seriuskiller Escreveu:No fim de semana passado tive oportunidade de provar a cerveja artesanal do Minho, aquela da confraria que vai fazer parceria com a universidade. Posso dizer que é muito fraquinha. Muito aguada, parece água com sabor (muito ligeiro) e um bocado de gás. Tive oportunidade de provar as diversas receitas, nada de especial. Penso que o objectivo é fazer uma cerveja barata e não de qualidade elevada. O melhor que eles tinham era a sidra e essa não era má. Quanto à cerveja, muito fraquinho, mais vale uma cerveja comercial, melhor e mais barata.
Comentário corajoso e verdadeiro. Andamos sempre com o argumento da qualidade da cerveja artesanal e depois temos estes exemplares. Também experimentei umas cervejas destes investigadores o ano passado, na Figueira da Foz, e fiquei perplexo com a qualidade e mais ainda com o discurso dos representantes. Como se tivessem inventado a pólvora!
Aliás, confesso a minha desilusão com uma grande maioria dos produtos artesanais que tenho vindo a beber. Excepção feita às da Vadia e algumas da Sovina, o facto é que a qualidade não compensa o valor a pagar. Acho que deve existir a coragem para se dizer bem e mal, consoante o valor real do produto. O consumidor menos conhecedor não merece ser espoliado da maneira que o é, pagando valores exorbitantes por cervejas mediocres. Estranho, aliás, o silêncio do nosso administrador relativamente a esta questão, sabendo-se que é uma das pessoas com mais voz nesta matéria em termos nacionais. Imagino que seja por falta de tempo ou outra questão que desconhecemos, mas creio ser importante irmos deixando as nossas opiniões sejam elas, repito, boas ou más. Sim, porque convém louvar o que é bom!
Cumprimentos.