Amostra de mosto para fazer um starter

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ruibuck
Bebedor de minis!
Registado: domingo ago 26, 2012 2:09

Amostra de mosto para fazer um starter

Mensagempor ruibuck » domingo dez 08, 2013 4:11

Ora boas companheiros, ando com uma duvida e talvez alguém aqui me pudesse explicar! em que fase se pode retirar uma amostra de mosto para futuramente fazer um starter? fim da brassagem, fim da fervura, ou fim da maturação?
A minha duvida é que as duas etapas a seguir á brassagem já tem lupulo inserido! isso depois não trás alterações na futura cerveja a ser feita!!??
Abraço.

melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Re: Amostra de mosto para fazer um starter

Mensagempor melon » domingo dez 08, 2013 12:17

no meu caso por vezes ando sempre a pressa e atarefado esqueço me ou nao estou em casa dias antes de fazer cerveja eu uso a tecnica do no chill porque me permite fazer o starter depois e normalmente retiro do mosto já fervido. Como uso sempre a amostra do mosto na mesma cerveja nunca tive de me preocupar com os sabores do lupulo ate porque só meto a parte das leveduras do starter no mosto o resto deito fora. Penso ke não há problema em retirares antes de ferver ate porque se kizeres podes sempre ferver num tacho.

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » domingo dez 08, 2013 18:50

para mim o mais logico é no fim da brassagem.

Porque não fazer o starter uns dias antes com extrato de malte ? :~~

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
ruibuck
Bebedor de minis!

Mensagempor ruibuck » segunda dez 09, 2013 11:17

A loja onde costumo encomendar o material neste momento não tem Extrato de malte seco para entrega, dai surgiu esta opção! :)
Outra duvida que coloco: basta retirar a amostra e colocar no frigorifico até um dia antes de fazer a cerveja e depois fazer todo o processo, ferver no erlenmeyer, arrefecimento, colocar o fermento e de seguida ir para o agitador magnético até ao dia seguinte!
Ou é preciso esterilizar tudo na panela de pressão como já via em alguns videos!!!
PS: adiciona-se água ao mosto ou basta só o mosto com o fermento?
Abraço e obrigado! :):)

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » segunda dez 09, 2013 13:34

O starter deve ser o mais parecido possível com a cerveja que vai fermentar.

ruibuck
Bebedor de minis!

Mensagempor ruibuck » segunda dez 09, 2013 15:24

Sim claro, a amostra de mosto vai ser retirada de uma APA para fazer um starter para uma IPA!

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » segunda dez 09, 2013 17:54

ruibuck Escreveu:A loja onde costumo encomendar o material neste momento não tem Extrato de malte seco para entrega, dai surgiu esta opção! :)
Outra duvida que coloco: basta retirar a amostra e colocar no frigorifico até um dia antes de fazer a cerveja e depois fazer todo o processo, ferver no erlenmeyer, arrefecimento, colocar o fermento e de seguida ir para o agitador magnético até ao dia seguinte!
Ou é preciso esterilizar tudo na panela de pressão como já via em alguns videos!!!
PS: adiciona-se água ao mosto ou basta só o mosto com o fermento?
Abraço e obrigado! :):)

onde vais deixar o mosto? no meu caso encho os garrafões e retiro o ar para evitar contacto com bicharocos selvagens e evitar contaminação. Os meus passos são mais ou menos esses mas eu tiro do mosto e faço o starter no mesmo dia. Em relaçao a agua meto agua para baixar a gravidade do starter em relação ao mosto penso que vi um video do john palmer para os podcasts do beersmith que ele dizia ke era para não stressar as leveduras

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » segunda dez 09, 2013 19:08

Estava com ideia que a gravidade do starter não devia ser muito diferente da gravidade da cerveja...
Ou seja, criar um starter mais ou menos "parecido" com o mosto que irás fermentar...
Eu ainda não fiz nenhum starter (usei sempre leveduras secas, portanto apenas as hidrato), mas estou a pensar na próxima, fazer 1 pequeno starter com extrato de malte adequado ao OG da cerveja (não muito inferior).

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » segunda dez 09, 2013 19:57

HAMR Escreveu:Estava com ideia que a gravidade do starter não devia ser muito diferente da gravidade da cerveja...
Ou seja, criar um starter mais ou menos "parecido" com o mosto que irás fermentar...
Eu ainda não fiz nenhum starter (usei sempre leveduras secas, portanto apenas as hidrato), mas estou a pensar na próxima, fazer 1 pequeno starter com extrato de malte adequado ao OG da cerveja (não muito inferior).

uso este site http://www.brewersfriend.com/yeast-pitc ... alculator/ para ter uma ideia se é preciso fazer um starter ate dá para calcular a quantidade que se precisa de leveduras se estarmos a reutilizar as leveduras ke ficaram num no fundo do fermentador numa outra sessão para um forreta como eu :lol: é sempre boa ideia infelizmente as levuduras liquidas são um pouco carotas

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça dez 10, 2013 11:45

ruibuck Escreveu:A loja onde costumo encomendar o material neste momento não tem Extrato de malte seco para entrega, dai surgiu esta opção! :)

Existem 3 lojas em Portugal se 1 não tiver as outras devem ter :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta dez 11, 2013 14:34

Boas Ruibuck,

Qual das 4 variedades de extrato costumas usar?

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
ruibuck
Bebedor de minis!

Mensagempor ruibuck » quinta dez 12, 2013 6:38

Nunca usei, é a primeira vez que vou fazer um starter
O meu cunhado montou um agitador magnético e vou começar a usar a maquineta :)
A cerveja a ser feita é uma "American Pale Ale" e de seguida uma American IPA
Qual o extrato a ser usado? deve ser o amber não !!??

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes