mini kegs 5L

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

mini kegs 5L

Mensagempor melon » segunda fev 11, 2013 21:57

boas pessoal!!! já fiz uns quantos kit de cerveja mas sempre em garrafas e não me posso queixar dos resultados mas só que desta vez quis experimentar os mini kegs de 5 litros para evitar a azafama toda de andar a lavar garrafas. Epá tou com um pequeno problema usei o açúcar aconselhável nas instruções dos barris 2g/L mas tenho muita espuma mesmo e zero co2. O que posso ter feito mal?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: mini kegs 5L

Mensagempor seriuskiller » terça fev 12, 2013 13:26

Nunca usei esses barris, mas pode estar a sair com muita pressão a cerveja, o que faz com que ganhe muita espuma. A razão pela qual nunca pensei usar esses barris é porque não dá para regular o CO2.

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » terça fev 12, 2013 18:23

O que me deixa intrigado é o facto de ser espuma a mais e zero bolhas. Talvez a fermentação no barril ainda não tivesse chegado ao ponto de criar gás na cerveja. Para a próxima vou de esperar mais tempo.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta fev 13, 2013 9:07

O gás sai todo e fica na forma de expuma, como se tivesses agitado antes de abrir.

miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » quarta fev 13, 2013 20:49

Eu já experimentei desses barris de 5 L.
Não te preocupes que a cerveja tem o gás senão não fazia a espuma (se tinha lá o açucar para a refermentação a única forma de não ter seria falta de levedura activa ou o barril não estar totalmente vedado). Eu tive o mesmo problema e cheguei à conclusão que o problema é mesmo do sistema de extracção que cria muita espuma retirando o gás dissolvido na cerveja. Experimenta a abrir directamente o barril e provar a cerveja.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta fev 13, 2013 22:59

Como disse o miguel o problema é do sistema de extracção. promove sempre muita espuma e torna quase impossível tirar uma boa cerveja. Pessoalmente desisti dos barris de 5L e passei para tanquetas (kegs ) de 20L ligados a uma máquina de tirar cerveja. Tens menos trabalho a engarrafar - um lote de 20L -> um keg de 20L - é uma simples trasfega e consegues tirar uma cerveja na perfeição.

boas cervjas,

Fernando

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » quinta fev 14, 2013 20:40

o barril ficou a descansar com a esperança de para a semana já ter algum gás o que duvido se não ter vou abrir e ver se a cerveja tem gas. De facto os kegs de 20 litros são uma boa opção mas só pro ano ke vem quando ter a minha casa pronta e ter mais espaço para um frigorífico só para a cerveja.

Cacildo
Bebedor de minis!
Registado: terça out 23, 2012 19:54

Mensagempor Cacildo » quinta fev 14, 2013 22:09

Disse-me quem já anda nisto há uns anos que para estes barris de 5l a bomba manual funciona melhor que a torneira para pressão. O inconveniente (ou conveniente, depende sempre do ponto de vista 8) ) é que tem que a cerveja tem que ser consumida com alguma brevidade.

Para quem tiver espaço, habilidade para trabalhos manuais e uns trocos a mais, pode sempre repensar o conceito de "ir buscar uma cerveja ao frigorifico"

http://www.amazon.com/Kegco-Deluxe-Kege ... img_3_2M71

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » quinta fev 14, 2013 22:51

Cerevisiae, é possível usar essas tanquetas de 20L sem sistema de extracção por gás? Comprei uma que já traz uma torneirita no fundo (usavam para vinho) e estava a pensar experimentar tirar a cerveja por aí...

Já agora, para essas tanquetas e sem usar CO2 para a carbonatação, qual a quantidade de açúcar / Litro se deve usar?

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
miguelbbm
Bebedor de minis!

Mensagempor miguelbbm » sexta fev 15, 2013 4:26

Bem penso que posso responder!

A quantidade de açúcar / Litro seria igual a usar uma garrafa, o facto de a "garrafa" ser de 33 cl ou 50 L não muda nada, desde que estejam igualmente cheios.

Fazendo refermentação no barril, este fica à pressão, e só assim ganha o CO2 dissolvido. O problema é que, ao retirares cerveja o barril perde pressão até ao limite em que fica sob pressão atmosférica. Com menos pressão, por equilibrio, o CO2 dissolvido na cerveja vai escapar para o ar dentro do barril, e a tendência seria a cerveja ir perdendo gás.

É o mesmo que se ter uma garrafa de coca-cola quase vazia durante algum tempo, mesmo que esteja fechada o líquido perde gás, e a garrafa pode-se sentir que fica mais "inchada". Abanar violentamente a garrafa e o gás sair todo de repente é apenas uma forma de acelerar o processo.

Para concluir que é necessário ter botija de CO2 à medida que se vai retirando cerveja para que a cerveja esteja sempre pressurizada.

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sexta fev 15, 2013 14:53

...a menos que se beba num curto espaço de tempo, correcto? Quanto será esse tempo?

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
miguelbbm
Bebedor de minis!

Mensagempor miguelbbm » sábado fev 16, 2013 0:45

Sim! Eu só tenho experiencia com os ditos barris de 5 L, mas ao fim de uns dois dias depois de aberto a primeira vez, ja se notava menos gás. O cerevisiae certamente saberá dizer melhor!

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta fev 21, 2013 17:21

Gimleu Escreveu:Cerevisiae, é possível usar essas tanquetas de 20L sem sistema de extracção por gás? Comprei uma que já traz uma torneirita no fundo (usavam para vinho) e estava a pensar experimentar tirar a cerveja por aí...

Já agora, para essas tanquetas e sem usar CO2 para a carbonatação, qual a quantidade de açúcar / Litro se deve usar?

basicamente não, a menos que queira servir cerveja praticamente sem gás como nos pubs ingleses. Se tentares tirar a cerveja com a quantidade "normal" de gás por uma torneira simples vai sair de esquicho e com imensa espuma.

boas cervejas,

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda fev 25, 2013 12:19

Para quem tenha jeito para bricolage fica aqui a sugestão de reutilizar os barris da heineken:

http://www.youtube.com/watch?v=WOlOnNxIiwE

Boas cervejas,

Fernando

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes