Carbonatação fraca

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
viking
O que é uma cerveja?
Registado: segunda ago 26, 2013 14:40

Carbonatação fraca

Mensagempor viking » quinta fev 06, 2014 16:15

Boas a todos, a minha ultima cerveja que foi uma Belga Dubbel e correu todo bem até a parte da carbonatação. Tive a cerveja a fermentar 1 semana com boa fermentação depois duas semanas no balde secundario e fiz primming com açucar a 8g por litro até aqui tudo bem o problema foi depois, quando fui abrir uma garrafa para provar 2 semana depois o sabor esta 5* mas a cerveja não tinha gas pensei a temperatura ambiente está muito baixa e o fermento não trabalha então deixei ficar mais 2 semanas a 22 graus. Ontem ao abrir uma garrafa tinha bastante gas mas a cerveja não tem qualquer espuma no copo,mesmo nada, já não sei o que fazer.
Soluções:
- Agitar as garrafas para tentar misturar o gas com a cerveja?
- Abrir as garrafas e juntar mais açucar?
- Abrir as garrafas e juntar fermento?
- Esperar mais tempo?
- Ou por ultimo e talvez a atitude mais sensata beber a cerveja assim?

Viking

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Carbonatação fraca

Mensagempor seriuskiller » sexta fev 07, 2014 10:38

Agora já tem gás, não deste tempo à levedura de fermentar. Quanto à espuma, não me parece estranho para uma dubbel, normalmente não tem muita espuma.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sexta fev 07, 2014 10:39

As soluções são boas, se quiseres arruinar a cerveja.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo fev 09, 2014 17:01

Muita coisa influencia a formação de espuma, no entanto como usaste um kit, há muita coisa que não podes controlar, como a qualidade do malte, a brassagem e a fervura. No teu caso fizeste a fermentação apenas, o que pior a espuma na fermentação é:

Remoção tardia da levedura após a fermentação.
Fermentação lenta e demorada
Pitching muito alto (esta duvido que tenhas feito)
Mosto com gravidade alta(é o caso)
Presença de gorduras ou agentes de limpeza.

Cervejas com muito álcool pioram a espuma. Segundo a escala de Ross e Clark uma cerveja com valor 220 tem uma espuma fraca e uma com 300 tem uma espuma que nunca desaparece. Por cada 0.1% de álcool perdes 1,4 valores. Se uma cerveja tiver 8% de álcool já lhe tiras mais de 100 valores, o que já é suficiente para fazer com que tenha uma espuma não muito persistente. Muitas cervejeiras deitam produtos na cerveja para melhorar a espuma. Há um caso de uma cervejeira Canadiana que deitou cobalto na cerveja para melhorar a espuma. A espuma melhorou mas começaram a morrer pessoas devido ao cobalto, penso que provocar a morte é pior publicidade que a má espuma.

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » quarta fev 12, 2014 19:24

viking Escreveu:Soluções:
- Agitar as garrafas para tentar misturar o gas com a cerveja?
- Abrir as garrafas e juntar mais açucar?
- Abrir as garrafas e juntar fermento?
- Esperar mais tempo?
- Ou por ultimo e talvez a atitude mais sensata beber a cerveja assim?

Se foi a diablo da brewferm que fizeste, e por ser de kit, tendo controlado bem as temperaturas a minha opinião é que o que terás a corrigir será na área da sanitização.
Que produto usaste ?
Claro que as baixas temperaturas no 1ª semana não ajudaram muito, mas também não pioraram muito, apenas prolongaram o tempo para carbonatar.
Outra coisa que podes fazer é servi-la num copo que "retenha" melhor o gás da espuma como um copo "tulipa".

A cerveja deve estar boa, não deixa é muito gás para sorver :D

PS-Quando fiz esse kit, esqueci-me de uma garrafa algures. Quando a abri, passados 6 meses estava espectacular !

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta fev 14, 2014 20:06

Existe 2 questões:
-falta de espuma;
-falta de carbonatação;

1ª - a culpa provavelmente não é tua, pode ser eventualmente da receita estar já "feita" à muito tempo
2ª - POdes ter colocado a cerveja em local frio ou ter pouco priming naquela garrafa, podes aguardar mais algum tempo e de preferência num lugar a cerca de 20º

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes