Parece que tive sorte

Ambiorix Escreveu:seriuskiller Escreveu:Normalmente vejo usar outros lúpulos nas cervejas de trigo, Tettnanger e Hallertau Hersbrucker. Não faças a fervura com a tampa fechada, para além de evitares o risco do boil over, há muita coisa má que se liberta se a tampa estiver aberta. Quanto a adicionar água porque sim, devias ter medido a densidade depois da fervura e adicionado a quantidade de água certa para ficar com a densidade que desejavas. Melhor ainda, não adicionar nenhuma e antecipar melhor o que se vai perder na fervura. Essa água podia ter passado pelo grão e ter aproveitado mais alguma coisa. Mas bom trabalho, vai ficar com uma boa cerveja!
Obrigado pelo esclarecimento e pelas dicas.
A primeira vez é sempre difícil, daí às precipitações é um ápice
Supondo uma Brassagem de 1 hora a 65º e fervura durante 1 hora +- 5 kg de grão, quantos litros são necessários para terminar a 21 litros ?
HAMR Escreveu:IMHO, eu deixaria mais 1 semana no fermentador.
Eu tenho seguido a regra do 1-2-3 a não ser que a fermentação ainda não tenha terminado na 1ª semana. Caso não tenha, deixo mais alguns dias e o tempo no 2º fermentador acaba por ser menor
Ambiorix Escreveu:HAMR Escreveu:IMHO, eu deixaria mais 1 semana no fermentador.
Eu tenho seguido a regra do 1-2-3 a não ser que a fermentação ainda não tenha terminado na 1ª semana. Caso não tenha, deixo mais alguns dias e o tempo no 2º fermentador acaba por ser menor
estou mais para aí virado. O que achas q são aqueles 4 cm brancos no fundo ?
brunosoliveia Escreveu:Podes sempre comprar levedura F2 que é de fermentação em garrafa.
HAMR Escreveu:Já usei 8g/l (aproximadamente visto que não tinha balança) e criou bastante espuma. No entanto não ficou estupidamente gaseificada.
Nas últimas tenho colocado 6 ou 7...
Se queres bastante espuma e bastante gás, então aposta nas 8g/l.
A cor da cerveja está fantástica!
Gimleu Escreveu:Ms como isso se processa? Ferves a agua e dps gelas a agua? Ou gelas um garrafão fechado e depois vertes lá para dentro? Neste ultimo caso não há probabilidade de contaminação?
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes