FrigoFerm - Camara de Fermentação

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
freskhu
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jun 18, 2015 15:50

Re: FrigoFerm - Camara de Fermentação

Mensagempor freskhu » sexta jun 19, 2015 15:14

isto da para fazer de uma forma muito mais barata e tranquila...
Para aquecer chega uma lâmpada de aquecimento (ou fios), por exemplo aquelas usadas para aquecer terraquios, compra-se no ebay por 2 tostões. Depois compra-se um casquilho de cerâmica por 2 ou 3 euros e ficamos com um aquecedor jeitoso.
Para arrefecer, deixa-se estar o frigorífico ou a arca como esta, ligado no máximo... Compra-se arduino com relay por 20 euros, mas se não quiserem ou não tiverem conhecimentos para fazer uma coisa em condições existem uns termostatos com base em arduino por 4 euros no ebay. Ja trazem sonda de temperatura, lcd e programador para definir os máximos. Estes controladores tem uma sensibilidade de 0.1ºC. Basta ligar o frigorifico a 1 e a lampada a outro, definir o aquecedor para 18 graus e o frio para 20 graus e ele estabiliza a volta dos 19 graus.
Custo total: 15€ mais coisa menos coisa mais o frigorifico que arranja-se bem no olx por 50€ (eu comprei 1 a semana passada).

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Mensagempor titus » sábado jun 20, 2015 0:56

Quando tiveres o sistema a funcionar posta os resultados da oscilação da temperatura de um líquido, para se ver se a inércia térmica (ou histerese) é compensada de alguma forma (além do calor do metabolismo).
Pode funcionar mas duvido que o gradiente de temperaturas seja reduzido... Nada como uns testes.
E cuidado com a lâmpada. Duvido que as leveduras gostem de UVs directos. ;)

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » domingo jun 21, 2015 19:34

nao sei muito sobre terrarios, mas ha lampadas uvb, uva e lampadas de aquecimento; creio que as de aquecimento nao emitem radiação, vou investigar...
Entretanto vou abrir um topico com a montagem da treta toda.

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » segunda jul 06, 2015 18:42

Boas pessoal!
Para não começar outro tópico, vim-me intrometer neste pois também devo começar um projeto semelhante.
O STC 1000 parece bastante intuitivo e já agora sugiro este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=30TvX1Zz1-Y que basicamente nem requer que se retire o termostato do frigorífico, pois o que vai fazer é ligar e desligar o frigorífico conforme necessita e não apenas o compressor.
As minhas dúvidas:
Quais os tamanhos de frigorífico ou arca horizontal que devo comprar para que caibam 2 baldes com airlock? Os frigoríficos estilo americano será que dá para deitar abaixo a divisão central e fazer um único?
O aquecedor tubular não pode estar ligado eternamente certo? Assim pode estragar-se e ao frigorífico também. Como controlam a intensidade? Neste caso como é um aparelho ON/OFF já inviabilizava esta solução?

Obrigado!

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » terça jul 07, 2015 8:58

Dêem uma vista de olhos neste site: http://www.boostbysmith.com/stc1000.html

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
rui_monteiro
Bebedor de minis!
Registado: segunda jun 22, 2015 9:58

Mensagempor rui_monteiro » terça jul 07, 2015 10:17

freskhu Escreveu:Quais os tamanhos de frigorífico ou arca horizontal que devo comprar para que caibam 2 baldes com airlock? Os frigoríficos estilo americano será que dá para deitar abaixo a divisão central e fazer um único?
O aquecedor tubular não pode estar ligado eternamente certo? Assim pode estragar-se e ao frigorífico também. Como controlam a intensidade? Neste caso como é um aparelho ON/OFF já inviabilizava esta solução?

Viva,

Eu tenho uma arca com um cabo aquecedor à sua volta, controlado por esse controlador. Sinceramente, por experiência própria nunca dei uso ao cabo aquecedor. Quanto ao controlador, tens de ter em atenção o intervalo para reação (eu programei para 10 min), ou seja, refrigeras até 20º, mas é claro que mesmo cortando a ligação, aquilo ainda baixa mais um pouquinho. Se não deres esse intervalo de espera, o aquecedor atuaria de imediato e como é algo que ainda demora a aquecer, iria ter o efeito contrário e lá está, entraria o frio de imediato, entrando num ciclo ridículo de consumo energético.

Infelizmente tenho pouco espaço pelo nesta arca cabe apenas um fermentador de 30L, mas é mesmo a medida certa. Colei o cabo aquecedor com uma fita de alumínio da Tesa para ficar minimamente apresentável :) Vê no OLX e Custo Justo umas arcas porque acabas por fazer grandes negócios. Esta pelo menos foi :)

Quanto ao espaço, o ideal é desenhares umas boladas em papel com o diâmetro dos teus fermentadores e ires às wortens e radio populares fazer os testes. É um pouco cena mas olha, é para um bem muito importante!! :)

Ps. O meu aparelho está ligado apenas às tomadas tanto da arca como do cabo aquecedor. Assim não há furos nem ligações directas, o que permite uma venda futura assegurada :)

ab.

Rui
Anexos
20141025_121105_Android (Small).jpg
20141025_121105_Android (Small).jpg (66.54 KiB) Visto 1674 vezes
20141025_121056_Android (Small).jpg
20141025_121056_Android (Small).jpg (76.99 KiB) Visto 1674 vezes

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça jul 07, 2015 11:03

E se usarmos um combinado? Era capaz de ser boa ideia, assim temos 2 compartimentos, e podemos controlar a temperatura dos dois independentemente. Podemos fermentar dois estilos diferentes ao mesmo tempo.

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » terça jul 07, 2015 14:06

rui_monteiro Escreveu:
freskhu Escreveu:Quais os tamanhos de frigorífico ou arca horizontal que devo comprar para que caibam 2 baldes com airlock? Os frigoríficos estilo americano será que dá para deitar abaixo a divisão central e fazer um único?

Viva,

Eu tenho uma arca com um cabo aquecedor à sua volta, controlado por esse controlador. Sinceramente, por experiência própria nunca dei uso ao cabo aquecedor. Quanto ao controlador, tens de ter em atenção o intervalo para reação (eu programei para 10 min), ou seja, refrigeras até 20º, mas é claro que mesmo cortando a ligação, aquilo ainda baixa mais um pouquinho. Se não deres esse intervalo de espera, o aquecedor atuaria de imediato e como é algo que ainda demora a aquecer, iria ter o efeito contrário e lá está, entraria o frio de imediato, entrando num ciclo ridículo de consumo energético.

Infelizmente tenho pouco espaço pelo nesta arca cabe apenas um fermentador de 30L, mas é mesmo a medida certa. Colei o cabo aquecedor com uma fita de alumínio da Tesa para ficar minimamente apresentável :) Vê no OLX e Custo Justo umas arcas porque acabas por fazer grandes negócios. Esta pelo menos foi :)

Quanto ao espaço, o ideal é desenhares umas boladas em papel com o diâmetro dos teus fermentadores e ires às wortens e radio populares fazer os testes. É um pouco cena mas olha, é para um bem muito importante!! :)

Ps. O meu aparelho está ligado apenas às tomadas tanto da arca como do cabo aquecedor. Assim não há furos nem ligações directas, o que permite uma venda futura assegurada :)

ab.

Rui

Acho que a tua solução para aquecimento é a mais "cost efficient"! Vou roubar! :)
KaYs3r Escreveu:E se usarmos um combinado? Era capaz de ser boa ideia, assim temos 2 compartimentos, e podemos controlar a temperatura dos dois independentemente. Podemos fermentar dois estilos diferentes ao mesmo tempo.

O combinado são raros os que têm tamanho para ter dois fermentadores de 30L. Eu nunca vi nenhum pelo menos. Mas sempre dá para meter umas garrafas no frio :P

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça jul 07, 2015 15:03

pedrovieira41 Escreveu:O combinado são raros os que têm tamanho para ter dois fermentadores de 30L. Eu nunca vi nenhum pelo menos. Mas sempre dá para meter umas garrafas no frio :P

Mas queres dois fermentadores no mesmo compartimento? Se sim, não vale apena. A ideia do combinado é ter duas fermentações diferentes a decorrer ao mesmo tempo.

Não te esqueças que podes substituir o airlock por um pedaço de mangueira e um recipiente com água, consegues reduzir a altura em alguns centímetros.

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
rui_monteiro
Bebedor de minis!

Mensagempor rui_monteiro » terça jul 07, 2015 15:23

KaYs3r Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:O combinado são raros os que têm tamanho para ter dois fermentadores de 30L. Eu nunca vi nenhum pelo menos. Mas sempre dá para meter umas garrafas no frio :P

Não te esqueças que podes substituir o airlock por um pedaço de mangueira e um recipiente com água, consegues reduzir a altura em alguns centímetros.

Correcto. No meu tenho apenas uma mangueira ligada a um copo de mistura com água e oxi. Já tive lá Belgian Ales a fermentar e mesmo com uma tempestade de fermentação, o gajo aguentou :mrgreen:

rui_monteiro
Bebedor de minis!

Mensagempor rui_monteiro » terça jul 07, 2015 15:27

pedrovieira41 Escreveu:
Acho que a tua solução para aquecimento é a mais "cost efficient"! Vou roubar! :)

Sinceramente acho que nem vale a pena gastar dinheiro nisso. Nunca lhe deu uso :)

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jul 07, 2015 15:29

Existem combinados que dão para colocar 2 fermentadores não são é baratos e é raro encontrar fácil em usados

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » terça jul 07, 2015 16:07

KaYs3r Escreveu:

Mas queres dois fermentadores no mesmo compartimento? Se sim, não vale apena. A ideia do combinado é ter duas fermentações diferentes a decorrer ao mesmo tempo.

Idealmente era ter um compartimentado, mas se tiver que comprar um frigorífico e não encontrar algum combinado que caibam um em cada lado (que acho que é o mais provável), o preço praticamente não varia se comprar um que seja um bocadinho mais alto e consiga por dois baldes em vez de um. E sempre consigo fermentar 2 cervejas do mesmo estilo em vez de uma.

Alguém me sabe dizer as alturas mínimas para ambas as soluções que aqui falamos? Assim ponho logo o dono do frigorífico a medir :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
rui_monteiro
Bebedor de minis!

Mensagempor rui_monteiro » terça jul 07, 2015 17:42

Logo meço a altura do meu.

Outra coisa que tem bastante interesse é arranjar um desumidificador para pores lá dentro. No final da fermentação existe sempre algum bolor à volta do balde fermentador ou nas próprias garrafas (caso pretendas posteriormente controlar a sua temp durante uns tempos). Como estou com um espaço bastante apertado, tenho de arranjar uma solução muito compacta e barata. Ainda meto silica :)

ab.

Rui

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » terça jul 07, 2015 19:22

O que nós usávamos no meu laboratório era um expositor frigorífico daqueles de pastelaria. Tinha duas portas e dava para 4 fermentadores, mas nós só faziámos 1 estilo de cerveja logo não havia problemas de várias temperaturas.
Algo assim:
Imagem

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quinta jul 09, 2015 14:55

Eu optei pela brewpi...
Tinha um arduino ca de projetos antigos; vou usar um pc velho como webserver;
Comprei as sondas por 3 euros no ebay.
Arranjei um frigorífico usado de borla com um conhecido...
Comprei um aquecedor de 300 watt por 10 euros no ebay...
A brincadeira vai ficar-me por 13€ :o :o :o
Depois meto fotos

carstein
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda mar 23, 2015 11:49

Mensagempor carstein » quinta nov 17, 2016 12:34

rui_monteiro Escreveu:
freskhu Escreveu:Colei o cabo aquecedor com uma fita de alumínio da Tesa para ficar minimamente apresentável :)

parece-me ser pouco eficiente colocar a fita de alumínio, pois dessa forma vai isolar o calor e obrigar a estar mais tempo ligado para que a temperatura suba dentro da arca.

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes