra ver se pegava

foi uma palhaçada pra criar mais confusao no mercado aquando do lançamento da abadia

é mais uma esperteza q os marketeers fazem pra mostrar como sao dinamicos e competentes ;-)

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça set 11, 2007 14:59

Eu achei que a Bohemia e a a 1835 era a mesma coisa...
Se fizessem uma prova cega talvez achassem o mesmo (ou então as minhas papilas gustativas já eram....) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça set 11, 2007 15:52

ptlsousa Escreveu:Eu achei que a Bohemia e a a 1835 era a mesma coisa...
Se fizessem uma prova cega talvez achassem o mesmo (ou então as minhas papilas gustativas já eram....) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Talvez o processo fosse o mesmo. Talvez só variasse na planta de diluição, onde fazem a cerveja acabada. Normalmente para fazer a cerveja acabada fazem uma diluição com água para homogeneizar a quantidade de alcool e o extracto da cerveja. Talvez na 1835 fosse menos diluida, logo o extracto era maior e o grau alcoolico tambem. Penso que a 1835 tinha um pouco mais de alcool que a bohemia. Mas era uma diferença que não se notava muito no paladar.

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta set 12, 2007 15:32

eu so conseguia distinguir as duas provando ambas ao mesmo tempo

e mesmo assim em teste cego nem sempre acertava

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quarta set 12, 2007 18:15

mitos Escreveu:eu so conseguia distinguir as duas provando ambas ao mesmo tempo

e mesmo assim em teste cego nem sempre acertava

Eu acho que essa opinião, será porque não as bebes há uns tempos. Ou não? É que eu acho-as mesmo diferentes - prefiro a Bohemia original - embora não muito. De qualquer forma, acho que dá para distinguir bem.

Abraço

Vic

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta set 12, 2007 23:27

Eh pa´esta da fusão dá um arrepio na espinha!

Ficariam com quase monopólio, o que me parece ilegal.

A parte engraçada era lançarem uma "Abadia 1835 d'Ouro" :))

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta set 12, 2007 23:58

Este humor é bastante corrosivo! Mas tem a sua piada!

... e que tal uma Super Sagres com uma rodela de limão?

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta set 13, 2007 0:10

... em garrafa transparente :)) :)) :))

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quinta set 13, 2007 14:26

Podemos ver as coisas noutra perspectiva:

Até hoje as cervejeiras estavam tão focadas uma na outra e numa concorrência tão cega, que nunca se preocuparam com o consumidor.

Agora que não precisam de se preocupar uma com a outra! Talvez possam apostar de vez em bons produtos e em diferenciação! Preocupa-me mais a quantidade de pessoas que vai ser "dispensada" nas várias fábricas do que o resto... não se esqueçam que essas duas empresas não têm só cervejas!

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta set 13, 2007 14:33

Também tinha pensado nisso!

Sinceramente, enquanto que a maioria é levada a pensar na tragédia que o mercado cervejeiro português irá viver, eu penso que ainda nos poderá surpreender positivamente...

A ver, vamos!

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta set 13, 2007 14:55

Rasec Escreveu:Podemos ver as coisas noutra perspectiva:

Até hoje as cervejeiras estavam tão focadas uma na outra e numa concorrência tão cega, que nunca se preocuparam com o consumidor.

Agora que não precisam de se preocupar uma com a outra! Talvez possam apostar de vez em bons produtos e em diferenciação! Preocupa-me mais a quantidade de pessoas que vai ser "dispensada" nas várias fábricas do que o resto... não se esqueçam que essas duas empresas não têm só cervejas!

conheço algumas pessoas que trabalham na Central e tb na unicer e tb pensei nas consequências. Vamos ver.

Não percebo nada de leis de concorrência, mas parece-me que tal fusão traria uma situação de monopólio que seria talvez impedida pela autoridade da concorrência. Espero eu ...

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quinta set 13, 2007 15:15

Cerevisiae Escreveu:
Rasec Escreveu:Podemos ver as coisas noutra perspectiva:

conheço algumas pessoas que trabalham na Central e tb na unicer e tb pensei nas consequências. Vamos ver.

Não percebo nada de leis de concorrência, mas parece-me que tal fusão traria uma situação de monopólio que seria talvez impedida pela autoridade da concorrência. Espero eu ...

A nível internacional, não me parece que a fusão possa ser impedida - a Carlsberg e a S&N juntas teriam uma dimensão da mesma ordem de grandeza da InBev, A-B, SABMiller ou Heineken.
Poderiam era ser obrigados a vender alguns negócios em mercados onde passassem a ser esmagadoramente dominantes como seria o caso de Portugal.

RTS157
Beer Expert

Mensagempor RTS157 » segunda out 08, 2007 23:49

Para facilitar as coisas, a Unicer já está a alijar lastro. Parece que vão fechar a fábrica de Loulé. Vá lá que não é a Sagres a fechar qualquer coisa no norte senão teríamos uma intentona separatista!

Deve-se é ter pena dos pobres trabalhadores dessa unidade fabril, pois pouca opção lhes restará: ou aceitam uma qualquer indemnização ou então oferecem-lhes um novo lugar em Santarém ou Leça do Balio. Ao estilo:

- "Caro Sr. Silva, temos uma grande proposta a fazer-lhe, um novo futuro: um excelente posto de trabalho em Leça do Balio. O que me diz?"

- "Agradeço a vossa confiança Sr. Dr., mas o Sr. Dr. sabe que tenho casa em Loulé e que a minha Maria trabalha na Câmara local... e tenho ainda o miúdo que anda na escola..."

- "Pois Sr. Silva, mas é pegar ou largar. E sempre poderá vir ver a sua família aos fins-de-semana!!!"

É, com certeza, uma política de recursos humanos que o Dr. Pires de Lima
apreciará.

hrguedes
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jul 18, 2007 12:40

Mensagempor hrguedes » terça out 09, 2007 1:14

Bem, qualquer dia teremos a Super Sagres Chop, a Super Sagres Green, a Super Sagres Tango....é de mim ou isto soa-me a .... :P

Fogo, não estraguem a SUPER BOCK.

Vamos comprar a Cintra e produzir a Super Cervejeiro.... :lol:

Abraços,

Hugo

RTS157
Beer Expert

Mensagempor RTS157 » sexta fev 06, 2009 22:29

Afinal não se uniram como até parece que estão em guerra.

"Unicer e Central de Cervejas, sedentas de liderança"

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=57

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » terça fev 10, 2009 14:41

oh meu amigo

nao é preciso ninguém estragar a super bock, ela estraga-se a ela propria

nunca uma cerveja desceu tanto de qualidade em tao pouco tempo, a subida do preço das matérias primas faz com q estes senhores qq dia façam cerveja so com água

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça fev 10, 2009 18:12

mitos Escreveu:oh meu amigo

nao é preciso ninguém estragar a super bock, ela estraga-se a ela propria

nunca uma cerveja desceu tanto de qualidade em tao pouco tempo, a subida do preço das matérias primas faz com q estes senhores qq dia façam cerveja so com água

Curiosa essa afirmação quando ainda é das macro lagers com mais extracto que se encontra por esse mundo fora.

Brewmaster
mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta fev 13, 2009 18:59

eh eh eh amigo rasec ha muito q nao trocavamos uns posts

pois nao sou grande expert de macro lagers a nivel mundial mas isso tb nao tem nada a ver com o q escrevi :-)

explico

disse q a SB tem vindo a piorar (na minha opiniao de consumidor) o q a tornou uma cerveja desinteressante (q nao era ha uns dois ou tres anos)

claro q comparaçoes com todas as cervejas q entendas q se lhe comparem em termos cientifico-tecnologicos pode sair a ganhar, mas isso nao faz dela uma boa cerveja

diria q é uma lenta mas inexoravel caminhada do mediano pro mediocre

a ver vamos onde pára (ou se inverte como é meu desejo profundo)

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes