Iniciação de produção de cerveja

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
joao_duque
O que é uma cerveja?
Registado: quarta nov 04, 2015 16:41

Iniciação de produção de cerveja

Mensagempor joao_duque » sexta nov 06, 2015 17:22

Boa Tarde,

Estou com muita vontade de iniciar a produção de cerveja caseira, até porque é uma das bebidas que mais aprecio, no entanto surgem-me algumas dúvidas que vou passar a explicar.

Atualmente tenho duas residências, uma em Coimbra e outra em Lisboa(profissional), passo cerca de 5 dias em Coimbra e 5 em Lisboa a trabalhar e assim sucessivamente, de acordo com a vossa experiência e querendo fazer a cerveja em Coimbra acham que com este horário é viável fazer a cerveja.

A minha ideia era a seguinte: No primeiro dia que estou por Coimbra fazia a cerveja e colocava tudo no fermentador, feito isto ainda tinha 4 dias para controlar a fermentação e a temperatura e por aí fora, após isto terei que me deslocar novamente para Lisboa durante 5 dias, e claro que não posso levar o fermentador comigo :P , resultado, a cerveja irá ficar sem o meu supervisionamento direto durante 5 dias e no total irá ficar no fermentador durante 10 dias, após os quais iria para a etapa seguinte, acham isto viável.

A minha grande dúvida é a seguinte: imaginando que a fermentação terminava ao 7º dia, nesta altura estava em Lisboa e não podia fazer nada, teria que ficar no fermentador mais 3 dias até eu chegar, isto é possivel?

Agradeço desde já pela disponibilidade na vossa ajuda.

Cumprimentos
João

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Re: Iniciação de produção de cerveja

Mensagempor Gimleu » sexta nov 06, 2015 18:50

Tudo é possível!!!!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
joao_duque
O que é uma cerveja?

Mensagempor joao_duque » sexta nov 06, 2015 19:05

OK. Mas como?

rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Mensagempor rxaves » sexta nov 06, 2015 19:22

joao_duque Escreveu:OK. Mas como?

Tens as condições para fazer a melhor primeira cerveja do mundo... isto porque nao teras em conta o factor curiosidade junto com o factor meche meche no fermentador muito menos o factor "ca***ho o borbulhador esta a fazer menos uma bolinha por minuto, sera que contaminou ou se estragou?!?"... Bem estes foram os piores factores da minha primeira cerveja....

Força nisso, talvez seja melhor fazeres dois dias antes de mudares de local, se sais 6ª feira fazes na 3ª ou 4ª so para verificares se no dia seguinte em que fazes a cerveja ela esta a fermentar... depois sao 7 ou 8 dias... isso nao importa desde que não passe muito tempo (recordo algo de mais de 30 dias dias)...

As leveduras vao trabalhar muito bem sem tu estares a olhar para elas de 5 em 5 minutos :) e acredita isso ia acontecer.... eu recordo que na primeira cerveja em kit que fiz devo ter estragado uns 2 ou 3 litro so em mediçoes, eu media todos os dias a densidade as vezes de manha e a anoite (coisa absurda mesmo) imagina que e a proveta é de 0.2L...

Uma coisa estas a pensar fazer em KIT ou AllGrain (a partir do grao)?

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
joao_duque
O que é uma cerveja?

Mensagempor joao_duque » sexta nov 06, 2015 20:40

Nesta fase inicial estou a pensar em KIT.

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta nov 06, 2015 21:03

joao_duque Escreveu:Nesta fase inicial estou a pensar em KIT.

Toca a encher fermentadores entao :)

Mas a serio deixar 7 dias a fermentar é apenas um dado aproximado, se deixares mais tempo nao vai haver crise, sempre que nao passe de 2 a 3 semanitas... há muita gente (e assim deve ser) que assim que o borbulhador esta activo nao olha mais para o fermentador ate passar um ou 2 semanas...
por isso nao vais ter problemas com isso

25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
joao_duque
O que é uma cerveja?

Mensagempor joao_duque » sexta nov 06, 2015 23:56

OK. Assim fico mais descansado e posso meter mãos a obra sem medo.
Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

joao_duque
O que é uma cerveja?

Mensagempor joao_duque » domingo nov 08, 2015 20:33

Boas, tenho outra dúvida.
Quando termina a fermentação e está na altura de engarrafar convém mudar a cerveja para um outro balde e depois passar para garrafas ou vai direto do balde fermentador para as garrafas?

Cumprimentos

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » domingo nov 08, 2015 21:06

joao_duque Escreveu:Boas, tenho outra dúvida.
Quando termina a fermentação e está na altura de engarrafar convém mudar a cerveja para um outro balde e depois passar para garrafas ou vai direto do balde fermentador para as garrafas?

Cumprimentos

Depende para engarrafar teras de adicionar novamente açucar se nao usares outro balde podes empre meter o açucar directo na garrafa (que custa muito medir tao pouquinhas gramas de açucar), corres o risco de a cerveja nao ficar tao limpa...

Se mudares para outro balde é mais facil adicionar açucar ( + - 7gr por litro) e so teras de ter cuidado com que a cerveja tenha o MINIMO de contacto com o oxigenio pois corres riscos de oxidação...

Eu pessoalmente prefiro mudar de balde para engarrafar...

25L allgrain
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta nov 11, 2015 12:03

Avança!!!
Eu fazia a cerveja no ultimo dia antes de ir embora :mrgreen:

Podes deixar 1 a 2 semanas no fermentador, e depois engarrafar ou deixar mais 1 ou 2 semanas noutro fermentador e depois engarrafar :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » terça dez 01, 2015 0:13

O melhor é mesmo fazeres uma calda com o priming que gostas de usar num outro balde e depois é só encher garrafas. São mais etapas mas mais fiável.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes