Vestígios do "homebrewing" no Norte...

Para todos os assuntos que não se enquadram nas outras categorias. Anedotas, links, dúvidas informáticas, etc. Evite comentários políticos, religiosos, desportivos ou de venda de produtos. Há dezenas de fórums dedicados a essas temáticas.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Vestígios do "homebrewing" no Norte...

Mensagempor ptlsousa » sábado out 06, 2007 19:27

Há já algum tempo que tenho vindo a interrogar algumas pessoas da minha terra sobre a existência de produtores de cerveja artesanal.

Ontem, em conversa, durante um jantar muito animado com amigos belgas, falei sobre este assunto que (lembrei-me), ainda não tinha exposto neste fórum.

Ao que parece, existiram (porque já faleceram), cerca de meia dúzia de cervejeiros artesanais nas redondezas do local onde resido (isto deve ser um vírus regional que aparece de tempos a tempos...). :mrgreen:

Pelo que constatei, eram cidadãos portugueses e a maioria não muito viajada. Também não possuíam uma formação muito avançada.

O que podem dizer da vossa terra? Existiram cervejeiros artesanais por aí?

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado out 06, 2007 21:26

No que diz respeito à minha terra, Oliveira de Azeméis, não tenho conhecimentos que tenha existido algum cervejeiro caseiro. Apesar de não estar inserida em nenhum região demarcada e com tradição, o que mais se produz por aquí é vinho.
No que diz respeito a Viseu, em termos de cervejeiros caseiros também não tenho conhecimento, mas um día destes, em conversa com um amigo meu, descobri que numa famosa discoteca :shock: de Viseu (The Day After) já foi produzida cerveja. Anexo à discoteca existia um espaço chamado Fábrica da Cerveja, onde produziam a cerveja que posteriormente vendiam na discoteca.
Infelizmente (ou felizmente, sei lá!) nunca tive a oportunidade de provar a dita cerveja, e também já não vou a tempo, já que a produção acabou, e mesmo a discoteca já passou por melhores días.
Penso que o equipamento todo que utilizavam ainda se encontra na discoteca. Pelo menos as caldeiras ainda podem ser vistas logo à entrada da discoteca.
Pode ser que um día ainda se lembrem de contratar alguém e comecem a produzir lá qualquer coisa de jeito.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado out 06, 2007 23:43

Por acaso já lá fui e vi o equipamento!
Quem olhar para cima pode ver as cubas de fermentação.
Ao que parece, o equipamento foi vendido a uma das grandes cervejeiras mas nunca lá se produziu nada digno de nota.

Penso que o equipamento devia estar mais isolado do público da discoteca (com um vidro ou qualquer coisa assim).

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » sábado out 27, 2007 18:20

emsfc Escreveu:... descobri que numa famosa discoteca :shock: de Viseu (The Day After) já foi produzida cerveja. Anexo à discoteca existia um espaço chamado Fábrica da Cerveja, onde produziam a cerveja que posteriormente vendiam na discoteca.
Infelizmente (ou felizmente, sei lá!) nunca tive a oportunidade de provar a dita cerveja, e também já não vou a tempo, já que a produção acabou, e mesmo a discoteca já passou por melhores días.
Penso que o equipamento todo que utilizavam ainda se encontra na discoteca. Pelo menos as caldeiras ainda podem ser vistas logo à entrada da discoteca.
Pode ser que um día ainda se lembrem de contratar alguém e comecem a produzir lá qualquer coisa de jeito.

Acredita, eu estudo em viseu a 7 anos, os meu primeiros 3/4 era grande frequentador, e normalmente a cerveja era mesmo ma, pelo menos pra mim.... ianda ficou pior quando a comecei a fazer em casa e notei a diferença. 8)

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta fev 22, 2008 22:41

Estou a desenterrar este tópico porque, pelos vistos, a cervejaria da The Day After ainda está viva.
Parece que afinal ainda se continua a produzir cerveja na dita discoteca. Em tempos tinham um cervejeiro alemão que fazía lá a cerveja, e pelo que me disseram era muito boa. Posteriormente essa pessoa deixou a produção e a partir daí o processo passou a ser assegurado pela Unicer.
Não produzem grandes quantidades, apenas o minímo legal exigido para garantir a manutenção do licenciamento.
A cerveja é servida na discoteca, mas pelo que dizem, não é grande coisa.
Em principio vou estar presente durante a produção deste ano :)

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta fev 22, 2008 23:55

A malta pode assistir?
Quando será esse dia?

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado fev 23, 2008 0:05

Eu vou assistir por razões profissionais, já que trabalho no Dpto. de Qualidade da empresa à qual pertence a discoteca.
Está previsto que a produção ocorra durante o mês de Março, mas penso que não têm por hábito permitir visitas nos días de produção.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

belinho
Bebedor de minis!
Registado: domingo fev 17, 2008 21:06
Contacto:

Mensagempor belinho » domingo fev 24, 2008 22:48

Viva!

Eu fui a essa discoteca á cerca de 9, 10 anos e lembro-me que bebi muita cerveja preta e se bem me lembro ate gostei. Como fui pela escola e os gajos tavam ás moscas aquilo foi do genero duma visita de estudo mas nao mostraram a parte da produção da cerveja, apenas falaram um pouco.

Mas é bem giro, ver aqueles tubos e as caldeiras de fermentação...

Sabem onde se pode visitar uma fabrica da central ou da unicer?

um abraço

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo fev 24, 2008 22:57

A Centralcer é em Vialonga, Vila Franca de Xira.
A Unicer é em Leça do Balio, Matosinhos.
Tens a Cintra em Santarém e a Tagus em Pombal. A Tagus tinha uma unidade também em Viseu, mas que fechou há pouco tempo.
Em termos de visitas, enquanto estudante universitário tive a oportunidade de ir à Centralcer. Penso que são bastante receptivos a visitas de escolas. Quanto a visitas individuais não faço a mínima ideia se aceitam, mas não custa nada perguntar :)

Abraço

Dirk Naudts

Voltar para “ASSUNTOS DIVERSOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes