associação? Porque não?

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

associação? Porque não?

Mensagempor cervisiafilia » quinta set 06, 2007 19:27

Já vi que há vários cervejeiros artesanais em Portugal, porque não tentaram, ainda, a criação de uma associação ?
Como por exemplo:
http://www.acervacarioca.com.br/
http://www.aicca.com.br/

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta set 06, 2007 22:05

Pois, trata-se de uma boa ideia mas, no estado em que ainda está o mercado português e a própria comunidade cervejeira, parece-me algo prematuro. Senão vejamos: até há pouco tempo existia apenas uma loja portuguesa que vendia produtos para homebrewing, por sinal pertença de um distinto membro deste fórum, o Cerevisiae. Recentemente abriu uma nova em Coimbra mas a coisa acaba por aí.
Blogs sobre cerveja: conheço apenas dois ou três, um deles bastante recente mas com temas já muito interessantes e que é doutro distinto membro o VicMaP.
Em Lisboa, a capital do país, existem apenas 2 ou 3 bares onde se podem baber algumas (poucas) cervejas de qualidade, existindo apenas 1 supermercado (El Corte Inglês) com uma boa variedade de cervejas à venda.
Sites apenas dedicados a cerveja também se contam pelos dedos de uma única mão. Quanto a associações, apenas conheço as profissionais e uma pseudo confraria da cerveja, grupo que foi impulsionado por uma das cervejeiras que domina o mercado e onde só entram pessoas conhecidas, independentemente de perceberem ou apreciarem sequer cerveja.
Microcervejarias a vender no mercado? Desconheço. Temos a excelente Benedictum do Thomas (tom_po) mas que produz quantidades pequenas e, salvo algum esquecimento momentâneo, não conheço mesmo mais nada!!!

Como pode ver, tudo está ainda no começo. Mas, com dedicação e com a carolice de alguns de nós, penso que as coisas irão mudar, mesmo que tal possa demorar alguns anos. Está-se a pensar fazer um primeiro concurso de cerveja artesanal. A dúvida é se haverá concorrentes suficientes a apresentarem-se à prova. E as coisas vão indo assim devagarinho! :)

Relativamente à Acerva e à Aicca, já tinha estado no site das duas e tenho acompanhado alguns dos encontros que vão organizando, especialmente a Acerva, cujos membros já têm ganho alguns concursos de cerveja artesanal aí no Brasil.

Abraço,

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » sexta set 07, 2007 13:12

Olá,
Sem um embrião nada começará a crescer, sem um não haverá dois e por aí vai. Não ter conhecimento de fabricantes de cerveja artesanal não quer dizer que não existam.
Se está pensando num concurso porque não ser gerenciado pelo embrião de uma associação - se só há um cervejeiro já é um excelente começo, precisa-se de cursos que podem ser desenvolvidos através de apostilas vendidas, se só há um comerciante de artigos cervejeiro (acredito que não seja maluco) há vários compradores, é só reuni-los. Propaganda é a alma do negócio.

Um abraço!
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta set 13, 2007 11:15

cervisiafilia Escreveu:Olá,
... se só há um comerciante de artigos cervejeiro (acredito que não seja maluco) há vários compradores, é só reuni-los. Propaganda é a alma do negócio.

Caro cervisiafilia,

O referido comerciante (EU próprio) talvez sofra de perturbações mentais! Tenho uma peguena loja aberta em Lisboa e tenho tido enormes dificuldades para mante-la. Isto apesar de não ter empregados e o meu trabalho na Loja não ser pago. Ando a empobrecer alegremente :oops:

Já tentei organizar um concurso de cerveja caseira, mas acabei por cancelar por ter poucos concorrentes interessados.

Promovo cursos de elaboração de cerveja. É dificil arranjar pessoas para encher a sala e fazer valer a pena o meu trabalho.

Basta ver as reuniões mensais do Forum onde aparecem 5 pessoas .. e sempre os mesmos !

Em Portugal cerveja é Sagres ou SuperBock, ou seja uma Lager com 5-5,6 % alcool, muito gás e que não ofende! Alguns dos meus clientes queixam-se que a cerveja que fizeram era muito aromática :shock:

Enfim, reitero o desafio do cervisiafilia: Cervejeiros portugueses reuni-vos !

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta set 13, 2007 12:08

Muito bem!
Esta resposta do amigo já o candidata a futuro presidente da "Associação Portuguesa de Cervejeiros Artesanais". (precisamos de um logotipo e sigla - APCA ? APCERV ? APCART ? - tá dificil!) APORCA (esta é bem pior)
Elaborar o estatuto, quem se candidata ??
Encontrar os cervejeiros e convencê-los a se associar, será muito difícil ?
E por mais que suas perturbações mentais o "perturbem" NÃO FECHE A LOJA !!!!!!!!!!!!

Há! Se quiserem conhecer um excelente grupo de artesanais brasileiros, de Porto Alegre - RS, visitem: http://br.groups.yahoo.com/group/cervejaartesanalpoa

Um abraço!
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta set 13, 2007 13:56

Em Portugal cerveja é Sagres ou SuperBock, ou seja uma Lager com 5-5,6 % alcool, muito gás e que não ofende! Alguns dos meus clientes queixam-se que a cerveja que fizeram era muito aromática Shocked

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Qualquer dia queixam-se que o sumo natural sabe muito a fruta...
Enfim... o que é preciso para emigrar??? :))

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta set 13, 2007 14:23

cervisiafilia Escreveu:Muito bem!
Esta resposta do amigo já o candidata a futuro presidente da "Associação Portuguesa de Cervejeiros Artesanais". (precisamos de um logotipo e sigla - APCA ? APCERV ? APCART ? - tá dificil!) APORCA (esta é bem pior)
E por mais que suas perturbações mentais o "perturbem" NÃO FECHE A LOJA !!!!!!!!!!!!

Há! Se quiserem conhecer um excelente grupo de artesanais brasileiros, de Porto Alegre - RS, visitem: http://br.groups.yahoo.com/group/cervejaartesanalpoa

Desde já quero agradecer ao cervisiafilia pelo empurrão que está a tentar dar à união do pessoal que produz cerveja, se bem que eu ache que não será assim tão fácil. Mas, como temos vindo a referir aqui no fórum, as coisas estão a mudar, se bem que de forma muito ligeira, e talvez em breve se consiga fazer um concurso de cerveja caseira e, quem sabe, mais tarde criar mesmo uma associação de produtores caseiros. Para já tal parece difícil mas não impossível. Se algumas das ideias que tivemos no último encontro do CdM forem para a frente, quem sabe não teremos uma surpresa ainda antes do final do ano!!!??? : 8)

Abraço,

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quinta set 13, 2007 14:27

ptlsousa Escreveu:
Em Portugal cerveja é Sagres ou SuperBock, ou seja uma Lager com 5-5,6 % alcool, muito gás e que não ofende! Alguns dos meus clientes queixam-se que a cerveja que fizeram era muito aromática Shocked

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Qualquer dia queixam-se que o sumo natural sabe muito a fruta...
Enfim... o que é preciso para emigrar??? :))

Epá... e aquele sabor todo!... :roll:

(Bang)()

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta set 13, 2007 14:29

A ideia é muito boa, essa da associação!
"Unidos ninguém nos verga..."

Mas gostava de saber melhor através do cervisiafilia qual é a legislação brasileira para este assunto e confrontar essa informação com a realidade portuguesa.

Criar uma associação é relativamente fácil. Mas penso que nós não desejamos ficar por aí...

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta set 13, 2007 14:37

cervisiafilia Escreveu:Muito bem!

Viva,

terei muito gosto em participar em qualquer associação, só naõ aceito nehum presidente à cabeça! Eleições livres e democráticas devem ser a forma eleger os diregentes ! Podem contar comigo como associado. Vá já temos 1, mais alguém ?

A LOJA NÃO VAI FECHAR. É um projecto que me dá imenso gozo e acredito que no futuro as coisas irão melhorar um pouco.

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta set 13, 2007 16:19

Cerevisiae Escreveu:Viva,

terei muito gosto em participar em qualquer associação, só naõ aceito nehum presidente à cabeça! Eleições livres e democráticas devem ser a forma eleger os diregentes ! Podem contar comigo como associado. Vá já temos 1, mais alguém ?

Em primeiro lugar, falta-me o pormenor essencial para ser sócio da dita associação, produzir cerveja caseira. Não é por falta de vontade, neste momento é por falta de meios financeiros para fazer o investimento inicial. O espaço já está arrumadinho, e só falta mesmo o material para começar. Espero que seja para breve, e terei todo o gosto em ser um dos associados e de participar nos concursos com as minhas produções.

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » sexta set 14, 2007 12:22

Fazer cerveja não implica em ter de fazer grandes gastos, esta é a diferença na fabricação de cerveja, já que é possível fazer pequenas quantidades e dependendo do interesse e dedicação do "cervejeiro (?)" fazer substituições de insumos até encontrar a receita que lhe satisfaz.
A associação sem que vocês percebam já existe - vocês se reunem, discutem assuntos cervejeiros, provam, aprovam e reprovam, trocam idéias e principalmente difundem a cultura cervejeira.
De início a associação não precisa ser formal, nem ter sede (basta um local de reunião).
É necessário uma boa divulgação e colocar à disposição do público materiais de consulta e leitura, de estudo e principalmente cursos teóricos e práticos (com ajuda de um bom mestre cervejeiro), disponibilidade de materiais e utensílios de baixo custo (o de maior custo vem com o tempo).
Outra sugestão - Um tópico específico para que os "cervejeiros artesanais" troquem experiências e no CDM uma seção para o desenvolvimento da idéia.
No tocante à legislação brasileira este link dá bem uma idéia:
http://www.sebraesp.com.br//topo/fique% ... ho/informações/legislacao//anexo%20viii.pdf
E como exemplo podem verificar o estatuto da Acerva Carioca:
http://www.acervacarioca.com.br/estatuto.asp

Um abraço!
cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta set 20, 2007 12:02

Aproveitando que coloquei vários links para vários assuntos cervejeiros, aqui vai mais um, o regulamento do segundo concurso de cervejas artesanais da ACerva carioca:

http://www.acervacarioca.com.br/concursos.asp

Um abraço!
cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quarta out 10, 2007 12:20

Só espero que se essa associação for criada que não seja igual a história abaixo:

ERA UMA VEZ...

... Quatro funcionários públicos ou não,
chamados "Toda-a-Gente", "Alguém", "Qualquer-Um" e "Ninguém".
Havia um trabalho importante para fazer e "Toda-a-Gente" tinha a certeza que "Alguém" o faria.
"Qualquer-Um" podia fazê-lo, mas "Ninguém" o fez.
"Alguém" se zangou porque era um trabalho para "Toda-a-Gente".
"Toda-a-Gente" pensou que "Qualquer-Um" podia tê-lo feito, mas "Ninguém" constatou que "Toda-a-Gente" não o faria.
No fim, "Toda-a-Gente" culpou "Alguém", quando "Ninguém" fez o que "Qualquer-Um" poderia ter feito.
Foi assim que apareceu o "Deixa-Andar", um quinto funcionário para evitar todos estes problemas...

Um abraço!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta out 10, 2007 12:23

cervisiafilia Escreveu:Só espero que se essa associação for criada que não seja igual a história abaixo:

ERA UMA VEZ...

... Quatro funcionários públicos ou não,
chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.
Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha acerteza que Alguém o faria.
Qu alquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez.
Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente.
Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria.
No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um poderia ter feito.
Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, um quinto funcionário para evitar todos estes problemas...

LOL! Tá muito bem feita a história. Concerteza que não será essa a nossa história. Esperamos que não!

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 12, 2007 21:34

Alguém sabe em que entidade se pode fazer o registo de uma associação ou clube? E onde se pode arranjar a legislação?
Quanto à associação não sei, mas para criar um clube penso que é relativamente fácil e pouco dispendioso. Em tempos um amigo meu fundou um clube e penso que me falou em cerca de 100€. Só não faço ideia em que entidade se fazem esses registos. Talvez num notário ou algo do género?

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 12, 2007 22:09

cervisiafilia Escreveu:Outra sugestão - Um tópico específico para que os "cervejeiros artesanais" troquem experiências e no CDM uma seção para o desenvolvimento da idéia.

Afinal já aqui estava a tal ideia de reorganizar a secção "Fazer cerveja em casa". Criei um tópico por causa disso, mas afinal a ideia já tinha sido dada pelo cervisiafilia. O seu a seu dono.
No entanto serve para reforçar a ideia, e penso que será uma boa aposta para incentivar e cativar mais gente a fazer a sua própria cerveja.

Abraço

hrguedes
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jul 18, 2007 12:40

Mensagempor hrguedes » sexta out 12, 2007 22:32

emsfc,

As associações fazem-se num notário. Agora há os particulares e tudo é mais fácil. O registo fica cerca de 240€. Depois têm que ser aprovada e publicada e sai um pouco mais de dinheiro. Quanto ao que fazer:

- Definir os estatutos
- Ao mesmo tempo pedir um nome no site do Registo Nacional e ver se é aceite.
- Quando o nome for aprovado marcar no notário a escritura.

Depois se quiseres ajuda nos estatutos eu posso dar porque à pouco tempo tive um amigo que abriu uma.

Abraço,

Hugo

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 12, 2007 22:50

Então, quando tiver um tempo disponível, vou tentar passar no notário para me informar de tudo em concreto, o que é necessário fazer e os custos implicados.
Depois falamos melhor, e se realmente existir vontade, talvez se possa avançar com qualquer coisa.

Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta out 19, 2007 15:17

Já tivemos a 1ª contribuição, em termos de trabalho, para a criação da nossa associação, confraria, whatever. Curiosamente, veio do outro lado do Atlântico, do amigo cervisiafilia que, para "vergonha" nossa, mostra maior vontade do que nós cá do burgo. Só lhe posso agradecer por este empurrãozinho que nos está a tentar dar. Pode ser que em breve dê frutos.

Eis pois um esboço para um logo da nossa troupe:

Imagem

hrguedes
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jul 18, 2007 12:40

Vergonhoso!

Mensagempor hrguedes » sexta out 19, 2007 15:44

Isto é uma vergonha........... tou de acordo com o bmxutos!!!!!!

De qualquer modo parabéns ao cervisiafilia pelo trabalho!

Abraço,

Hugo

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » segunda out 22, 2007 11:27

Agradeço a parabenização, mas...
Já que não posso participar efetivamente, faço o que posso.
Acredito que ainda em breve terei notícias da associação portuguesa de cervejas artesanais (caseiras)

Um abraço!
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » terça nov 06, 2007 10:43

Tenho seguido este tópico com bastante interesse. Eis a minha mísera contribuição:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=303039

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça nov 06, 2007 11:41

Isto facilita-nos muito as coisas. Se alguém destas referidas cidades (Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Loulé, Porto e Vila Nova de Gaia) tiver um tempo disponível, é uma boa oportunidade de avançarmos com a Associação. Pelos vistos a redução de custos também foi significativa, e penso que facilmente se arranjam os 175€ para a constituição. É uma questão de vermos quem está disponível para participar, dividir o dinheiro por todos e assim estipular o género de um jóia de inscrição para todos os associados.

Abraço

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » terça nov 06, 2007 13:52

UAUUUUU!!!!!!!!

Um abraço!
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta nov 22, 2007 9:41

nao passava por aqui ha uns tempos (relaxe meu) e tou a ver isto cheio de novidades

o azar é q logo hoje tou num dia de humor acido (os q me conhecem sabem q isto se verifica 99% das vezes :-) )

ao contrario de todas as outras opinioes ja mencionadas nao acredito nada em associaçoes, sou um anarca assumido, e acho q estes projectos fazem mais sentido em estruturas mais informais, como este forum, por exemplo

como nao sou produtor (e nao o serei em breve com mta pena minha) a minha opiniao tb é um bocado irrelevante, mas aqui fica

os q produzem se calahr saberao melhor o q a associaçao pode trazer de novo em relaçao ao forum (embora sejam duas coisas muito diferentes). criar uma associação com meia duzia de (valorosos) produtores parece-me um nadinha burocracia a mais, mas aceito q haja opinioes diferentes

no entanto se o objectivo dessa associação for venderem as vossas fantasticas produçoes, entao eu retiro tudo o q disse e sou um apoiante incondicional, socio honorario talvez, provador oficial quiça, cobaia pra todo o serviço ;-)

abraços

zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » sexta nov 30, 2007 3:13

Boas!

E com grande prazer, que depois de uma ausencia perlongada retorno e lei-o este topico. Assisti as primeiras impreçoes desta, para mim uma exelente , ideia. por isso fico satisfeito que tenha ido avante.
Quero desde ja prestar a minha disponibilidade para o que for preciso.
Ja agora sei que pode ser cedo, mas uma Associaçao/Confraria ( Gosto mais da 2ª, a meu ver menos banal ) precisa de um site, como Futuro Eng Informatico aviso desde ja que esto disposto a colaborar na criação do mesmo.
Sem mais

cervisiafilia
Beer Hunter
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta jan 17, 2008 17:08

Com a vinda destes novos companheiros que fazem (farão) cerveja não é o caso do retorno à discussão da associação ???

Um abraço!
zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » terça jan 22, 2008 18:43

Eu ainda estou aguardar mais resoluções, e desde já deixo aqui a minha Promessa/Pedido de ser avisado para ser dos sócios Fundadores.

Penso que o nome de "Associação" pode fragilizar algumas pessoas, com ideais mais liberalistas, mas temos que pensar que vivemos num estado de Direito e para podermos usufruir de alguns direitos, teríamos alguma vantagens termos uma representação Jurídica ( a respectiva associação/Confraria, gosto mais da segunda). Isto é claro que mais para os produtores, do que para os restantes membros. Mas não e por isso que se devem sentir a parte, pois a produção de cerveja, esta ao nível de quase todos. :roll: , desculpem se estou a desvalorizar, mas não e essa a minha intenção. Espero que compreendam e que me entendam.

Abraço

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » segunda mar 31, 2008 23:44

Ainda mexe este assunto?

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison