primeiro lote!

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
theneverhood
O que é uma cerveja?
Registado: domingo jan 24, 2016 3:27

primeiro lote!

Mensagempor theneverhood » segunda jan 25, 2016 20:45

boas comunidade,

o meu nome é joao miranda, sou de lisboa, sou novo nestas andanças e este fim de semana estive a tentar fazer pela primeira vez cerveja artesanal em casa.

estou a usar um kit da brooklybeershop que a minha moça me ofereceu no natal, que dá para fazer 3litros e pouco e a coisa correu +- mal...

primeira dúvida: recomendam aquelas garrafas tipo grolsch para engarrafas? estou a pensar encomendar umas 20 da oficina da cerveja.

dúvidas e dificuldades que tive durante o meu processo até colocar a fermentar:
- muitas dificuldades a manter a temperatura entre 63ºC e 69ºC na brassagem, estava a usar um fogão a gas e ora vinha a temperatura abaixo dos 60 ora passava dos 70ºC.... recomendam um placa eletrica para melhor controlar a temperatura? qual a consequência de mau controlo de temperatura nesta fase?
- dificuldades na fervura quando coloquei o lúpulo, fiquei com a ideia que a temperatura estava baixa... quais são as consequências?
- já coloquei a cerveja a fermentar mas não tenho a certeza que esteja mesmo ou que a temperatura não tenha morto as leveduras todas...

meanwhile: onde comprar cervejas online para me entreter enquanto esta fermenta?

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Re: primeiro lote!

Mensagempor Silva » segunda jan 25, 2016 21:50

Boas,
Em primeiro lugar bem vindo ao fórum,

Sim eu também utilizo esse tipo de garrafa, tens um contra muito grande, o preço, para primeira experiência é capaz de não ser má ideia, o preço do capsulador dá para pagar um pack de flip-top, o problema é se quiseres começar a fazer lotes maiores, fica caro. Mas para 3 litros (vai saber a pouco :?), 6 garrafas não é um investimento muito grande, o pack é de 20 compensa se quiseres continuar.

Para manter a temperatura, eu que utilizo o sistema BIAB, o que faço é enrolar a panela em toalhas (atenção o meu volume é maior 19l logo mais estável) e no máximo ligo o fogão apenas alguns minutos para subir um pouco a temperatura (sempre a mexer para não queimar o saco nem caramelizar os açúcares do malte), o maior truque é mesmo não estar sempre a abrir a panela, e estou a falar num fogão a gás com placa não tenho experiência.

O maior problema é desnaturar as enzimas (perdem a sua função), não ligues se estiver a dar informação muito especifica que não te interesse, mas as enzimas são proteínas que têm actuação devido à sua estrutura, a altas temperaturas o que acontece é que a sua forma pode sofrer alterações perdendo a capacidade de subdividir os açucares em moléculas mais simples que as leveduras conseguem utilizar.

Bem a utilização de lúpulos antes da fervura é uma técnica própria "first wort", no máximo conseguiste extrair mais algum amargor do lúpulo, não é problema. :wink:

Pois isso acontece a todos a primeira vez, vê se o fermentador está bem vedado, normalmente o problema vem daí, dá tempo às leveduras, normalmente em menos de 24h consegues ver alguma actividade no borbulhador (depende sempre de que temperaturas a que estás a fermentar com a temperatura ambiente que é baixa pode demorar um pouco mais), mas vê se está bem vedado e dá tempo.

A que temperatura é que adicionaste as leveduras já agora???? :~~

No fórum tens vários sites para encomendas de cervejas com as suas classificação dadas pelos membros do fórum, dá uma vista de olhos por lá.

Espero ter ajudado.

Boas cervejas. :):)

PS: perde 1 minuto a fazer a tua apresentação no fórum, há um espaço para isso.

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » segunda jan 25, 2016 22:05

adicionei a levedura a 21ºC...

vamos ver como sai este lote, mas espero continuar a fazer, se bem que por agora só lotes pequeno (também não tenho espaço pa equipamento maior).

obrigado pelas dicas, vou dando aqui novidades da minha cerveja

ps: vou fazer a apresentação.

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda jan 25, 2016 22:24

Boas,

A essa temperatura não há problema (se for uma Ale é a temperatura de funcionamento normal), já agora hidrataste a levedura em água primeiro???

Para brincar ao início lotes pequenos dá, mas lamento informar mas esses 3 litros vão se embora num instante (os meus primeiros 10 não duraram tempo nenhum :D ), o espaço é relativo, lê as coisas que há no fórum sobre BIAB, não é coisa para ocupar muito espaço.

Já sabes qualquer dúvida há sempre pessoal para ajudar, mas faz como eu fiz, lê a informação que há no fórum, tens muita informação de quem teve as mesmas dúvidas no início, a mim ajudou muito. :wink:

Só mais uma coisa se tiveres paciência e souberes esperar, não há nenhuma cerveja que te vá saber tão bem como a primeira feita por ti (mesmo que depois chegues à conclusão que podias ter feito muita coisa melhor).

Boas cervejas.

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » segunda jan 25, 2016 22:30

nao hidratei porque as instruções diziam para meter directamente no mosto...

vamos ver como corre este, (dei uma olhadela agora e não está com bom aspecto) mas não vou desistir, vou ler mais aqui no forum para aprender mais e fazer melhor.

obrigado !

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Mensagempor Melanoidin » segunda jan 25, 2016 22:34

Tal como o Silva, também uso o método BIAB mas para volumes mais pequenos (lotes de 10/11L no meu caso). O melhor mesmo para manter a temperatura estável é mesmo manter a tampa da panela fechada. Ás vezes espreito ao fim de meia hora e no máximo tem quedas de 1/2ºC. Quando embrulho em toalhas e não abro a tampa tenho praticamente a temperatura com que comecei no final.

Quanto a panelas eléctricas, acho que neste momento é cedo. É um investimento considerável e há muito material onde podes investir primeiro. Acima de tudo ir fazendo novas produções, o fogão a gás serve perfeitamente.

Um capsulador é um investimento útil e arranjam-se baratos. Podes reaparoveitar garrafas ou comprar das "normais" que fica bastante mais barato. As flip-top são realmente um descanso mas custam um pequeno balúrdio. Se começares a produzir com alguma regularidade rapidamente vais começar a acumular lotes engarrafados e as garrafas fazem-se poucas.

Posto isto, boas cervejas!

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda jan 25, 2016 22:55

Melanoidin Escreveu:Quanto a panelas eléctricas, acho que neste momento é cedo. É um investimento considerável e há muito material onde podes investir primeiro. Acima de tudo ir fazendo novas produções, o fogão a gás serve perfeitamente.

Um capsulador é um investimento útil e arranjam-se baratos. Podes reaparoveitar garrafas ou comprar das "normais" que fica bastante mais barato. As flip-top são realmente um descanso mas custam um pequeno balúrdio. Se começares a produzir com alguma regularidade rapidamente vais começar a acumular lotes engarrafados e as garrafas fazem-se poucas.

Posto isto, boas cervejas!

Sim, o Melanoidin tem razão o que se gasta numa panela eléctrica, numa fase inicial é claro, dá para fazer muita cerveja, no meu caso que ainda estou numa fase de descobrir, o que me dá mais gozo é experimentar vários estilos :) (os lotes pequenos são bons para isso mesmo).

Quem sabe um dia mais tarde vai fazer sentido esse investimento, mas o que paguei por uma panela de 19l (10€) fica infinitamente mais em conta.

As flip-top a médio prazo acabam por sair caras, mas para o inicio além de serem práticas, são um investimento mais pequeno.

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » segunda jan 25, 2016 22:58

já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...

Melanoidin
Beer Hunter

Mensagempor Melanoidin » segunda jan 25, 2016 23:19

theneverhood Escreveu:já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...

Vale a pena. E aconselho até a guardares algumas garrafas mesmo que à primeira vista parece estar má. A cerveja com o tempo tende a ganhar muito.

Acima de tudo, vale a pena engarrafares quanto mais não seja por duas razões: vais descobrir que o difícil não é fazê-la, engarrafar é a parte mais chatinha para mim e ganhas hábitos que serão úteis para lotes futuros (procedimento, sanitização...); e se estiver mau, serve para provares, identificares sabores e aromas e, com um pouco de pesquisa, tentar identificar o que é que os pode ter causado.

É tudo aprendizagem!

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda jan 25, 2016 23:25

Melanoidin Escreveu:
theneverhood Escreveu:já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...

Vale a pena. E aconselho até a guardares algumas garrafas mesmo que à primeira vista parece estar má. A cerveja com o tempo tende a ganhar muito.

Acima de tudo, vale a pena engarrafares quanto mais não seja por duas razões: vais descobrir que o difícil não é fazê-la, engarrafar é a parte mais chatinha para mim e ganhas hábitos que serão úteis para lotes futuros (procedimento, sanitização...); e se estiver mau, serve para provares, identificares sabores e aromas e, com um pouco de pesquisa, tentar identificar o que é que os pode ter causado.

É tudo aprendizagem!

Não poderia ter dito melhor, é mesmo isso que ele disse, além de não perderes nada podes aprender muito!!!!!!! :):)

Off===!
PS: Agora é que reparei Melanoidin que temos os dois uma Viena a fermentar!!!! Eu foi por ter lido que para começar nas Lagers uma escura era melhor para esconder possíveis defeitos qual é a tua desculpa???

Em garrafa Dubbel
Melanoidin
Beer Hunter

Re: RE: Re: primeiro lote!

Mensagempor Melanoidin » segunda jan 25, 2016 23:34

Silva Escreveu:
Melanoidin Escreveu:

É tudo aprendizagem!

Não poderia ter dito melhor, é mesmo isso que ele disse, além de não perderes nada podes aprender muito!!!!!!! :):)

Off===!
PS: Agora é que reparei Melanoidin que temos os dois uma Viena a fermentar!!!! Eu foi por ter lido que para começar nas Lagers uma escura era melhor para esconder possíveis defeitos qual é a tua desculpa???

Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD

Eu fui a Praga em Dezembro e nas minhas "pesquisas" por lá tropecei numa Vienna que adorei. Quando voltei, aproveitando o tempo frio, resolvi tentar fazer uma coisa dessas. Estou mortinho por tê-la pronta.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda jan 25, 2016 23:45

Melanoidin Escreveu:Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD

Eu fui a Praga em Dezembro e nas minhas "pesquisas" por lá tropecei numa Vienna que adorei. Quando voltei, aproveitando o tempo frio, resolvi tentar fazer uma coisa dessas. Estou mortinho por tê-la pronta.

Sei o que isso é.

A minha ainda só vai passar para o secundário no próximo domingo depois mais um mês em lagering, depois mais 3 semanas na garrafa!!!!!!!

Nunca mais vejo a hora de provar para ver se ficou alguma coisa de jeito. (Bang)()

Depois conta como ficou a tua. :wink:

Em garrafa Dubbel
Melanoidin
Beer Hunter

Re: RE: Re: primeiro lote!

Mensagempor Melanoidin » segunda jan 25, 2016 23:53

Silva Escreveu:
Melanoidin Escreveu:Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD

Sei o que isso é.

A minha ainda só vai passar para o secundário no próximo domingo depois mais um mês em lagering, depois mais 3 semanas na garrafa!!!!!!!

Nunca mais vejo a hora de provar para ver se ficou alguma coisa de jeito. (Bang)()

Depois conta como ficou a tua. :wink:

A minha faz sábado um mês no secundário e vai a engarrafar esta semana (o que me lembra que quase não tenho garrafas e tenho que ir às compras - e assim se faz a ligação a o tópico original). Finais de Fevereiro saltam as primeiras cariocas!

Isso lembra-me também que estou a ficar com fermentadores vazios e vou ter que resolver isso...

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jan 26, 2016 15:09

Acabando com o off-topic :oops:

As primeiras cervejas servem sempre para assimilar os processos e testar a limpeza/sanitização, não tenhas problemas que a cerveja vai sair bem melhor que as macro que por ai andam :):)

Aquilo que podes fazer nos proximos lotes é desligares o lume 1 a 2 ºC antes da temperatura desejada e depois vês se lá chega, assim sabes que desligando 2ºc antes ou ligando xºC depois vais atingir determinada temperatura

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » terça jan 26, 2016 22:58

obrigado pela dica...

hoje é que reparei que não tinha agua no airlock... esta cerveja já era :cry:

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » quarta jan 27, 2016 11:15

Pois mesmo assim pode ser que te safes (não posso prometer nada), espero que q primeira coisa que tenhas feito foi por àgua e não tenhas mexido mais.

Em primeiro lugar aconselhava a meteres algo que não àgua, pode sempre acontecer que com movimentações do fermentador ou mesmo a colocar o borbulhador, algumas gotas caírem no mosto, eu normalmente utilizo álcool a 70.

Bem no teu caso desde que nada muito estranho tenha conseguido entrar lá para dentro enquanto o borbulhador esteve a seco, pode ser que mesmo assim saia cerveja.

Continua como se nada tivesse passado não perdes nada.

Em garrafa Dubbel
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jan 27, 2016 14:18

theneverhood Escreveu:obrigado pela dica...

Não desesperes, em ultimo caso tens ai uma lambic :wink:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » quarta jan 27, 2016 21:17

nogueiraf Escreveu:
theneverhood Escreveu:obrigado pela dica...

Não desesperes, em ultimo caso tens ai uma lambic :wink:

Juro que um dia tenho de provar uma lambic de tanto que falam nelas.

Theneverhood como é que ficou depois a fermentação?

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » quinta jan 28, 2016 0:14

a fermentação vai demorar duas semanas em garrafao + 2 semanas em garrafa... so daqui a 1 mês vou saber...
entretanto vou estudar para começar a comprar ingredientes para a próxima e ver se sai melhor

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » quinta jan 28, 2016 11:03

theneverhood Escreveu:a fermentação vai demorar duas semanas em garrafao + 2 semanas em garrafa... so daqui a 1 mês vou saber...
entretanto vou estudar para começar a comprar ingredientes para a próxima e ver se sai melhor

Só mais uma coisa e não chateio com os meus bitaites, tenho tido sempre melhores resultados com pelo menos 3 semanas em garrafa, em duas semanas tenho ideia que fica um pouco curto mas também pode ser à temperatura que elas ficam.

Se estás a fermentar em garrafões de 5 litros como eu comecei aconselho a arranjares meia dúzia deles, estar a esperar 1 mês por 4 litros de cerveja não rende, assim podes aproveitar e fazer vários estilos ao mesmo tempo.

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » sábado fev 20, 2016 20:19

olá comunidade!

venho fazer um update.

finalmente abri as primeiras garrafas e estou francamente surpreendido com o resultado.

não ficou uma IPA como estava inicialmente previsto. ficou mais uma belgian ale, não tao amarga como eu pretendia e parece-me ter muito pouco álcool, mas está saborosa. também ficou com muito mais gas/espuma do que eu esperava, mas estou satisfeito com o resultado.

agora é começar a planear o próximo lote.

como é só 3.8 litros não sei bem onde comprar os ingredientes, mas estou a pensar arranjar o beersmith para iPad para fazer uma receita e comprar os ingredientes em separado no oficina da cerveja.

se alguém tiver dicas para comprar ingredientes e ver receitas de 1 gallon diga.

obrigado

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » domingo fev 21, 2016 23:29

theneverhood Escreveu:olá comunidade!

venho fazer um update.

finalmente abri as primeiras garrafas e estou francamente surpreendido com o resultado.

não ficou uma IPA como estava inicialmente previsto. ficou mais uma belgian ale, não tao amarga como eu pretendia e parece-me ter muito pouco álcool, mas está saborosa. também ficou com muito mais gas/espuma do que eu esperava, mas estou satisfeito com o resultado.

agora é começar a planear o próximo lote.

como é só 3.8 litros não sei bem onde comprar os ingredientes, mas estou a pensar arranjar o beersmith para iPad para fazer uma receita e comprar os ingredientes em separado no oficina da cerveja.

se alguém tiver dicas para comprar ingredientes e ver receitas de 1 gallon diga.

obrigado

Afinal sempre valeu a espera. :)

Pois as cervejas nem sempre saem como estamos à espera, mas é como eu digo, desde que dê para beber. :mrgreen:

Receitas para esse volume não vai ser fácil de encontrar, mas tens sempre a possibilidade de com o beersmith fazer a redução para esse volume de uma receita qualquer. :~~

Na oficina da cerveja tens receitas para 5 l se não me engano, é o mais próximo que me lembro.

Boas cervejas.

Em garrafa Dubbel
theneverhood
O que é uma cerveja?

Mensagempor theneverhood » domingo fev 21, 2016 23:52

boas,

ja arranjei o beersmith para ipad, mas não percebo como posso definir o volume da receita para o meu... alguém me pode ajudar?

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça fev 23, 2016 14:28

para isso tens de fazer as configurações do programa, aquilo que podes fazer é ir ao site do beersmith e procurar no videos os tutoriais ou no youtube

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes