Caro Tom_po
não leves os meus comentário do ponto de vista pessoal! Este é um tema que adoro e quero promover o debate aberto de ideias!
compreendo o que queres dizer com o trabalhar na China, tive um colega Chinnês e é de facto outro mundo.
Respeito a tua opinião mas discordo em absoluto.
Primeiro vamos situar a Reinheitsgebot. É uma lei cujo primeiro objectivo é taxar impostos ! A limitação dos ingredientes destinava-se a evitar fraudes e o uso de ingredientes menos próprios com eventuais riscos para a saúde!
Estou de acordo com o espirito da lei: usar apenas produtos naturais e manter as coisas simples!
Em relaçao da cerveja, continuo ter esta opiniao, que e a minha pessoal e cada um de nos pode ter a sua opiniao.
A cerveja devia ser feito so pelo "Reinheitsgebot" e o resto para mim sao cervejas derivadas.
O respeito pela Reinheitsgebot surge sobretudo na Alemanha e é um motivo de justificado orgulho para os alemães. Agora dizer que tudo o que não é feito de acordo com estes preceito são “ cervejas derivadas” parece-me exagerado e talvez chauvinista, sem querer ofender.
A Reinheitsgebot não é garantia de qualidade. Embora já tenha bebdido excelentes cervejas “gebraucht nach dem Reinheitsgebot” também já bebi algumas miseráveis !
É uma lei/norma que coloca cervejas como as Stouts (Guiness, Murphy's, etc) fora, por usarem água, malte de cevada, lúpulo e ... cevada torrada. Por se um cereal não maltado, a cevada torrada está fora da Reinheitsgebot! A cerveja continua a ser boa, que se lixe a Reinheitsgebot. Todas as Trapistas estão fora da Reinheitsgebot! Prefiro fazer uma análise objectiva, do que assentar a minha apreciação em pré-conceitos.
Algumas da cervejas não Reinheitsgebot, ou “ cervejas derivadas”, encontram-se unanimemente classificadas como as melhores do mundo !!!!!
Compreendo plenamente a preferência em relação às cervejas de acordo com a lei da pureza se falarmos apenas de Lagers. A maior parte das Lagers feitas por este mudo fora levam milho e/ou arroz para reduzir o preço, o que tem como consequencia cervejas “diluídas” com pouco sabor e desinteressantes. Neste contexto também rejeito o uso de adjuntos e acho que o melhor é ir para cervejas “puro malte” tal como prevê a Reinheitsgebot.
Eu, por mim, tento evitar de tomar, ja tentai, mas fiquei quase sempre com dor de cabeça e o sabor sao doce de mais para mim.
dor de cabeça ???? bem se bebermos muitas ....
O sabor doce não tem nada a ver com a Reinheitsgebot. O açúcar adicioando às cervejas de abadia é completamente convertido em álcool não sobtrando açúcar residual. Uma cerveja Belga tipo Oud Bruin não tem nada de doce!
Um dos meus estilos preferidos, a Doppelbock, é feita de acordo com a Reinheitsgebot e é francamente doce!
Se encararamos a Reinheitsgebot com o espírirto de cerveja feita à base de produtos naturais, então sou fã incondicional
Usar a Reinheitsgebot para classificar cervejas criadas por mestres cervejeiros que deram largas à imaginação, como “cervejas derivadas” ou qualquer outro epíteto, acho que vai contra o espírito da lei e contra uma visão global do panorama das cervejas, arte cervejeira e prazer de beber.
tom_po não leves a mal o meu post, estou a expressar a minha opinião sincera e compreendo que prefiras cervejas elaboradas segundo a tradição da Reinheitsgebot.
Aliás estou cheio de vontade de ir até Braga provar esses fantásticos néctares!
um abraço cervejeiro,
Fernando