Açúcar em Kit

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Açúcar em Kit

Mensagempor HAMR » quarta out 09, 2013 18:18

Boa tarde,

Embora ja ande a estudar a hipótese de passar para o All Grain pelo método do BIAB e enquanto não compro o material, vou continuando a fazer as minhas cervejas por Kit.
Já fiz 4 (Diabolo, Golden Summer, Grand Cru e Gold) e tenho uma Wheatbear no fermentador...
A Diabolo já foi (deixei 2 garrafas para a posteridade) e a Golden Summer também (idem). A Grand Cru abri neste fds mas ainda lhe falta amadurecer (3 semanas nos fermentadores + 4 na garrafa não são suficientes).

A minha questão prende-se com o tipo de açúcar (ou extrato de malte) que se adiciona nos Kits da Brewferm. Nas minhas adicionei sempre extrato de malte (com exceção da Golden Summer que coloquei 500gr extrato de malte e 250gr de açúcar branco). Pelo que recolhi, temos estas hipóteses:

Açúcar Branco - não altera sabor ou corpo da cerveja. Acrescenta álcool apenas
    Açúcar amarelo - dá-lhe algum sabor extra.
    Extrato de malte - dá-lhe maior corpo, maior sabor a malte e cor (conforme o malte)
    Candi Sugar - não adiciona corpo (?)
    Golden Syruyp - idem (?)
    Beer enhancer - ?

Ainda devem existir mais algumas hipóteses, mas não tenho chegado a nenhuma conclusão. Pelo que tenho lido neste forum, é mais normal usar nestes kits extrato de malte (que é significativamente caro).
Em alguns foruns estrangeiros tenho visto usarem muito o Golden Syrup ou o Candi Sugar...

Alguém pode desenvolver um pouco mais esta ideia e das diferenças entre estes açúcares que se adicionam aos kits?

Abraço

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Açúcar em Kit

Mensagempor seriuskiller » quarta out 09, 2013 21:37

Basicamente um açúcar simples vai fermentar todo e dar álcool, açucares complexos ficam na cerveja sem fermentar e por isso dão corpo. Uma mistura de 50\50 de açúcar e extracto costuma dar bons resultados.

erebus
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado jun 29, 2013 14:51

Mensagempor erebus » quinta out 10, 2013 9:29

HAMR,

seriuskiller Escreveu:Basicamente um açúcar simples vai fermentar todo e dar álcool, açucares complexos ficam na cerveja sem fermentar e por isso dão corpo. Uma mistura de 50\50 de açúcar e extracto costuma dar bons resultados.

Isto. ^

De referir que a tal mistura de 50/50 que o killer refere é o que tens na lista como "Beer enhancer" ;)

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » quarta nov 13, 2013 21:35

Quanto ao candy sugar, eu fiz uma triple com candi sugar home made.
O Candi sugar é utilizado nas cervejas belgas. É sucrose pura e pode ser de varias tonalidades, desde a transparente à escura. Quanto mais escura mais sabor dá à cerveja, mas serve fundamentalmente para potenciar o alcool e tornar a cerveja mais leve.

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta nov 14, 2013 19:38

Muitos açucares simples podem dar problemas de fermentação e off flavors

jomagosi
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta ago 21, 2013 11:36

Mensagempor jomagosi » segunda nov 25, 2013 14:15

já usei carbonation drops da coopers ,tive que importar pois cá não há , mas gostei do resultado nao alteraram o sabor da cerveja pois sao de pura sacarose e sao muito praticos e baratos em inglaterra , deixamos de juntar o acucar á cerveja no 2ºbalde a colocamos 1 drop em cada garrafa de 33cl (nao da para minis) e podes passar a cerveja diretamente para as garrafas evitando a oxidaçao , mas como te digo tens que encomendar na net pois cá nao há.
cumprimentos

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda nov 25, 2013 23:33

jomagosi Escreveu:já usei carbonation drops da coopers ,tive que importar pois cá não há , mas gostei do resultado nao alteraram o sabor da cerveja pois sao de pura sacarose e sao muito praticos e baratos em inglaterra , deixamos de juntar o acucar á cerveja no 2ºbalde a colocamos 1 drop em cada garrafa de 33cl (nao da para minis) e podes passar a cerveja diretamente para as garrafas evitando a oxidaçao , mas como te digo tens que encomendar na net pois cá nao há.
cumprimentos

Existe cá na loja do cervejeiro já vi lá um!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes