I'm proud to present.. My Brew Room!

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
El_Zorro
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 21, 2012 21:11

I'm proud to present.. My Brew Room!

Mensagempor El_Zorro » sexta abr 05, 2013 22:53

Imagem

Cá está... Quase um ano depois...
Julgo que tenho aqui mais do que poderia desejar... Só falta ganhar experiência... E claro.. Há sempre mais qualquer coisinha...

Neste momento temos:
2 Fermentadores de
1 carboy 5L(para testes)
1 Tremp a gás propano
1 Panela de 28L
1 chaleira de 2L
1 Colher 80cm
1 Macerador
1 Moinho de Malte
10 Sacos de Musselina
1 Serpentina de Cobre (homemade)
1 Densimetro
1 proveta
1 termómetro digital
1 copo graduado
1 válvula de enchimento
1 capsulador
1 Cinta de Refrigeração/Aquecimento (homemade e em fase de testes)

Hope you like it!

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Re: I'm proud to present.. My Brew Room!

Mensagempor KaYs3r » domingo abr 07, 2013 16:06

Parabéns, um dia espero ter um espaço assim, dedicado à produção.

Já agora umas perguntas, esse material que usas para isolar a panela é o que tem plástico de bolhas por dentro? Não derrete? Tens um dissipador e uma ventoinha no fermentador? Qual a função?

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » domingo abr 07, 2013 17:11

Parabéns, está com muito bom aspecto. Muito sanitizado. Boas produções para a Bruma!

El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » domingo abr 07, 2013 22:40

Boas. Obrigado, ainda bem que gostaram.
Hoje estive a colocar um extractor que ainda estava em falta.

KaYs3r, sim, a tela que isola a panela é essa que tem bolhas por dentro. Não derreto com o calor a menos que lhe chegue directamente uma chama. O exterior é mesmo em alumínio (existe uma versão mais barata com uma espécie de plástico prateado... a olho nú mal se nota a diferença, mas essa deve derreter com mais facilidade...). O Macerador está revestido com o mesmo material e também com 1cm de esferovite.

- A sala era (e é) a lavandaria cá de casa, mas estava a precisar de uma renovação por causa da humidade... Arranjei as paredes todas e revesti com labrim de PVC. Tb revesti o tecto e coloquei o tampo a todo o comprimento... Deu trabalho (e despesa!) mas acho que valeu a pena...

- O dissipador e ventoínha do fermentador é a cinta de arrefecimento. É uma criação minha. Entre o dissipador e a cinta de alumínio está uma célula de Peltier que "produz frio" e deverá arrefecer o fermentador. Invertendo as polaridades deixa de fazer frio e aquece... Como eu disse, ainda está em fase de testes...

Hasta!

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda abr 08, 2013 0:06

El_Zorro Escreveu:KaYs3r, sim, a tela que isola a panela é essa que tem bolhas por dentro. Não derreto com o calor a menos que lhe chegue directamente uma chama. O exterior é mesmo em alumínio

Seguraste isso com a fica cola de alumínio também, certo?

El_Zorro Escreveu:- O dissipador e ventoínha do fermentador é a cinta de arrefecimento. É uma criação minha. Entre o dissipador e a cinta de alumínio está uma célula de Peltier que "produz frio" e deverá arrefecer o fermentador. Invertendo as polaridades deixa de fazer frio e aquece... Como eu disse, ainda está em fase de testes...

Isso parece bastante interessante, podias fazer um artigo de como construir esse sistema, eu gostava de saber ;)

Parabéns.

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » segunda abr 08, 2013 11:38

Tens um laboratório cheio de bom aspecto. Parabéns e boas produções.

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » segunda abr 08, 2013 20:58

Muito bom! Parabéns

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda abr 08, 2013 23:54

Essas células de Peltier só precisam que apliques uma tensão baixa, algo tipo 3 a 10V. Só que consome bastante corrente, por isso convém usar uma fonte de alimentação fixe. Invertendo os polos o lado quente passa a frio e vice-versa. Podes usar um PWM de um micro a ligar e a desligar um triac ou um mosfet que vai alimentar a célula. Depois convém ter o dissipador porque do lado quente daquilo aquece mesmo.

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça abr 09, 2013 1:11

seriuskiller Escreveu:Essas células de Peltier só precisam que apliques uma tensão baixa, algo tipo 3 a 10V. Só que consome bastante corrente, por isso convém usar uma fonte de alimentação fixe. Invertendo os polos o lado quente passa a frio e vice-versa. Podes usar um PWM de um micro a ligar e a desligar um triac ou um mosfet que vai alimentar a célula. Depois convém ter o dissipador porque do lado quente daquilo aquece mesmo.

Isso é mesmo interessante, vou ter que acrescentar isso na minha já extensa lista de projectos a fazer :S

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Mensagempor telmott » quinta abr 11, 2013 19:28

Excelente, isso é espaço para fazer inveja a qualquer cervejeiro caseiro!

Obrigado pela partilha.
:):)

Abraços,
Telmo

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda abr 15, 2013 23:22

Grandes instalações!!!

Agora aqui entre nós, a "patroa" deixa-te usar a área à vontade ou tens hora marcada? (Aqui em casa tenho de usar papel timbrado de 25 linhas com o requerimento)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça abr 16, 2013 9:16

nogueiraf Escreveu:Grandes instalações!!!

Agora aqui entre nós, a "patroa" deixa-te usar a área à vontade ou tens hora marcada? (Aqui em casa tenho de usar papel timbrado de 25 linhas com o requerimento)

:)) :)) Fantástico hahahahaha

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » terça abr 16, 2013 11:33

As "Patroas" são de facto um entrave - e a minha nem sequer bebe cerveja... Mas um espaço dedicado como o meu é uma grande vantagem, daí que eu tenha conquistado alguma liberdade e dispensado requerimentos... Não lhe ocupo nem a banca, nem o fogão nem sujo a cozinha.. Carta branca! Aliás, os papéis invertem-se: agora sou eu que não a deixo desarrumar a minha sala de produção!

Entretanto acrescentei algumas coisas ao meu material
- Erlenmeyer de 500ml
- Frigorifico
- 2 PID a caminho - um para o frigorífico e o outro para a cinta

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça abr 16, 2013 11:42

El_Zorro, o teu teste com a cinta está a correr bem? Ela serve para aumentar e diminuir a temperatura?

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » terça abr 16, 2013 12:03

KaYs3r Escreveu:El_Zorro, o teu teste com a cinta está a correr bem? Ela serve para aumentar e diminuir a temperatura?

Boas.
Estou à espera de receber o PID para avançar com os testes... Em teoria sim, uma vez que trocando as polaridades a Peltier produz frio ou calor (e isso já verifiquei). Aquilo vai ser ligado ao PID e alimentado por uma Fonte de Alimentação de um PC... Falta-me ver como acerto com as ligações todas e se de facto é eficaz. Como a temperatura está amena acaba não tenho tido pressa...

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça abr 16, 2013 13:20

Quanto custa o PID?

Essa cinta usada com um arduino deve ser espectacular :)
Compraste o peltier no Ebay?
Não queres dar umas dicas de como fizeste isso? Podíamos trocar ideias.

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça abr 16, 2013 14:31

O PID se quiseres podes usar o microcontrolador que tens, é só aplicar uma fórmula ao valor da entrada da temperatura para chegar ao valor da saída.

El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » terça abr 16, 2013 16:17

Boas.. Não tem muito que saber... As cubas de vinho das adegas há séculos que têm circuitos de refrigeração... No ebay até se vendem umas coisas parecidas mas só para aquecimento e o meu problema é acima de tudo refrigeração...

A célula de Peltier é usada naquelas malas térmicas refrigeradas, de ligar ao isqueiro do carro... Comprei no ebay mas deve ser possivel encontrar nas lojas de electrónica... Basicamente o mecanismo "bombeia" a energia térmica de uma face da célula para a outra, arrefecendo uma face e aquecendo a outra... Trocando as polaridades as faces tb se invertem. Ora coloquei, com massa térmica, a face fria em contacto com uma régua de aluminio de 1m. Esta régua está dobrada em círculo, em torno do fermentador (usei uma mola para poder por e tirar, mas é só um pormenor...)

Na face quente coloquei, tb com massa térmica um dissipador (de uma placa gráfica, ebay) com uma ventoinha. Isto dissipara o calor desta face a fará com que a Peltier continue a "bombear" energia para a aquecer... (Notem que não percebo nada de eletrónica e estou a explicar isto por palavras minhas!)

Para alimentar o sistema vou usar uma fonte de alimentação de um PC. É mais barato do que comprar um transformador de 12V 60W que seria o mais fácil...

Como vêm até aqui é tudo simples. Claro que isto pode ser controlado com um Arduino (e já agora via Internet!), mas para mim chega-me utilizar o PID que mandei vir (e que ainda não testei nem sei bem como funciona), mas que basicamente actua como um termostato, ligando ou desligando o sistema.

Para já, sempre que quero passar de frio para calor troco os fios. Julgo que com o PID vou poder fazer isso automáticamente, mas como disse ainda não testei... Como não percebo nada de electrónica vou experimentado pelo método tentativa e erro..
Vou dando notícias quando tiver avançado algo mais. No final abro um tópico com o tutorial.

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça abr 16, 2013 16:25

Obrigado pelas dicas :)

O tutorial era porreiro, se quiseres podes fazer e depois vais actualizando ;)

Tens conseguido alterar a temperatura do líquido? Estamos a falar de que quantidade de líquido?

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta abr 17, 2013 20:19

excelente tópico para o faça você mesmo!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sábado mai 04, 2013 19:47

Hoje fui ao MaxMat à procura dessa tela isolante para a panela, mas só vendem aos rolos e ficava caro um rolo.

El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » segunda mai 06, 2013 14:38

Tenta em lojas de ferragens mais pequenas, ou instaladores de isolamentos térmicos, que vendem a metro ou talvez até te ofereçam uma ponta que lhes tenha sobrado...

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda mai 13, 2013 15:38

El_Zorro Escreveu:Como vêm até aqui é tudo simples. Claro que isto pode ser controlado com um Arduino (e já agora via Internet!), mas para mim chega-me utilizar o PID que mandei vir (e que ainda não testei nem sei bem como funciona), mas que basicamente actua como um termostato, ligando ou desligando o sistema.

O PID é muito mais que um termostato. Fazendo uma analogia para um carro, imaginem que querem andar a 100 km\h, o que um termostato faz é pisar no acelerador a fundo quando vais a 90 e largar o acelerador quando vais a 110. O PID o que faz é ter em conta a velocidade a que vais, a aceleração e a acumulação de erro da velocidade, na prática o que acontece é que vais a 90 e ele acelera a fundo, mas à medida que vais chegando aos 100 ele vai tirando o pé do acelerador e por fim ficas nos 100 "eternamente". Claro que se houver alguma oscilação da temperatura ele vai corrigir, mas sempre de forma controlada e não de pé a fundo. Claro que isto parece muito bonito, mas o dificel é calibrar o PID de forma a funcionar optimamente. Basicamente tens 3 parametros para calibrar (ganhos), errando nisso pode acontecer a temperatura ficar constantemente a oscilar, ou ter overshooting, ou seja, está nos 90, sobe até aos 120, desce para 95 sobre para 110..... até que fica nos 100, o melhor é subir gradualmente e parar nos 100, o mais rápido possível. Para conseguir isto convem colocar Kp Ki e Kd com valores baixos, para ser mais simples convem limitar o ki (ou até eliminar = 0, ficas com um PD) que é responsavel pelo acumular do erro. Imagina que existe uma diferença muito grande na temperatura inicialmente, então a parcela do ki vai dar um valor muito alto o que vai fazer ligar a célula à potencia máxima, como só quando ultrapassares a temperatura que queres é que essa parcela começa a diminuir vais ter muito overshooting. Se o erro for muito pequeno e constante, então o kd nada vai fazer e o kp pouco vai fazer, então é aí que o ki deve entrar, já que vai somando o erro e vai dando mais ganho. O kp é o mais importante é o valor proporcional. Se kp = 0.1, então por exemplo se a diferença de temperatura for 10º o ganho é 1 (célula a potencia máxima) depois passa a 5º e o ganho é 0.5 (o pwm está metade do tempo a ON e outra metade a OFF) e quando for 0 o ganho é 0 e a célula fica desligada. O Kd é para uma previsão do erro, ou seja, vai dar mais ganho conforme a velocidade a que o erro aumenta. Vamos imaginar que em 2 segundos a temperatura sobe 2 graus, o kp não vai fazer grande coisa porque o erro não é muito, mas o kd vai reagir bastante porque o erro variou bruscamente. Daí que o kd é sensível ao ruído, se por acaso existe uma má leitura da temperatura num dado momento o kd pode reagir em exagero, daí que o kd convem ser pequeno tambem.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mai 16, 2013 11:23

Boas,

Essa de utilizar uma junção de Peltier parece-me mto interessante.

Isso consegue baixar a temperatura em quantos graus ?

Já estou a mirabolar um projecto ...

Fernando

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta mai 16, 2013 13:01

Como prendeste a célula de peltier ao dissipador?

El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » sábado mai 18, 2013 15:07

Boas. Ainda não sei qt baixa a temperatura. O PID ainda não chegou!
Fixação da Peltier: Está entalada entre o dissipador e a banda de alumínio. O dissipador está preso à banda de alumínio por dois pinos (q já vêm no dissipador, mas pode-se pôr parafusos...) Basicamente: Banda-->massa térmica-->peltier-->massa térmica-->dissipador...

Hasta

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda mai 20, 2013 15:30

El_Zorro Escreveu:Boas. Ainda não sei qt baixa a temperatura. O PID ainda não chegou!
Fixação da Peltier: Está entalada entre o dissipador e a banda de alumínio. O dissipador está preso à banda de alumínio por dois pinos (q já vêm no dissipador, mas pode-se pôr parafusos...) Basicamente: Banda-->massa térmica-->peltier-->massa térmica-->dissipador...

Hasta

viva,

o q eu queria saber era mesmo sem controlador PID quanto é que baixava.

Estou a pensar aplicar um bichinho desse num keg de inox, que por vezes uso para fermentar, pelo q a transf de calor será mto melhor que num fermentador de plástico. Só queria ter uma ideia se isso baixa 2-3ºC ou permite baixar 10ºC.
Talvez o melhor seja comprar um e experimentar.

abraço,

Fernando

El_Zorro
Bebedor de minis!

Mensagempor El_Zorro » sexta mai 24, 2013 14:34

Como ainda não tenho o PID não cheguei a montar nada... Como vou utilizar uma fonte de alimentação e um PC queria fazer as ligações todas de uma vez... Daí que o projecto está parado. Notem que há Peltiers com diversas potências e a capacidade de refrigeração vai depender disso, como também do dissipador, mas acima de tudo, da temperatura ambiente e, muito importante, do volume a refrigerar... A minha intenção é que aquilo seja capaz de baixar 3 ou 4º em relação à temperatura ambiente (já que a sala ronda os 24º no verão, mas no inverno apenas os 18º). Calculo que não seja complicado uma vez que a única coisa que cheguei a testar na altura é que a barra fica de facto fria/gelada em poucos segundos. Tudo o que for acima disso é uma superação das expectativas.

Para quem quer ir mais longe há ainda a possibilidade de colocar várias Peltier em série, etc, etc...

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda mai 27, 2013 10:53

Onde arranjaste a cinta de aluminio? Ando a contruir uma cena dessas mas com um arduino. No meu local de inverno anda nos 10ºC e de Verão no máximo nos 22ºC, (nestes últimos dias de calor andou nos 20ç) pelo que só terei de usar no Verão.

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » segunda mai 27, 2013 19:27

:):) Parabéns pelo laboratório.

:o :shock: dissipador/aquecedor !!! :o

Muita bom ! (App)

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes