Samuel Adams - Utopias

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Samuel Adams - Utopias

Mensagempor emsfc » quinta set 27, 2007 17:19

Hoje de manhã estava a fazer um zapping na TV e deparei-me com um programa bastante interessante sobre cerveja no Canal História. O nome do programa era Maravilhas Modernas - A cerveja.
Um programa bastante interessante, onde abordavam a história mais recente da cerveja, dando um especial destaque aos EUA. Falaram também algumas coisas bastante interessantes sobre o fenómeno crescente das microcervejarías nos EUA.
Mas o que me chamou mais à atenção foi quando falaram numa produtora de cervejas chamada Samuel Adams Brewery, e em especial num dos seus produtos, a Utopias. O que esta cerveja tem de especial é o facto de ser considerada a cerveja mais "forte" do mundo, isto porque tem na sua constituição 25,6% ABV :shock: , podendo mesmo ser confundida com uma bebida espirituosa. Esta grande quantidade de alcool é conseguida através de um processo de produção em que se usam grandes quantidade de malte, dando origem a um mosto com uma alta concentração de açúcares. Este mosto é depois fermentado com 2 estirpes "especiais", que são chamadas de leveduras ninja, porque são capazes de sobreviver, mesmo em meios com uma elevada quantidade de etanol (as restantes estirpes de levedura apenas resistem em meios que possuam até 12%ABV). Depois da fermentação, esta cerveja estagia durante 10 meses em cascos de madeira.
Esta cerveja não tem espuma e tem uma consistência bastante mais espessa que a cerveja normal. Pelas pesquisas que fiz na net, parece que também é uma cerveja bastante cara, cerca de 100 dólares a garrafa de 0.75L.

Imagem

Se quiserem saber mais sobre esta cerveja, visitem o site da Samuel Adams Brewery. Tem bastante informação, entre as quais, os diferentes tipos de malte usados, as variedades de lúpulo. Só falta mesmo as estirpes de levedura que usam :lol: . Assim já podíamos tentar copiar e montar um negocio (a 100€ a garafa, parece-me lucrativo :lol: )

http://www.samueladams.com/

E já agora, já alguém teve a oportunidade de provar esta cerveja? Qual foi a opinião com que ficaram? Vale o dinheiro que se paga?

Abraço

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quinta set 27, 2007 18:40

Boas

Bem, amigo Edson, já conhecia essa cerveja de ler algo na net (mesmo aqui no fórum acho que já a vi referida), mas não aprofundei o assunto.
Mas olha que para se pagar $100 por uma garrafa de cerveja...só estando um bocado "tocado", e acho que nesse estado nem se consegue apreciar uma cerveja! :D
Confesso que já tenho cometido algumas "loucuras", como com a Deus ou com a Bush Prestige, mas nada que se assemelhe a isso (ambas à volta dos 20€ e ambas valem isso, sem sombra de dúvidas). Mas talvez como "curiosidade" ou para coleccionador, se justifique.
Contudo, penso que uma cerveja com esse grau alcoólico, não poderá ser considerada...cerveja. Pelos vistos eles também consideram mais como bebida espirituosa que cerveja. E a garrafa parece um frasco de perfume daqueles caros. Se calhar é por isso que é tão cara! :D

Abraço

Vic

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta set 28, 2007 0:19

emsfc Escreveu:Assim já podíamos tentar copiar e montar um negocio (a 100€ a garrafa, parece-me lucrativo Laughing )

Imaginem o que é utilizar um equipamento com a capacidade de produção de 1000 litros de cerveja com a graduação alcoólica habitual, utilizando a mesma quantidade de malte (para esses 1000 litros), mas retirando apenas 200 litros de mosto. Imaginem o custos do espaço em armazém e dos barris em que estagia. Adicionem o custo de desenvolvimento desta levedura "Rambo"...

Não me parece que seja fácil ganhar dinheiro com esta cerveja!
Mas se alguém a comprar... eu levo os copos! :D :D :D

PS - e faço uma cultura com a borra! :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes