associação? Porque não?

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » terça abr 01, 2008 11:03

Eu sabia... pela experiência!

Mas vamos lá fazer uma estatística da situação:

- Quantos interessados haverá em aderir a esta Associação?

Conto já um elemento: eu!

Aguardo...

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça abr 01, 2008 11:27

Eu também estou interessado!
Se não for uma associação pode ser uma confraría, um clube ou como lhe queiram chamar...

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça abr 01, 2008 11:34

Eu também.
Que tal fazer uma sondagem com as ferramentas do fórum?

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça abr 01, 2008 12:59

Boas.

Parte do concurso de cervejas servirá para isso mesmo: aquilatar do verdadeiro número de pessoas interessadas no assunto e, desse modo, a viabilidade de uma associação. Acho que é uma questão de esperarmos pelo evento (já não falta tudo...), ver como corre e quantas pessoas participam. Aí sim já poderemos ter uma noção mais exacta do número de interessados.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça abr 01, 2008 13:09

bmxutos Escreveu:Boas.

Parte do concurso de cervejas servirá para isso mesmo: aquilatar do verdadeiro número de pessoas interessadas no assunto e, desse modo, a viabilidade de uma associação. Acho que é uma questão de esperarmos pelo evento (já não falta tudo...), ver como corre e quantas pessoas participam. Aí sim já poderemos ter uma noção mais exacta do número de interessados.

Não sei se será correcta essa abordagem... Eu não devo participar e estou interessado...

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça abr 01, 2008 13:29

pedro.m.reis Escreveu:

Não sei se será correcta essa abordagem... Eu não devo participar e estou interessado...

Mas o teu caso é especial, pois estás a começar. É bem verdade que existem muitas outras pessoas na mesma situação mas se, por exemplo, o concurso tiver 5 participantes, achas que valerá pena criar uma organização? Sendo que o concurso não tem nenhum fim lucrativo, pretende apenas juntar pessoas que têm o mesmo hobby ou que simplesmente gostam de cerveja e aparecem apenas os tais 5, o que te fará pensar que em termos da associação existirão mais interessados?

É que para participar no concurso apenas é preciso fazer uma cerveja. Já no que toca a associação, é preciso muitos mais interessados. Quem é que vai ficar com a responsabilidade de levar a associação para a frente? Membros da direcção? Membros do conselho fiscal? Membros da mesa? Tesoureiro? Estatutos? Presidentes, vogais e etc? Registo numa conservatória?

Por mim colocar uma sondagem parece-me uma boa ideia, mas acho que devia de haver uma alínea com a seguinte pergunta: quem é que está disposto a assumir responsabilidades nessa futura associação.

Para que fique apenas claro: é óbvio que sou um fervoroso adepto do aparecimento de uma associação do género. Mas também estou bem ciente da nossa realidade actual.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça abr 01, 2008 13:45

bmxutos Escreveu:
pedro.m.reis Escreveu:

Mas o teu caso é especial, pois estás a começar. É bem verdade que existem muitas outras pessoas na mesma situação mas se, por exemplo, o concurso tiver 5 participantes, achas que valerá pena criar uma organização? Sendo que o concurso não tem nenhum fim lucrativo, pretende apenas juntar pessoas que têm o mesmo hobby ou que simplesmente gostam de cerveja e aparecem apenas os tais 5, o que te fará pensar que em termos da associação existirão mais interessados?

É que para participar no concurso apenas é preciso fazer uma cerveja. Já no que toca a associação, é preciso muitos mais interessados. Quem é que vai ficar com a responsabilidade de levar a associação para a frente? Membros da direcção? Membros do conselho fiscal? Membros da mesa? Tesoureiro? Estatutos? Presidentes, vogais e etc? Registo numa conservatória?

Por mim colocar uma sondagem parece-me uma boa ideia, mas acho que devia de haver uma alínea com a seguinte pergunta: quem é que está disposto a assumir responsabilidades nessa futura associação.

Para que fique apenas claro: é óbvio que sou um fervoroso adepto do aparecimento de uma associação do género. Mas também estou bem ciente da nossa realidade actual.

Subscrevo

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça abr 01, 2008 14:32

bmxutos Escreveu:

Para participar é preciso fazer uma cerveja e saber que o concurso existe :). Uma boa noção de quantos cervejeiros caseiros existem pode ser obtida através de indicadores eventualmente fornecidos pelos donos das lojas da especialidade em Portugal.

Relativamente ao trabalho envolvido na criação e gestão de uma associação/etc deste tipo será mais problemático. No entanto, se for possível instituir um sistema de tele-trabalho (e existem inúmeros recursos "free as in free beer" na internet como o google groups/docs/etc) creio que se pode levar a avante o projecto.

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça abr 01, 2008 15:48

pedro.m.reis Escreveu: Para participar é preciso fazer uma cerveja e saber que o concurso existe :). Uma boa noção de quantos cervejeiros caseiros existem pode ser obtida através de indicadores eventualmente fornecidos pelos donos das lojas da especialidade em Portugal.

Relativamente ao trabalho envolvido na criação e gestão de uma associação/etc deste tipo será mais problemático. No entanto, se for possível instituir um sistema de tele-trabalho (e existem inúmeros recursos "free as in free beer" na internet como o google groups/docs/etc) creio que se pode levar a avante o projecto.

A questão de saber que o concurso existe está interligada com uma possível estimativa que se possa fazer a partir do número de clientes que as lojas da especialidade têm. Que eu tenha conhecimento, e sublinho este facto, parecem-me existir apenas duas lojas que vendam produtos para produção de cerveja em casa. Uma é co-organizadora do concurso. A outra, pelo que conheço do dono, através das conversas que mantive com ele e pelo carinho que se percebe que ele tem pelo homebrewing, não tenho qualquer dúvida que estará a divulgar este evento junto dos seus clientes.

É por isso que julgo ser o concurso uma boa forma de avaliarmos o momento em que nos encontramos. Porque estar a lançar iniciativas sem que haja interessados é confrangedor. Vê o exemplo: andámos meses a falar de nos reunirmos num local específico, com uma periodicidade definida, para falarmos e bebermos umas boas cervejas. Começámos então a fazer os encontros. Sabes quantas pessoas vão? Quase as mesmas que foram no 1º dia. Só o barbas é uma aquisição recente. Bem sei que o encontro tem sido sempre em Lisboa mas já me predispus a ir ao Porto e a única pessoa que até agora disse que comparecia foi o Pedro Sousa.

Fizemos uma churrascada com cervejas caseiras, comerciais, com boa comida e conversa. Quantos apareceram? Os mesmos dos encontros mensais.

Agora vamos ao concurso de cervejas. Quantos aparecerão? E ainda há a questão do clube de cerveja, da associação, do encontro nacional......

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça abr 01, 2008 21:47

Bem, então é preciso talvez definir qual seria a "massa crítica" suficiente para a criação da dita cuja. 10? 20 pessoas? A única experiência associativa que tive foi na universidade... e amigos, se na altura soubesse fazer cerveja caseira...... :D :D :D

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça abr 01, 2008 22:11

Que tal, isto é uma ideia maluca eu sei, preparar toda a documentação para a data do concurso e nesse dia definir-se o "Go/No Go" da associação?

Alguém sabe exactamente o que é preciso para se formalizar a coisa?

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta abr 02, 2008 0:04

viva,

este assunto já foi muito falado, e irá certamente avante. Como diz o Bruno é necessário haver gente suficiente para arrancar e levar as coisas para a frente. Deixo aqui o desafio apareçam amanhã no encontro! Não basta dizer que queremos é necessário fazer algo!
O concurso talvez sirva de embrião. Eu e o Bruno temos mais umas ideais para dinamizar as coisas, mas é necessário mais gente a participar.

até amanhã confrades.

Fernando

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta abr 02, 2008 10:42

Cerevisiae Escreveu:viva,

este assunto já foi muito falado, e irá certamente avante. Como diz o Bruno é necessário haver gente suficiente para arrancar e levar as coisas para a frente. Deixo aqui o desafio apareçam amanhã no encontro! Não basta dizer que queremos é necessário fazer algo!
O concurso talvez sirva de embrião. Eu e o Bruno temos mais umas ideais para dinamizar as coisas, mas é necessário mais gente a participar.

até amanhã confrades.

Fernando

So, put your money where your mouth is...
Vou tentar.

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

E a associação???

Mensagempor cervisiafilia » domingo out 12, 2008 18:41

Para quem não lê nada além do fórum, leiam esta parte da entrevista com o brasileiro Leonardo Botto.

CdM - É um dos fundadores da ACervA carioca que, entretanto, já criou raízes em outros Estados. Qual a importância desta associação para si e para o desenvolvimento da cultura cervejeira no Brasil?

BB - Para mim a AcervA é importantíssima, e seu papel se transmutou pra uma coisa muito maior do que inicialmente pretendia. Se num primeiro momento ela queria facilitar nosso acesso aos insumos e formar um grupo de discussão voltado pro aprimoramento de nossas técnicas, hoje ela ainda se mantém firme nestes ideais mas ganhou novo patrão: a cultura cervejeira. As AcervAs têm seus trabalhos facilitados na difusão desta cultura, muito por não possuírem caráter comercial, explico: têm elas mais facilidade em romper barreiras, conceitos equivocados e colocados nas cabeças dos consumidores pelas grandes indústrias, que apenas visam o lucro. O marketing da cerveja caseira é a confiança, pois não há que se cogitar que seu amigo esteja tentando te fazer beber melhor, te ensinando, por querer auferir vantagem. Do contrário, se a grande cervejaria diz que sua cerveja é a ban ban ban, por que é a mais vendida, a melhor, e a micro por sua vez diz que a sua é melhor ainda, melhor que a das macros, sem personalidade, numa cabeça já deformada pela mídia teremos dúvidas em o que, ou quem, confiar. Porém, quando tais consumidores em potenciais são colocados à frente de realidades distintas, recebendo gratuitamente informações bastante dos amigos, a quebra de paradigmas é facilitada. Assim as ACervAs e os cervejeiros caseiros, como formiguinhas, trabalham para a criação de uma cultura cervejeira sólida e verdadeira, o quanto menos induzida pelo marketing das cervejarias. As ACerVas ensinam seus amigos, sem nada querer em troca, o que dá a ela mais crédito, penso.

E quem quiser ler toda a entrevista, é só clicar:
http://www.cervejasdomundo.com/Botto.htm

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Re: E a associação???

Mensagempor bmxutos » domingo out 12, 2008 23:38

cervisiafilia Escreveu:Para quem não lê nada além do fórum, leiam esta parte da entrevista com o brasileiro Leonardo Botto.

CdM - É um dos fundadores da ACervA carioca que, entretanto, já criou raízes em outros Estados. Qual a importância desta associação para si e para o desenvolvimento da cultura cervejeira no Brasil?

BB - Para mim a AcervA é importantíssima, e seu papel se transmutou pra uma coisa muito maior do que inicialmente pretendia. Se num primeiro momento ela queria facilitar nosso acesso aos insumos e formar um grupo de discussão voltado pro aprimoramento de nossas técnicas, hoje ela ainda se mantém firme nestes ideais mas ganhou novo patrão: a cultura cervejeira. As AcervAs têm seus trabalhos facilitados na difusão desta cultura, muito por não possuírem caráter comercial, explico: têm elas mais facilidade em romper barreiras, conceitos equivocados e colocados nas cabeças dos consumidores pelas grandes indústrias, que apenas visam o lucro. O marketing da cerveja caseira é a confiança, pois não há que se cogitar que seu amigo esteja tentando te fazer beber melhor, te ensinando, por querer auferir vantagem. Do contrário, se a grande cervejaria diz que sua cerveja é a ban ban ban, por que é a mais vendida, a melhor, e a micro por sua vez diz que a sua é melhor ainda, melhor que a das macros, sem personalidade, numa cabeça já deformada pela mídia teremos dúvidas em o que, ou quem, confiar. Porém, quando tais consumidores em potenciais são colocados à frente de realidades distintas, recebendo gratuitamente informações bastante dos amigos, a quebra de paradigmas é facilitada. Assim as ACervAs e os cervejeiros caseiros, como formiguinhas, trabalham para a criação de uma cultura cervejeira sólida e verdadeira, o quanto menos induzida pelo marketing das cervejarias. As ACerVas ensinam seus amigos, sem nada querer em troca, o que dá a ela mais crédito, penso.

E quem quiser ler toda a entrevista, é só clicar:
http://www.cervejasdomundo.com/Botto.htm

Obrigado pela divulgação, amigo Carlos.

Concordo totalmente com o que o Botto disse, mas sozinho não dá para fazer tudo... O pessoal, por aqui, parece ser todo muito ocupado... :(

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Re: E a associação???

Mensagempor Cerevisiae » terça out 14, 2008 17:34

Realmente as Acervas ajudaram muito a mudar o panorama no Brasil. Aqui é como diz o Bruno:

bmxutos Escreveu:... O pessoal, por aqui, parece ser todo muito ocupado... :(

Basta citar que mesmo para um evento com cerveja e comida grátis não houve ninguém interessado :shock:

... Há qq coisa que eu não percebo! :~~

1 abraço,

Fernando

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta out 16, 2008 14:01

oh meu querido amigo

essa do nao houve ninguem interessado é uma conlcusao um bocado enviezada

nao houve ninguem que viesse aqui dizer q sim e dar mtos elogios e dizer mtas coisas. como tu bem sabes havia alguns interessados.

os do costume :-)

mas ainda vamos muito a tempo duma late october fest

pra mim era churrasco em monsanto (pra nao variar) dia 25 out às 12:00 eu trato das comidas voces levam as bebidas

e mai nada, assim é q se trata destes assuntos, nao é ca com bocas pra geral :-)

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta out 16, 2008 14:37

Ora cá está o MItos no seu melhor. Puro e duro!

De facto havia alguns interessados, mas seriamos apenas 6 ! OK +/- os do costume. Reconheço que exagerei ao dizer que ninguém se mostrou interessado, mas o certo é que com anuncio do McQueen aqui no fórum, anuncio no site da Loja e newsletter a todos os meus contactos estava à espera de um pouco mais. já agora:
... nao houve ninguem que viesse aqui dizer q sim e dar mtos elogios e dizer mtas coisas.

Não quero elogios. quero é gente com vontade. os elogios não servem para nada !

em relação à tua proposta. Eh pá excelente. QQ pessoa que tenha ido aos nossos churrascos sabe que churrascos com o mitos é sucesso garantido!

Arranjo umas cervejas, no problem. Vou ver o que tenho ...

Infelizmente não posso ir pois estou numa fase de obras e mudança de casa :-(

1 abraço,

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 05, 2009 0:38

Um texto interessante e que enquadra o conceito que defendo para uma verdadeira Confraria da Cerveja:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/t ... oa_me.html

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 05, 2009 9:26

E porque não? A Confraria da Cerveja Especial, para nos distanciar-mos da Confraria da Cerveja já existente em Portugal.
Eu alinho nisso. Podemos começar com encontros mais distanciados temporalmente, combinados com bastante antecedência, para conseguirmos reunir o maior número de pessoas. Variar no local dos encontros também é boa ideia.
Acho fantástica a ideia da harmonização de pratos com cerveja. Relativamente a cerveja não há problema. Há já por aqui algumas pessoas com produções artesanais, que concerteza não se importarão de ceder alguns exemplares para bem da CCE. E claro, temos sempre a oportunidade de comprar algumas cervejas comerciais para o evento.
Quanto aos comes, pode-se sempre organizar os eventos em restaurantes, ou então temos sempre o amigo mitos que não se deve importar de vestir o avental. Se for preciso também dou uma mão.
Haja vontade!

Abraço

Dirk Naudts

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » quinta mai 07, 2009 14:21

Foi muito interessante ler pela primeira vez este tópico e, principalmente lê-lo todo de seguida. Aconselho os "mais antigos" a reler este tópico desde o início e terem em atenção as datas de cada mensagem. Já passou 1 ano e meio!!

Na minha opinião, a ideia de uma associação é fantástica mas peca pela falta de disponibilidade/proximidade/espírito/tempo/outra-coisa-qualquer-que-faz-com-que-sejam-sempre-os-mesmos-nos-encontros/a mulher não deixa...

Vejo que em (quase) todas as respostas se referem os "Encontros", "somos 6 nos encontros", "sempre os mesmos", "assim não vale a pena uma associação", etc etc.

Por sermos tão poucos vai ser dificil que uma associação tenha encontros regulares mas penso que a associação NÃO TEM que existir só para promover encontros. A associação serve para divulgar e partilhar e promover actividades como:

- os ditos encontros semanais/mensais/anuais/isolados etc.
- organizar concursos
- brassagens colectivas (como os amigos brasileiros fazem e muito bem)
- contactos com outras associações (caseiras, micro, macro, etc)
- fazer umas t-shirts
- promover palestras, etc
- enfim... DIVULGAÇÃO!!

Acho que uma associação não deve substituir NENHUMA das funções/acções do site e do fórum CdM, nem sequer das 2 lojas de cerveja caseira/artesanal. Se for só para promover encontros mensais não vale a pena mudar nada. Penso eu de que...

Cheers! (!!!C)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda fev 15, 2010 18:21

Bom, não nos mexemos nós mas alguém vai fazendo alguma coisa.

Transcrição de email que recebi:

"Hello,
Association drinkers Gondufo, was born on 28 August 2007, is a non-profit association without legal personality and was the first association of professional fraternity drinkers of beer to rise in Portugal.
Association retains its original character and nature of association of people appreciating and beer lovers, regardless of color, brand or alcohol and is governed by the Statute and Rules.
The Brotherhood is composed of a limited number of colleagues. The admission of new brethren is subject to acceptance by unanimity and is held annually.

Come visit our blog.
http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/

With all due respect

Carlos Caetano and Paulo Anibal
http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/

Association Gondufo B. P."

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mai 14, 2011 15:12

Caros,

peço-vos que dêem uma vista de olhos por este link http://www.associacaonahora.mj.pt/secco ... nacoes.htm e vejam se existe algum nome não muito ridículo que possa vir a ser a base da futura associação portuguesa de homebrewing e degustadores de cerveja. Obrigado pelas sugestões.

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo mai 15, 2011 21:41

Temos aqui algumas preciosidades... para tudo menos para uma associação de homebrewing e degustadores de cerveja.

Ainda não encontrei um que se aproveite...

Abraço

Dirk Naudts

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo mai 15, 2011 22:15

emsfc Escreveu:Temos aqui algumas preciosidades... para tudo menos para uma associação de homebrewing e degustadores de cerveja.

Ainda não encontrei um que se aproveite...

Abraço

Pois, é tudo pouco menos que lamentável. Mas se encontrássemos um acredita que facilitaria muito o processo, não só em termos de tempo como também de burocracia, dinheiro, etc.

Já vi dois ou três nomes sofríveis mas que ainda assim são os melhores. Continuo a contar com as vossas sugestões.

Abraço,

mmmoura
Beer Expert
Registado: domingo fev 22, 2009 23:32
Contacto:

Mensagempor mmmoura » domingo mai 15, 2011 23:23

Aqui tão alguns que vi. Vou vendo mais entretanto.

CONVERGÊNCIA D' AROMA
CORNUCÓPIA DOURADA
DESCOBERTA APURADA
EFEMÉRIDES RÚSTICAS
ENSEADA DE CONTRASTES
EQUAÇÃO MISTÉRIO
ESCALA DE HARMONIA
ETERNA PESQUISA
PRESERVARAROMAS

Cumprimentos Cervejeiros
Manuel Moura

blog: http://sergas-aminhacerveja.blogspot.com/
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo mai 15, 2011 23:56

bmxutos Escreveu:Já vi dois ou três nomes sofríveis

Sofríveis??? Dá-me ideia que andas a abusar da Schlenkerla :mrgreen:

No que me toca vou ter pesadelos com Buganvílias Brilhantes, Canastras Singelas, Círculos Contagiantes e Dunas Dinâmicas.

Abraço

Fernando

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 16, 2011 0:10

barbas Escreveu:
bmxutos Escreveu:Já vi dois ou três nomes sofríveis

Sofríveis??? Dá-me ideia que andas a abusar da Schlenkerla :mrgreen:

No que me toca vou ter pesadelos com Buganvílias Brilhantes, Canastras Singelas, Círculos Contagiantes e Dunas Dinâmicas.

Abraço

Fernando

Não sei o que tem de mal BRINDASSUNTO ou CENÁRIO JANOTA :mrgreen:

Caro mmmoura, obrigado pela ajuda. Não me parece muito mal uma das sugestões: Preservararomas - Associação Portuguesa de Homebrewing e Degustadores de Cerveja. Abraço,

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » segunda mai 16, 2011 10:25

Acho uma EXCELENTE ideia andaraem com isto prá frente.
Os nomes não são os melhores mas o q interesse isso? Vou tb dar uma vista de olhos e deixo as minhas sugestões, mas aqueles preservararomas e convergência de aromas não me parecem assim tão maus.

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda mai 16, 2011 22:43

Este trabalho não está a ser nada fácil... :roll:
Espero que a Mikkeller Fra... Til... que estou a beber me traga a inspiração necessária! :lol:

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante