Depois de alguns anos, decidi aventurar-me no grão. A receita escolhida foi uma Stout com focos de aveia. Nesta altura a receita não foi o mais importante, mas sim passar pelo processo de fabrico para ganhar "calo"

Algumas (para ser simpático) coisas não correram da melhor forma, vou tentar descrever para ver se me podem dar umas dicas:
- Temperatura - Foi impossível manter a temperatura constante. Estava com um termómetro de mercúrio e um digital, mas ambos não paravam de oscilar, eu tentei ir mexendo sempre para que o líquido se misturasse e não houvessem diferenças, mas não adiantou.
- Filtragem - Usei uma cuba filtrante da Brewferm, e o filtro entupiu, tivemos que apertar a cuba para que o mosto passasse ao lado do filtro, ou seja, montes de resíduos de grão passaram para a panela. Pareceu-me que o grão estava moído demais porque em cima parecia haver uma farinha muito fina (mais logo tento por uma foto). Comprei o grão já moído na loja cervejartesanal.com.
- Termómetro - Além dos problemas que já disse acima, comprei um termómetro de mercúrio (na mesma loja), teoricamente em Inox, que enferrujou completamente logo na brassagem, além disso, parece estar partido no fundo, agora não sei se já vinha ou se fomos nós, o mercúrio está lá todo.
Além disto, correu bem

Já está no fermentador, hoje de manhã ainda não haviam movimentações, espero que não tenha corrido assim tão mal....
Vamos ver se sai cerveja...
Aguardo dicas, sugestões, críticas e afins