Fazes Cerveja ???

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.

Que ideia têm da cerveja feita em casa?

Melhor que as cervejas comuns!
36
90%
Razoavel!
3
8%
Atentado à saúde pública...
1
3%

Total de votos: 40
sergiocruz
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 01, 2007 12:07

Mais um a experimentar!

Mensagempor sergiocruz » segunda abr 02, 2007 18:33

Olá pessoal!

Há algumas semanas decidi finalmente comprar algum material necessário para começar a fazer cerveja em casa. Depois de ler algumas coisas sobre o assunto, decidi começar com os kits de extracto de malte.

Então, no último sábado de manhã, fiz a minha primeira experiência. O kit que comprei era para 9L de Brewferm Triple. Embrulhei o fermentador num cobertor e coloquei-o dentro de casa (a temperatura aconselhada era de 25ºC). Passadas meia-dúzia de horas, a fermentação começou!!

E pronto... já fiz a primeira parte do processo e estou bastante curioso para saber o resultado.

Estou ainda cheio de dúvidas, mas conto com vocês para me darem umas dicas, ok?

Vou partilhando as minhas experiências por aqui. Acho que temos de dinamizar mais este fórum! :)

Abraços.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda abr 02, 2007 20:15

Olá Sérgio,

bem vindo ao nosso fórum. E eis-nos com mais um membro futuro mestre-cervejeiro! Afinal, a arte da zimurgia ainda tem muito para dar!!!

Espero que vás aparecendo com frequência no fórum pois, como tu dizes, isto precisa de ser um pouco mais dinamizado. Eu vou fazendo os possíveis, com 480 posts, o que representa quase 1/3 do total. Infelizmente (ou não, porque também o gosto de fazer), tenho de me dedicar também à construção do site, pelo que nem sempre estou presente. Mas, em caso de dúvida, haverá com certeza alguém que te ajudará, com mais ou menos brevidade! :wink:

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » segunda abr 02, 2007 20:43

Eh pa, com tanta gente a fazer cerveja em casa qualquer dia era engraçado fazer tipo um concurso de avaliação de cervejas, ou algo do género! Que tal? Se precisarem de alguém para juri da experimentação ))))>>>>>

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda abr 02, 2007 23:35

Eh pa, com tanta gente a fazer cerveja em casa qualquer dia era engraçado fazer tipo um concurso de avaliação de cervejas, ou algo do género!

Caro Beer-fan, este é um sonho que tenho há 3 anos. Este ano vai avante!!!
Em Junho teremos um concurso de cerveja caseira / artesanal !
Será uma grande festa e com muita cerveja (!!!C)

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » terça abr 03, 2007 12:47

isto sim uma das melhores ideias q ja ouvi na vida

la estarei na qualidade de cobaia :-)

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta abr 11, 2007 12:44

Boas,

Em Junho teremos um concurso de cerveja caseira / artesanal !

Qual é o regulamento?
A competição é por estilos?
Em que garrafas se deve entregar a cerveja? Quantas?
Pode-se competir em vários estilos simultaneamente?

...falta pouco para Junho!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta abr 18, 2007 1:30

Caro ptlsousa,

Não gosto de usar este espaço para assuntos da Loja da Cerveja Caseira. Mas penso que não há problema.

a verdade é que ainda não sei se vou fazer a competição por estilos, ets. depende do número de participantes (cervejas). Podes concorrer com quantas quiseres. Eu quero variedade!!!

Em breve darei notícias!

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta mai 04, 2007 15:57

Cerevisiae,

Espero que já estejas curado da gripe!

Ainda não sei muito bem com será essa competição! Pior ainda, não tenho nenhuma cerveja "preparada" para competição.... :D :D :D

Já agora, já tiveste alguma fermentação em que a espuma saísse pela válvula e sujasse tudo em redor?

Abraço,
P. Sousa

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mai 18, 2007 0:04

Caro Pedro,

como vão as tuas produções caseiras? Já estamos a ficar com saudades das tuas experiências, em especial eu que já tive o previlégio de as experimentar!

Espero que os fermentos estejam a colaborar e que o próximo néctar seja tão bom como a Stout que bebi!

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta mai 18, 2007 0:20

Boas,

Amanhã vai ser mais um brewing day!
Não vou fazer nada de especial (é apenas para repor o meu stock de cerveja). Espero em breve fazer mais umas experiências que depois partilharei...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda mai 28, 2007 20:33

Quería expôr aquí uma dúvida que tenho. Existe alguma forma de carbonatar a cerveja, sem ser através de uma 2ª fermentação na garrafa? Por exemplo, através de uma bomba de CO2 para aquário?
Gostava de saber se é possível, ou se já alguém ouviu falar, porque não me agrada muito a ideia de um depósito no fundo da garrafa depois da fermentação.
Se houvesse outra forma de fazer a carbonatação da cerveja, antes do engarrafamento talvez se pudesse fazer um tratamento de frio na cerveja para clarificar e estabilizar, para conseguir fazer uma cerveja mais limpida, e assim evitar o depósito no fundo da garrafa.
Depois de feita a clarificação, carbonatava-se a cerveja e engarrafava-se. Assim também se poderíam evitar as duas semanas de espera até que a segunda fermentação estivesse concluída.
Talvez isto tudo seja uma estupidez, mas não custa nada perguntar :)

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda mai 28, 2007 21:17

Podes arranjar uma vela de carbonatação e precisas de comprar CO2 (tipo uma garrafa com CO2 igual às da cerveja de pressão). Depois é uma questão de conseguires os adaptadores certos, uma recipiente que reista ao aumento de pressão pelo menos até 2 bar, e de algo que refrigere a cerveja pelo menos até 4ºC, porque a temperaturas mais altas é muito complicado carbonatar um líquido.

Como podes ver é possível, mas exige um nível de equipamento muito à frente para um homebrewer...

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda mai 28, 2007 21:38

Quería expôr aquí uma dúvida que tenho. Existe alguma forma de carbonatar a cerveja, sem ser através de uma 2ª fermentação na garrafa? Por exemplo, através de uma bomba de CO2 para aquário?
Gostava de saber se é possível, ou se já alguém ouviu falar, porque não me agrada muito a ideia de um depósito no fundo da garrafa depois da fermentação.
Se houvesse outra forma de fazer a carbonatação da cerveja, antes do engarrafamento talvez se pudesse fazer um tratamento de frio na cerveja para clarificar e estabilizar, para conseguir fazer uma cerveja mais limpida, e assim evitar o depósito no fundo da garrafa.
Depois de feita a clarificação, carbonatava-se a cerveja e engarrafava-se. Assim também se poderíam evitar as duas semanas de espera até que a segunda fermentação estivesse concluída.
Talvez isto tudo seja uma estupidez, mas não custa nada perguntar Smile

Caro emsfc,

Parece-me que queres fazer uma cerveja"industrial" em casa (entenda-se por industrial, os métodos que queres aplicar)! :D :D :D

Se a cerveja for saborosa, garanto-te que ninguém se queixa da turvação e do depósito... Experimenta rolar uma garrafa de Weizen antes de a abrir e diz-me qual o seu sabor!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 29, 2007 13:59

ptlsousa Escreveu:Caro emsfc,

Parece-me que queres fazer uma cerveja"industrial" em casa (entenda-se por industrial, os métodos que queres aplicar)! :D :D :D

Se a cerveja for saborosa, garanto-te que ninguém se queixa da turvação e do depósito... Experimenta rolar uma garrafa de Weizen antes de a abrir e diz-me qual o seu sabor!

Era mais ou menos isso que estava a pensar, tentar melhorar um pouco mais o aspecto final da cerveja recorrendo a métodos mais ou menos semelhantes aos usados na produção industrial. O objectivo é clarificar um pouco mais a cerveja e tentar eliminar uma parte, ou totalmente o depósito que fica no fundo da garrafa. O método usado tanto me faz. Entenda-se que não tenho nada contra a turvação e o depósito nas garrafas de cerveja caseira, mas se houver algum método para evitar porque não tentar?

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça mai 29, 2007 14:41

emsfc Escreveu:
ptlsousa Escreveu:Caro emsfc,

Era mais ou menos isso que estava a pensar, tentar melhorar um pouco mais o aspecto final da cerveja recorrendo a métodos mais ou menos semelhantes aos usados na produção industrial. O objectivo é clarificar um pouco mais a cerveja e tentar eliminar uma parte, ou totalmente o depósito que fica no fundo da garrafa. O método usado tanto me faz. Entenda-se que não tenho nada contra a turvação e o depósito nas garrafas de cerveja caseira, mas se houver algum método para evitar porque não tentar?

Embora não seja "ainda" fabricante caseiro, parece-me a mim -opinião pessoalíssima- que da turvação ou depósito, não virá alguum mal ao muundo -nem ao produto- até porque, grande parte das minhas cervejas preferidas apresentam turvação -como no caso das Bush- e depósito - como as Rochefort Trappiste ou as Westmalle. Seguindo a minha linha de raciocínio (e pelos vistos também a do ptlsousa), serão assim tão negativas essas duas características?
Ponho-te esta dúvida porque, não sendo um radical em relação à famigerada lei do séc.XVI me parece que quanto mais simples, melhor.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 29, 2007 14:53

É como digo, é apenas uma questão de aspecto e gosto pessoal pelos vistos. Não vejo inconveniente na turvação e depósito na cerveja, mas na minha opinião pessoal, acho muito mais agradável uma cerveja limpida e brilhante do que uma cerveja turva. Digo isto, e no entanto um dos tipos de cerveja que mais aprecio são as weizen, pelo seu sabor e aroma, e não pela turbidez. Sinceramente, é um gosto pessoal, e por isso quando fizer a minha cerveja queria tentar encontrar uma forma para que no final fique sem turvação e sem o depósito. Se conseguir tudo bem, se não conseguir também não há problema, bebo-as todas na mesma :D :D :D , se ficarem alguma coisa de jeito...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mai 29, 2007 15:28

É uma questão de prioridades e gosto pessoal!

Podia preocupar-me com muitas variáveis (que são imensas) na produção de cerveja. Mas não o faço!
Preocupo-me apenas com dois ou três factores e o resto é diversão
:D :D :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 29, 2007 15:46

O que interessa é que cada qual produza o tipo de cerveja que gosta, da melhor maneira que entender, com mais ou menos cuidados, mas que no final se sinta satisfeito com aquilo que produziu. E é por isso que cada vez me sinto mais fascinado pelo mundo do homebrewing, e estou cheio de vontade de voltar para Portugal para pôr mãos à obra. Até lá resta-me ler, pesquisar e aprender, para que quando chegue à altura as coisas corram da melhor forma possível.

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mai 31, 2007 23:25

caro emsfc

desculpa a demora na resposta.

compreendo a tua preocupação com a turvação. é uma questão estética mas não deixa de ser importante. Creio que tens que distinguir duas coisas:
- a presença de leveduras na garrafa
- a turvação da cerveja.

A primeira não implica a segunda. Posso ter uma cerveja refermentada em garrafa com uns belos 2-5 mm de levedura no fundo e a cerveja estar perfeitamente límpida. É só ter cuidado em manter a garrafa sempre na vertical. Depois é servir com cuidado para não turvar e não despejar a garrfa até à última gota, ou seja deixas 1 cm de cerveja na garrafa. Garanto-te que consegues uma cerveja límpida e bem saborosa! Claro que se abanares a garrafa ou se quiseres beber directamente da garrafa irás provar as leveduras :)) ... o que não é mau

Em alguns casos poderás ter uma levedura pouco floculante e aí torna-se difícil servir a cerveja sem levantar algum sedimento e consequente turvação.

A cerveja pode estar turva devido a más práticas de elaboração, ou como no caso das cervejas de trigo elevados teores de proteína. Este fenómeno não tem nada a ver com a carbonatação por refermentação em garrafa.

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mai 31, 2007 23:46

continuando o meu post ...

O método de carbonatação mais antigo e mais lógico é de facto a refermentação em garrafa. Este método deriva de uma pratica antiga dos cervejeiros Alemães denominada Krausening. Esta prática consiste em adicionar à cerveja uma pequena quantidade de mosto em início de fermentação. No fundo adicionar leveduras e açúcares para promover a carbonatação.

Torna-se mais fácil garantir consistência nos resulatdos se usarmos uma pequena quantidade de açúcar. A quantidade de açúcar adicionado está directamente relacionada com a quantidade de gás que será produzido, ou seja com o grau de carbonatação desejado.

Para engarrafares cervejas com gás e sem depósito de leveduras necessitarias de um método de enchimento denominado de contra-pressão. Obviamente está fora de causa gastares umas largas dezenas de milhares de euros numa linha de enchimento por contra-pressão. Existem no entanto uma hipótese que consiste em maturares a cerveja num barril e em seguida usando uns gadgets conseguir algo semelhante a uma enchedora e engarrafar cerveja carbonatada sem a presença de sedimento...
nunca experimentei, nem vou experimentar, parece-me muito complicado :shock:

Já agora um pouco de História. A preocupação com a turvação da cerveja (e vinho) começou a notar-se a apartir do sec. XIX com a vulgarização dos copos de vidros. Anteriormente as bebidas eram consumidas na maior parte das ocasiões em canecas de barro. Assim as pessoas nem tinham noção da turvação e/ ou cor da cerveja o que mais preocupava era o sabor. Não estou a sugerir o uso de canecas de cerâmica (e porque não) mas apenas que o enfoque esteja onde deve estar: caraterísticas organolépticas.

PS: a maior parte das cervejas comerciais que aprecio tb têm depósito, será coincidência ?

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » sexta jun 01, 2007 7:44

emsfc Escreveu:porque não me agrada muito a ideia de um depósito no fundo da garrafa depois da fermentação.....
.... para conseguir fazer uma cerveja mais limpida, e assim evitar o depósito no fundo da garrafa.
:)

Normalmente, com a filtração da cerveja, as industriais conseguem fazer a cerveja limpa e clara e assim, faltando os restinhos de malte e do lúpulo, conseguem ao mesmo tempo a pasteurização da cerveja. Podem ler sobre isso aqui: http://www.cervesia.com.br/filtracao.asp

Esses filtros são carissimos, embora tem sistemas mais simples como eu vi na micro-cervejaria Schornstein na Santa Catarina, Brasil, que visitei este ano: http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=194
Mas esta cervejaria artesanal já é uma pequena indústria.

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado jun 02, 2007 0:47

viva,

Existem sistemas artesanais de filtração para vinho que também funcionam para cervejas. Um dos mais populares e o filtro de placas SuperJEt de fabrico Canadiano:

Imagem

neste filtro usam-se 3 placas que podem ter 3 porosidades desde o grosseiro (para tirar material em suspensão) até ao esterilizante (0,4 um) que remove leveduras. Um brinquedo destes ronda os 300€ e permite filtrar 20L de cerveja em 15 minutos. Para um cervejeiro caseiro não está mau!
No entanto creio que com estes 300€ há equipamento muito mais útil para o cervejeiro amador. Não se esqueçam que qualquer filtração tem impacto no aroma e sabor da cerveja.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta jun 20, 2007 1:54

Para além dos filtros, também é possível utilizar químicos para produzir uma cerveja mais clara ou límpida, se quiserem. O texto que se segue foi publicado num jornal online brasileiro, o Portal Fator:

"Divergan® é a solução apresentada pelas empresas para o mercado de cervejas na maior feira do segmento.

Cor e sabor, esses são fatores determinantes na qualidade da cerveja e a BASF oferece uma solução que garante essas duas características. É o Divergan®, utilizado no processo de filtração da bebida. O produto será apresentado na Brasil Brau - IX Feira Internacional de Tecnologias em Bebidas que acontece entre 19 e 21 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Neste ano, a BASF participa ao lado de sua distribuidora Prozyn, que comercializa o Divergan®. “A BASF contribui para o sucesso da Prozyn, pois oferece um produto que assegura a qualidade das cervejas. O Divergan® proporciona uma cerveja clara e preserva o sabor da bebida por mais tempo”, explica Juliano Rost, mestre cervejeiro da Prozyn.

Mesmo após a filtração, toda cerveja contém resíduos provenientes da matéria-prima que depois de algum tempo causam a turvação (escurecimento) da bebida.

Produzido a partir da polimerização do milho, o Divergan® é um PVPP que remove essas substâncias sem alterar as demais características da cerveja.

“Depois da filtração, o Divergan® é completamente separado da bebida, pois forma sedimentos e se precipita. Com isso, ele não precisa ser mencionado no rótulo das cervejas, tornando-o um produto de fácil uso pelos fabricantes”, explica Gero Spika, líder global do negócio de bebidas da BASF."

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta jun 20, 2007 9:21

Podes também comprar em lojas online um produto chamado Irish Moss, que é uma espécie de alga que cresce ... imaginem... não... nem lá perto estão, exacto, no Mediterrânio, tal como o prprio nome não indica! :lol:

Esta Irish Moss não tem contribuição nenhuma para o produto, mas é importante na floculação da levedura devido aos altos teores de carragenas, polissacaridos de elevado Peso Molecular.

Em ambientes industriais ninguém usa isso, mas sei que é muito popular em homebrewing nos EUA e UK.

Abraço

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quarta jun 20, 2007 10:20

Rasec Escreveu:Podes também comprar em lojas online um produto chamado Irish Moss, que é uma espécie de alga que cresce ... imaginem... não... nem lá perto estão, exacto, no Mediterrânio, tal como o prprio nome não indica! :lol:

Há para aí um after shave com esse nome. Terá aroma de cerveja? :))
Abraços

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado jun 23, 2007 23:54

Caro Rasec,

VicMaP Escreveu:
Rasec Escreveu:Podes também comprar em lojas online um produto chamado Irish Moss, que é uma espécie de alga que cresce ... imaginem... não... nem lá perto estão, exacto, no Mediterrânio, tal como o prprio nome não indica! :lol:

Abraços

De facto já usei as referidas algas. Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva sobre a eficácia do produto. Acho que mais vale ter cuidado na cuba-filtrante e um bom lagering faz o resto.
Agora uma questão: Sabes como traduzir "irish moss" para Português? é que "musgo irlandês" não me parece uma boa solução :oops:

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado jun 23, 2007 23:59

Caro bmxutos,

bmxutos Escreveu:Para além dos filtros, também é possível utilizar químicos para produzir uma cerveja mais clara ou límpida, se quiserem. O texto que se segue foi publicado num jornal online brasileiro, o Portal Fator:

"Divergan® é a solução apresentada pelas empresas para o mercado de cervejas na maior feira do segmento.

Cor e sabor, esses são fatores determinantes na qualidade da cerveja e a BASF oferece uma solução que garante essas duas características. É o Divergan®, utilizado no processo de filtração da bebida. O produto será apresentado na Brasil Brau - IX Feira Internacional de Tecnologias em Bebidas que acontece entre 19 e 21 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Neste ano, a BASF participa ao lado de sua distribuidora Prozyn, que comercializa o Divergan®. “A BASF contribui para o sucesso da Prozyn, pois oferece um produto que assegura a qualidade das cervejas. O Divergan® proporciona uma cerveja clara e preserva o sabor da bebida por mais tempo”, explica Juliano Rost, mestre cervejeiro da Prozyn.

Mesmo após a filtração, toda cerveja contém resíduos provenientes da matéria-prima que depois de algum tempo causam a turvação (escurecimento) da bebida.

Produzido a partir da polimerização do milho, o Divergan® é um PVPP que remove essas substâncias sem alterar as demais características da cerveja.

“Depois da filtração, o Divergan® é completamente separado da bebida, pois forma sedimentos e se precipita. Com isso, ele não precisa ser mencionado no rótulo das cervejas, tornando-o um produto de fácil uso pelos fabricantes”, explica Gero Spika, líder global do negócio de bebidas da BASF."

A utilização de PVPP na clarificação de cerveja (ou vinho) não é propriamente novidade. Este tipo de substância é usado para eliminar excesso de polifenóis. Em excesso poderá ter impacto na cor da cerveja e no sabor.

Pelos vistos a BASF vez um revamp do velhinho PVPP e está a ganhar dinheiro com isso ...

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo jun 24, 2007 8:34

Cerevisiae Escreveu:Caro Rasec,

VicMaP Escreveu:

Abraços

De facto já usei as referidas algas. Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva sobre a eficácia do produto. Acho que mais vale ter cuidado na cuba-filtrante e um bom lagering faz o resto.
Agora uma questão: Sabes como traduzir "irish moss" para Português? é que "musgo irlandês" não me parece uma boa solução :oops:

Realmente também não faço a menor ideia. :?

Brewmaster
tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo jun 24, 2007 10:24

Cerevisiae Escreveu:Caro Rasec,
Acho que mais vale ter cuidado na cuba-filtrante e um bom lagering faz o resto.

Concordo, tambem nao uso nenhum produto, mas estou a pensar num filtro mecânico, mas acho para minha produçao (180 litros) duma vez só, a capacidade não é sufficiente!
Tem dois sites interessantes sobre isso:
http://www.filterstore.com/beer.htm
http://oz.craftbrewer.org/Library/Gear/ ... lter.shtml

aqui um posting interessante num outro forum sobre o tal "Irish Moss"
http://www.ratebeer.com/Forums/Topic-37096.htm

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta jun 27, 2007 11:51

Boas,

Apesar de não ser filtrada, uma das cervejas artesanais que ando a beber (Clone da Hoegaarden), ficou bastante mais clara que o pretendido.

Imagem
Clone da Hoegaarden

ImagemImagem
A Pilsen que está a acabar... :shock:

Imagem
Um Pint da última Stout que fiz... com extra malte de chocolate!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes